sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Folia de Reis na Praça da Cidadania



 Neste domingo (dia 6), a partir das 20h30, moradores e visitantes de Cabo Frio terão a oportunidade de conferir uma das manifestações culturais mais tradicionais do país: a Folia de Reis. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento reunirá quatro grupos, que sairão do Teatro Municipal em direção à Praça da Cidadania (em frente à Praia do Forte), onde se apresentarão na arena “Espaço Capoeira”: Folia de Reis Estrela Guia (do bairro Manoel Corrêa), Folia de Reis de São Cristóvão (do bairro São Cristóvão), Folia de Reis Estrela D’Alva (do bairro Praia do Siqueira) e Folia de Reis Estrela do Oriente (do município de Arraial do Cabo).
Manifestação de origem portuguesa, a Folia de Reis foi introduzida no Brasil no século XVI, e é uma festa diretamente ligada às comemorações do culto católico do Natal.
- Na tradição católica, o Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro porque este teria sido o dia em que os reis magos visitaram o menino Jesus após seu nascimento, em 25 de dezembro – comentou Yuri Vasconcellos, superintendente dos Espaços Culturais e um dos coordenadores do projeto, lembrando que a ideia é integrar a folia ao projeto “Tribal total para crianças”, que acontece no mesmo dia, a partir das 19h30, na Praça Cristóvão Colombo (ao lado da Secretaria Municipal de Turismo), com teatro, mímica, dança, contação de histórias, roda de danças entre outras atividades culturais.
De acordo com a história, os reis (Baltazar, Gaspar e Belquior) chegaram até Jesus Cristo guiado por uma estrela, e ao encontrar o menino presentearam-no com mirra, incenso e ouro. Em homenagem a esta passagem bíblica, os católicos passaram a realizar a Folia de Reis. Durante os festejos, grupos compostos por músicos caminham pelas ruas da cidade, com trajes, e levam alegria e bênçãos do menino Jesus a todas as pessoas que os recebem. Em Cabo Frio a Folia foi incorporada como tradição cultural em 1965, com a chegada do mestre sanfoneiro Sebastião Margarida. E, desde então, a cada ano vem reunindo crianças, jovens, adultos e idosos.
Encerrando a noite, na Praia do Forte haverá apresentação da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro com participação especial de Carlinhos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário