sábado, 25 de agosto de 2012

Cabo Frio participa de evento sobre história e luta das pessoas com deficiência no Brasil

Texto e Fotos : Souza Leite


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio participou esta semana, por meio das Secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Educação (SEME), da exposição “Para Todos” que conta o movimento político das pessoas com deficiência no Brasil.
De estilo itinerante, em sua edição realizada em Bonsucesso, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de agosto, a mostra contou com participações de profissionais técnicos do DAPEDE (Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência) e do CPED (Centro Municipal de Profissionalização para Pessoas com Deficiência) da SEMAS, da SEME e da APAE/Cabo Frio. Para a pedagoga e coordenadora do CPED, Carolina Caetano Pinheiro, integrante do grupo cabofriense que visitou a exposição, a presença do nosso pessoal na exposição teve como objetivo capacitar quem trabalha com a política pública da Assistência Social em Cabo Frio voltada para a pessoa com deficiência.
- Nesta exposição, tivemos acesso a informações valiosas sobre a luta dos deficientes. Uma delas, que nos tocou muito, aconteceu em um passado distante, quando a sociedade praticava o descarte ao invés da política de direitos. Descobrimos a existência de uma linha tênue entre adorar e odiar a pessoa com deficiência que, muitas vezes, era versada como uma coisa inútil ou até mesmo uma monstruosidade, como acontecia na Roma antiga onde os pais podiam até matar por afogamento as crianças com deformidades físicas. A partir destes conhecimentos nos certificamos que houve um grande avanço por meio de uma caminhada forte e a passos largos. Esta certeza fortalece a luta de quem atua na causa do deficiente e, ao mesmo tempo, revela que estamos no caminho certo quando trabalhamos na questão aplicando uma política de direitos e não de assistencialismo – declarou.
O grupo de Cabo Frio também conheceu as ações do governo estadual na área pacificada da comunidade em visita à Unidade da Polícia Pacificadora (UPP) da Fazendinha e passeio aéreo em teleférico por todo o Complexo do Alemão.
A exposição itinerante “Para Todos” é uma ação de parceria entre a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDHPR), a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI), com apoio da SuperVia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário