segunda-feira, 21 de março de 2011

Em Araruama População aprova criação de APAs

     Por unanimidade, moradores de Iguabinha e Morro Grande aprovaram, neste fim de semana, a criação das primeiras Unidades Municipais de Conservação de Uso Sustentável de Araruama. As reuniões para consulta pública aconteceram no sábado com a presença da população, do secretário do Ambiente, Leonildo da Costa e Silva (em Boa Vista) e Ricardo Antônio Machado Ferreira (representando a secretaria na reunião de Iguabinha); do coordenador de Assuntos Intergovernamentais da Secretaria de Governo de Araruama, José Eduardo Borges de Almeida; Isaías Andrade, representando a secretaria municipal de Obras; do vereador Osvaldo Norberto Gonçalves Filho, também representando o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e a Associação Leste Fluminense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (ALFEA); Jorge Resende Pereira, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA); do Cabo Firmo, do Batalhão de Polícia Florestal e de José Luiz Machado, presidente da Associação de Moradores de Iguabinha.
Em ambas as reuniões, o coordenador de Assuntos Intergovernamentais da Secretaria de Governo de Araruama, José Eduardo Borges de Almeida, explicou aos presentes a proposta de criação das Unidades de Conservação e seus objetivos, esclarecendo atividades permitidas e proibidas dentro dessas áreas, sugerindo que a Unidade do Morro de Boa Vista, e do Morro de Igarapiapunha fossem transformadas em Áreas de Preservação Ambiental (APA) devido às ocupações e construções já existentes. A aprovação aconteceu por unanimidade.
- A criação dessas áreas foi uma determinação do prefeito André Mônica, que tem se mostrado preocupado com a questão da preservação ambiental em Araruama. E o melhor é que a população entendeu essa necessidade, e abraçou a causa – comentou José Eduardo, lembrando que até o final deste mês o decreto de criação dessas áreas será publicado e encaminhado para a Secretaria Estadual do Ambiente, para que Araruama seja incluído, no ano que vem, no orçamento do ICMS verde. “A ideia é utilizar essa verba em investimentos na área de Meio Ambiente”, completou o coordenador.


-- 
-- 
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br 
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter:
 www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook:
 araruama ofic
Youtube:
 www.youtube.com/araruamaoficial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário