terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cabo Frio vai fiscalizar descarte de pneus velhos, o meio ambiente agradece


Fundo do mar e uma infinidade de pneus velhos, agressão  ao meio ambiente sem punição


A Prefeitura de Cabo Frio, por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente da COMSERCAF, já está notificando todos os borracheiros e lojas que vendem e trabalham com troca de pneus em toda a cidade, para informar sobre o descarte indevido dos pneus velhos.

Segundo o biólogo Jailton Dias Nogueira, diretor de ambiente da COMSERCAF no primeiro momento a ação é de adequação e conscientização do setor. Neste período, a COMSERCAF vem recolhendo pneus em todo o município e conforme dados da empresa no último semestre, foram mais de 10 caminhões lotados de pneus usados. Vale lembrar que de janeiro a outubro a produção total de pneus no Brasil aumentou 9,1% em relação ao mesmo período de 2012, passando de 52,80 para 57,61 milhões de unidades de acordo com os dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).



- No segundo momento, vamos agir com o rigor da lei, para identificar, multar e punir os infratores - observa Jailton, lembrando que todo e qualquer destino final dos pneus usados é sempre de obrigação de quem trabalha com o material, não sendo atribuição direta do Poder Público em nenhuma das três esferas (União, Estado ou Município).

De acordo com dados do IBGE, só Cabo Frio tem cerca de 60 mil veículos registrados no município. Como maior cidade da região, o setor de serviços e troca de pneus também é maior, gerando mais resíduos pneumáticos para descarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário