sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura inicia cadastramento de famílias afetadas pelo granizo






TRE libera prefeitura para comprar e distribuir telhas aos necessitados

 O forte temporal que atingiu a cidade de Araruama, na noite de ontem, passou despercebido pela maioria dos moradores da cidade. Devido ao grande investimento em obras de drenagem feito pelo Governo Municipal, em parceria com o Governo do Estado, o município não teve grandes problemas com alagamentos. Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Tenente Coronel Carlos Alexandre da Rosa, em poucos minutos a água escoou e os problemas registrados no passado ficaram para trás. “O grande problema que tivemos foi com a queda de granizo, que danificou o telhado de várias casas em diversos bairros do Centro da cidade, e em alguns pontos dos distritos de Morro Grande e Iguabinha” – explicou.
Desde a noite de ontem o prefeito André Mônica acompanha a situação percorrendo os bairros mais afetados. Hoje de manhã, durante reunião com representantes do Corpo de Bombeiros de Araruama, da Secretaria Municipal de Defesa Civil, e da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, ficou decidido pela necessidade de decretação de situação de emergência no município, que teve cerca de mil casas danificadas pelo granizo, afetando, diretamente, cerca de cinco mil pessoas e um total de aproximadamente 15 famílias desabrigadas.
- Depois de uma análise mais técnica da situação, decidimos, com ajuda da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, pela decretação da situação de emergência. E conseguimos o apoio da Justiça Eleitoral nesta decisão, facilitando a ação da Prefeitura no que diz respeito à liberação de ajuda às famílias prejudicadas – comentou o secretário municipal de Defesa Civil de Araruama.
Por conta das limitações impostas pela Lei Eleitoral, tão logo foi decretada a situação de emergência, o prefeito André Mônica entrou em contato com o Juiz Eleitoral da comarca de Araruama, e conseguiu permissão para a compra e distribuição de cerca de 30 mil telhas de fibrocimento para as famílias que desde ontem estão sendo cadastradas em escolas da rede municipal e também na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social.
- Para se cadastrar, basta a pessoa comparecer a um dos sete pontos de apoio disponibilizados pela Prefeitura, e apresentar qualquer documento de identidade e fotos que comprovem os danos causados pelo granizo. Com base neste cadastro é que serão feitos os reparos necessários – informou a secretária de Promoção Social, Paula Pêgas, lembrando que a compra das telhas já está sendo providenciada, e a distribuição às famílias cadastradas deve começar a ser feita a partir desta segunda-feira.
O governador Sérgio Cabral e representantes do Governo Federal, solidários com a situação das famílias, entraram em contato com o prefeito André Mônica e manifestaram apoio às ações do Governo Municipal para minimizar os impactos causados pelo granizo em vários pontos da cidade. Os pontos de cadastramento das famílias afetadas são:
- Escola Municipal Margarida Trindade de Deus - Fazendinha
- Escola Municipal André Gomes dos Santos – Bananeiras
- Creche Municipal Ilca Maria Duarte – Iguabinha
- Escola Municipal Sinval Pinto de Figueiredo – Mutirão
- Escola Municipal João Nunes Pereira – Itatiquara
- Escola Municipal Antônio Andrade Müller – Outeiro
- Secretaria Municipal de Política Social – Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário