Pela primeira vez a Região dos Lagos está recebendo o “Ressonância Móvel”, projeto da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que faz parte do programa “Rio Imagem”, e leva equipamentos de tomografia e ressonância magnética a cidades de várias regiões do estado. E o município escolhido para receber o projeto foi Araruama.
- Nos últimos anos a saúde ganhou uma atenção especial no nosso governo. Reconstruímos hospitais que estavam abandonados e chegaram a ser interditados, investimos em Postos de Saúde da Família, ampliamos o número de consultórios odontológicos, e em breve teremos duas unidades básicas de saúde. Graças a esses investimentos, nos credenciamos para receber um projeto tão importante como este, do “Rio Imagem” – comentou o prefeito André Mônica.
O caminhão adaptado com a máquina de ressonância já está de prontidão na Praça Antonio Raposo, onde permanece até o próximo dia 2 de junho atendendo moradores dos municípios da Baixada Litorânea e Região Metropolitana II (Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios). Embora também integrem a Baixada Litorânea, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras serão atendidos quando o projeto estiver visitando o município de Macaé.
O caminhão com o equipamento móvel tem capacidade para realizar até 50 procedimentos por dia. Mas, para ter direito ao exame, os interessados devem apresentar o pedido médico na Secretaria de Saúde do município onde moram (no caso de Araruama, os pacientes devem procurar o PAM - Rua Pedro Luiz Pereira Souza, ao lado do antigo Pronto Socorro Municipal).
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, todo o serviço funciona de forma compartilhada. Os assessores técnicos escolhem uma cidade polo de cada região do estado para receber o projeto. Escolhido o local, é feito o contato com a secretaria de saúde do município, que se encarrega de analisar os casos e agendar os horários. Isso feito, o caminhão com a máquina, dirigido pelos bombeiros, e um contêiner adaptado para receber os pacientes é instalado em um local de fácil acesso, durante cerca de 45 dias. Os resultados são retirados nas próprias secretarias de saúde, 15 dias depois.
- Os atendimentos acontecem de segunda à sexta, das 8 às 21 horas, e aos sábados de 8 às 15 horas. A meta é atender toda a demanda reprimida dos exames de ressonância magnética. Mas, se nesses 40 dias não conseguirmos atender todo mundo, existe a possibilidade do caminhão ficar em Araruama por mais algum período – informou André, lembrando que sem esse projeto, vários pacientes acabam sendo encaminhados para cidades como Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. “Quem precisa de um exame como este, normalmente está fragilizado. Por isso esse projeto é fantástico: porque agiliza e humaniza o atendimento médico para quem mais precisa” – completou o prefeito.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, hoje Araruama possui uma demanda de aproximadamente 380 exames. O custo aproximado, na rede particular de saúde, é de R$ 600, podendo ser ainda mais caro. Através do projeto, todo o procedimento é ofertado de forma gratuita.
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213
Siga-nos:
Twitter: www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook: araruama ofic
Youtube: www.youtube.com/araruamaoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário