sábado, 26 de novembro de 2011

Prefeitura de Cabo Frio participa de reunião sobre Projeto Estadual de Habitação Popular


Foi realizada na última quinta-feira, dia 24, em Armação dos Búzios, mais uma reunião do Projeto Estadual de Habitação Popular do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de viabilizar a construção de casas populares em toda a Baixada Litorânea, o evento contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas: do Secretário Estadual de Habitação, Rafael Picciani, do Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, do Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura de Cabo Frio, Eduardo Leal, do Prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho, do Prefeito de Araruama, André Luiz Mônica e Silva e da Prefeita de Saquarema, Franciane Conceição Gago Motta.
Segundo Leal, Cabo Frio já reúne todos os pré-requisitos necessários para receber os recursos do Governo Estadual:
- Cabo Frio já designou algumas áreas para atender ao projeto e a nossa ideia é construir cerca de 500 casas populares para contemplar as famílias cabofrienses. Nem todos os municípios da Baixada Litorânea conseguiram cumprir as exigências do Governo do Estado – disse ele.
Ainda de acordo com o secretário, há exigências como: doação de terreno para implementação do projeto, criação de comissão de acompanhamento técnico, criação de fundo municipal de habitação, criação de conselho municipal de habitação aberto à participação da sociedade, apresentação de projeto arquitetônico e pesquisa de campo realizada por técnicos da Secretaria de Habitação do Estado.
No cronograma do projeto estão previstas novas reuniões com a presença dos prefeitos das cidades litorâneas que serão contempladas com a iniciativa do Governo do Estado. Além disto, no próximo encontro deverá ser formalizada a liberação dos recursos para dar início à licitação das obras em Cabo Frio.
Cabo Frio assina contrato com CEF para reestruturação do bairro Morubá - Na última quarta-feira, dia 23, a Prefeitura de Cabo Frio assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 2.029 milhões, para a implementação da reestruturação urbanística do bairro de Morubá.
Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, o Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura de Cabo Frio, Eduardo Leal, o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Messias Wanderlan de Paula e a Presidente da Associação de Moradores de Morubá, Ana Maria Bartholomeu Gusmão, além de vereadores e representantes da sociedade civil.
De acordo com Eduardo Leal, Secretário de Habitação do município, a doação destes recursos irá repercutir de forma positiva na vida dos moradores da localidade, que poderão contar com um bairro com uma excelente infraestrutura urbanística.
- É a primeira vez, na história de Cabo Frio, que a Prefeitura recebe recursos federais de fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de devolução posterior, para beneficiar o desenvolvimento social de nossa população. Estamos muito empenhados em ações que possibilitem uma melhor qualidade de vida para os moradores de nossa cidade, principalmente os menos favorecidos – afirmou o secretário, destacando que, em aproximadamente 90 dias, deverá ser iniciado o processo de licitação das empresas que participarão da obra prevista para ser iniciada em fevereiro do próximo ano.

                                                                                  Adriane Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário