sábado, 7 de abril de 2012

Fiscalização em parques e rios reúne diversos órgãos na região


Meio Ambiente realiza operação em Parques e faixas marginais de rios

Terá início hoje, dia 3 de abril, terça-feira, uma operação, com a orientação do Ministério Público Estadual, que visa a fiscalização da área localizada entre o Parque do Mico Leão Dourado, as faixas marginais dos rios São João e Gargoá e a área do Parque da Preguiça, em fase de constituição, em Cabo Frio. A ação será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente de Cabo Frio (SEDESC), por meio da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente, e seguirá por toda a semana.
São parceiros na fiscalização das áreas a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a SECAF, oInstituto Estadual do Ambiente (INEA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o IBAMA, o Batalhão Florestal, as Polícias Militar e Civil, a AMPLA e a PROLAGOS,  entidades e órgãos que fazem parte do CITAS - grupo integrado de ações ambientais.
- De acordo com as diretrizes do Ministério Público Estadual, o objetivo dessas ações é dar continuidade às operações de fiscalização. Estas áreas, de acordo com estudos, merecem maior atenção por parte das autoridades públicas e agentes ambientais por situarem-se em áreasfrágeis, que servem de corredor ecológico para o deslocamento da fauna local, sobretudo do mico-leão dourado, além de algumas delas sofrerem com a ocupação desordenada – explicou o Coordenador de Meio Ambiente, Julio Cesar Calvo.
Nesta ação, serão recolhidas carcaças de automóveis, verificados o parcelamento irregular do solo, o furto de energia e água, o lançamento irregular de esgoto, a exploração inadequada de águasubterrânea e o despejo irregular de lixo em áreas de preservação, além do levantamento de lotes irregulares.
- As atividades ilegais serão objeto de notificação e procedimento administrativo. Aqueles estabelecimentos anteriormente notificados serão multados e suas atividades embargadas. Da mesma forma, obras irregulares serão demolidas e, se identificados os autores, serãomultados – informou Calvo.

Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário