Central de Regulação de Vagas em atuação
A Central Municipal de Regulação de Vagas foi implantada em Cabo Frio há três meses. Desde então, sob a coordenação da Drª. Denise Maria da Costa, vem trabalhando para dar suporte às unidades de saúde, em parceria com a Central Estadual de Regulação de Vagas da Baixada Litorânea, que compartilha o mesmo prédio, em Cabo Frio.
A função da central municipal é preparar as unidades, oferecendo material técnico e treinamento de pessoal para que possam atuar utilizando o Sistema Estadual de Regulação (SER). Antes da implantação da central municipal, algumas unidades ainda não eram informatizadas e essa barreira impossibilitava o trabalho com o sistema.
O Sistema Estadual de Regulação de Vagas atua em três esferas: urgência e emergência, cuja implantação do SAMU na Região dos Lagos ainda está em discussão; exames, onde o processo para implantação está em desenvolvimento; e leitos, que já está em funcionamento.
O sistema define as unidades como solicitante – quando precisam de uma vaga. São hospitais que atendem emergência, mas que não possuem estrutura para internação. E unidade executante, quando podem ceder alguma vaga. A partir deste cadastramento no SER, cada unidade com o seu perfil (solicitante ou executante), os próprios funcionários podem fazer a solicitação da vaga pelo sistema.
Assistência Social realiza reunião
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na quarta feira, 31/07, a primeira reunião intersetorial da Assistência Social, sobre a concessão de parcerias com as demais secretarias do município de Cabo Frio.
Para a reunião foram convidados os secretários de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, do Idoso, da Mulher, da Dignidade, da Prevenção às Drogas, da Criança e do Adolescente, de Indústria e Comércio, de Ciência e Tecnologia, de Comunicação Social, de Cultura, de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, da Defesa Civil, de Ordens Públicas, de Transporte, de Projetos Especiais e subprefeitos.
A reunião aconteceu com o objetivo de apresentar programas, projetos e as ações da SEMAS para as demais secretarias municipais, com o intuito de assegurar e melhorar o atendimento aos usuários .
A finalidade dessas parcerias é garantir uma política nos serviços socioassistenciais e com isso dar uma melhor qualidade de vida aos usuários que necessitam do encaminhamento à cada situação específica, já que a Assistência Social é uma secretaria mediadora.
De acordo com a superintendente da Gestão do SUAS, Jeanne de Souza, o usuário tem o direito de ser atendido e encaminhado aos serviços públicos, de acordo com a política socioassistencial.
Seleção feminina de futebol sub-20 treina em Cabo Frio
A seleção brasileira feminina de futebol da categoria sub-20 desembarca em Cabo Frio na segunda-feira (5/8) para realizar um período de preparação na cidade. A equipe dirigida por Adilson Santos fará seus treinamentos no campo do Complexo Esportivo Aracy Machado e no Estádio Municipal Alair Corrêa (Correão).
No cronograma da seleção, está programado para domingo (11/8) um jogo-treino no Correão contra a seleção feminina adulta de Cabo Frio, a partir das 10h, com portões abertos.
No sábado seguinte (17/8), a seleção sub-20 enfrenta a seleção brasileira feminina militar. O jogo-treino acontece também no Correão, a partir das 10h.
Toda a programação da seleção serve como uma das fases de preparação para o Sul-Americano de 2014, que acontece no Uruguai. Para esta etapa, Adilson Santos convocou 26 jogadoras.
A competição acontece desde 2004 e a seleção brasileira conquistou todas as cinco edições anteriores. As duas seleções mais bem classificadas no Sul-Americano se classificam para o Mundial Sub-20, que acontece no Canadá, de 5 a 24 de agosto do ano que vem.
Sábado é dia do primeiro “Sarau Afro de Tamoios”
Acontece neste sábado (3/8), no no Pólo Cultural de Tamoios a Comemoração do Dia do Capoeira, com a realização do primeiro “Sarau Afro de Tamoios”, organizado pela superintendência de Cultura do distrito.
Várias atividades culturais serão realizadas para mostrar a cultura que é parte significativa das raízes do povo brasileiro e ainda é tão pouco valorizada no Brasil.
A influência da cultura africana se faz sentir na música, dança, culinária, religião e até na arte de defesa e esporte, como é o caso da capoeira, que nasceu aqui no Brasil e considerada em 1930, pelo então Presidente do Brasil Getúlio Vargas, o único esporte verdadeiramente nacional.
Hoje, se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior, presente em dezenas de países em todos os continentes.
A capoeira se tornou também o símbolo da cultura afro-brasileira, da miscigenação de etnias, e resistência à opressão. A capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.
Axé Capoeiras
Dia do Capoeira – 03/08/2013.
PROGRAMAÇÃO
14h – Oficina de confecção de Berimbau em PVC com o professor Índio;
15h – Roda de Jongo com o Grupo Tribal;
17h – Roda de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê com o professor Índio;
18h – Documentário sobre a História da Capoeira e Roda de Diálogo com o Professor Índio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário