sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Alunas da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio recebem premiação pela Olimpíada Brasileira de Matemática


 
No último mês de junho, o aluno Josemar Ferreira de Carvalho Júnior, da Escola Municipal Alfredo Castro, em Cabo Frio,  recebeu medalha de ouro por sua colocação na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010. Agora, é a vez das alunas Ana Catarina Avila Vitorino, da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, e Andreza Silva Pereira, da Escola Municipal Américo Vespúcio, receberem medalha de prata.
A cerimônia regional de Premiação OBMEP
2010 será realizada na tarde desta sexta-feira, dia 12 de agosto, às 15h, no Teatro Mário
Lago,  no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Pela ótima colocação na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2010, as alunas também participarão do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Iniciação Científica é um programa criado para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.
A aluna Andreza Silva Pereira participou das avaliações do Nível 1, para alunos matriculados na 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental,  enquanto a aluna Ana Catarina Avila Vitorino participou do Nível 2, para  alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
A Secretária de Educação, Laura Barreto, que acompanhará os alunos e as famílias na cerimônia,  afirmou o seu contentamento pela colocação dos estudantes  na Olimpíada, onde se inscreveram cerca de 19,5 milhões de alunos e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Luciene Pinheiro

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Teatro Municipal de Cabo Frio apresenta Plínio Marcos


Escola Municipal recebe Projeto Sociocultural “É hora de Arte”




Ao longo desta semana, entre os dias 8 e 12 de agosto, a Escola Municipal Maria Dária Saldanha, localizada no bairro Jardim Esperança, está recebendo o projeto sociocultural “É hora de arte”, realizado pela ONG Cia Tribus, que oferece aos alunos oficinas de teatro, dança (ballet, street dance e break), circo e grafitte.  
A diretora da unidade escolar, professora Rosiane Moura, expressou seu contentamento:
- Sentimo-nos privilegiados em receber o projeto em nossa escola, pois através dessas oficinas os alunos participam de atividades diferenciadas e muito agradáveis. Projetos como esse só têm a contribuir com a educação e com o fortalecimento de sentimentos de participação, solidariedade e união – frisou a diretora.
De 16 a 19 de agosto, o projeto “É hora de arte” será desenvolvido no Distrito de Tamoios para os alunos da Escola Municipal Prof.ª Amélia Ferreira, situada à Rodovia Amaral Peixoto, Km 133 – Unamar. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Tribus, objetiva desenvolver dinâmicas e ações voltadas para um público infantil com pouco acesso a atividades culturais que, ao vivenciar as diferentes atividades propostas pela Companhia, amplia o gosto e o repertório cultural.


Luciene Pinheiro

Saúde convoca para campanha de multivacinação


                                           

Meta é imunizar mais de 8 mil crianças em mais de 40 postos da cidade

 A Secretaria Municipal de Saúde de Araruama participa, neste sábado, da segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. A meta é imunizar, contra a poliomielite, cerca de 8.222 crianças com idade até 5 anos incompletos. Para isso foram disponibilizados, em todos os distritos, mais de 40 postos de saúde.
- A vacina é para todos: para quem foi imunizado na primeira etapa e para quem não foi – esclareceu a diretora do Departamento de Saúde Coletiva de Araruama, Ilma Terezinha Teixeira, lembrando que os seguintes postos estarão funcionando das 8 às 17 horas:
- CIMI (Centro Integrado Materno Infantil) – Centro
- E.M. Anderson Domingues Oliveira – Três Vendas
- CIEP 148 – Parque Mataruna
- PSF Parque Mataruna
- E.M. Sinval Figueiredo – Mutirão
- E.M. Professor Carlos Leal – XV de Novembro
- E.M. Dr. João Vasconcellos – Educandário
- E.M. Parati
- E.M. Moisés Ramalho – Vila Capri
- E.M. André Gomes dos Santos – Bananeiras
- E.M. Altevir Pinto Barreto – Iguabinha
- PSF Iguabinha
- PSF Fazendinha
- E.M. Margarida Trindade de Deus – Fazendinha
- E.M. Célia Castanho Jardim – Buraco do Pau
- E.M. João Brito - Jardim São Paulo
- E.M. Sara Urrutia – Engenho Novo
- PSF Itatiquara
- E.M. Toninho Senra – Regamé
- Posto de Saúde de Boa Vista
- E.M. de Prodígio - Prodígio
- PSF Morro Grande
- Posto de Saúde de Aurora
- E.E. Clarice Caldas – Ponte dos Leites
- E.M. Brunno Barreto Nametala – Engenho Grande
- PSF Praia Seca
- Complexo Darcy Ribeiro – Hospício
- E.M. José da Fonseca – Monteiro
- PSF São Vicente
- E.M. João Chaves – Sobradinho
- Posto de Saúde João Paulo – Posse
- E.M. Pastos Alcebíades – Sobara
- E.M. Joaquim Rangel – Juturnaíba
- Posto de Saúde Paracatu
- E.M. Faustina Carvalho – Loteamento São Vicente
- Associação de Moradores do Areal
- Posto de Saúde Jardim Califórnia
- E.M. Professor Raymundo Camarão – Parati
- E.M. Sylvia Vasconcelos - Banqueiros
- Postos volantes (Mineiros, Barro Vermelho, Palmeiras, Pernambuca, Morubaí, Picada e Macabú)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Seleção Brasileira ou seleção pamonheira ?




Os críticos queriam a saída de Dunga e a convocação de Neimar e Ganso, e agora o que os sábios críticos querem ? o que a Globo quer ? 
Volto a dizer, esta seleção pamonheira tem a cara de seu treinador, cara de pamonha....mais um fiasco...
Volta Dunga !!!

Araruama escolhe Musa da Melhor idade


Inscrições abertas para o concurso Musa da Melhor Idade

 Já estão abertas as inscrições para o concurso Musa da Melhor Idade, promovido pela Secretaria Municipal da Terceira Idade de Araruama. O evento acontecerá no próximo dia 26 de setembro, no Teatro Municipal. As inscrições podem ser feitas na sede da secretaria, que fica na Rua Paraguai, s/nº, Praça Antônio Raposo, no Centro. Os ensaios já começaram, e acontecem toda segunda-feira, das 13 às 15h, no Teatro Municipal.

Cabo Frio realiza III Conferência de Política para as Mulheres




Representantes do sexo feminino de Cabo Frio estarão reunidas nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 8h, na Universidade Veiga de Almeida, para realizar a III Conferência Municipal de Política para as Mulheres, considerada a maior de toda Região dos Lagos. A expectativa é reunir pelo menos 250 militantes do Movimento de Mulheres e autoridades ligadas à promoção de políticas públicas de gênero, para apresentar um balanço geral de todas as ações realizadas pelo governo do Prefeito Marcos da Rocha Mendes em favor das mulheres do município. As participantes irão, ainda, discutir a criação de novas políticas públicas que deverão ser implementadas nos próximos anos, com base nas deliberações das plenárias que irão acontecer durante o encontro.
O município de Cabo Frio é, hoje, reconhecido em todo Estado como um dos mais progressistas no desenvolvimento de política de gênero. Pioneiro no interior com diversos programas tais como Centro de Referência e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM), Centro de Saúde e Cultura da Mulher (Censc Mulher), oito unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Programa Cartão Social Cidadão que privilegia mulheres que chefiam famílias, além da própria Coordenadoria Geral de Política para as Mulheres (COGEMUL) coordenada por Tereza Tenan, que tem empreendido enorme esforço para aplicar e desenvolver políticas públicas de gênero na cidade.
Cabo Frio conta com equipe técnica que encaminha projetos ao Governo Federal para aplicar a agenda feminista atual.  Para Tereza Tenan, a cidade desfruta de momento privilegiado em comparação com demais cidades da Costa do Sol:
- O nosso Prefeito Marquinho Mendes não mede esforços em atender todas as solicitações do Movimento de Mulheres de Cabo Frio, mostrando-se um prefeito absolutamente engajado com as questões de gênero. Essa conferência servirá para prestar contas à população, ouvir e pensar no que mais podemos fazer pelas nossas cidadãs – disse ela.

Renata Cristiane