segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ferlagos vai sediar VII Encontro Estadual de Professores de Geografia



Evento acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro

 Entre os dias 9 e 11 de setembro a Ferlagos (Fundação Educacional da Região dos Lagos) estará sediando o VII Encontro Estadual de Professores de Geografia do Estado do Rio de Janeiro, evento organizado pela Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Rio de Janeiro, cujo objetivo é discutir políticas educacionais e a prática docente no ensino de Geografia.
- Este talvez seja um dos mais importantes eventos da área de Geografia com foco tanto nos profissionais da área quanto nos estudantes, porque vai possibilitar discussões dentro de uma perspectiva que não visa apenas a construção do conhecimento ou a troca de ideias entre as partes, mas também vai permitir o surgimento de possíveis soluções para que possamos chegar a uma sociedade mais justa – comentou Yolmar Freire, professor de Geografia da Ferlagos e um dos articuladores do encontro.
Para esta edição do EEPG/RJ, a intenção da AGB é criar condições para que os professores relatem suas experiências de trabalho e externem suas dúvidas, dificuldades e conquistas no dia a dia em sala de aula, buscando mecanismos que articulem teoria e prática e procurando aproximar as pesquisas que estão em andamento em todas as instâncias e os debates realizados no âmbito da própria AGB.

Inscrições para proposta de oficinas terminam dia 19

Embora o nome seja Encontro Estadual de Professores de Geografia, Yolmar lembra que ele, na verdade, o evento é aberto ao público. “Podem participar professores de Geografia, estudantes de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação, e qualquer outra pessoa da comunidade que tenha interesse na discussão para se chegar a uma sociedade mais justa” – lembra o professor. A programação é bastante extensa, e inclui palestras, atividades culturais, mesa de debate e oficinas.
- Outro ponto interessante deste encontro é que o próprio público pode propor oficinas. E prazo para que isso seja feito foi prorrogado até o próximo dia 19. Portanto, quem quiser fazer sua sugestão deve enviar e-mail para oficinasfalaprofessor@gmail.com – comentou Yolmar Freire, lembrando que também estão abertas as inscrições dos relatos de experiências. “Quem quiser relatar sua experiência deve acessar o site http://www.agbniteroi.org.br/viieepgrj/index.html” – explicou o professor. Já as inscrições para participar do encontro poderão ser feitas no primeiro dia do evento. Confira a programação:

09 de setembro (Sexta-feira)
17 horas - Credenciamento
18:30 às 21 horas - Abertura / Mesa “Políticas educacionais e a prática docente no ensino de Geografia”.

10 de setembro (Sábado)
7 horas - Credenciamento
8 às 12 horas - Relatos de Experiências
14 às 17 horas - Grupos de Trabalho
17:30 às 19 horas - Plenária
20 horas - Atividades Culturais

11 de setembro (Domingo)
8 horas - Oficinas
12 horas - Encerramento / Entrega dos Certificados


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lançamento do Livro de Paulo Orlando dos Santos

Neste Sábado dia 6  a partir das 18 horas, no Charitas em Cabo Frio, acontece o lançamento do livro Versos Concisos de autoria do meu nobre amigo Paulo Orlando.
Descrito pelo autor como " Um livro para ser lido com os olhos da mente" Versos Concisos  é composto de mais de duzentos tercetos escritos desde 2001.
O talento e o carisma de Paulo Orlando já são conhecidos, agora é hora de conhecer esta obra que, com certeza absoluta, fará  um grande sucesso.
Fico bastante honrado pelo convite, Até Sábado...

Morre o ex-prefeito de Araruama Henrique Valladares


Prefeito André Mônica decreta luto de três dias e adia inauguração

 Morreu hoje, pela manhã, vítima de ataque cardíaco, o ex-prefeito de Araruama, Henrique Carlos Valladares. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Araruama, e será encaminhado à tarde para o Rio de Janeiro, onde será cremado.
Em respeito à memória do amigo, o prefeito André Mônica decretou luto de três dias, e adiou a inauguração da Praça Jones Azevedo Cruz, e da quadra Jefferson dos Santos Marinho, ambas no bairro Mutirão, e que aconteceriam na manhã deste sábado.
Henrique Valladares tinha 62 anos, era casado com Ana Luíza Lube Valladares, e pai de oito filhos. Empresário, foi prefeito de Araruama entre 1993 e 1996, e atualmente presidia o PDT do município. Cardiopata, o ex-prefeito havia passado por uma cirurgia de transplante de coração em 2003.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Secretaria de Esporte define últimos detalhes da “Corrida da Padroeira” em Cabo Frio



Na última terça-feira, dia 2 de agosto, foi realizada uma reunião, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, com o objetivo de acertar os últimos detalhes da Corrida da Padroeira que acontecerá no próximo domingo, dia 7. Dentre as pautas debatidas estavam a estrutura e organização do evento, distribuição dos recursos humanos e pontos de apoio como água e entrega dos kits aos participantes.
- A nossa expectativa para a corrida não poderia ser melhor. Todas as 800 vagas pré-estabelecidas para a competição foram preenchidas antes da data limite, por moradores do município e, também, de outras cidades. Além disso, quem não conseguiu se inscrever na competição poderá participar no percurso aberto. Temos certeza de que o público vai aprovar o evento – afirmou Marcelo Pereira, Diretor de Esportes da secretaria.
A Corrida da Padroeira tem largada prevista para as 9h, na Praça Cristóvão Colombo (em frente à antiga sede da Secretaria de Turismo), na Praia do Forte. O circuito é de 10 km por faixa etária para corrida e de 5 km geral para caminhada e corrida. Antes da largada, o padre Ricardo, da Pastoral do Dispensário, fará uma oração para abençoar a competição.
Para a reunião estiveram presentes representantes da Guarda Municipal, do Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (SECAF), da Coordenadoria de Eventos e Pastoral do Dispensário, além da Secretaria de Esportes, representada pelo Diretor de Esportes, Marcelo Pereira, e pelo Diretor de Esportes Olímpicos, Kléber Veríssimo.



Fim de semana tem festa de Santana em Araruama


Serão três dias de shows no distrito de São Vicente

 Nesta sexta, sábado e domingo o distrito de São Vicente de Paulo estará em festa por conta do aniversário de Santana. A programação oficial teve início no último dia 26, Dia de Santana, com alvorada e novena na capela localizada no terceiro distrito de Araruama. E neste fim de semana ela continua com shows gratuitos e muitas atrações no loteamento que recebe o nome da santa.
Nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, tem show com Geovani dos Teclados. Em seguida, às 23 horas, quem sobe ao palco é a banda Copacabana Beat, que promete sacudir o público com grandes sucessos dos anos 90. E, encerrando a primeira noite de shows, o grupo de pagode “Pago pra ver” se apresenta à meia-noite. No sábado, às 21 horas, tem Lenildo do Forró, seguido de Guri Som às 23 horas. E no domingo, encerrando a festa, sertanejo universitário com Júnior e Luciano, a partir das 21 horas. Durante os três dias, várias barraquinhas com comida e bebida estarão atendendo à população. 

Incêndio destrói parte de transportadora em Cabo Frio



Fogo começou por volta das 23h de terça-feira (2).
Ninguém ficou ferido, segundo bombeiros. 



Um incêndio destruiu parte de uma transportadora na noite de terça-feira (2) no bairro de Jardim Caiçara, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
O fogo começou por volta das 23h e só foi controlado no início da madrugada desta quarta-feira (3). Cinco carros fortes foram queimados.
“A gente tinha acabado de deitar e sentiu uma explosão muito forte. Abri a janela e vi todos correndo”, disse o pescador Mailton de Souza, que mora próximo ao local.
Os funcionários estavam trabalhando quando o fogo começou. Quatro não conseguiram sair, pois o sistema de segurança da transportadora trancou as portas. Os bombeiros tiveram que fazer um buraco na parede do segundo andar e usar uma escada para retirar os funcionários presos.
Depois de controladas as chamas, alguns funcionários voltaram ao prédio para retirar malotes de dinheiro, contrariando a ordem dos bombeiros.
Cerca de 25 bombeiros trabalharam no incêndio e uma perícia para definir as causas do incêndio será realizada.
 
Do Bom Dia Rio

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Parabéns Começar de Novo

Projeto Começar de Novo comemora seis anos no próximo sábado


O Projeto Começar de Novo, que faz a alegria de visitantes e moradores com a tradicional seresta na praça da Bandeira, comemora neste sábado, dia 30, o aniversário de seis anos de existência, com uma apresentação especial na Sociedade Musical Santa Helena, a partir das 21h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do local a R$10,00 (individual) e a R$30,00 (mesa com quatro lugares).
A banda é composta por sete integrantes que há seis anos se apresentam todos os sábados, a partir das 21h, na Praça da Bandeira, no bairro Marlin. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio desde o início da sua idealização.
Mais informações sobre o Projeto Começar de Novo por meio do telefone (22) 9841-5962.

Isabella Azevedo