domingo, 11 de agosto de 2013
Pescador de Araruama não recebeu o auxílio defeso
Começou no dia 01 de agosto o defeso integral da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Esta é a primeira vez que a pesca estará proibida para todas as espécies. A duração do defeso será de 90 dias. Durante este período, cerca de 500 pescadores profissionais que se cadastraram no Ministério do trabalho irão receber um salário mínimo (R$ 680) por mês.
Durante todo o período de defeso não será permitido realizar qualquer tipo de pesca, seja profissional ou amadora, utilizando rede, linha ou qualquer outro material. A penalidade para quem descumprir a ordem é uma advertência seguida de recolhimento do material e multa. O objetivo é colaborar para a reprodução de espécies de peixes e crustáceos que estão em falta no ecossistema. Atualmente, existem 16 espécies catalogadas na Lagoa de Araruama. As mais comuns são tainha, perumbeba, robalo e camarão. Por mês, são retiradas cerca 80 toneladas de pescado de toda a lagoa, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Nota do Blog: O blog do Ronaldo Macedo recebeu esta semana um e-mail do pescador Maicon Santos de Araruama dizendo que não recebeu o auxílio defeso, mesmo sendo contribuinte há quatro anos da colônia de pescadores, além dele, outros pescadores correm o risco de não receber o auxílio.
E-mail na íntegra:
"Eu sou pescador de Araruama tenho carteira a dois anos fui dar entrada e minha carteira não consta como pescador eu já pago a quatro anos de colônia, eu acho que disso ninguém sabe, mas tem muito pescador que não vai receber e tem muitas pessoas que não são pescadores e vão receber, se você puder nos ajudar agradeço." Maicon Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário