Cabo Frio terá representantes na 40ª Corrida de Canoas Havaianas “Queen Lili´uokalani”, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de setembro, em Big Island, no Havaí. A equipe cabofriense, formada por oito atletas do Cabo Frio Outrigger Club (Associação Cabofriense de Canoas Havaianas), chegou ao local no último domingo, dia 28 de agosto, para disputar a tradicional competição que reúne competidores de todo o mundo em busca de aventura e adrenalina nas águas do Pacífico.
Os atletas cabofrienses disputarão provas na categoria OC6 masculina a convite do clube havaiano Kamehameha, que não só recebeu os atletas nos EUA, como cedeu as canoas para a competição, evitando despesas com o transporte e a hospedagem dos equipamentos.
Alexandre Batista, treinador da equipe e um dos pioneiros do esporte na Região dos Lagos, acredita que a participação dos atletas cabofrienses na competição será um divisor para a prática da modalidade no município:
- Nossa cidade apresenta condições ideais para a canoagem havaiana e tem se destacado nas competições brasileiras. Nossas equipes (masculinas e femininas) estão entre as melhores do país e muitos de nossos atletas jamais estiveram no Havaí. O contato com os precursores da modalidade certamente nos ajudará a aprimorar a técnica e o ensino da canoa havaiana em Cabo Frio - disse Alexandre.
As canoas havaianas chegaram ao Brasil há pouco mais de dez anos e ganharam adeptos em todo o país. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina despontam no ranking nacional. Em Cabo Frio, o esporte é praticado há cerca de seis anos. A cidade possui uma competição anual da modalidade e já conta com três clubes.
Em julho, alunos do Projeto Novo Cidadão, da Prefeitura de Cabo Frio, conquistaram o primeiro lugar na Copa Brasil de Canoas Havaianas, mostrando que o futuro deste esporte é promissor, como afirma o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Eliseu Pombo:
- Temos incentivado a prática de várias modalidades esportivas no município de Cabo Frio, como futsal, basquete, vôlei, natação e artes marciais em geral, por meio do projeto social Novo Cidadão e do apoio a eventos e atletas amadores e profissionais. A canoagem havaiana ainda é uma novidade, mas o ritual e a plasticidade do esporte atraem moradores e turistas - disse o secretário.
A prova de longa distância (18 milhas), que será disputada pelos atletas de Cabo Frio no Havaí, é uma homenagem à última monarca do Reino do Havaí, antes da incorporação deste aos EUA. A rainha teria ajudado a preservar aspectos essenciais da poética tradicional do lugar e é lembrada pelos nativos por sua generosidade e preocupação com os mais necessitados.
A equipe de Cabo Frio viajou para o Havaí com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, das lojas Píer e da CVT Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário