sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Clean Up the World na Região

Dia Mundial da Limpeza será neste sábado, dia 17
Inscrições terminam hoje
  
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ambiente de Cabo Frio (Sedesc) promoverá no município o Clean Up the World – Dia Mundial da Limpeza, neste sábado, 17 de setembro. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição na Coordenadoria Geral de Meio Ambiente (Cogema) até as 17h de hoje, dia 16. A expectativa é que mais de 500 pessoas participem da limpeza das praias em Cabo Frio.
O evento terá início às 10h de sábado e vai até as 13h. O grupo fará a limpeza das praias do Forte, Dunas, Foguete, Peró, Conchas, Brava, Unamar, Santo Antônio, Palmeiras, Siqueira, Rasa, Ilha do Japonês e Dormitório das Garças. As inscrições para o evento devem ser feitas na sede da Cogema que fica à Rua Itajuru, nº 131 (próximo ao Convento Nossa Senhora dos Anjos), das 8h às 17h. A expectativa é que sejam recolhidas, em todo o Brasil, mais de 40 toneladas de lixo. No país, o trabalho simultâneo será realizado, além de Cabo Frio, nas cidades de Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo e Florianópolis.
O Clean Up the World em Cabo Frio conta com a organização do Instituto Ecológico Aqualung e apoio da Prefeitura, por meio da Sedesc e da Secaf, além da Prolagos, Associação Comercial de Cabo Frio (ACIA), Universidade Veiga de Almeida (UVA), Hotel Paradiso Del Sol, Ecodiving, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Leste Shopping, Criare, Associação de Surf  de Cabo Frio e Associação Mico Leão Dourado.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (22) 2645-3131 ou pelo e-mail: cogemacabofrio@gmail.com.
  
Ferlagos participa do Dia Mundial de Limpeza das Praias



(16.09.11) – Uma das mais importantes iniciativas globais de conscientização sobre a preservação ambiental, o Dia Mundial de Limpeza de Praias acontece neste sábado (17). Organizada há 25 anos pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, a ação acontece, anualmente, sempre no terceiro sábado de setembro, envolvendo cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países. Em Cabo Frio a campanha é organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e conta com apoio da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), que, pelo quarto ano consecutivo, estará com um grupo de voluntários, entre alunos e professores dos cursos de graduação em Geografia e Biologia, recolhendo e catalogando lixos encontrados nas areias e no mar como sacos plásticos, garrafas, canudos e outros objetos.  O objetivo da ação é educar as pessoas em relação ao descarte de lixo no ambiente marinho, usando toda a informação obtida na conscientização para redução da poluição.
- A Ferlagos sempre foi uma instituição voltada para a preservação ambiental. Prova disso, é que investimos em uma obra inteligente com captação de água da chuva para abastecer os banheiros e outros serviços de limpeza, a utilização de garrafas pet para concretagem de lajes e um projeto de expansão que privilegia o máximo de aproveitamento de luz e ventilação natural, ações que se traduzem em sustentabilidade. Além disso, durante todo o ano, realizamos diversas atividades com o objetivo de incentivar a eco-conscientização entre nossos alunos, através dos nossos cursos de Biologia, Geografia, Administração e Técnico em Meio Ambiente, que se destacam pelo ensino responsável do ambiente e planejamento de consumo - comentou Susana Guimarães, diretora acadêmica da faculdade.
Além da Ferlagos, outras instituições também estarão participando do evento, que é aberto à colaboração de voluntários. As atividades acontecerão na Praia do Forte, Ilha do Japonês, Dormitório das Garças, entre outros pontos, e estão previstas para acontecer das 9 às 13 horas. Os resultados obtidos em Cabo Frio serão relatados e enviados à ONU (Organização das Nações Unidas) pelo Instituto Aqualung (IEA), juntamente com os resultados dos demais municípios participantes, mostrando assim a realidade da limpeza do litoral brasileiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário