O município de Cabo Frio completa 396 anos no próximo dia 13 de novembro e, para comemorar a data, terá uma extensa programação de shows e eventos para o público de todas as idades. A festa, que começa no dia 11 e vai até o dia 14, acontece em vários pontos da cidade e no Distrito de Tamoios. Na programação, estão previstos shows com grandes artistas do cenário musical brasileiro, evento gospel, missa e lançamento de livro, dentre outras atrações.
A festa de aniversário da cidade inicia no Distrito de Tamoios, dia 11, sexta-feira, no recém-inaugurado Centro de Esporte e Lazer João Augusto Teixeira Silva, com show da Cia de Rodeio Marco Timóteo, a partir das 19h. No mesmo local, até o dia 13, bandas locais agitam o público, sempre a partir das 19h.
No Centro de Cabo Frio, a festa começa no dia 12, sábado, com o show da cantora Ana Carolina, a partir das 23h, na Praia do Forte. No mesmo dia também, um pouco mais cedo, às 19h, a Praça de São Cristóvão recebe o Pregador Lú que levará a palavra de Deus ao público.
No dia 13, domingo, a programação começa às 18h com missa na Igreja Matriz Auxiliar, em ação de graças pelo aniversário da cidade. Às 19h, haverá lançamento do livro “O Sal da Terra” do fotógrafo cabofriense Wolney Teixeira, no Teatro Municipal de Cabo Frio. Mais tarde, às 21h, o músico Alex Cohen apresenta-se no palco da Praia do Forte, e, fechando a noite, às 23h, o grupo Roupa Nova promete animar a festa até a madrugada.
Na segunda-feira, dia 14, a banda católica Anjos de Resgate sobe ao palco na Praia do Forte, às 21h, encerrando a programação de aniversário da cidade, em Cabo Frio. Com canções como “Maria, Mãe do Filho de Deus” e “Amigos pela Fé”, o grupo pretende reunir o público em um ato de fé e oração.
Livro de fotos inéditas de Wolney Teixeira é lançado durante aniversário da cidade –Reconhecendo a importância do trabalho de Wolney Teixeira para a cidade, Cabo Frio aproveita a data de seu aniversário para homenagear o artista, que, com suas fotos, perpetuou a memória histórica do município. O livro contendo fotos inéditas do fotógrafo falecido em 1983 retrata a beleza e o cotidiano Cabo Frio e seu acervo, sendo um importante documento histórico da Região dos Lagos.
As fotografias selecionadas para o livro “O Sal da Terra” por Mauro Trindade, curador da exposição de mesmo nome, são as mesmas apresentadas ao público no mês de abril, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. São 52 fotos, todas em preto e branco, de diversos tamanhos, que fazem parte da coleção de cerca de 10.000 fotografias, deixadas pelo fotógrafo. Entre as imagens selecionadas, ruínas de construções históricas, praias desertas e salinas, além de personagens conhecidos que estiveram de passagem pela região, como, por exemplo, o músico Pixinguinha, que posou para o artista.
Para o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, o artista contribuiu, como nenhum outro, para a divulgação do município e suas fotografias garantem às gerações futuras a lembrança de uma cidade que já não existe mais.
- Estamos preparando para 2012 uma grande exposição fotográfica, seguida de debates sobre o desenvolvimento de Cabo Frio - afirmou o secretário.
Adriane Andrade / Viviane Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário