quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Araruama reativa tradicional escola em Praia Seca


        A tradicional Escola Estadual Municipalizada Ponta do Capim foi reativada no último dia  10 pela Prefeitura de Araruama. Após muito tempo fechada, devido ao precário estado estrutural, o prédio foi reformado e ampliado, resgatando a história local e atendendo mais crianças do distrito. A reinauguração faz parte dos festejos de 153 anos de emancipação de Araruama, comemorados no último dia 6.

A escola recebeu quatro salas de aula, sala de professores, três banheiros, refeitório e cozinha. Durante a obra, foram instalados novos sistemas elétricos, hidráulicos, e de esgoto. Todos os revestimentos foram substituídos e a quadra de esportes recebeu novo piso de concreto, alambrado e equipamentos esportivos. Além disso, todo o terreno foi murado para garantir maior segurança para as crianças. A unidade funcionará em dois turnos, já tendo 70 alunos e matriculados e expectativa de mais inscrições para este ano.

- Estamos devolvendo para população um patrimônio que é dela – explicou o prefeito André Mônica, lembrando que as obras de cinturamento da Lagoa de Araruama também vão gerar benefícios diretos ao turismo e à pesca em Praia Seca. André Mônica revelou, ainda, que nos próximos dias o distrito também será contemplado com um Centro Social que reunirá o CRAS, o DPO e a subprefeitura e que Praia Seca, e receberá, em breve, o Programa Prodetur, do Governo do Estado, que em parceria com o Governo Municipal, vai urbanizar e revitalizar as orlas da Lagoa de Araruama e do mar de Praia Seca.

Além do prefeito André Mônica, participaram da inauguração a diretora da escola, Mônica Fernandes Raposo, alunos e responsáveis, além de moradores do distritos, familiares dos homenageados, a secretária municipal de Educação, professora Vera Pinto Figueiredo, e demais secretários municipais, vereadores e autoridades locais.

A história da Escola Ponta do Capim

A escola foi fundada pelo casal José Palhares e Cacilda Palhares, proprietários da Salina Ponta do Capim. Funcionava, inicialmente, em uma pequena salinha, que depois se tornou insuficiente para atender as demandas e foi transferida para uma sala mais ampla na casa da Sra. Rosa Maria da Conceição Silva, avó de Francisco Orlando, onde as aulas eram ministradas pelas professoras Marlene e Maria de Lourdes Ferreira Antunes.

Neste período a viúva do Sr. Leonardo Antunes, Rosa Antunes, juntamente com seus familiares, principalmente o industrial Abel Antunes, resolveram fazer a doação ao Estado do terreno da Salinas Marrecas, onde foi fundado o Grupo Escolar, com participação da professora Sonia Maria de Figueiredo. Também colaborou para história da escola, a Sra. Antonieta Soares de Sá, mãe do subprefeito de Praia Seca, Francisco Orlando.  

- A história do nosso município está ligada diretamente com as salinas e os moradores que estudaram nesta escola – ressaltou a professora Vera Pinto, secretária municipal de Educação, sobre a necessidade de reativar a escola.  





Um comentário:

  1. Enquanto isso os adolescentes com menos de 15 anos nao podem estudar em praia seca,pois nem o Municipio e nem o Estado oferecem ensino medio ,sendo assim estess adolescentes tem que "viajar" 44 kilometros por dia para estudar em Araruama.

    ResponderExcluir