Todas as agências bancárias da Região dos Lagos do Rio foram afetadas pela paralisação dos bancários nesta quinta-feira (19). A informação é do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro. A greve foi definida em assembléia realizada na semana passada. De acordo com o Sindicato, a paralisação é por tempo indeterminado.
Os grevistas aguardam proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Eles reivindicam reajuste salarial de acordo com a inflação, reajuste de 5% no Plano Real, participação nos lucros e aumento no horário de atendimento, das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho, sem redução de salário.
Por meio de nota, a Febraban e a Fenaban lamentaram a paralisação e deram instruções para o pagamento de contas durante o período de greve. Veja a nota na íntegra:
"A Federação Nacional dos Bancos - FENABAN tem com as lideranças sindicais uma prática de negociação pautada pelo diálogo, que nos últimos 20 anos evoluiu de forma significativa, resultando numa valorização constante da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), que a diferencia e a torna única em relação a outras categorias profissionais. Nos últimos anos, porém, tem sido recorrente que as lideranças sindicais tenham um calendário próprio para deflagração de greve, independente dos espaços de negociação.
A FENABAN lamenta essa posição dos sindicatos, que causa transtorno à população, e reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos (autoatendimento, correspondentes) e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente. Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários.
FEBRABAN explica como pagar contas
A Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN explica à população como pagar as contas que estão dentro do prazo e também as vencidas. A entidade lembra que o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras. O cliente que quer comodidade pode usar a internet, o banco por telefone, o aplicativo do banco no celular. Há também os caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil.
Como pago contas a vencer?
As contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco (confira o número no site do banco, no cartão da sua conta, ou pesquise no site da FEBRABAN www.febraban.org.br/atendimento_bco.asp).
Como pago contas vencidas?
1) Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás): faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call Center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
FEBRABAN explica como pagar contas
A Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN explica à população como pagar as contas que estão dentro do prazo e também as vencidas. A entidade lembra que o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras. O cliente que quer comodidade pode usar a internet, o banco por telefone, o aplicativo do banco no celular. Há também os caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil.
Como pago contas a vencer?
As contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco (confira o número no site do banco, no cartão da sua conta, ou pesquise no site da FEBRABAN www.febraban.org.br/atendimento_bco.asp).
Como pago contas vencidas?
1) Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás): faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call Center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
2) Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos): peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.
3) Meu boleto é do banco e a agência está fechada, como faço? Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone (call Center), aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes)".
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário