sábado, 14 de julho de 2012

Começa a entrega de telhas às vítimas do granizo



Doação foi autorizada pelo TRE devido à situação de emergência

 Poucas horas após fazer o cadastro, moradores da Fazendinha, em Araruama, tiveram uma grande surpresa: caminhões e saveiros lotadas de telhas de fibrocimento chegaram no local ontem à noite para iniciar a entrega do material às famílias que tiveram suas casas danificadas pela queda de granizo, que atingiu a cidade na noite da última quinta-feira. Ao todo, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Política Social contabilizaram cerca de mil casas danificadas em vários pontos da cidade. A distribuição está sendo feita com autorização da Justiça Eleitoral por conta de decretação de situação emergência, pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Araruama, atendendo à solicitação da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
No primeiro dia, mais de duas mil telhas foram entregues às famílias cadastradas. O trabalho começou pela Rua da Paz. A dona de casa Maria de Lurdes Lima foi a primeira a ser beneficiada e confessou: não estava acreditando que o pesadelo chegava ao fim. “Nunca imaginei que as telhas chegariam tão rápido. Agora, é só chamar a turma para colocar as telhas no lugar e dormir em paz”, comentou ela, ao receber o material das mãos da secretária municipal de Política Social, Paula Pêgas.
Em seguida foram atendidos moradores cadastrados na Rua Doutor Reinaldo. Regina da Conceição Silva dos Santos não conseguia esconder a alegria. Na casa dela, todos os cômodos tiveram telhas danificadas pelo granizo. E ainda perdeu colchões e cobertores por conta da chuva que entrou pelos buracos deixados pelo granizo.
- Eu estava assistindo televisão quando ouvi que uma chuva de granizo estava vindo em direção à região. Na mesma hora fechei a casa e correi pra casa da minha filha. Foi o tempo certinho do granizo chegar em Araruama – contou, apavorada. Ela lembrou, ainda, que após o susto, voltou para casa, e o retrato era de destruição. “Logo assim que cheguei, a equipe da prefeitura já estava no bairro fazendo o levantamento dos prejuízos. Só não imaginei que fariam a entrega tão rápido assim” – comentou.
Na Rua São Sebastião, a moradora Catarina Marim Corrêa disse que encontrar a equipe da prefeitura menos de 24 horas após o cadastramento foi uma grata surpresa. “Nossa, minha pressão até voltou a baixar. Vou dormir em paz, esta noite” – comemorou. Na Rua C, Isabel Cristina Oliveira da Conceição e Carla Regina da Costa Vicente também não conseguiam esconder a alegria. A primeira é mãe de uma recém nascida de apenas duas semanas, e viveu momentos de tensão quando viu os granizos destruindo as telhas da pequena casa onde mora. A segunda é avó de uma bebezinha que acaba de completar um mês de vida, e viveu o mesmo drama da vizinha.
- Vou te confessar que não estava acreditando nem que essa entrega seria feita. Tanto que depois do cadastramento, chamei os vizinhos e falei era para cada um se virar e tampar os buracos sozinhos porque ninguém viria aqui para nos socorrer. Na minha casa meu namorado fechou os buracos com cimento. E agora vocês estão aqui, na minha casa. Não sei nem o que dizer. Só posso agradecer – comentou Carla.
Ao todo serão distribuídas cerca de 30 mil telhas. Outras 11 mil começaram a ser distribuídas hoje de manhã em outros pontos da Fazendinha, no Buraco do Pau, Itatiquara e algumas localidades do distrito de Iguabinha. E o restante será distribuído, até segunda-feira, em outros bairros danificados pelo granizo. Para agilizar o processo, além de servidores da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Política Social, funcionários lotados em diversos outros setores da Prefeitura, além de moradores voluntários, estão ajudando na distribuição do material. A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam toda a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário