A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Educação Inclusiva (DEGEPE), lança o I Simpósio de Educação Inclusiva, abordando o tema “Delineamento e Perspectivas para um Agir Pedagógico”. O evento acontece nesta quarta-feira (28/8), de 8h as 17h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
De acordo com a chefe da Divisão, professora Jocélia Pinho, o evento surgiu em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, mas os temas discutidos serão ampliados.
– Esse é um momento em que devemos refletir sobre todos os quadros de deficiência e sobre todas as características que trazem algum prejuízo pedagógico, social, de motricidade, locomoção, dentre outros. Uma oportunidade de enriquecer o nosso currículo e ampliar os nossos conceitos – complementa.
O I Simpósio de Educação Inclusiva de Cabo Frio já começa com convidados de renome, como os neuroeducadores Waldir Toledo e Rita Thompson, que possuem diversos trabalhos na área de reconhecimento internacional. Eles falarão, respectivamente, sobre “Neuroeducação: Uma abordagem da Síndrome de Asperger” e “Escola: Espaço de Inclusão ou Exclusão?”
Além dos neuroeducadores, também participarão outros profissionais que atuam com esse público. A psicóloga e diretora do Departamento de Apoio a Pessoas com Deficiência (DAPEDE), Analu Pinheiro, fará uma apresentação sobre as Ações e Propostas de Empregabilidade, Sustentabilidade e Capacitação desenvolvidas no DAPEDE.
Já a coordenadora da Classe Hospitalar do Hospital da Criança de Cabo Frio, Nívea Cortat, tratará do tema “Hospitalização Escolarizada e Ação Pedagógica frente a uma Abordagem de Ensino”. A professora Patrícia Santiago, da Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, falará sobre “Surdez, LIBRAS e Educação”. Por fim, o professor Francisco Cardoso, chefe do Serviço de Apoio às salas de recursos multifuncionais de Cabo Frio, explicará um pouco sobre como o Atendimento Educacional Especializado acontece na rede.
Durante todo o evento, haverá apresentações culturais de professores e alunos. As escolas municipais já receberam toda a programação do evento e ainda as fichas de inscrição para participarem. Também foram convidados representantes de Instituições e Secretarias de Educação da Região dos Lagos.
Em Cabo Frio, além de duas escolas especializadas, existem outras 18 salas de Recursos Multifuncionais que dão suporte aos alunos inclusos no Ensino Regular e mais os Centros de Apoio Pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário