sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Campanha “10 minutos Contra a Dengue” é lançada em Cabo Frio

 
Evento na Praça Porto Rocha serviu como divulgação nesta sexta-feira

Aconteceu com uma ação conjunta na Praça Porto Rocha nesta sexta-feira, dia 3, o lançamento da campanha “10 minutos contra a Dengue”. O projeto, idealizado pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio em parceria com a Secretaria de Assistência Social, tem como objetivo sensibilizar a população, combater o mosquito e não oferecer a menor chance à doença. A campanha é coordenada em âmbito estadual pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio – inclusive, com divulgação de spots publicitários na TV.
Uma apresentação do grupo Abadá Capoeira, que trabalha em parceria com as unidades dos bairros Manoel Corrêa e Jardim Esperança do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), chamou a atenção de quem passava pela Praça Porto Rocha durante esta manhã. Simultaneamente, uma equipe da Secretaria de Saúde de Cabo Frio distribuía folders à população com informações sobre a campanha.
Na ação, técnicos da Secretaria de Saúde de Cabo Frio vão prestar orientações sobre as medidas de prevenção e combate à dengue e distribuir folder da campanha dos “10 minutos”. Além das informações sobre como evitar a doença e de eliminação de criadouros, o verso deste material serve para ser utilizado nas residências como controle da vistoria semanal, em que o morador vai poder marcar – toda semana – os pontos que checou na casa.
Sob o comando do mestre Damião Pitbull, como é conhecido nas rodas de capoeira, a roda teve, além das canções tradicionais da capoeira, duas atrações: uma música composta especificamente para o lançamento da campanha (“A capoeira dando uma rasteira no mosquito da dengue”); e um dos capoeiristas, devidamente fantasiado de Aedes aegypti, que entrou na roda e, literalmente, levou uma rasteira em um dos movimentos.
Representantes do grupo Abadá Capoeira e das secretarias de Saúde e Assistência Social falaram sobre a importância da conscientização de todos em relação ao combate dos focos do Aedes aegypti.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Ministério da Saúde, todas as regiões do Brasil têm alguma cidade em situações de surto a risco de epidemia da dengue. Nos municípios em situação de risco, 3,9% dos imóveis apresentou larvas do mosquito, ainda segundo o documento.

Anderson Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário