Teve início na manhã desta terça-feira, dia 13 de dezembro, a vistoria técnica de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na área do Parque Estadual da Costa do Sol, instituído em 18 de abril deste ano através do Decreto nº 42.929 assinado pelo Governador Sérgio Cabral. Em Cabo Frio, um dos seis municípios que fazem parte do Parque, a vistoria será direcionada à Praia das Conchas.
De acordo com o Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Julio Cesar Calvo, o objetivo da vistoria em Cabo Frio visa o ordenamento da Praia das Conchas no que diz respeito à delimitação da área de estacionamento, quantidade de ambulantes nas praias e área ocupada por quiosques. Ainda de acordo com o Coordenador de Cabo Frio, o objetivo é que a análise feita pelos técnicos seja colocada em prática ainda neste verão.
O Parque Estadual da Costa do Sol envolve os municípios de Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia e Saquarema. São aproximadamente 10 mil hectares de parque onde estão incluídas 27 Áreas de Proteção Ambiental (APAs).
Petrobras realiza treinamento em Cabo Frio - Em cumprimento à Resolução CONAMA 398 (11 de junho de 2008), a Petrobras realiza nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, na foz do Rio Una, na Praia Rasa em Cabo Frio, uma simulação de limpeza que visa avaliar a atuação da equipe em caso de acidentes ambientais. O treinamento, que teve início nesta manhã e segue até a tarde, contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente do município.
Na operação-treino, que inicialmente seria realizada em 30 de novembro, mas acabou adiada, serão limpos dois quilômetros de areia da foz do Rio Una, supostamente contaminada por pelotas de óleo produzidas através de um material biodegradável que não provoca danos ao meio ambiente.
A solicitação de treinamento foi feita através de ofício da Petrobras encaminhado ao Secretário Carlos Victor da Rocha Mendes .
Viviane Teixeira
QUIOSQUES DA PRAIA DO FORTE NA VIRADA DO ANO
ResponderExcluirGostaria de saber porque, toda virada de ano, os quiosques da Praia do Forte loteiam espaços na areia da praia, alugando esses espaços, e, quando outras pessoas levam barracas, tendas, lonas, para delimitar um espaço na areia para seus familiares e amigos, a fiscalização chega e diz que não pode ser feito aquilo!
Se vale para os quiosques, teria que valer para qualquer cidadão que quisesse fazer. Particularmente, eu não concordo com a delimitação dos espaços na areia da praia por quem quer que seja. A quantidade de pessoas que vão para a praia comemorar é imensa, e, essas "demarcações" atrapalham ( e muito ), a chegada, a saída e o espaço para a comemoração. Isso não é de hoje, arrasta-se por muito tempo e, não vejo mudanças.