quarta-feira, 31 de julho de 2013

Suspeito de matar menina de 2 anos é morto em presídio

Foi encontrado morto no presídio de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o surdo-mudo Marcos de Souza Silva, conhecido como "Mudinho", de 21 anos. Ele foi preso, apontado pela polícia, após exame de DNA, como o homem que estuprou e matou a menina Gabriely Batista, de 2 anos, no dia 6 de julho.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio de nota, confirmou que o corpo do detento foi encontrado na manhã desta quarta-feira (31).
 A Seap disse, ainda, que abriu uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do crime e que aguarda o laudo cadavérico. O corpo vai ser levado para o Instituto Médico Legal de Campos e o caso registrado na 146ª Delegacia de Guarus, distrito de Campos. Nesta terça-feira (30),  a Polícia Civil de Rio das Pstras, interior do estado do Rio de Janeiro, confirmou que “Mudinho” foi o autor da morte de Gabriely. A confirmação foi possível após o resultado do exame de DNA.

Redes sociais desvendam os vândalos de símbolos católicos


Redes sociais denunciam baderneiros que desrespeitaram imagens da igreja católica, eis a mensagem e a foto publicados:



"A mulher da foto é RAÍSSA SENRA VITRAL, nascida em 17 Out 87, moradora de Juiz de Fora. Aqui no RJ mora na Rua Hadock Lobo, 181, aptº 205, bairro Rio Comprido. Só esse ano foi presa 3 vezes, por atentado ao pudor, desacato a autoridade, lesão corporal.

Já o babaca que sentou na cruz e tb quebrou a santa é GILSON RODRIGUES SILVA JUNIOR nascido em 22 Mar 91, mora na Rua Barão Petropolis, 396, aptº 205, no bairro Rio Comprido, tem várias prisões inclusive por tirar a roupa em público. MP VCS JÁ SABEM QUEM SÃO. AGORA TOME PROVIDENCIAS.AJUDEM NOS A DENUNCIÁ-LOS.

Enviada por E.C.M."

São Pedro da Aldeia ganhará 3 unidades de saúde através do PAC

Três novas unidades básicas de saúde serão construídas com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) no município de São Pedro da Aldeia. Segundo o anúncio da prefeitura, os bairros contemplados foram Campo Redondo, Parque Arruda e Porto do Carro. O investimento total será de R$ 1.328.000. A prefeitura agora está em fase de elaboração dos projetos para licitação, com previsão de início das obras para ainda este ano.
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, comemorou a confirmação da verba. “Em sete meses de governo, temos conseguido avançar muito na parceria com o Governo Federal. São quase um milhão em convênios recuperados para Saúde e continuamos trabalhando na elaboração de novas propostas. Em breve vamos entregar seis novas unidades básicas de saúde. Além disso, conseguimos aprovar a reforma de mais três unidades básicas, a ampliação do Hospital do Morro dos Milagres, a construção de academias de saúde e aquisição de novos equipamentos e materiais”, ressaltou Chumbinho, destacando que a regularização do município junto ao Ministério da Saúde abriu a possibilidade para voltar a receber incentivos financeiros federais.
A secretária de Saúde, Vanessa Vidal, destacou a importância da construção de novas unidades para a ampliação da rede de Atenção Básica no município e humanização do atendimento. “O investimento na Saúde, na reestruturação e na construção de unidades básicas de saúde tem sido uma prioridade. As unidades de saúde da família vêm provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no SUS e nosso grande desafio tem sido consolidar esse novo modo de fazer saúde, centrado na prevenção, no cuidado integral e no acompanhamento familiar. Com essas obras, vamos avançar muito neste sentido”, disse ela.
Nas Unidades Básicas de Saúde a população receberá acompanhamento, serviços de prevenção e promoção à saúde. Nelas se realizam, também, as campanhas de vacinação, consultas de pré-natal, além de cuidados com a saúde de diabéticos e hipertensos. De acordo com o projeto, todas as unidades básicas de saúde serão construídas obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contarão com recepção, consultório odontológico, sala para clínico geral, cozinha, copa, almoxarifado, sala de vacinas, curativos, esterilização, banheiros, incluindo um adaptado para portadores de necessidades especiais, além de depósitos para material de limpeza e resíduos sólidos.

Exame de DNA revela assassino de menina de 2 anos em Rio das Ostras

A Polícia Civil de Rio das Ostras, confirmou no início da tarde de ontem, terça-feira (30) que o surdo-mudo Marcos de Souza da Silva, vulgo “Mudinho”, de 21 anos, é o autor da morte da menina Gabriely Batista, de 2 anos. A confirmação foi possível após resultado do exame de DNA comprovar que o material recolhido no corpo de Gabriely, morta após violência sexual, no último dia 6 de julho, é compatível com a amostra do suspeito, que foi coletada após autorização judicial.
Carla Tavares, delegada titular da 128º delegacia da cidade e o delegado adjunto Diogo Schettini apresentaram, em uma coletiva de imprensa, os detalhes da investigação, que foi encerrada após a prisão de Marcos. O detalhe que chamou a atenção e é apontado como uma das peças chave para resolução do homicídio foi uma panela com comida, encontrada no local do crime e que ligou o suspeito ao desaparecimento e homicídio de Gabriely.
“Uma das irmãs da Gabriely,  relatou que uma panela semelhante à encontrada no local do crime tinha desaparecido de casa. O pedreiro da obra onde o corpo foi encontrado  disse que a panela tinha um resto de comida, uma mistura entre arroz e feijão, e que o feijão era vermelho. A mãe de Gabriely confirmou que o feijão que ela tinha preparado era mesmo vermelho”, contou a delegada Carla Tavares.
Imagens de camêra de segurança flagram o suspeito no local
Além da panela, o depoimento do pedreiro da obra foi fundamental para a prisão do suspeito. “Ele nos disse que sempre expulsava um usuário de crack da obra. Perguntamos se era um grupo e ele nos disse que era sempre a mesma pessoa. Inclusive, ele seria conhecido na região como ‘Mudinho’”, contou a delegada.
Marcos de Souza, o "Mudinho", foi preso no mesmo dia do sumiço de Gabriely (sábado, 6 de julho) pelo delegado adjunto Diogo Schettini, mas por outro crime. Ele foi flagrado tentando furtar uma residência, preso e levado para a 128º delegacia. “Ele possui várias passagens pela polícia por furto. E, no sábado (dia em que a Gabriely sumiu), ele foi preso tentando furtar uma residência. No dia seguinte, começamos a ligá-lo ao crime. Tanto que ele foi transferido para a Casa de Passagem de Campos já como principal suspeito pelo crime”, contou Schettini.
O fato de Marcos ser surdo-mudo dificultou as investigações, de acordo com a polícia. Ainda mais pelo fato de o suspeito ser analfabeto e não entender a linguagem de sinais. Mas o depoimento do pedreiro, aliado a imagens de uma câmera de segurança de uma empresa próxima à obra onde o corpo de Gabriely foi encontrado, foram suficientes para incriminar o suspeito.
“A polícia não tem a menor dúvida de que ele (Marcos) é o autor do crime. As imagens da câmera de segurança mostram ele muito agitado e nervoso, principalmente no horário em que a perícia aponta como a hora da morte de Gabriely”, apontou Diogo Schettini.
A partir daí, a delegada Carla Tavares solicitou uma autorização judicial para comprovar, através de exame de DNA, que Marcos de Souza foi o autor do estupro seguido de morte de Gabriely. O resultado deste exame foi divulgado nesta terça-feira (30). Carla acredita que a pena do suspeito, se condenado, pode variar entre 12 a 30 anos de prisão.
A Polícia Civil aproveitou a ocasião para pedir que mulheres do município que sofreram abuso sexual nos últimos meses compareçam à delegacia ou liguem para a unidade policial para reconhecê-lo como autor de estupros e, assim, indiciá-lo por outros crimes de violência sexual. O telefone da 128º delegacia de Rio das Ostras é (22) 2771-7245.





terça-feira, 30 de julho de 2013

Elymar Santos e Frank Aguiar na Festa de São Cristovão em Cabo Frio

O dia de São Cristóvão, foi comemorado na última quinta-feira (25), em Cabo Frio, mas a programação vai até o dia 4 de agosto com diversas atividades no bairro que leva o nome do santo. Entre as atrações, estão os shows dos cantores Elymar Santos e Frank Aguiar.
A festa é organizada pela Paróquia de São Cristóvão com apoio da prefeitura de Cabo Frio. Na próxima quarta-feira (31) começa uma série de palestras na própria igreja, que também ocorrem na quinta (1º) e na sexta (2), sempre com início às 19h30. Na sexta-feira à noite, o cantor Elymar Santos sobe ao palco montado na Praça Alfredo Castro, ao lado da igreja. O show está marcado para começar às 22h.
A programação continua no sábado (3), começando com a missa dos enfermos e idosos às 9h30. À noite, o show com o cantor Frank Aguiar está marcado para começar às 23h. O último dia de comemorações será o domingo (4), com missa solene às 9h30 seguida de carreata e bênção nos carros. O show de Jero e Banda Novo Caminho está marcado para começar às 21h, encerrando as festividades.

Polícia apreende grande quantidade de drogas em Cabo Frio

foto ilustrativa

Nesta segunda-feira (29), a polícia apreendeu uma grande quantidade de drogas em uma casa na praia do Siqueira, em Cabo Frio. Depois de receber uma denúncia, os policiais foram até o local e encontraram uma menor de 17 anos, que foi apreendida. Na casa da jovem foram encontrados 1.450 sacolés de cocaína, 1.950 trouxinhas de maconha e 826 pedras de crack.




Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/07/policia-apreende-grande-quantidade-de-drogas-em-cabo-frio-rj.html

Itaú, desrespeito e descaso com os clientes comuns


Por volta de 13: 30 desta terça-feira, ao entrar na fila para pagar uma conta no itaú de São Cristovão em Cabo Frio, notei que mesmo após alguns minutos ela não andava, poderia ser um office-boy com aquela quantidade enorme de contas, mas não, para minha surpresa não havia um caixa sequer atendendo os clientes comuns, justamente a fila grande, não entendi e me dirigi ao gerente e comuniquei o fato, ele se surpreendeu, voltei para a fila e percebi que em alguns minutos chegou um rapaz, comendo um chocolate, sentou, limpou as mãos e finalmente começou a atender, daí a pouco outros foram chegando, devagar, como por milagre em dado  momento todos os caixas estavam ocupados e finalmente a fila começou a andar, resumo da ópera: é uma pena que no Brasil tudo que precisa funcionar tem que ser na gritaria e na reclamação.



Maria teve filhos depois de Jesus?


È uma velha questão, que muitas vezes é tema de nossas discussões, sobretudo por que convivemos com pessoas com diferentes opiniões sobre o assunto. Os textos do Novo Testamento mencionam literalmente os “irmãos de Jesus”, que são Tiago, José, Judas e Simão (Mc 6,3; Mt 13,55). Fala-se também de irmãs de Jesus, mas não têm um nome nos Evangelhos. Existe, porém, um grande debate sobre o que significa a palavra ‘irmãos’ (adelfoi, em grego). A questão tem como pano de fundo o dogma da Igreja Católica, que desde o Concílio Lateranense, no VII século, afirma a virgindade de Maria, a mãe de Jesus. Se Maria continuou virgem também depois de ter dado à luz Jesus, não pode ter tido outros filhos. A controvérsia, portanto, é influenciada de modo decisivo pela posição dotrinal das várias igrejas. Em geral se pode dizer que para os protestantes Jesus teve irmãos, invés para os católicos ele teve primos.

Vejamos primeiro de tudo os dados objetivos, mencionando as passagens bíblicas onde aparece a expressão “irmãos de Jesus”.
1. Mc 3,20-21.31-35: a mãe de Jesus, os seus irmãos e irmãs vêm encontrar Jesus, pois creêm que tenha enlouquecido. Jesus invés redifine o conceito de família.
2. Mc 6,3-5: as pessoas se perguntam sobre a origem do comportamento de Jesus (de onde?), invés os seus conterrâneos sabem bem de onde ele vem: conhecem os seus irmãos e sua mãe por nome e as irmãs estão entre eles.
3. Jo 2,12, depois das bodas de Canã, diz que Jesus se encontra em Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Em Jo 7,3.5.10 se sublinha a distância que existe entre Jesus e seus irmãos: não são do mesmo mundo.
4. Nos Atos e em Paulo os irmãos de Jesus aparecem como membros importantes da primeira comunidade cristã. Atos 1,14 conta que entre os membros da comunidade de Jerusalém estavam a mãe e os irmãos de Jesus. Em 1Cor 9,5 os irmãos do Senhor são colocados entre os apóstolos e Cefas, como líderes da comunidade cristã. Em Gálatas 1,19 é lembrada a visita de Paulo a Jerusalém, onde, além de Cefas, encontrou Tiago, o irmão do Senhor.

É importante sublinhar, repetindo, que o termo grego usado nessas passagens é ‘adelfós’, que literalmente significa ‘irmão’. Todavia esse dado não basta para abaixar a poeira. Existe, de fato, diversas explicações sobre a expressão. Elencamos algumas.

1. Primos por parte de pai
Essa tese se baseia no trabalho de Eusébio de Cesaréia. De acordo com esse padre da igreja, os irmãos de Jesus podem ser identificados com os filhos de Alfeu-Cleofas, tio paterno de Jesus, e sua esposa, Maria de Cleófas. Portanto ‘adelfós’ significaria primo de primeiro grau. Os defensores de tal tese dizem que não se trata de argumentos a posteriori, que tentam defender o dogma da igreja católica, mas conseqüência da aplicação do método histórico-crítico.
Quem sustenta atualmente essa tese são os católicos. Porém o defensor clássico é Gerônimo, autor da Vulgata, que, respondendo a Elvídio, que dizia que or ‘irmãos’ eram ‘irmãos carnais’, diz: “Tiago, chamado irmão do Senhor, chamado o Justo, alguns dizem que era filho de José com uma outra mulher, mas creio ser filho de Maria, irmã da mãe do Nosso Senhor, de quem João fala no seu Evangelho”. Em linhas gerais se pode dizer que também Lutero defendia essa tese. Lemos, em Sermão sobre João: “Cristo foi o único filho de Maria, e a virgem Maria não teve outros filhos além dele. ‘Irmãos’ significa na realidade ‘primos’, pois as Sagradas Estrituras e os judeus chamam sempre irmãos os primos... Cristo, o nosso salvador, foi o fruto real e natural do seio virgem de Maria... Isso aconteceu sem a cooperação do homem e Maria continuou virgem também depois”. Também Calvino escreve: “Segundo o costume judeu, chamam-se irmãos todos os parentes. Contudo Elvídio foi ignorante quando disse que Maria teve diversos filhos por que em algum lugar se menciona ‘irmãos de Cristo’” (Comentário a Mateus, 13.55).
Os críticos dessa teoria são sobretudo o os protestantes que, diferente de Lutero e Calvino, intendem ‘adelfós’ como ‘irmão’ no sentido carnal e não ‘primo’.

2. Primos por parte de pai e de mãe
É uma tese do exegeta alemão Josef Blinzler. Ele diz que Tiago e José são filhos da irmã da mãe de Maria, que também se chama Maria; Invés Simão e Judas são filhos de Cleofas, irmão de José esposo de Maria, e de Maria de Cleofas. Ele baseia sua teoria no texto de João 19,25, que distingue a irmã de Maria de Maria de Cleofas. Outros difensores dessa tese são Rinaldo Fabris e Vittorio Messori. Mas a tese não é muito clara, visto que não é assim tão fácil distinguir duas Marias em João 19,25.

3. Irmãos carnais
É a tese que nasceu com o bispo ariano de Milão, Elvídio, no IV século. Ele defendeu a superioridade do casamento em relação ao voto de castidade. Para sustentar a sua teoria disse que também Maria tinha vivido com José e tinha tido outros filhos depois do nascimento de Jesus.
Essa posição é sustentada pelos protestantes. Essa visão é contestada pelos católicos, cristãos ortodoxos e também pelos muçulmanos, que seguem o que é escrito no Corão.

4. Irmãos adquiridos
É a teoria do evangelho apócrito de Tiago, segundo o qual José, quando se casou com Maria, tinha outros filhos, de um casamento anterior. Outros escritores clássicos defentem essa tese: Clemente de Alexandria, Origenes, Eusébio, Hilário de Poitiers, Ambrosiaster, Gregório de Nisa, Epifânio, Ambrósio, Cirilo de Alexandria. Hoje sobretudo os ortodoxos concordam com essa visão, mas também o adventista Angel Manuel Rodríguez.

5. Colaboladores
A escola exegética de Madri defende que os atuais textos gregos do Novo Testamento se baseiam em textos em aramaico e analisando os textos em questão dizem que ‘irmãos de Jesus’ indica na verdade aquele que colaboravam, ou seja, os apóstolos e outros discípulos que o seguiam. Do mesmo modo que a ‘irmã da mãe de Jesus’ seria também ela uma mulher que acompanhava Maria.

Para organizar a nossa apresentação, digamos que existem duas teorias: uma que diz que ‘adelfós’ significa irmão carnal e outra que retém que seja primo.

Argumentos favoráveis a “irmãos” 
• Etimologicamente adelfós (plural = adelfoi) significa co-uterino, ou seja, filho da mesma mãe.
• Mt 1,24;24 diz: “José (...) recebeu em casa sua mulher. Mas não a conheceu até o dia em que ela deu à luz um filho.” ‘Conhecer’, na Bíblia, significa ter relações sexuais. O texto bíblico em si não exclui que depois do nascimento de Jesus Maria tenha tido outros filhos.
• Lucas 2,7 diz que Maria deu à luz o seu filho primogênito. Se Maria não tivesse tido outros filhos Lucas poderia ter usado ‘unigênito’.
• Se os irmãos fossem primos a Bíblia teria usada a palavra grega ‘anepsios’ e não ‘adelfos’.
• Mc 3,21 e Jo 7,5 afirmam que os irmãos não tinham fé em Jesus. Desse modo não podem serem identificados com os apóstolos ou colaboradores do Senhor.

Argumentos favoráveis a “primos” 
• A palavra adelfós tem um campo semântico que não se limita à ligação com a mãe, mas pode normalmente significar também irmão só por parte de pai. Além disso o grego do novo testamento é uma língua influenciada pelo pensamento semítico dos seus autores. Quando o escritor escreve em grego está, na verdade, pensando em hebraico-aramaico. Portanto quando ele usa ‘adelfós’ está efetivamente usando o vocábulo hebraico-aramaico ‘ah’. Esse termo, na sua língua, não significa só irmão, mas todo grau de afetividade ou parentesco (Conferir Gn 13,8; 29,15; Lv 10,4).
• No grego existe a palavra ‘anepsioi’ para primos, mas no grego bíblico, que é diferente daquele clássico, esse vocábulo indica um parentesco não próximo, no sentido existencial. Portanto os ‘primos’ de Jesus, visto que eram em contato com ele, não podiam ser chamados ‘anepsioi’.
• Os ‘irmãos’ de Jesus não são nunca colocados em relação com Maria e José; só Jesus é figlio de Maria e filho de José.
• O fato que Jesus é chamado primogênito e não unigênito não é importante. De fato na sociedade hebraica o primeiro filho tem um valor em si e é sempre o primogêntico, mesmo sendo filho único. Ilustra essa tese a descoberta de uma inscrição em um túmulo em Tell el-Jehudi que diz: “nas dores do parto do meu primogênito a sorte me conduziu ao fim da vida”. É claro que nesse caso o primogênito é também unigênito.

Considerações finais

O problema dos ‘irmãos de Jesus’ é sobretudo uma questão dogmática. É muito mais simples acreditar que Jesus tenha tido irmãos. Porém há outros indícios que precisam ser considerados. A palavra ‘primo’ (anèpsios) aparece uma única vez no Novo Testamento (Colossenses 4,10 – A tradução de Almeida nesse caso usa, de modo errado, ‘sobrinho’). Porém em outro livro em grego, Tobias (que não aparece na Bíblia Hebraica e, por isso, nas protestantes, mas cujo texto hebraico foi encontrado também em Qumran), os termos ‘anèpsios’ e ‘adelfós’ são usados sem distinção para significar primo ou parente em geral (cf. Tobias 7,1-4 e confrontar com Tobias 6,1). De fato alguns manuscritos em 7,4 usam anèpsios, enquanto outros usam ‘adelfós’. Além do mais, o contexto bíblico nos obriga a recordar que o conceito de família naquele tempo era muito mais largo do que o atual: fazia parte da família, como irmãos (ah em hebraico), todos os que habitava a casa (bet em hebraico), o clam familiar. Outro aspecto é a tradição. Não é decisivo, mas acreditamos seja importante. Já no segundo século não havia dúvidas sobre a relação dos “irmãos” com Jesus: não eram filhos de Maria. Esse conceito continuou vigente inclusive no tempo da Reforma, com Lutero e Calvino. Somente nos últimos tempos ele voltou a ser questionado.

Concluímos dizendo que a tradição cristã afirma que aqueles que a bíblia chama ‘irmãos de Jesus’ são na verdade seus parentes. E, do nosso ponto de vista, a Bíblia não oferece argumentos para combater essa tese, mas nos dá alguns que podem sustentá-la.
Indico, para ulterior leitura, um texto de Alessandro Lima, disponível emwww.veritatis.com.br



Adolescente desaparece em praia de Maricá

Bombeiros fazem buscas por um adolescente, de 14 anos, que desapareceu no último domingo (28), na Praia de Guaratiba, em Maricá. Nesta terça-feira (30), os trabalhos foram retomados. Segundo o Corpo de Bombeiros, Davi da Silva de Souza foi mergulhar com um primo quando uma forte onda os puxou para o fundo do mar. O primo da vítima, de 26 anos, conseguiu sair da água e foi atendido por bombeiros. O adolescente sumiu.  
Um helicóptero, seis mergulhadores em uma lancha e um bote reforçam as buscas desde a manhã da última segunda (29). Ainda de acordo com os bombeiros, o menor é morador de Pilares, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e estava passando o feriado da JMJ em Maricá, com a família. A mãe do adolescente, assim que soube da notícia, passou mal e teve que ser internada em um hospital, no Rio de Janeiro. Dois tios do adolescente acompanham as buscas que não tem previsão para terminar. 


Flagrante: Porcalhões ignoram lixeira no bairro São João

A lixeira está a cerca de 3 metros mas os porcalhões preferem jogar o lixo no chão, pacote de biscoito, maço de cigarro, copo de açaí, tudo que for pra descartar se descarta no chão, cadê a educação? será que dentro de casa é assim também? e olha que esta praça ainda nem foi reinaugurada no bairro São João em São Pedro da Aldeia, observe os riscos na mesa de madeira, a sujeira espalhada pelo chão e diga, que povo imundo é esse? Claro que não são todos os moradores, mas causa vergonha, isto é prova de que o Brasileiro não dá valor a nada, depois fica pedindo melhorias, pra quê? pra depredar, pra vandalizar esquecendo que aquela obra foi feita com o dinheiro de impostos, que povo é esse?







segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lagoa de Araruama terá defeso total


Detalhes do primeiro defeso total da Lagoa de Araruama, que começa na próxima quinta-feira (1º), foram discutidos nesta segunda-feira (29) em uma reunião em São Pedro da Aldeia. No encontro com representantes das prefeituras e da sociedade civil das outras cidades que são banhadas pela lagoa, o prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos-São João (CILSJ), Cláudio Chumbinho, lançou o Projeto Laguna Unida (LAU).
“É muito importante que todos os prefeitos estejam envolvidos nesta ação em prol da nossa lagoa. Cuidar da lagoa é uma responsabilidade muito grande e cabe a cada um ter essa consciência. Peço aos pescadores que obedeçam ao período do defeso, pois com a lagoa repovoada todos ganham”, afirmou o prefeito aldeense.
A opção pelo defeso total da Lagoa de Araruama é uma tentativa de aumentar a quantidade de pescado no ecossistema. Atualmente, existem 16 espécies catalogadas na lagoa. As mais comuns são tainha, perumbeba, robalo e camarão. Um estudo apontou a necessidade de defeso neste período do ano para aumentar a reprodução das espécies. Por mês, são retiradas 80 toneladas de pescado da Lagoa de Araruama.
Este será o primeiro defeso completo da Lagoa de Araruama, com duração de 90 dias. No período, não será permitido realizar qualquer tipo de pesca. A penalidade para quem descumprir a ordem é uma advertência seguida de recolhimento do material e multa. Atualmente, cerca de 500 famílias vivem da pesca da lagoa. Os pescadores profissionais estão se cadastrando no Ministério do Trabalho pra receber o seguro-defeso no valor de um salário mínimo (R$ 680), que será pago mensalmente enquanto valer a proibição.
De acordo com o representante do CILSJ, Francisco Guimarães Neto, o Chico Pescador, o treinamento realizado com as Guardas Ambientais na última semana  mostrou às equipes, através dos mapas, os principais pontos de desembarque de pescado e a forma de atuação. A fiscalização será feita em parceria com a Polícia Ambiental Marítima (PAM).
“Além desses pontos conhecidos de desembarque, vamos fiscalizar também os pontos de venda. Já contamos com a parceria da PAM e estamos buscando apoio também junto ao Ministério da Pesca e Fiperj”  explicou o pescador.
Participaram do evento, além do prefeito Chumbinho, o secretário geral do CILSJ,  Mário Flávio, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Bonifácio Novellino, a secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad,os secretários de Ambiente de Arraial do Cabo, Gontran de Carvalho; de Iguaba Grande, Paulo Sérgio e de Araruama, Alan Tavares; o secretário de Pesca de Cabo Frio,  Cláudio Bastos, além de representantes das Colônias de Pesca e Guardas Ambientais dos cinco municípios, da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos.


Fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/07/reuniao-define-detalhes-para-defeso-integral-da-lagoa-de-araruama-no-rj.html

Menino que abraçou o Papa é de Cabo Frio



Ele se chama Nathan Mello Brito, tem 9 anos, está se preparando para a primeira comunhão e frequenta a Igreja de Nossa Senhora de Assunção no centro de Cabo Frio, na rápida conversa que teve com o Papa no papamóvel, ele revelou que tem o sonho de ser padre, Francisco então lhe disse "reze por mim e eu rezo por você."





Café com Ideias em Cabo Frio


Justiça pune Marquinho Mendes, ele terá que devolver R$ 2 milhões aos cofres públicos



Marquinho Mendes,   ex-prefeito de Cabo Frio,  foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa e dano ao erário público e será obrigado a devolver cerca de R$ 2 milhões aos cofres municipais. 

De acordo com a decisão, já disponível no site do Tribunal de Justiça, a condenação foi uma decisão da Juíza Luciana Santos Teixeira da 2ª Vara Civil de Cabo Frio. De acordo com inquérito,  houve compra de uniformes escolares na “Coopervest” que tem sede na “Engeluz” levantando suspeição sobre a existência de fato da cooperativa, sendo apontada como empresa fantasma. 

Com isso, Marquinho e Coopervest terão que devolver a importância de R$ 950.000,00 com correção monetária desde 2008 além de custas de advogados e custas judiciais, valores corrigidos que podem atingir algo em torno de R$ 2 milhões.


Apesar da decisão ser um grande susto ao ex-prefeito, ainda cabe recurso.







domingo, 28 de julho de 2013

Elas querem ter direitos...Para isso?



Imagens de desrespeito e intolerância de grupos que dizem querer ter direitos. 
Agressividade barata com o intuito de chocar.
Até quando a sociedade vai achar isto um movimento normal de um país democrático?
Isto não tem sentido, isto não tem motivo, isto é baderna.





Cinco pessoas são assaltadas dentro de van em Búzios

Cinco pessoas foram vítimas de um assalto dentro de uma van na madrugada deste domingo (28) em Búzios. Segundo a Polícia Militar, o crime teria sido cometido por dois homens e três mulheres. Uma pessoa foi presa.
Juliana da Silva Souza, de 19 anos, foi localizada após um cerco feito pela Polícia Militar próximo ao local do crime. Os outros suspeitos conseguiram fugir. O material roubado das vítimas não foi divulgado.


Depósito de veículos da prefeitura de São Pedro da Aldeia é furtado


   Um menor foi flagrado furtando uma motocicleta de dentro do depósito de veículos da prefeitura, na madrugada deste domingo (28), em São Pedro da Aldeia. Ele tem 16 anos e estava acompanhado. O homem que foi visto com ele conseguiu fugir.
Segundo a Polícia Militar, eles foram flagrados por uma equipe que estava em patrulhamento no local. Os dois suspeitos estavam empurrando a motocicleta na rua do depósito. De acordo com a PM, o menor alcançado admitiu que eles tinham retirado a motocicleta de dentro do depósito por cima do muro. A ocorrência foi registrada na 125ª DP (São Pedro da Aldeia).

Há exatamente 75 anos, Lampião e seus cangaceiros eram fuzilados








No dia 27 de julho de 1938, o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Era noite, chovia muito e todos dormiam em suas barracas. A volante chegou tão de mansinho que nem os cães pressentiram. Por volta das 5:15 do dia 28, os cangaceiros levantaram para rezar o oficio e se preparavam para tomar café; quando um cangaceiro deu o alarme, já era tarde demais.
Não se sabe ao certo quem os traiu. Entretanto, naquele lugar mais seguro, segundo a opinião de Virgulino, o bando foi pego totalmente desprevenido. Quando os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa.
O ataque durou uns vinte minutos e poucos conseguiram escapar ao cerco e à morte. Dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram ali mesmo. Lampião foi um dos primeiros a morrer. Logo em seguida, Maria Bonita foi gravemente ferida. Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar. Bastante eufóricos com a vitória, os policiais apreenderam os bens e mutilaram os mortos. Apreenderam todo o dinheiro, o ouro e as joias.
A força volante, de maneira bastante desumana para os dias de hoje, mas seguindo o costume da época, decepou a cabeça de Lampião. Maria Bonita ainda estava viva, apesar de bastante ferida, quando foi degolada. O mesmo ocorreu com Quinta-Feira, Mergulhão (os dois também tiveram suas cabeças arrancadas em vida), Luis Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete (2) e Macela. Um dos policiais, demonstrando ódio a Lampião, desfere um golpe de coronha de fuzil na sua cabeça, deformando-a; este detalhe contribuiu para difundir a lenda de que Lampião não havia sido morto, e escapara da emboscada, tal foi a modificação causada na fisionomia do cangaceiro.
Feito isso, salgaram as cabeças e as colocaram em latas de querosene, contendo aguardente e cal. Os corpos mutilados e ensanguentados foram deixados a céu aberto, atraindo urubus. Para evitar a disseminação de doenças, dias depois foi colocada creolina sobre os corpos. Como alguns urubus morreram intoxicados por creolina, este fato ajudou a difundir a crença de que eles haviam sido envenenados antes do ataque, com alimentos entregues pelo coiteiro traidor.
Percorrendo os estados nordestinos, o coronel João Bezerra exibia as cabeças - já em adiantado estado de decomposição - por onde passava, atraindo uma multidão de pessoas. Primeiro, os troféus estiveram em Piranhas, onde foram arrumadas cuidadosamente na escadaria da igreja, junto com armas e apetrechos dos cangaceiros, e fotografadas. Depois, foram levadas a Maceió e ao sul do Brasil.
No IML de Maceió, as cabeças foram medidas, pesadas, examinadas, pois os criminalistas achavam que um homem bom não viraria um cangaceiro: este deveria ter características sui generis. Ao contrário do que pensavam alguns, as cabeças não apresentaram qualquer sinal de degenerescência física, anomalias ou displasias, tendo sido classificados, pura e simplesmente, como normais.
Do sul do País, apesar do péssimo estado de conservação, as cabeças seguiram para Salvador, onde permaneceram por seis anos na Faculdade de Odontologia da UFBA. Lá, tornaram a ser medidas, pesadas e estudadas, na tentativa de se descobrir alguma patologia. Posteriormente, os restos mortais ficaram expostos no Museu Antropológico Estácio de Lima localizado no prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador, por mais de três décadas.


sábado, 27 de julho de 2013

Chefe do Detran é preso suspeito de tráfico de drogas

Policiais da 119ª Delegacia de Polícia em Rio Bonito, no interior do Rio de Janeiro, e  agentes da 70ª DP (Tanguá), prenderam, nesta quarta-feira (24), Paulino Pissara Nogueira, de 40 anos, que, segundo a Polícia Civil, é chefe do setor de habilitação do Detran em Rio Bonito. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas em frente ao posto.
Segundo Paulo Henrique da Silva Pinto, delegado titular em Rio Bonito, o suspeito confessou que vendia drogas durante o serviço, na entrada do posto do Detran.
Segundo os policiais, Paulino assumiu o lugar de outros dois traficantes de drogas, presos no ano passado, no município de Rio Bonito. Com o suspeito foram encontrados 17 sacolés de cocaína e a quantia de R$ 1 mil. 
Em nota, o Detran confirmou que Paulino Pissara Nogueira era Supervisor/Chefe do setor de habilitação do posto, há pelo menos um ano, e pertencia a uma empresa terceirizada que presta serviços para o órgão. Disse ainda, que a empresa e o orgão já o afastaram oficialmente do cargo.
O Detran declarou que a corregedoria do orgão já foi acionada para investigar o ocorrido e que o posto de habilitação de Rio Bonito está funcionando normalmente. 


sexta-feira, 26 de julho de 2013

São Pedro da Aldeia realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social



A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura oficial do evento acontecerá na Câmara Municipal às 18h. Já na quinta-feira (01), a programação será no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, das 8h às 17h. O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate acerca do tema “Gestão e Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Estarão presentes o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, a Secretária de Assistência Social, Sandra Coelho, o presidente do Conselho de Assistência Social, Getúlio Nogueira, entre outras autoridades municipais, estaduais, conselhos, usuários e sociedade civil. Ao final da Conferência, quatro delegados municipais serão eleitos para representar o município e levar as propostas elaboradas para a Conferência Estadual.

Subsede da Acia Cabo Frio começa a funcionar nesta segunda




A partir desta segunda-feira (dia 29) a Associação Comercial de Cabo Frio (Acia) estará oferecendo os serviços de certificação digital, filiação de novos associados e consultas ao Sistema Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Serasa em novo endereço: na Rua Raul Veiga, 409, sala 2 (ao lado do Sebrae), onde funcionará a nova subsede da entidade.
O espaço é uma necessidade antiga da Associação já que a sede oficial funciona no terceiro andar de um prédio sem elevador. E, segundo o presidente Walmir Leal Porto, “essa necessidade aumentou ainda mais em março deste ano, quando a antiga presidência fechou, de uma hora para outra, a subsede que tínhamos na Rua Major Bellegard, transformando-a em outra entidade e suspendendo diversos serviços aos empresários de Cabo Frio”. Com o funcionamento da nova subsede, a sede oficial da Acia será utilizada apenas como espaço administrativo, para atendimento dos associados.

Acia renova contrato com o Serasa e retoma os atendimentos jurídicos

Junto com a nova subsede, o presidente da Acia, Walmir Leal Porto, anuncia a renovação do contrato entre a entidade e o Serasa, mais uma conquista da nova diretoria (que assumiu a instituição há pouco mais de três meses), já que o serviço havia sido suspenso pela antiga presidência, assim como os atendimentos jurídicos aos associados, que agora acontecem às terças e quintas, na sede oficial, com agendamento por telefone.
- Nos últimos três meses nosso trabalho tem sido o de resgatar a credibilidade da Acia devido a uma série de situações que ela viveu ao longo dos últimos anos, quando diversos serviços foram suspensos. Conseguimos fazer a maior e melhor Feira Forte dos últimos 10 anos; resgatamos o projeto “Café com Ideias”, que terá sua segunda edição nesta terça-feira (30), às 8 horas, na Branca Confeitaria, onde abordaremos os impactos do novo shopping no comércio de Cabo Frio; estamos abrindo nossa nova subsede num espaço térreo; retomamos os serviços de consulta ao crédito com o SCPC e agora com o Serasa, e temos ainda muitas novidades para anunciar nos próximos meses, com campanhas de incentivo às vendas para o comércio de Cabo Frio – comentou o presidente.
Outra importante conquista da entidade para o comércio de Cabo Frio foi a facilidade na hora de registrar ocorrência em caso de furtos, roubos e assaltos através de uma parceria com a Polícia Civil: desde o último dia 30 de junho os empresários, vítimas desses delitos, podem ligar para a Acia, através do telefone (22) 2647-6333, e agendar um horário de atendimento na delegacia, acabando com a fila de espera e as dificuldades para se fazer o registro de ocorrência, problemas que eram tão comuns.
- Não é a solução para a redução dos números de assalto ao comércio, mas vai criar uma estatística verdadeira da situação que vivemos, já que, segundo a PM, as estatísticas atuais mostram que Cabo Frio é uma cidade tranquila, sem assaltos, porque as pessoas não registram ocorrência, e não registram devido a uma série de dificuldades, entre ela o tempo de espera para ser atendido na delegacia. E, segundo o comandante, enquanto não mudarmos essa estatística, não teremos investimentos em segurança – explicou Walmir.

Polícia Civil confirma identificação de corpo carbonizado em Cabo Frio







A assessoria da Polícia Civil confirmou que o corpo carbonizado encontrado no mês passado no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, é de um policial militar. O teste de DNA comprovou que o corpo é de Thiago Maciel Lino, de 33 anos. O PM estaria trabalhando na Região dos Lagos há cerca de um mês. Antes, pertencia à equipe de policiamento das UPP's do Rio.
O corpo estava no banco de trás de um carro que era da própria vítima e estava totalmente carbonizado. Na porta do carona, havia marcas de dois tiros. Na época, a polícia encontrou 18 capsulas deflagradas, uma intacta e oito já deformadas.
O corpo já foi liberado para o enterro e o caso está sendo investigado.

Polícia divulga vídeo que pode levar a agressor de menina em Búzios


Desde que divulgou o retrato falado do possível agressor de uma adolescente portuguesa de 12 anos, a polícia de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, tem recebido várias denúncias, mas ainda não concluiu as investigações. Agora, um vídeo está sendo investigado por ter uma suposta ligação com o caso.
O vídeo divulgado pela polí­cia foi gravado por câmeras de segurança no mesmo bairro em que a adolescente foi agredida há duas semanas. Nele, uma mulher aparece correndo por esta rua. Segundos depois, um homem supostamente persegue a vítima. Ainda segundo a polícia, o homem que aparece na imagem foi reconhecido pela jovem portuguesa como o autor da agressão.
Quem tiver alguma informação que leve ao agressor deve ligar para o telefone 190 ou procurar a delegacia da cidade. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Usuário reclama da má qualidade da droga com a polícia



A polícia de Búzios, armou uma emboscada com a ajuda de um 'cliente' do tráfico na noite de terça-feira (23). O usuário de drogas ficou insatisfeito com o produto e decidiu ir até a polícia fazer uma reclamação. Segundo ele, a droga era falsa.
Rapidamente, a polícia montou um esquema para tentar o flagrante. Os policiais se esconderam, enquanto o denunciante foi até o local, onde tinham dois homens, pedir o dinheiro de volta. Indignado com a atitude, um deles começou a bater no rapaz com um pedaço de madeira.
Foi quando a polícia agiu e conseguiu efetuar a prisão de Lucian Alan Curtti de Oliveira, de 26 anos, que ficou preso por tráfico de drogas, e o agressor, Felipe Santos Correia, de 25 anos, que vai responder por lesão corporal. Com Lucian, a polícia apreendeu dois tabletes de maconha e duas cápsulas de cocaína. A vítima teve ferimentos leves.