Depois da campanha “Se toca Cabo Frio”, que durante o mês de outubro coloriu as ruas de rosa para chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de mama, em novembro é a vez da campanha “Toque de homem: um toque que pode salvar vidas”, direcionada, dessa vez, aos homens, com foco no combate ao câncer de próstata. A campanha, que pela primeira vez ganhará as ruas de Cabo Frio, graças ao apoio da Associação Comercial, Industrial e Turística da cidade, nasce inspirada no movimento “Novembro Azul”, que surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, mas também é utilizada para alertar sobre os perigos do diabetes, doença cujo dia mundial de conscientização é em 14 de novembro.
- Em muitos locais do mundo instituições são iluminadas de azul durante o mês de novembro. Em Cabo Frio, além de buscarmos apoio para iluminar de azul os principais prédios públicos da cidade, estamos tentando fazer com que os empresários, associados ou não, também abracem esta causa, pedindo que suas fachadas ou vitrines sejam iluminadas com a cor azul – explicou o presidente da Acia, Walmir Porto.
Mas a iluminação em azul não será a principal ação da campanha. Walmir lembrou que ações externas, de conscientização, serão realizadas na Praça Porto Rocha (no Centro) e também na Praça Alfredo Castro (em São Cristóvão).
- Dados estatísticos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, o sexto tipo mais comum no mundo, e que somente no próximo ano a doença deve fazer mais de 60 mil novas vítimas, levando 20% dos casos diagnosticados à morte devido à descoberta tardia da doença pelo preconceito com o exame de toque retal – alerta o empresário, lembrando que “a Acia resolveu abraçar esta causa porque entendemos que além de fomentar o comércio da nossa cidade, também temos o dever de promover ações de conscientização”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário