Por não ter sido colonizado por espanhóis, ao contrário de nossos vizinhos mais próximos, o belo hábito da sesta não foi muito propagado por aqui. Uma pena. Segundo o professor da Universidade Federal do Paraná Fernando Louzada, apenas seis minutos de soneca depois do almoço pode, operar uma série de benefícios – inclusive no desempenho do trabalho.
“Mesmo que rápida, a sesta faz diferença para a pessoa retomar a concentração e melhorar a memória e outras habilidades motoras”, disse durante o 9° Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, realizado em São Paulo.
Só na capital paulista, aproximadamente 4 milhões de pessoas – quase metade da população – sofre com problemas de privação do sono. Como se não bastasse o trânsito, correria, falta de tempo etc para deixar os paulistanos de mau humor.
A dificuldade na hora de fechar os olhos pode desencadear uma série de problemas no organismo. Dormir bem ajuda a consolidar a memória, melhora o desempenho do sistema imunológico e o humor também . Durante o sono o organismo produz uma série de hormônios que ajudam a regular o organismo.
Se sua agenda é muito cheia e está dormindo menos de oito horas por noite, pense bem nesses seis minutos de sesta. Ou fale com o seu chefe e peça mais meia horinha de almoço. Mas atenção: ela não deve exceder os 20 minutos para não alterar o estado de sono. "O ideal é que se faça uma alimentação leve e uma sesta curta e na cama", explica o chefe do Departamento de Neurologia do Hospital Sanitas La Zarzuela, Ventura Aciones, outro especialista no assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário