Nesta quinta-feira (dia 20), às 19 horas, a Associação Comercial de Cabo Frio (Acia) estará realizando uma reunião com os empresários da cidade que, nos últimos seis meses, foram vítimas de assaltos e outros delitos. O encontro acontecerá no auditório da Acia (Rua Bento José Ribeiro, 18 – 4º andar – Centro - Cabo Frio), e segundo o presidente Walmir Leal Porto, “está aberto à participação de todos os empresários, mesmo os que não são associados”. A ideia é ouvir o relato do acontecido de cada um, e com base nesses depoimentos fazer um levantamento da situação para a reunião que acontecerá na próxima terça feira com todos os órgãos de segurança do município.
- Será uma reunião preparatória para a retomada do Café com Ideias, projeto abandonado pela gestão anterior mas que estamos resgatando. Em virtude dessa crescente onda de violência, achamos melhor começar o projeto discutindo a segurança. E quando se fala em segurança, não podemos nos limitar apenas aos nossos associados. A solução tem que vir de forma abrangente. Mas, para isso, precisamos saber o que está acontecendo, qual a realidade desta situação, para que possamos fazer as cobranças necessárias – comentou Walmir, lembrando que a primeira edição do projeto “Café com Ideias” acontece nesta terça-feira (dia 25), às 8 horas, na Branca Confeitaria, e as demais edições sempre na última terça-feira de cada mês.
O presidente da Acia lembra que a convocação dos empresários está sendo feita de várias formas. “Como não sabemos quem são todos eles, estamos fazendo a convocação com base nas notícias que estão sendo veiculadas na imprensa e pelas pessoas que nos procuraram para informar o acontecido. Mas também contamos com as redes sociais e com a propaganda boca-a-boca para que o convite chegue a um maior número de interessados” – explicou o presidente.
Além dos empresários e da diretoria da Acia, a primeira edição do “Café com Ideias” terá a presença do representante da 126ª DP, do comando do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal e outros órgãos e instituições da cidade.
Após abuso de autoridade da prefeitura, COMSERCAF declara greve
ResponderExcluirO SINDICAF, Sindicato dos Funcionários Públicos de Cabo Frio, convocou greve da COMSERCAF, autarquia municipal que cuida da limpeza e conservação da cidade, para o dia 8 de julho.
A greve se dá devido à demora e ineficiência das negociações com o governo municipal em relação aos pontos específicos ainda não definidos no PCCR daqueles servidores. Abaixo, o ofício protocolado na prefeitura, que declara legalmente a greve:
Eis os pontos, de fácil negociação, conforme entende o próprio presidente do SINDICAF, Olney Vianna:
1) Garantia de Piso Salarial inicial de R$ 840,00 (1,2 PMRS), a fim de ser respeitado a isonomia salarial com outros funcionários de mesma carga horária, formação e função.
2) Ascensão funcional por promoção Vertical de 04 em 04 anos.
3) Condição de trabalho digna, com EPIs (luvas, máscaras, botas, óculos e protetor solar), uniformes de uso diário, capas de proteção a chuvas e ferramentas de trabalho em condições de uso.
4) Melhorias de ambientes de trabalho que hoje não possuem a devida condição operacional e estrutura administrativa (Jardim Esperança, Tamoios, Maria Joaquina, Peró, São Cristóvão e Pavilhão do Itajurú).
5) Pagamento das Horas Extras calculadas de forma corrida.
Na tarde de ontem, sexta-feira, o Secretario de Administração da Prefeitura de Cabo Frio, segundo Olney, teria dado ordens ao Protocolo-Geral da prefeitura para não protocolar qualquer documento do SINDICAF. Ora, a convocação de greve só é legal se for comunicada ao poder público com antecedência de 72 horas, o que seria feito mediante ofício do SINDICAF à prefeitura, a ser protocolado no Protocolo-Geral.
A atitude é claramente ditatorial e ilegal, constituindo abuso de autoridade.
Após a ameaça de denúncia ao Ministério Público, as coisas mudaram. O PROGER protocolou o ofício e a greve está oficializada, convocada e articulada para o próximo dia 8.