domingo, 30 de dezembro de 2012

Secretaria de Cultura lança “Anuário de Cabo Frio 2012”





Nesta última quinta-feira, dia 27 de dezembro, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio lançou, no Museu José de Dome - Charitas, o “Anuário de Cabo Frio 2012”, que contou com apresentação da Cia de Dança Rosa Demarchi. O livro chegou à sua terceira edição reunindo 69 textos produzidos por pessoas que relatam sobre História, Literatura, Memória, Poesia, entre outros assuntos, ao refletirem sobre o município. Quem foi prestigiar o evento, levou para casa, gratuitamente, exemplares do Anuário.
A publicação, que conta com 540 páginas, também traz os textos vencedores do Prêmio Literário Teixeira e Sousa 2011 e 2012, o que é uma novidade.
- A Secretaria de Cultura antecipou as inscrições do Prêmio deste ano para que o material produzido pelos premiados nas quatro categorias concorrentes fosse incluído juntamente com os vencedores do ano passado – disse o secretário.
Quem não pôde comparecer ao lançamento do “Anuário de Cabo Frio 2012” poderá adquiri-lo por meio da Sociedade Cabofriense de Amigos da Biblioteca Municipal (Socab), única autorizada a comercializar o Anuário.
As Bibliotecas Municipais Walter Nogueira e de Tamoios receberão exemplares do livro, assim como a Secretaria Municipal de Educação, que deverá distribuí-los para as escolas públicas da cidade.


Carolina Rocha

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Programação de fim de ano em Cabo Frio contará com shows e queima de fogos em diversos bairros




A Prefeitura de Cabo Frio preparou uma programação de shows variados para que a população e seus visitantes se despeçam de 2012 e comemorem a chegada de 2013 com muita animação. No primeiro distrito, as apresentações acontecerão em um palco montado na Praia do Forte, em frente à Praça das Águas, cuja estrutura começou a ser montada nesta segunda-feira, 10 de dezembro. Já em Tamoios, os shows serão realizados no Espaço de Eventos de Unamar.
No Centro, as festividades terão início no dia 28 de dezembro com a banda de rock Strike, a partir das 22h.  Conhecido por seu som original, o grupo tem como estilo uma mistura de punk rock, hardcore punk e pop rock com letras melódicas. Na estrada desde 2003, o trabalho da banda ficou conhecido com ajuda da internet, já conquistaram vários prêmios e, em 2012, lançaram o terceiro disco, “Nova Aurora”.
No sábado, dia 29, os baianos do Jammil e Uma Noites colocarão o público para dançar, às 23h, com seu longo repertório, que inclui sucessos como “De Bandeja”, “Tchau, I Have To Go Now” e “Colorir Papel”.
Já no dia 30, domingo, será a vez de o irreverente cantor Latino fazer a festa na Praia do Forte, também a partir das 23h. Além das músicas conhecidas como “Renata”, “Bebemorar” e “Dança Kuduro”, também animará os presentes com a versão brasileira do hit coreano "Gangnam Style", com o nome de "Despedida de Solteiro (Laçar, Puxar, Beijar)".
Na noite da virada, a expectativa, de acordo com a Coordenadoria Geral de Eventos, é de reunir 1 milhão de pessoas no principal cartão-postal de Cabo Frio. A partir das 22h, terá som mecânico e, logo após, o tradicional espetáculo pirotécnico, seguido pelo cantor baiano Netinho, que comandará as primeiras horas de 2013 e embalará a todos com seus sucessos e apresentando seu álbum atual “Uma Noite no Forró Elétrico”.
Tamoios também será contemplado com uma programação de shows que serão realizados no Espaço de Eventos de Unamar, sempre a partir das 23h, exceto no dia da virada, quando a apresentação acontecerá após a queima de fogos.
No dia 29 de dezembro, o Segundo Distrito receberá o renomado grupo de pagode Só Pra Contrariar, que já vendeu milhões de discos. No repertório, as músicas mais conhecidas “Essa tal liberdade”, “Que se chama amor”, “Mineirinho”, “Sai da minha aba”, dentre outras.
Já no domingo, dia 30, será a vez dos meninos do Karametade animarem o público com alguns de seus sucessos “Morango do Nordeste”, “Se melhorar estraga”, “Toda Mulher”, além das músicas do seu álbum atual.
No dia do Réveillon, a festa começa mais cedo, às 22h, com som mecânico que se estenderá até o momento da virada, quando haverá show pirotécnico, seguido pela apresentação da Banda Pimenta Nativa.
Além da Praia do Forte e do Espaço de Eventos de Unamar, também haverá apresentação de bandas locais em São Cristóvão, na Praia do Siqueira e no Peró (Praça do Moinho), além de queima de fogos nas Praias do Peró e do Siqueira.


Carolina Rocha

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cabo Frio recebe amplo e moderno prédio escolar



          
           A Prefeitura de Cabo Frio inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 27 de dezembro, a Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, localizada na Rua Três, s/nº, Loteamento Colinas do Peró. O prédio escolar tem capacidade para receber 840 alunos, do 6º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, em um espaço físico amplo e arejado, planejado para atender às exigências de acessibilidade e possibilitar o máximo de condições de aprendizagem. São doze salas de aulasala de informática, laboratório de ciências, sala de leitura, refeitório e quadra esportiva.
           A Secretária de Educação, Laura Porto Guimarães Barreto, falou emocionada sobre o amigo Carlos Alberto:
           - Acho que o que nós mais fizemos neste governo foi inaugurar escola. Fomos, aos poucos, construindo e substituindo as casas alugadas e não poderíamos encerrar o mandato sem fazer uma homenagem ao professor Carlinhos, dando seu nome a uma escola. Para nossa equipe, é muito gratificante quando inauguramos mais uma escola. Ainda mais deste porte, pronto para atender cerca de 800 alunos. Ficamos honrados em ter tido a confiança do prefeito em relação ao nosso trabalho e por terminar a experiência na Secretaria de Educação com mais uma escola inaugurada.
           O Prefeito Marcos da Rocha Mendes, em seu discurso, afirmou:
           - Não tem como a gente inaugurar uma escola e fazer uma homenagem ao Carlinhos sem se emocionar. Quero agradecer a presença de vocês e, antes de qualquer coisa, fazer um agradecimento especial à minha equipe da Secretaria de Educação, que foi brilhante. Obrigado por tudo o que vocês fizeram para a cidade de Cabo Frio. Nós marcamos a história deste município, viramos a página fazendo uma educação diferenciada. É tão bom chegar ao final do governo entregando uma escola e fazendo a mais justa homenagem ao nosso companheiro.
           Representando a família, Ian Eduardo de Carvalho,  filho do patrono, falou sobre a honra de ter o seu pai homenageado com o nome da escola:
           - Gostaríamos de agradecer a presença de todos aqui, da nossa família e todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse projeto. Também, de agradecer especialmente ao Prefeito Marcos da Rocha Mendes e da Secretária de Educação Laura Barreto. Meu pai foi uma pessoa que sempre lutou pela educação da nossa cidade e a maior honraria que ele poderia receber é uma escola com o nome dele, a chance de continuar participando da educação de nossas crianças. Tenho certeza que, onde quer que ele esteja, está feliz com mais este presente: uma nova escola, linda e com todas as condições para educar e formar novos cabofrienses.

Carlos Alberto Gomes de Carvalho - Nascido em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em 22 de março de 1960, filho de Jurandy Pereira de Carvalho e Cacilda Gomes de Carvalho, irmão mais novo de Marlene, Nilberto e Gilberto Gomes de Carvalho, concluiu o ensino ginasial em 1974 no Colégio Industrial Henrique Lage e o segundo grau em 1977 no Liceu Nilo Peçanha, onde iniciou sua vida política participando do movimento estudantil. Em 1980 filiou-se ao recém-criado Partido dos Trabalhadores – PT. Trabalhou no comércio e se filiou ao Sindicato dos Comerciários. Em 1981, casou-se com Ana Cristina Eduardo Silva, com quem teve dois filhos, Ian Eduardo de Carvalho e Aik Eduardo de Carvalho. Formou-se Bacharel em Geografia em 1984 e Licenciado em 1986, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Em 1987, passou no concurso para professor do município de Cabo Frio e, em 1988, para professor do Estado do Rio de Janeiro, neste ano também iniciou jornada junto ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE na Região dos Lagos, participando da coordenação até 1998. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato dos Professores da Região dos Lagos – SINPRO-Lagos de 1993 a 1996. Lecionou em diversas escolas privadas do Município de Cabo Frio, Sagrado Coração de Jesus, Alexis Novelino e Canto dos Pássaros. Fundou com outros professores amigos o Pré-Vestibular Apogeu, que depois veio a se tornar Apogeu Vestibular e Colégio que encerrou suas atividades em 2006. Neste mesmo ano fundou o Centro de Capacitação Tecnológica da Região dos Lagos – CETEC-Lagos, voltado para cursos técnicos e profissionalizantes. Em 1998, casou-se novamente com Márcia Sueli Marques, com quem tem um filho, Igor Marques de Carvalho. Pós-Graduado em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes – UCAM em 2000. Exerceu diversos cargos na Administração Pública em especial na Secretaria Municipal de Educação e, em 2008, foi nomeado Secretário de Agricultura, cargo que exerceu até seu falecimento em 4 de agosto de 2009 em virtude de uma Leucemia.

Ascom SEME

Filme ‘Reis do Sagrado’ será lançado em Cabo Frio nesta sexta-feira, dia 28



Folia São Cristovão de Cabo Frio


Nesta sexta-feira, dia 28, acontece o lançamento do filme ‘Reis do Sagrado’. O documentário foi gravado durante todo esse ano nas cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, e mostra a realidade e manifestações das três Folias de Reis: Estrela D’Alva, São Cristóvão e Estrela do Oriente, presentes desde 1965.
De origem portuguesa e cunho essencialmente religioso, as Folias de Reis são grupos organizados por devoção ou pagamento de promessa, cuja duração é de sete anos, no mínimo. Esses grupos são constituídos, quase sempre, ponúcleos familiares que buscam reviver a manifestão e preservá-lna sua comunidade.
O documentário é uma parceria da Secretaria de Cultura de Cabo Frio e o grupo local de Cinema, Os 13.
- Essa é a primeira vez em 50 anos que é documentado, num trabalho minucioso, a presença das Folias de Reis em Cabo Frio e Arraial do Cabo. O filme 'Reis do Sagrado' mostra toda essa beleza, poesia e tradição religiosa – antecipou Lucas Müller, diretor do documentário.
O lançamento acontece às 20h, no Charitas, Centro de Cabo Frio. A entrada é franca. Mais filmes sobre Cabo Frio podem ser vistos no site do grupo: www.os13.com.br.


Ascom Cultura

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Centro Municipal de Reabilitação será inaugurado nesta quinta-feira, dia 27




A Prefeitura de Cabo Frio convida toda população para a inauguração da nova sede do Centro Municipal de Reabilitação nesta quinta-feira, 27 de dezembro, às 19h.
O local tem capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, oferecendo os serviços de hidroterapia (adulto e infantil), fisioterapia respiratória, RPG, eletroterapia, fisioterapia geral, traumato-ortopedia, massoterapia, terapia ocupacional, intervenção precoce e neurologia.
Para garantir a excelência do tratamento, o Centro contará com uma equipe composta por 43 fisioterapeutas, quatro massoterapeutas, dois fonoaudiólogos, dois terapeutas ocupacionais, psicólogo, assistente social, nutricionista, além de funcionários administrativos e de serviços gerais. O atendimento aos pacientes acontecerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O Centro Municipal de Reabilitação encontra-se localizado à Avenida Henrique Terra, s/n°, no bairro Novo Portinho.


Carolina Rocha / Nicia Carvalho

Quinta, 27 é o dia do lançamento do Anuário Cabo Frio 2012


Lançamento do “Anuário de Cabo Frio 2012” acontece nesta quinta-feira, dia 27


A Secretaria de Cultura de Cabo Frio convida para o lançamento do “Anuário de Cabo Frio 2012”, que será realizado no Charitas na próxima quinta-feira, 27 de dezembro, às 20h. O livro chega à sua terceira edição reunindo 69 textos produzidos por pessoas que relatam sobre História, Literatura, Memória, Poesia, entre outros assuntos, ao refletirem sobre o município.
De acordo com o secretário da pasta, José Correia, quem for prestigiar o evento poderá levar exemplares do Anuário para casa, gratuitamente.
- Os autores dos textos serão presenteados com 10 livros e os demais com três para que possam distribuir e difundir esse material tão rico de informações – afirmou ele.
A publicação, que conta com 540 páginas, também traz os textos vencedores do Prêmio Literário Teixeira e Sousa 2011 e 2012, o que é uma novidade.
- A Secretaria de Cultura antecipou as inscrições do Prêmio deste ano para que o material produzido pelos premiados nas quatro categorias concorrentes fosse incluído juntamente com os vencedores do ano passado – disse o secretário.
Quem não puder comparecer ao lançamento do “Anuário de Cabo Frio 2012” poderá adquiri-lo por meio da Sociedade Cabofriense de Amigos da Biblioteca Municipal (Socab), única autorizada a comercializar o Anuário.
As Bibliotecas Municipais Walter Nogueira e de Tamoios receberão exemplares do livro, assim como a Secretaria Municipal de Educação, que deverá distribuí-los para as escolas públicas da cidade.



Carolina Rocha





Todo dia é dia de Frutos do Mar e todo dia fica especial no Restaurante da Ponte, o lugar certo pra comer peixe!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Detalhes do Réveillon 2012 em Cabo Frio são definidos em reunião






Representantes das Secretarias Municipais, da Coordenadoria-Geral de Eventos e do Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (SECAF) reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 21 de dezembro, com representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para definição dos últimos detalhes do Réveillon 2012.
Estiveram presentes à reunião os Secretários de Turismo, de Ordem Pública e de Habitação e Serviços Públicos, respectivamente, Paulo Massa, Gilson Costa e Eduardo Leal, além do Subsecretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos, do Coordenador Geral de Eventos, Saulo Mira, e de Marcos Antônio Moraes, do SECAF. Também participaram o Major Sodré e o Cabo Alves, do 25º Batalhão de Polícia Militar e o Major Tenente Torres, do 18º Grupamento de Bombeiro Militar.
Durante o encontro, foram entregues a programação musical, que animará os últimos dias de 2012, e uma planta de localização dos equipamentos móveis, que serão montados para a festa de Réveillon, no dia 31 de dezembro.
Um dos assuntos discutidos foi a definição do horário de fechamento das ruas de acesso à orla da Praia do Forte, no dia 31, e o horário limite para o abastecimento de gêneros para quiosques, barracas, restaurantes, bares e comércio de forma geral.
O acesso à orla será fechado na altura do Caribe Park Hotel e na altura da Duna Boa Vista. No trecho compreendido entre estes dois pontos, todas as ruas de acesso e as extremidades também serão fechadas a partir das 6h da manhã do dia 31.
Os comerciantes só terão acesso à orla e às areias, para abastecimento de gêneros, até às 13h. A orientação para os moradores das ruas que serão fechadas é que em caso de necessidade de utilização de seus veículos apresentem aos guardas municipais a conta de luz para comprovação da residência. E uma sugestão é unânime entre os organizadores da festa: se possível, andar a pé, deixando os carros nas garagens porque a expectativa é de que a cidade receba aproximadamente 900 mil pessoas para o Réveillon e 700 mil devem escolher a Praia do Forte para os festejos da virada do ano.
Para atender a esta grande demanda e colaborar para o sucesso da festa, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão com um cronograma especial, com aumento do efetivo e de equipamentos de apoio.
A Polícia Militar receberá um reforço de mais 10 viaturas e oito motocicletas que se somarão às atuais 23 viaturas e seis motos que são utilizadas para o serviço de segurança da cidade. Também haverá aumento no efetivo humano e, extraordinariamente, serão 315 policiais atuando nos bairros do município.
O Corpo de Bombeiros, a partir desta sexta-feira, dia 21, dá início à Operação Verão, com efetivo dobrado até o último dia do carnaval 2013. O Batalhão também contará com o apoio de dois jet skis, um para a Praia do Forte e outro para a praia do Peró. Para ações de salvamento no mar ainda serão utilizados dois botes, um no Peró e outro no Segundo Distrito. A Corporação também contará com a lancha de combate a incêndio e salvamento e dois quadriciclos, além de um Posto Móvel que será montado na areia da Praia do Forte, na altura da Secretaria de Turismo.
Na festa de Réveillon, todos os postos de observação estarão ativados com presença de 60 homens, entre guarda-vidas, combatentes e socorro médico.
A Prefeitura montará tendas para o Conselho Tutelar, Superintendência de Posturas, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Três ambulâncias UTI, com médicos e equipe de enfermagem, estarão de plantão para possíveis emergências.
A programação musical para comemorar a virada do ano terá início no dia 27 de dezembro com bandas locais apresentando-se no palco montado na areia da Praia do Forte. No dia 28, no mesmo palco, a partir das 22h, apresenta-se a Banda Strike. A partir de sábado, dia 29, os shows serão realizados em diversos bairros do município.

Veja a programação:

Dia 29 (domingo): 23h - na Praia do Forte, Jammil e Banda;
- no Segundo Distrito (Espaço de Eventos de Unamar), Grupo Só Pra Contrariar;
- na Praia do Pontal, banda local;
- em São Cristóvão, na Praia do Siqueira e na Praça do Moinho, no Peró, bandas locais.

Dia 30 (domingo): 23h - na Praia do Forte, cantor Latino;
- no Espaço de Eventos de Unamar, Grupo Karametade;
- na Praia do Pontal, São Cristóvão, Praia do Siqueira e Peró, bandas locais.

Segunda-feira (dia 31) - na Praia do Forte, o cantor Netinho, após a grande queima de fogos;
- no Espaço de Eventos de Unamar, Banda Pimenta Nativa;
- em palcos montados nos bairros da cidade, shows com bandas locais.


Eliane Ribeiro

Lançamento do “Anuário Cabo Frio 2012” acontece no dia 27 de dezembro




A Secretaria de Cultura de Cabo Frio convida para o lançamento do “Anuário Cabo Frio 2012”, que será realizado no Charitas na próxima quinta-feira, 27 de dezembro. O livro chega à sua terceira edição reunindo textos produzidos por pessoas que relatam sobre História, Literatura, Memória, Poesia, entre outros assuntos, ao refletirem sobre o município.
De acordo com o secretário da pasta, José Correia, quem for prestigiar o evento poderá levar exemplares do Anuário para casa, gratuitamente.
- Os autores dos textos serão presenteados com 10 livros e os demais com três para que possam distribuir e difundir esse material tão rico de informações – afirmou ele.
A publicação, que conta com 540 páginas, também traz os textos vencedores do Prêmio Literário Teixeira e Souza 2011 e 2012, o que é uma novidade.
- A Secretaria de Cultura antecipou as inscrições do Prêmio deste ano para que o material produzido pelos premiados nas quatro categorias concorrentes fosse incluído juntamente com os vencedores do ano passado – disse o secretário.
Quem não puder comparecer ao lançamento do “Anuário Cabo Frio 2012” poderá adquiri-lo por meio da Sociedade Cabofriense de Amigos da Biblioteca Municipal (Socab), única autorizada a comercializar o Anuário.
As Bibliotecas Municipais Walter Nogueira e de Tamoios receberão exemplares do livro, assim como a Secretaria Municipal de Educação, que deverá distribuí-los para as escolas públicas da cidade.



Carolina Rocha

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Concurso Victorino Carriço: cerimônia revelou vencedores em noite festiva




Muita emoção, agradecimentos e confraternização marcaram a cerimônia de entrega dos prêmios do I Concurso de Poesia Victorino Carriço, realizada na última quarta-feira, dia 19 de dezembro, no Charitas. Estiveram presentes à premiação cerca de 70 pessoas formadas por inscritos, familiares, personalidades e imprensa.
Apresentada pela neta do poeta, Fernanda Carriço, a cerimônia teve início com a apresentação do também neto de Victorino, Junior Carriço. O evento teve continuidade com as homenagens ao Secretário Municipal de Cultura, José Correia, e à Família Carriço, representada pela filha do poeta, Ercília.
Em seguida, foram anunciados os vencedores de primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto. Os vencedores receberam troféus (primeiros colocados) e placas (segundos e terceiros colocados), além da quantia estabelecida em dinheiro.
Conquistaram os prêmios na categoria Infantil: Dhomini Araújo, com a poesia “Gaivotas” (primeiro lugar), Luiza Montezuma, com a poesia “Cabo Frio e Victorino” (segundo) e Kelvyn dos Santos, com o poema “Cabo Frio de Belezas Mil” (terceiro).  
Na categoria Juvenil os vencedores foram: Miguel da Silva, com a poesia “Duna” (primeiro colocado), Heitor Silva com “Terra Amada” (segundo) e Luiz Filipe Pereira com o poema “Feitiços” (terceiro).
Entre os adultos, Luiza Pereira da Costa conquistou o primeiro lugar com a poesia “Cabo Frio Minha Terra Amada”; em segundo ficou Luiz Vidal, com “Lado a Lado com Victorino” e em terceiro João Batista de Azevedo, com o poema “Perdão Poeta”.
Após a premiação, na qual esteve presente o escritor e poeta Célio Mendes, que foi um dos jurados do concurso, todos os presentes se reuniram em um coquetel e receberam as cartilhas e adesivos alusivos ao I Concurso de Poesia Victorino Carriço.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, e da Atual Comunicação Integrada. 

Viviane Teixeira

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Escola que será inaugurada em Cabo Frio homenageará o falecido professor Carlinhos





A Prefeitura de Cabo Frio vai inaugurar mais uma escola no dia 27 de dezembro, às 10h. A unidade escolar, que recebe o nome do Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, localiza-se na Rua Três, s/nº, Loteamento Colinas do Peró, e destina-se a alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
O novo prédio escolar tem doze salas de aula e capacidade para 840 alunos, atendendo às novas exigências de acessibilidade e às novas diretrizes pedagógicas, possuindo: sala de informática, laboratório de ciências, sala de leitura e quadra esportiva.
Carlos Alberto Gomes de Carvalho formou-se em Geografia pela UERJ, sendo Pós-Graduado em Gestão Estratégica e Qualidade Total. Entrou para a rede municipal de ensino de Cabo Frio, por meio de concurso público, no ano de 1987, atuando por 22 anos como professor de Geografia no Colégio Municipal Rui Barbosa. Lecionou também na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.
Era muito querido por seus alunos e colegas, que o chamavam de Carlinhos. Foi dirigente do Sindicato dos Profissionais da Educação – SEPE e sócio e professor do extinto Colégio Apogeu.Destacou-se por sua inteligência, sensibilidade, estratégia e forte engajamento político. Como Secretário de Agricultura de Cabo Frio de janeiro de 2009 a agosto de 2010, deu continuidade ao projeto Compra Solidária, iniciado por Alfredo Barreto. Era um dos mais antigos integrantes do Partido dos Trabalhadores de Cabo Frio, tendo concorrido ao cargo de vereador nas eleições de 1996, utilizando uma bicicleta como veículo de campanha. Vitimado por leucemia aguda, o ex-secretário faleceu aos 48 anos de idade, no dia 5 de agosto de 2010, deixando esposa e três filhos.


Luciene Pinheiro

Prefeitura de Cabo Frio decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro




Considerando a tradição dos festejos natalinos e das comemorações das festividades de chegada de Ano Novo, bem como os eventos públicos programados, o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente vésperas de Natal e Ano Novo.
Nestas datas, os serviços essenciais como saúde, limpeza urbana e segurança pública continuarão funcionando normalmente. Serão mantidos abertos os hospitais de urgência, UPA e Secaf, além das atividades das Guardas Municipais, Marítima e Ambiental e Defesa Civil.




terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Festa na Diplomação de Chumbinho em São Pedro da Aldeia




































  
A câmara de vereadores de São Pedro da Aldeia ficou pequena para tanta gente, até mesmo o juiz eleitoral disse que nunca viu uma cerimônia tão festiva.
Foram diplomados os 10 vereadores eleitos, o Prefeito Chumbinho  e o vice Iédio Rosa.
O desafio agora é governar um município com dívidas que passam dos setenta milhões de reais, Boa Sorte Chumbinho!
Fotos: Ronaldo Macedo

Profecias que fracassaram



O calendário maia anunciou e garante: o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012. Mas, ao contrário do que acontece na letra de um clássico da música brasileira – “E o mundo não se acabou” -, a profecia apocalíptica não causou muito medo nem inspirou loucuras. A data polêmica virou piada em mesa de bar, assunto comentado nas redes sociais e ganhou até uma série de TV satirizando os últimos dias da aventura humana na terra. Diante da especulação, vale a pena conhecer, ou relembrar, outras previsões que anunciaram a catástrofe terráquea. Pela teoria de antigos estudiosos do apocalipse, o Juízo Final aconteceria no ano 1000 após o nascimento de Cristo. Depois, os videntes apocalípticos voltaram atrás e disseram que a data para a explosão da Terra seria mil anos após a morte de Cristo, em 1033. Melchior Hoffmann, profeta do anabatismo (movimento religioso protestante radical do período da Reforma Protestante do século XVI na Europa), previu que, um milênio e meio depois da crucificação de Cristo, em 1533, o mundo seria consumido por labaredas de fogo. Hoffmann se safou talvez de morrer na fogueira pela previsão furada, pois terminou seus dias em uma prisão. Astrólogos também arriscaram anunciando que o fim do mundo seria em 1º de fevereiro de 1524. Porém, ao contrário da profecia de Melchior Hoffmann, o planeta seria inundado, começando por Londres - na data estipulada para o temido final, nem chuviscou na cidade. Logo deram uma desculpa: houve um erro de 100 anos no cálculo e que, portanto, a data certa seria 1624. O que novamente não aconteceu. O astrólogo francês Pierre Turrel foi mais esperto: estipulou quatro datas para a catástrofe: 1537, 1544, 1801 e 1814. E isso só lhe garantiu o título de astrólogo que mais errou em previsões sobre o fim do mundo. Pretencioso, o judeu Sabbatai Zevi foi mais além: anunciou que o desastre terrestre aconteceria em 1648 e que ele mesmo seria o Messias que voltaria para julgar a humanidade. Depois, o profeta escolheu outra data para a ruína, 1666, e em seguida, depois de ser preso, converteu-se ao islamismo. Já o teólogo William Whiston não foi nada original. Assim como os astrólogos que afirmaram que o mundo ia acabar em água em 1524, o inglês anunciou que em 13 de outubro de 1736 a Terra se transformaria em um aquário, e Londres foi novamente a cidade escolhida para o início da grande enchente. No dia não caiu sequer uma garoa tipicamente londrina. O adventista William Miller determinou que a Terra seria dizimada em duas prováveis datas: 3 de abril ou 7 de julho de 1843. Não satisfeito, tentou aumentar a possibilidade e estipulou mais dois períodos: 21 de março de 1844 e 22 de outubro desse mesmo ano. Miller testemunhou o fracasso de todas as suas previsões. Egiptólogos disseram que o início do Juízo Final seria no ano 1881. Depois de novos cálculos, determinaram mais duas ocasiões fatais: 1936 e 1956. Testemunhas de Jeová também previram duas datas: 1914 e 1975. E já se passaram quase 40 anos da última previsão. Um presságio astrológico árabe previu que em 1980 o mundo teria fim com requintes esotéricos: a Terra seria finalizada com Saturno e Júpiter em conjunção com o signo de Libra a 9 graus, 29 minutos. Mais uma vez a desculpa para a previsão fracassada foi a mesma: erro de cálculo. No livro “O Efeito Júpiter”, astrônomos afirmaram que um cataclismo estava previsto para 10 de março de 1982. Mas, para azar dos videntes, um terremoto de 1980 teria atrapalhado o final aterrorizante. Essa foi a desculpa. Depois de anunciarem o fim do mundo para 11 de agosto de 1999, diversos profetas se desculparam culpando Nostradamus: o alquimista não era bom de cálculo e havia errado ao estipular a data. Para evangélicos norte-americanos, o fim do mundo seria em 21 de maio de 2011 com a volta de Cristo, que levaria os bons para o céu e condenaria os maus ao inferno. Desastres naturais, como terremoto seguido de tsunami no Japão, eram argumentos para a profecia. E a previsão mais atual – com certeza, não a última – diz que o temido e agora debochado apocalipse vai acontecer na próxima sexta-feira (21). Se você ainda não fez tudo o que relacionou naquela listinha de eventos para aproveitar seus últimos dias na Terra, corra! Vai que as previsões acertam desta vez...

Publicado no Bol


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chumbinho será diplomado nesta terça, dia 18




O Prefeito eleito em São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho será diplomado nessa terça-feira (18) no Fórum da cidade.  Confira os secretários que estarão ao lado de Chumbinho na reconstrução de São Pedro da Aldeia a partir de janeiro:

  • Secretário de Gestão Estratégica: Paulo César
  • Secretário de Fazenda: Marco Antônio
  • Secretário de Administração: Antônio Carlos Teixeira
  • Secretário de Saúde: Dr. Nelson Aud
  • Secretário de Educação: Evaldo Bittencourt
  • Secretário de Obras: Berlande
  • Procurador Geral: Dr. Cristiano
  • Controlador Geral: Luciana
  • Secretário de Serviços Públicos: Madruga
  • Secretário de Governo: Edmilson Bittencourt
  • Secretário de Agricultura Trabalho e Renda: Dimas
  • Secretário de Meio Ambiente e Pesca: Adriana Saade
  • Secretário Especial: Sandra de Badú
  • PREVISPA: Mario César Cordeiro

Cabo Frio: novos membros do conselho de cultura


Eleição definiu novos membros para o Conselho de Cultura


Foi realizada, neste sábado, dia 15 de dezembro, no Museu José de Dome - Charitas, a Assembléia Geral para votação dos novos conselheiros do Conselho de Cultura para a gestão 2013-2014. Em 2010, a eleição foi feita no dia 11 de dezembro.
Este ano houve 42 novas inscrições, sendo que 245 totalizaram os eleitores aptos a votar que se inscreveram em 2010. Mais de 60 pessoas participaram da eleição no sábado.
A seguir, os nomes votados para conselheiros nos segmentos culturais:

Teatro: Walter Luiz da Silva Ramos;
Samba e Blocos Carnavalescos: Francisco Lopes de Moraes;
Música: Maria José Zibemberg;
Movimento Negro: Rondineli dos Santos Esteves;
Literatura: Flávio Pires Peixoto;
Dança: Rosângela Nunes Demarchi;
Artes Plásticas: Reinaldo Carlos de Oliveira;
Artesanato e Folclore: Hélio Vicente Chaves de Lima.


Viviane Rocha

I Concurso de Poesia Victorino Carriço: vencedores serão conhecidos na quarta-feira, dia 19


Nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, serão anunciados no Charitas os vencedores do I Concurso de Poesia Victorino Carriço. A cerimônia tem início às 20h e contará com apresentação musical de Junior Carriço.
Foram inscritas, nas três categorias do prêmio, 92 poesias que falam sobre a vida de Carriço e as belezas naturais de Cabo Frio. Os três melhores colocados em cada categoria – Infantil, Juvenil e Adulto – receberão prêmios de R$ 1 mil, R$750 e R$500.
As poesias foram analisadas por cinco jurados selecionados pela Secretaria de Cultura. São eles: Célio Mendes (escritor), Carlos Sepúlveda (professor e Doutor em Letras pela UFRJ), Martha Sirimarco (atriz, jornalista, escritora e pesquisadora de cinema), Eliane Ribeiro (professora e assessora de comunicação) e Alexandre Dutra (Professor).
As melhores poesias farão parte de uma cartilha que será distribuída no evento.  Mais informações sobre o I Concurso de Poesia Victorino Carriço podem ser obtidas através do blog:www.cabofriominhaterraamada.com e pelo Facebook:www.facebook.com/PoetaVictorinoCarrico
O I Concurso de Poesia Victorino Carriço é uma realização da Atual Comunicação Integrada, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura.


Viviane Teixeira

Cadê os guardas de trânsito? Cadê o respeito?

mão inglesa em São Cristovão sendo usada como estacionamento
Motoristas que não respeitam regras básicas de trânsito se tornaram coisa comum na região dos lagos, gente que estaciona em mão inglesa, gente que estaciona seus carros em vagas de motos, gente que avança no sinal vermelho, que não dá preferência na rotatória, que não respeita pedestres.
A situação vai de mal a pior e principalmente porque os orgãos fiscalizadores  fazem vista grossa ou simplesmente se anulam.
O verão está chegando e com ele mortes, acidentes, discussões, desrespeitos, bandalheiras e outros contratempos virão, com certeza.

vaga de motos sendo ocupada por carros de passeio

Fotos: Ronaldo Macedo
Que as autoridades acordem e ajam rigorosamente antes que seja preciso remediar.

domingo, 16 de dezembro de 2012


Pastel de Camarão e kibe de peixe,
duas especialidades do Restaurante da Ponte, mas é só para começar...
depois tem peixanha, caldeirada e muito mais, afinal de contas você sabe, lá é o lugar certo pra comer peixe.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Campanha contra as drogas será lançada na próxima semana.


A campanha Cabo Frio de Boa na Real - Drogas Eu Não! tem finalidade de trabalhar a prevenção e a redução do envolvimento dos jovens com as drogas.

Através de ações e eventos, o objetivo da campanha é estimular a discussão sobre o assunto e a conscientização dos malefícios da dependência e seus desdobramentos para os usuários, para a família e também para toda a sociedade.

Cabo Frio de Boa na Real busca também criar uma Rede de Proteção Contra as Drogas, promovendo o intercâmbio e a visibilidade de todas as instituições sociais que trabalham o problema e dão assistência aos dependentes. Estas entidades serão convidadas a expor seus trabalhos e promover um grande intercâmbio de experiências e informação. A campanha busca a parceria de entidades como COMAD Cabo Frio, PROVIDE, UNIAMACAF, SOS VIDA (AMAS), CAPS, ACIA, OAB, das universidades, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiro e todos que quiserem participar.

A expressão De Boa na Real, é uma expressão cotidiana da juventude e reflete a estratégia da campanha, que não é a de levar uma mensagem impositiva, mas, sim, uma discussão livre e aberta, mas que estimula a opção de viver bem "na real", sem o subterfúgio da droga. 


Dois shows marcarão o ponto de partida para esta viagem de alegria, saúde e diversão, sem drogas:

Dia 17 (segunda-feira) - a partir das 20h, na Praça de São Cristóvão, com a Tribo do Leão.

Dia 19 (quarta-feira) - também a partir das 20h, na Praça da Cidadania (na Praia do Forte), com Salomão do Reggae e com a Tribo do Leão,


Cabo Frio de Boa na Real tem o patrocínio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Cabo Frio).



-- 
Maria Paula Figueiredo
Assessora de Comunicação