quarta-feira, 29 de junho de 2011

Festival do Camarão vai Bombar de Novo

Prefeitura oferecerá translado gratuito para o Festival do Camarão
Evento terá nova programação musical


No próximo fim de semana, durante os dias 1°, 2 e 3 de julho, o bairro Praia do Siqueira receberá a sétima edição do tradicional Festival do Camarão. Neste ano, estão sendo esperadas cerca de 12 mil pessoas que terão direito a translado gratuito durante a realização do evento. Uma jardineira estará de plantão e fará o deslocamento até o local da festa, retornando ao estacionamento, em seguida. Os carros dos usuários do translado poderão ser estacionados na Morada do Samba (Espaço de Eventos), com total segurança e evitando congestionamentos nas ruas do bairro.
A estrutura completa do evento conta com 25 barracas especializadas em receitas com camarão, 12 barracas de doces e 30 de artesanato, além de palco para shows. Serão comercializados 41 diferentes pratos à base no fruto do mar, no valor de R$ 10,00 cada (preço padrão). O evento terá início às 18h na sexta-feira, dia 1º de julho, e no sábado e domingo, dias 2 e 3 de julho, ao meio-dia.
Dando continuidade à proposta de sempre aprimorar os eventos realizados pela Prefeitura, a Secretaria de Turismo, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), realizará pesquisa de opinião durante os três dias do Festival.
- Essa pesquisa é muito importante porque a partir dos dados coletados fazemos uma estatística para conhecer o público presente ao evento e quais pontos devem ser mantidos ou melhorados para a próxima edição – declarou o Secretário de Turismo, Paulo Massa.
O camarão cinza é um dos principais pescados de Cabo Frio. Famoso pelo seu sabor, o fruto do mar é, também, o principal ingrediente deste festival gastronômico que faz parte do Calendário Oficial da cidade e mobiliza a comunidade da Praia do Siqueira. Os pratos oferecidos, nas mais diferentes formas e sabores, vão dos petiscos como os pastéis, bolinho de aipim, empanados e o tradicional e delicioso alho e óleo, até as receitas mais sofisticadas, agradando a todos os paladares.
Nova programação musical - Para animar ainda mais o evento, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Coordenadoria-Geral de Eventos, programou shows com apresentação da Banda Beelive, na sexta-feira, dia 1°, e de Mari Trindade, no sábado, dia 2. No domingo, a programação musical sofreu uma alteração e contará com show de Marcelo Mello e Luciano Dewet (Brazilian Beatles) e, também, da cantora Ivy Furtado.

Eliane Ribeiro

Nota da Saúde em Cabo Frio


“A Secretaria de Saúde de Cabo Frio reafirma, conforme nota distribuída aos meios de comunicação locais no dia 16/06/11, que o caso da menor V. C. M., notificado como SUSPEITO DE GRIPE H1N1, após análise dos prontuários de atendimento médico e com assessoria da equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saude-RJ, foi descartado como caso de gripe A H1N1.
Em relação ao irmão da menor, internado dia 25/06/11 no Hospital Municipal da Criança, informamos que o mesmo recebeu alta médica no dia 27/06/11, às 12h. Não há indicação técnica para vacinação de outros grupos além daqueles definidos pelo Ministério da Saúde na Campanha recente, e, muito menos, para o fechamento de escola.
Reforçamos a importância dos cuidados básicos de prevenção às doenças de transmissão respiratória, muito comuns no outono e inverno, como: lavar as mãos com freqüência; proteger nariz e boca ao tossir ou espirrar de preferência com lenço de papel descartável e jogá-lo no lixo; não compartilhar copos e talheres; manter os ambientes [casa, trabalho, ônibus, escolas, etc] limpos e ventilados”.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conservatória, Um Encanto musical

Noite de Sábado, ir a  Conservatória, a cidade das serestas é uma grande pedida.
Um lugarzinho bucólico, onde o tempo parece que parou, em cada restaurante  um seresteiro tocando as canções que fazem a todos viajarem através das melodias.
Hoteizinhos centenários, uma locomotiva paralisada para os flashs dos turistas, ruas calmas apesar do fim de semana prolongado.
Na casa de cultura da cidade os seresteiros se reúnem para cantar e declamar poesias, uma raridade.
Queria muito conhecer Conservatória e não me decepcionei, quero voltar em breve.




Para quem não sabe, Conservatória fica bem pertinho de Ipiabas e Barra do Piraí no Estado do Rio e é conhecida como a cidade das serestas. Vale a Pena.




Aluno de Cabo Frio recebe medalha de ouro das mãos da Presidente Dilma Rousseff


aluno Josemar Carvalho Júnior da Escola Municipal alfredo Castro
Na tarde da última terça-feira, dia 21 de junho, no  Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o aluno Josemar Ferreira de Carvalho Júnior, acompanhado de seus responsáveis, da diretora Clodilde Fiúza, de professores da Escola Municipal Alfredo Castro e da Subsecretária de Educação de Cabo Frio, Joana D’Arc de Souza,  recebeu das mãos da Presidente da República, Dilma Rousseff, a medalha de ouro por sua colocação na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010.
Durante a solenidade, Dilma ressaltou o papel da educação para o crescimento econômico e social do Brasil, afirmando que a educação de qualidade é prioridade no seu governo. Além da medalha de ouro, o aluno recebeu uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estudar matemática por um ano e participará da Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que orienta medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais.
         A Subsecretária de Educação, Joana D’Arc de Souza, afirmou que a premiação é o reflexo do trabalho em conjunto de toda uma equipe:
         - Parabéns ao aluno Josemar, à escola e aos pais por esta brilhante conquista. A Secretaria de Educação de Cabo Frio continuará incentivando os alunos da rede municipal a participarem de eventos que estimulam a busca por novos conhecimentos e  pesquisa – ressaltou ela.
Segundo os organizadores da Olimpíada iniciada em 2005, a competição vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros foram representados. Os sucessivos recordes de participação já fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Luciene Pinheiro

terça-feira, 21 de junho de 2011

Búzios tem Adoção Animal


Feriadão terá Feira de Adoção Animal em Búzios

 Quem gosta de animais, e está pensando em ter um cachorrinho ou um gatinho de estimação, não pode perder a I Feira de Adoação Animal, que acontecerá neste domingo (26), na praça em frente à Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos, Búzios. Organizada pelos alunos do primeiro período do curso de Administração, o evento tem como parceira a Associação Protetora dos Animais (APA) São Francisco de Assis, que possui um gatil com 120 gatos em Manguinhos, e um canil com 150 cães em Maria Joaquina. “Todos muito bem cuidados, sem nenhuma doença ou ferida, e prontos para adoação” – lembra Valéria Céliz, presidente da APA.
A Feira faz parte da campanha “Gente que é gente gosta de bicho”, desenvolvida pelos estudantes através da disciplina Responsabilidade Organizacional, lecionada pela professora Ivini Bruni. “O objetivo é encerrar o semestre mobilizando os alunos para uma campanha social. A escolha do tema é livre, mas o importante é que toda a turma participe”, comentou a professora.
A Feira acontecerá das 9 às 16 horas, e contará com uma série de atividades voltadas para crianças e adultos. “Teremos muitas brincadeiras para as crianças, e estamos tentando, ainda, levar algumas atrações de circo. Mas, ao invés de cobrar pela brincadeira, estaremos trocando uma recreação pela doação de materiais de limpeza. Pode ser detergente, sabão em pó, qualquer coisa que ajude à APA”, explicou a aluna Gisele Barrozo, lembrando que quem quiser, também pode doar ração para cães e gatos.
Outra atração da Feira será o tradicional Festival de Tortas, realizado anualmente pela Associação Protetora dos Animais. “Todos os anos sempre ganhamos várias tortas, e realizamos um grande festival. Então, vamos aproveitar a ajuda que estamos recebendo dos alunos da Ferlagos para vender as tortas a preços bem populares. Além disso, estaremos vendendo camisas da Associação, e estaremos rifando duas camisas oficiais: uma do Barcelona e outra do Real Madri” – anunciou Valéria.
Durante todo o dia, cães e gatos estarão à disponíveis para adoção. “Levaremos cerca de 50 cães e 10 gatos. Mas, se houver interesse, podemos levar a pessoa interessada até os outros animais”, explicou Valéria, lembrando que quem tiver interesse em adotar um bichinho, deve apresentar cópia da carteira de identidade e comprovante de residência. “Queremos ter a certeza de que este animal adotado será tão bem cuidado quanto é na Associação” – explicou a presidente da APA.
- No mais, só quero agradecer, muito, a esses alunos da Ferlagos. Sei que na turma deles existem pessoas que nem sequer gostam de animais, mas acabaram se envolvendo na campanha. E são esses jovens que vão nos substituir. Eles são o futuro. E se cada um se solidarizar com uma causa, tenho certeza, teremos um mundo bem melhor no futuro – concluiu Valéria.

SERVIÇO
I Feira de Adoação Animal
Domingo, dia 26 de junho, das 9 às 16 horas
Local: praça em frente à Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira (José Ribeiro Dantas qd 02 lt 06 – Manguinhos, Búzios).
Ingresso para as brincadeiras: doação de materiais de higiene ou ração para cães e gatos.


Cristiane Zotich

Corpus Christi em Araruama

Celebração de Corpus Christi atrai turistas para Araruama

 O movimento que começa a ser registrado nas rodoviárias do Estado, em direção à Araruama, mostram que o feriadão católico de Corpus Christi será bastante movimentado. Somente no Terminal João Goulart, em Niterói, as saídas em direção ao município estão programadas para acontecer de 10 em 10 minutos. E para receber este público, a programação inclui a tradicional confecção dos tapetes de sal, além de missas e procissões.
A programação será oficialmente aberta nesta quarta-feira (22), a partir das 16 horas, com o fechamento das ruas onde será construído o maior tapete de sal de toda a Região dos Lagos: são quase 1,5 km de obra de arte, que reúne não apenas artistas renomados da cidade, mas também, o público em geral, que todos os anos compõe as mais variadas imagens usando sal grosso, sal de cozinha, tinta, serragem e tudo mais que a criatividade permitir. O trajeto começa na Praça Antônio Raposo, seguindo pela Avenida Brasil, Rua República do Chile, passando pela Avenida Getúlio Vargas e Avenida Nilo Peçanha, com destino à Igreja Matriz de São Sebastião. Ao todo serão 300 quadras que medem três metros de largura por quatro metros de comprimento, com intervalos intercalados de cerca de 50 centímetros.
Tão logo as quadras estejam demarcadas, os artistas começam a montar os tapetes. Trabalho que costuma durar a madrugada inteira, ganhando a manhã e parte da tarde de quinta-feira (23), dia de Corpus Christi, quando acontece a missa campal na praça Antônio Raposo, às 18 horas, seguida de procissão até a Igreja Matriz, fazendo o trajeto do tapete de sal.
logoprefeitura.jpg

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Diogo Nogueira fez todo mundo Sambar

Diogo e o blogueiro e apresentador do evento Ronaldo Macedo
Foto : PC Albuquerque
Um show empolgante na noite de sábado, 18 de junho fez todo mundo sambar na Praia do Forte em Cabo Frio.
Diogo Nogueira mostrou que é sambista com S maiúsculo e com seu excelente repertório contagiou numa apresentação rica e elegante.
Mostrando através de sua ginga e da incrível semelhança vocal ser filho do saudoso e inesquecível João Nogueira, Diogo consolida sua carreira após  seu trabalho ter conquistado o Grammy Latino de melhor álbum de samba.
Agora ele vai excursionar pela Europa e Estados Unidos mostrando lá fora o que Cabo frio viu de perto e aprovou.

Prefeito decreta ponto facultativo na sexta-feira, dia 24 de junho



Considerando as comemorações do feriado religioso de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 23 de junho, o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, no uso de suas atribuições, publicou, na sexta-feira, dia 17 de junho, decreto nº 4.428, no qual fica estabelecidoponto facultativo na sexta-feira, dia 24 de junho, para o expediente de todos os órgãos públicos municipais.
Serão mantidas apenas, em sistema de plantões ou prontidão, as atividades essenciais do município, tais como os atendimentos médicos de urgência 24 horas da UPA, limpeza urbana e atividades a cargo da Secretaria de Ordem Pública, referentes às Guardas Municipal, Marítima e Ambiental e Defesa Civil.


Vanessa Campos

domingo, 19 de junho de 2011

Coisas que a vida ensina depois dos 40


Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúme é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...
***

Enviado por Márcia heloisa Macêdo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Corpus Christi em Cabo Frio

Cabo Frio celebra Corpus Christi com festejos religiosos e shows na Praça Porto Rocha


Celebração tradicional da Igreja Católica há quase 800 anos, a data de Corpus Christi - do latim, significa Corpo de Cristo - neste ano, ocorrerá na quinta-feira, dia 23 de junho. Além da confecção dos tradicionais tapetes de sal acompanhada das missas e procissões nas paróquias, o feriado prolongado terá diversas atrações para moradores e turistas da cidade. Paralelamente aos festejos religiosos, a Prefeitura de Cabo Frio vai comemorar a data com shows entre os dias 23 e 25, sempre na Praça Porto Rocha, centro da cidade.
Dando início à festa, paróquias de toda a cidade fazem a confecção dos tapetes de sal. No centro, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção dá início, na quarta-feira, dia 22, a partir das 22h, à preparação dos tapetes na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no trecho que vai da frente da matriz à sede da Prefeitura Municipal. Na quinta-feira, dia 23, às 16h, haverá a missa solene e procissão.
De acordo com a paróquia, cerca de 150 tapetes serão confeccionados e mais de 150 toneladas de sal serão utilizadas nas atividades. Para quem quiser participar, as inscrições estão abertas até o dia 21, terça-feira, na secretaria da Paróquia, das 9h às 18h. O concurso é aberto a toda comunidade.
Já a Paróquia de São Cristóvão celebrará o Corpus Christi com tapetes desenhados em tecido tnt e não com o sal como matéria-prima. As inscrições podem ser feitas também até o dia 21, das 9h às 17h, na secretaria da Igreja. Haverá santa missa às 8h, na quinta-feira, dia 23, seguida de procissão na Avenida Lecy Gomes da Costa, em frente à paróquia.
Em Tamoios, segundo distrito da cidade, também acontecerá a confecção de tapetes de sal. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Unamar, prestigia a festa com alunos de escolas públicas e particulares colaborando na montagem dos tapetes artesanais. A missa solene, seguida de procissão, ocorre na pista paralela à Rodovia Amaral Peixoto, na quinta-feira, dia 23, a partir das 17h.
Além das atividades religiosas, diversas atrações musicais são esperadas para o feriado prolongado na cidade.  Na quinta-feira, dia 23, a banda católica Herança de Deus sobe ao palco montado na Praça Porto Rocha, no centro, a partir das 21h. Na sexta-feira, é a vez do cantor Rick Costa e Banda tocarem, às 21h. E no sábado, o cantor e compositor de MPB, Cláudio Zoli apresenta sucessos da carreira, a partir das 21h.

Abaixo, segue a relação de todas as atividades promovidas no feriado:

22/06 – Quarta-feira
22h - Início da preparação para a confecção dos tapetes

23/06 – Quinta-feira
8h30 - Santa Missa na Matriz Auxiliar;
16h - Missa Solene na Praça Porto Rocha e procissão com o Santíssimo Sacramento pela Avenida Nossa Senhora da Assunção;
21h - Show católico e festejos externos (Atração: Herança de Deus)

24/06 – Sexta-feira
7h30 e 19h - Santa Missa na Matriz;
21h - Show popular e festejos externos (Atração: Rick Costa e Banda);

25/06 – Sábado
20h - Santa Missa;
21h - Show popular e festejos externos (Atração: Cláudio Zoli);

26/06 - Domingo
8h30 - Santa Missa;
11h30 - Início do almoço na Praça Porto Rocha e término da festa social;
18h e 20h - Missas como de costume.

Thuany Motta

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Heróis ? Todos somos !!!

* Com todo o respeito aos bons Bombeiros mas este movimento em prol dos "heróis"  errou a mão.
Porque tanto destaque a este movimento se a maioria dos brasileiros está em situação infinitamente pior que a dos bombeiros ?
E outra coisa, a corporação dos bombeiros deixou de ter 100% de aprovação a bastante tempo.
Infelizmente os crimes cometidos por alguns bombeiros que sujam a farda, não tiveram a elucidação correta, fato propagado pelo lado bom da corporação.
Outro dia um sargento bombeiro em uma conversa informal me dizia que esta história de maus salários é um exagero pois o salário ruim propagado nas manifestações é de um soldado que acabou de chegar e que em pouco tempo este valor é acrescido de bonificações.
É horrível ver a massa ser manipulada politicamente, e outra coisa, se é para fazer greve e paralisações, está na hora de um bocado de gente cruzar os braços, policiais, professores, garis, médicos, etc...etc...
Podem dizer que  eu estou contra o movimento dos bombeiros em prol de melhores salários, na verdade eu acho que se eles estão reclamando, tem gente que está trabalhando muito e  morrendo sem o mínimo de dignidade e no entanto não tem  tempo nem forças  para reinvindicar.
Quem sabe se a corrupção e o roubo do dinheiro público diminuirem, sobrem  recursos para se investir no trabalhador.
Com a palavra os governantes, com a palavra os eleitores, com a palavra a justiça cega, surda e muda deste país.

Prefeitura vacina contra poliomielite e sarampo a partir do dia 18


Cabo Frio foi o único município da Região dos Lagos a alcançar meta em 2010


A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio participa, a partir deste sábado, dia 18 de junho, das 9h às 16h, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Este ano, a ação acontece em duas etapas – de 18 de junho a 22 de julho e de 13 de agosto a 16 de setembro – e além de imunizar contra a paralisia infantil, também vai proteger as crianças contra o sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral).
         Em ambos os casos a meta do município é vacinar 95% do público alvo. Devem ser vacinadas contra a pólio as crianças em idade de 0 a 5 anos e contra o sarampo aquelas entre 1 a 7 anos. Ao todo, serão 26 pontos de vacinação, entre postos de saúde e Programas de Saúde da Família (PSFs). Segundo a coordenadora de Imunização do município, Ivete Pinto, é fundamental os pais comparecerem às unidades de saúde:
- Para controlar a paralisia infantil é preciso imunizar. Então, pais, não deixem de levar seus filhos – convocou ela, informando terem sido vacinadas 95% das crianças na campanha de 2009 e 110,73% em 2010, cobertura maior que a média nacional que foi de 60,28%.
        
Confira, abaixo, a relação de postos que estarão vacinando durante a campanha:
         1 - PAM Santo Antônio: Avenida Beira Mar, s/nº - 2º Distrito;
2 - Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos: Estrada Velha Caminho de Búzios, s/nº - Jardim Esperança;
3 - Centro de Saúde Oswaldo Cruz: Rua Florisbela Roza da Penha, s/nº - Bairro Braga;
4 - Posto de Saúde do Itajurú: Rua Copacabana, s/nº;
5 - Posto de Saúde Praia do Siqueira: Rua Rondônia, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;
6 - Posto de Saúde Unamar: Rodovia Amaral Peixoto, km 133 - Unamar – 2º Distrito;
7 - P.S.F. Boca do Mato: Rua Rosalina C. da Fonseca, nº 200 - Bairro Boca do Mato;
8 - P.S.F. Cajueiro: Rua Machado de Assis, s/nº - Bairro Cajueiro;
9 - P.S.F. Caminho de Búzios: Quadra 07, Lote 37: Rua Hortência - Bairro Caminho de Búzios;
10 - P.S.F. Gamboa: Rua José Veiga, s/nº - Bairro Gamboa;
11 - P.S.F. Jacaré: Rua do Pomar, nº 23 - Bairro Jacaré;
12 - P.S.F. Jardim Caiçara: Rua Inglaterra, nº 478 - Bairro Jardim Caiçara;
13 - P.S.F. Jardim Náutilus: Rua Guiana, s/nº - Bairro Jardim Náutillus;
14 - P.S.F. Manoel Corrêa: Rua 07, nº 33 - Bairro Manoel Corrêa;
15 - P.S.F. Maria Joaquina: Rua Harmonia, s/nº - Bairro Maria Joaquina;
16 - P.S.F. Monte Alegre: Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº - Bairro Monte Alegre;
17 - P.S.F. Praia do Siqueira: Travessa Amapá, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;
18 - P.S.F. Tangará: Rua Castro Alves, s/nº - Bairro Tangará;
19 - P.S.F. Vila do Sol: Rua 3, nº 246 - Bairro Vila do Sol;
20 – P.S.F. Porto do Carro: Avenida Rosalina Cardoso da Fonseca, s/nº - Bairro Porto do Carro;
21 – P.S.F. São Jacinto: Estrada de Campos, s/n - Bairro São Jacinto;
22 – P.S.F. Botafogo: Rodovia Amaral Peixoto, km 121 - Bairro Botafogo;
23 – P.S.F. Nova Califórnia: Rua das Pacas, 381, Loteamento Quadra B – Gravata II - Bairro Nova Califórnia;
24 – P.S.F. Jardim Peró: Rua Amazonas, s/nº - Jardim Peró;
25 – P.S.F. Vila Nova: Avenida Teixeira e Souza, 632 – Vila Nova;
26 – Praça da Melhor Idade: Avenida do Contorno, s/nº - Passagem.


Nicia Carvalho

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Inscrição aberta para o vestibular social


A prova está agendada para o próximo dia 20

(13.06.11) – Já estão abertas as inscrições para o vestibular social da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) para o segundo semestre deste ano. A prova está agendada para o próximo dia 20, às 19 horas. O edital já está disponível no site WWW.ferlagos.br, onde os interessados também podem se inscrever. Mas, quem quiser, pode procurar a secretaria da faculdade, na Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio. “As inscrições são gratuitas. Só pedimos que as pessoas que se escreverem através da Secretaria, levem um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. Aquelas que se inscreverem pelo site devem levar o alimento no dia da prova”, explicou Susana Guimarães, Diretora Acadêmica  da Ferlagos.
O resultado da prova será divulgado a partir das 13 horas do dia 21, e os candidatos aprovados terão até o dia 29 de julho para efetivar a matrícula. As aulas começam no dia 1º de agosto. Além de vestibular, outra forma de ingresso na Fundação é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano 20% das vagas são destinadas a alunos que obtiveram a média mínima de cinco pontos nos Exames de 2009 ou 2010.
Atualmente, a Ferlagos oferece cursos de Ensino Superior nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Matemática, Geografia e Português (Inglês, Literatura e Espanhol), sendo, ainda, a faculdade que oferece as menores mensalidades de toda a Região dos Lagos: a partir de R$ 336,30. E esse valor pode ficar ainda menor graças a convênios que a Fundação possui com diversas instituições da região. Mas as vantagens não param:
- Temos um programa chamado Clube de Vantagens. Através deles, estudantes da Ferlagos e do Colégio de Aplicação Professor Renato Azevedo passam a ter descontos em vários estabelecimentos comerciais. Basta apresentar o boleto para ter desconto nos serviços oferecidos em nossos parceiros – lembrou Susana.
Mas o Clube de Vantagens não é o único benefício oferecido aos alunos. O ensino de qualidade, o grande acervo bibliotecário e o laboratório de Biologia e Anatomia com amostras, é outro ponto favorável, tanto no currículo de quem se forma na faculdade, como dos alunos que estudam no CAp. A acessibilidade é outro ponto que vem sendo priorizado pelo estabelecimento, que está investindo numa das mais importantes obras do prédio: uma mega rampa que facilita o acesso de cadeirantes às demais salas de aula localizadas em pavimentos superiores, e ao auditório. Sem contar com a construção sustentável do novo pavimento que, entre outras coisas, capta e armazena a água da chuva para ser reutilizada na limpeza


Cristiane Zotich

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto “Cabo Frio é show o ano inteiro” traz Diogo Nogueira no dia 18

          Dando continuidade ao projeto “Cabo Frio é show o ano inteiro”, a Prefeitura Municipal de Cabo Frio traz para a cidade mais uma grande estrela da música brasileira no sábado, dia 18 de junho. Escolhido por votação no portal da Prefeitura, o cantor e compositor Diogo Nogueira se apresenta na área de eventos em frente ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, às 21h, com a promessa de um show memorável para o público cabofriense. “Fé em Deus”, “Pra que discutir com a madame” e “Tô fazendo a minha parte” são alguns dos sucessos consagrados na voz do jovem sambista.
         O show do dia 18 contará com a mesma estrutura montada para a apresentação da cantora Maria Rita, o último grande show do projeto municipal, realizado no dia 21 de maio.  Além de palco, iluminação e som, serão disponibilizados para a população banheiros químicos em caminhões sanitários, tendo apoio das polícias Civil e Militar, Batalhão do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. 
Diogo Nogueira é a terceira atração do projeto “Cabo Frio é Show o Ano Inteiro”, cujo lançamento se deu no dia 23 de abril, com o show do Grupo Molejo. Para votar nos seus artistas preferidos e ajudar a escolher a próxima atração, a população deve acessar o portal da prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br) e clicar no link referente, onde poderá dar sugestões de bandas locais e nacionais a cada mês.
         Para o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, o projeto “Cabo Frio é show o ano inteiro” é garantia de satisfação e alegria para os cidadãos, pois são eles que escolhem os artistas que querem ver na cidade:
         - Esperamos que o show do Diogo Nogueira seja tão bom quanto foi o da Maria Rita que, ao saber que foi escolhida pela população, se emocionou com a votação e a recepção calorosa – afirmou o prefeito.
Diogo Nogueira - Com 30 anos de idade e filho do saudoso sambista João Nogueira, Diogo acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas. Frequentando e cantando nos shows do pai, ainda menino, logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos bambas da música. Diogo gravou seu primeiro DVD em 2007, com clássicos do samba e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2, Xande de Pilares (Grupo Revelação) e o violonista Marcel Powell. Em setembro de 2010, ganhou o Prêmio VMB da MTV Brasil, na categoria "Melhor artista de MPB", além de ter concorrido ao melhor clipe do ano, um fato inédito na história da MTV para um clipe de samba. Ainda em novembro de 2010, Diogo Nogueira ganhou o Grammy Latino, na categoria brasileira de "Melhor Álbum de Samba", pelo disco "Tô fazendo a minha parte" (EMI Music).
Nos últimos anos, o cantor vem lotando teatros e levando o samba para plateias cada vez mais numerosas em todo Brasil. O segundo DVD da carreira de Diogo Nogueira, "Sou Eu", já vendeu mais de 50 mil cópias (DVD de Platina) e se encontra na lista dos dez mais vendidos em todo o país.


Vanessa Campos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cabo Frio ganha primeira cooperativa de coleta seletiva



Completando as atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, foi entregue nesta quinta-feira, dia 9 de junho, na sede da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente de Cabo Frio (Cogema), a licença-prévia para a atuação da primeira cooperativa de coleta seletiva do município, a Cooperforte. O documento foi assinado pelo Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Júlio Cesar Rodriguez, e pelo presidente da cooperativa, Rodrigo Macedo.
A Cooperforte, que já conta com 20 membros-fundadores e mais de cem cooperativados, foi fundada no bairro Monte Alegre, local onde também será montado o centro de triagem de materiais reciclados. O galpão foi doado pela Prefeitura de Cabo Frio e servirá, inicialmente, como espaço para a seleção e prensagem do lixo que será comercializado para indústrias de reciclagem, oferecendo renda aos trabalhadores locais.
Segundo Rodrigo Macedo, a Cooperforte visa a atender, em princípio, 30 mil pessoas do município de Cabo Frio. Ainda de acordo com ele, seis bairros-piloto serão escolhidos para o início do trabalho, seguindo o critério de maior produção de lixo e dificuldade de coleta.
- Também vamos realizar a conscientização de porta em porta, levando educação à população no que diz respeito ao tratamento que deve ser dado ao lixo produzido - explicou Macedo, agradecendo o apoio dado pela equipe da Cogema para a liberação do projeto.
Para o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Júlio Cesar Rodriguez, o licenciamento da primeira cooperativa de coleta seletiva do município é de extrema importância para o ambiente e para a população local:
- É um ato pioneiro em Cabo Frio no que diz respeito à questão social aliada à preservação ambiental. Temos aqui, hoje, trabalhadores humildes que terão a oportunidade de realizar esse importante trabalho e agregar renda para eles e toda uma comunidade, até mesmo com relação à educação ambiental. Além disso, vamos retirar o lixo que poderia ser jogado diretamente na natureza e transformá-lo em renda para essas pessoas – explicou o coordenador, lembrando que a presença de empresas e organizações de coleta seletiva são exigências da Agenda 21, documento assinado entre países e organizações não-governamentais durante a Eco 92 realizada no Rio de Janeiro.
Também estiveram presentes ao evento o vice-presidente da Cooperforte, Wagner Almeida, e os membros-diretores Anderson Rivelino e Helcio Abrantes.

Viviane Teixeira 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cabo Frio recebe Caminhada na Natureza no dia 26 de junho

             
              No próximo dia 26 de junho, domingo, será realizada, em Cabo Frio, pelo quarto ano consecutivo, a Caminhada na Natureza, evento realizado no mundo inteiro que objetiva a inclusão social, a educação ambiental e o desfrute da prática da atividade esportiva em contato com o meio ambiente. Apesar de a participação ser gratuita, é necessário que o interessado se inscreva no local da concentração, prevista para às 8h, no Peró Hostel, situado à Rua Coutrin, n°13.
              - Nosso interesse na realização da Caminhada na Natureza é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o aumento da consciência e do conhecimento das pessoas sobre o ecossistema no qual estão inseridas, além do desenvolvimento do turismo sustentável na região. Nunca é demais lembrar a importância de cuidarmos do ambiente onde vivemos – frisou Carmem Lima, organizadora do evento.
              Para o percurso de, aproximadamente, 10 km, serão formados grupos de, no máximo, 20 pessoas que percorrerão as Praias do Peró, Conchas e Brava, o Morro do Arpoador, a Ponta do Ambrósio, a Ponta do Chapéu e o Morro da Barra, roteiros incluídos na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, uma unidade de conservação sob a gestão do INEA – Instituto de Ambiente do Estado.
              Este ano, além da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o circuito contará com o apoio dos professores e dos alunos das turmas de Guia de Turismo do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Cabo Frio. Para outras informações, entrar em contato pelos números de telefone (22) 9995-6181 / 9909-2525 / 2643-7431 ou pelo e-mail: carmempero@yahoo.com.br.

Carolina Rocha

Fim de semana em Araruama terá Festa do Divino

Grupo Molejo e bandas católicas agitam a programação

(07.06.11) – Neste fim de semana acontece, em Araruama, a programação festiva da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, promovida pela comunidade com apoio da Paróquia de São Vicente e Prefeitura Municipal de Araruama. Será nesta sexta, sábado e domingo (10, 11 e 12), com várias atrações no terreno ao lado do Colégio Estadual Oscar Clark, no distrito de São Vicente de Paulo.
A programação religiosa teve início no último dia 1º com novena, e prosseguiu no último domingo com missa e levantamento do mastro. Já a programação festiva começa nesta sexta-feira com banda de forró às 20 horas, e show do grupo Molejo às 23 horas. No sábado é a vez da banda católica Chamas do Espírito (20h) e do grupo Sociedade do Samba (23h). No dia 12, Dia de Pentecostes, acontece alvorada às 6 horas, seguida de missa às 9 horas e almoço no Ciep 384 às 11 horas. A programação continua à tarde, com procissão do Divino às 17h30 e missa solene às 18 horas. Encerrando a programação tem show com a banda católica  Trindade Eterna, às 20 horas, e Dominus às 21 horas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Programação do Teatro Municipal de Cabo Frio


Basquete de Cabo Frio é campeão dos Jogos Abertos Brasileiros 2011


Na última quarta-feira, dia 1° de junho, o time de basquete masculino (categoria adulta) de Cabo Frio foi consagrado campeão invicto dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs) 2011. O jogo da final foi realizado na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, contra a equipe de Itaúna, representante do estado mineiro. Com uma vantagem de apenas seis pontos, o time de basquete cabofriense desbancou o adversário com o placar de 74 x 68.
A equipe conseguiu um feito inédito para um time da Região dos Lagos. Ao todo, nove times disputaram o título e Cabo Frio foi o único representante do Estado do Rio de Janeiro na modalidade, após vencer os Jogos Abertos do Interior em 2010. Na campanha de quatro jogos e quatro vitórias e contando com jogadores que vieram do Flamengo e do Macaé, o time jogou contra adversários de alto nível como o Cetaf, do Espírito Santo; Campo Grande, do Mato Grosso do Sul; e Joinville-Univalle, de Santa Catarina, este último favorito ao título.
De acordo com o pivô da equipe, Marcos Egídio, esta não é a primeira vez que o time se destaca em competições de nível nacional.
- É um título inédito. Primeiro conseguimos o bronze em 2010, a prata em 2009, e agora o ouro. Para a Liga, que foi fundada em 2005, é um grande avanço, pois caminhamos a passos largos – destacou o pivô.
Os Jogos Abertos Brasileiros (JABs), que englobam as categorias masculina e feminina de modalidades esportivas como atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação e vôlei, têm por finalidade promover o intercâmbio esportivo entre os Estados participantes, além de proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas e apontar o surgimento de novos talentos no cenário desportivo nacional.


Thuany Motta

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quem Diria Vasco...




O Vasco está com uma mão na copa do Brasil.
Após a vitória em são Januário, o time da colina saiu em vantagem e pode conquistar a copa do Brasil pela primeira vez, a decisão será quarta que vem em Curitiba. Ponto para Ricardo Gomes que pegou o time em frangalhos. E claro, para Roberto Dinamite que enfrenta a pior oposição possível, a de Eurico Miranda, que por incrível que pareça, quer voltar.

Prefeitura debate moradia com a população em seminário sobre PLHIS

Eduardo Leal,  Secretário de habitação de Cabo Frio - foto Marcos Homem


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Habitação e Serviços Públicos, realizou nesta quinta-feira, dia 2, um seminário para técnicos e moradores, visando finalizar o diagnóstico sobre o PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social. O evento aconteceu no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb e contou com a presença de diversas autoridades municipais, dentre elas, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves, que representou o Prefeito Marcos da Rocha Mendes; a Secretária de Assistência Social, Olívia Sá; o Secretário de Transportes, Mauro Branco; a Coordenadora Geral de Comunicação Social, Andréia Gorito, e o superintendente de Direitos Humanos, Manoel Justino.
Em seu discurso, Alfredo Gonçalves destacou a importância desta etapa do PLHIS para a população:
– Com cunho social importante, necessitamos dessa discussão na segunda etapa do PLHIS. Revigoramos o município quando o poder público trata com carinho e humildade quem nele vive. Quem não tem moradia digna tem tratamento prioritário na gestão municipal atual pois acreditamos que não se pode falar de desenvolvimento da cidade sem falar do desenvolvimento da nossa sociedade – declarou ele.
O Secretário Municipal de Habitação e Serviços Públicos, Eduardo Leal, agradeceu pela ajuda no desenvolvimento de projetos de moradias nos últimos 90 dias em que foi designado para a pasta e a importância dada pelo governo ao desenvolvimento de políticas públicas no setor:
– Os que precisam sabem das necessidades do dia-a-dia da população, que vão do transporte ao saneamento básico, em uma cidade que convive com mansões e casas humildes como a do Morubá. Sempre que converso com associações de moradores destaco que moradia com qualidade e infraestrutura são mais importantes que simplesmente construir casas  – disse Eduardo Leal. 
População faz perguntas após apresentação de palestrantes - De acordo com a coordenadora da equipe técnica local de projetos com recursos do FNHIS, Elizabeth Peralta, a troca de experiências é fundamental:
– O seminário estava previsto no cronograma do PLHIS e nesta etapa finalizaremos um diagnóstico do setor habitacional. A participação da população sempre é importante, principalmente após a troca de experiência com os palestrantes – explicou ela.
O primeiro palestrante foi o professor da PUC e assessor jurídico da Fundação Bento Julião Rafael Gonçalves. Também advogado e historiador, fez um retrospecto da questão fundiária no Brasil através dos últimos dois séculos e as mudanças no conceito de ocupação do solo.
Em seguida,  Orlando Junior, sociólogo, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (PPUR/UFRJ), apresentou um discurso pontuado na marcantilização e desmercantilização das habitações sociais, defendendo que políticas devem levar em consideração não apenas a força do mercado, mas principalmente direito social.
A palestrante Maria de Lourdes Lopes, coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, destacou que o plano é uma oportunidade de discutir a questão da moradia de forma democrática, cobrando que todos os interessados devem colocar o “bloco na rua”.
O último a palestrar foi Fabrício Leal de Oliveira, arquiteto e urbanista, professor da Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal Fluminense (UFF). Munido de dados e estatísticas do IBGE e da Fundação João Ribeiro, sobre as mudanças na ocupação habitacional em Cabo Frio nos últimos dez anos, ressaltou que somente após a mudança na coleta de informações foi possível criar novas diretrizes para moradia, mas que ainda é preciso pesquisas mais específicas sobre o local onde moram cada brasileiro.


José do Carmo Filho