quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Tensão em Cabo Frio








Futuros Secretários de Alair estão apreensivos em relação a decisão do TSE...








...Já pangaré continua todo bobo, foi até passear no jockey clube e comprou um microfone igual ao do Raul Gil...








...Mas  Alair já avisou..."cuidado com os baba-ovos..."











  
...que no final pulam o muro e metem a faca nas costas daquele que era "o melhor amigo."










A verdade é que já tem um bocado de gente com a frigideira na mão enquanto o ovo ainda não tem sequer uma data para sair do...interior da galinha.






terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cabo Frio comemora 397 anos ao som de Claudia Leitte e Dudu Nobre





O aniversário de 397 anos de Cabo Frio, comemorado no próximo dia 13 de novembro, será bastante animado. Quem comandará a festa no primeiro distrito da cidade será a “Negalora” Claudia Leitte e no distrito de Tamoios o dono do palco será o sambista Dudu Nobre. A definição dos shows, que terão início às 23h, ocorreu na tarde desta terça-feira, 30 de outubro, em reunião entre o prefeito Marcos da Rocha Mendes e o Coordenador de Eventos, Saulo Mira.
Um palco será montado nas areias da Praia do Forte, no estilo dos preparados para o Réveillon, para receber a cantora Claudia Leitte, que conquistou o país ao comandar o grupo “Babado Novo” de 2001 a 2008, quando iniciou sua carreira solo com o lançamento do álbum “Ao Vivo em Copacabana”, atingindo a marca dos 70 mil CDs e 200 mil DVDs vendidos. Em maio de 2010, lança o álbum “As Máscaras” e em 2012 traz para o público seu novo trabalho, intitulado “Negalora – Ao Vivo”.
Em Tamoios, as comemorações acontecerão no Espaço de Eventos de Unamar. Os presentes desfrutarão do repertório do cantor e compositor Dudu Nobre, afilhado de samba de Zeca Pagodinho. O sambista, em seus 11 anos de carreira, já gravou oito discos e dois DVDs e hoje percorre o Brasil e o exterior apresentando seu mais recente álbum “O samba aqui já esquentou”.


Carolina Rocha

Passagem Viva: um show de música instrumental com tempero francês




O Projeto Passagem Viva do mês de outubro inovou levando para o Largo de São Benedito o tempero francês, através do renomado chef de cozinha Frédéric Monnier, proprietário do restaurante Brasserie Rosário, localizado no centro do Rio de Janeiro.
O chef contratado pelo escritório regional do SEBRAE, sediado em Cabo Frio, preparou um delicioso “cassolete de frutos do mar” em uma cozinha especialmente montada para o evento. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir à confecção do prato e, logo após, ainda o degustaram e puderam levar a receita impressa para casa.
- O Passagem Viva é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e também conta com apoio institucional da Guarda Municipal, da Secretaria de Serviços Públicos, da Superintendência de Posturas, da Coordenadoria Geral de Comunicação Social e do SECAF, que são fundamentais para que o evento alcance o grande sucesso reconhecido pelo público - declarou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.
O Passagem Viva já está consolidado como um dos melhores eventos da cidade, levando ao público o melhor da música instrumental. Na primeira edição, no mês de agosto, Cabo Frio recebeu o saxofonista Leo Gandelman, que encantou a todos interagindo com a platéia quando desceu do palco e tocou entre as mesas. Na segunda edição, no mês de setembro, os convidados principais foram o maestro e pianista Wagner Tiso e o violoncelista Márcio Mallard, que conseguiram fazer com que  o silêncio e atenção do público, que lotava a Praça de São Benedito, fossem motivo de muitos comentários pós show. E na terceira edição os acordes da guitarra de Victor Biglione, um dos maiores guitarristas da atualidade, levaram os presentes numa viagem pelo tempo através das composições dos Beatles, Jimy Hendrix, Cartola e Bossa Nova, dentre outros.
Nesta edição, o Passagem Viva também aderiu ao “Se Toca Cabo Frio”, campanha de prevenção ao câncer de mama que faz parte do movimento outubro rosa, realizado em vários países, mundo a fora, e fez com que o aconchegante e tradicional bairro ficasse ainda mais charmoso, além de contribuir para divulgar as ações da Campanha, como a caminhada rosa que aconteceu no domingo.


Eliane Ribeiro

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Passagem Viva recebe Victor Biglione, um dos maiores guitarristas da atualidade

 
O Passagem Viva de outubro, realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, acontecerá no próximo sábado, dia 27, com shows instrumentais de violão e guitarra, comandados por Alberto TC e Victor Biglione, a partir das 20h.
O guitarrista TC é considerado um mestre da música instrumental pelos músicos da região, tendo iniciado seus estudos musicais aos 13 anos como autodidata,  quando morava em Copacabana, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos já tocava com artistas conhecidos nacionalmente, como Wanderléia, Tony Tornado e outros destaques da Jovem Guarda.
Dos 25 aos 35 anos, TC tocou com Léo Jaime, Peninha, João Bosco, Milton Nascimento, Leila Pinheiro e Robertinho Silva, dentre muitos outros. Sempre gostou de música instrumental (Jazz, Bossa, Fusion). Foi professor do curso superior de Música da UNICAMP, de 1980 a 2000, quando veio para Cabo Frio lecionar guitarra, violão e baixo.
Por volta das 22h quem subirá ao palco será Victor Biglione, um argentino de Buenos Aires que veio para o Brasil aos seis anos de idade. Biglione tornou-se cidadão brasileiro e apaixonou-se pela nossa música, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos. O músico foi o único brasileiro a participar no New York Guitar Festival, realizado no segundo semestre de 2002, nos Estados Unidos, onde consolidou sua prestigiosa parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, "Brazil Splendid", em Los Angeles. O trabalho reúne apenas clássicos da MPB, com músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Cartola, entre outros.
Com um estilo musicalmente eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, Biglione já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países e outros dois pela "Cor do Som", banda que integrou de 1982 a 1984, contribuindo para a consagração do pop-rock nacional.
A programação do Passagem Viva terá início às 14h, com exposição de artes, artesanato e carros antigos e nesta edição o evento também contará com a presença do SEBRAE RJ, através do escritório regional, sediado em Cabo Frio, que agregará valor ao projeto com a contratação do chef de cozinha Frédéric Monnier, que dará uma aula-show, tendo como tema a gastronomia francesa.
A aula-show acontecerá às 17h em uma tenda especialmente montada no Largo de São Benedito com cozinha elaborada por outro parceiro do evento, a empresa D&C, sediada em Cabo Frio e que já está no mercado desde 2000, com fábrica própria. A aula-show será destinada a donos e chefs de restaurantes da cidade, mas também será aberta ao público interessado em gastronomia.
- O SEBRAE/RJ, através do Projeto de Fortalecimento do Turismo, apoia o Passagem Viva devido à qualidade e relevância do evento. O bairro Passagem é bastante charmoso e apropriado, as atrações são de alto nível e o destino turístico de Cabo Frio merece um evento de qualidade para atração dos moradores, visitantes e turistas. Acreditamos que a aula-show, com um chef renomado, será uma atração complementar. Os proprietários e os chef’s dos restaurantes, os interessados em gastronomia e o público em geral poderão interagir com o Chef convidado e assim acreditamos numa boa sensibilização para, quem sabe, no próximo ano podermos realizar, junto com a Prefeitura, um Festival Gastronômico de Cabo Frio – ressaltou Ana Cláudia Melo Vieira, Gerente Regional de Articulação Institucional Regional do SEBRAE na Baixada Litorânea.
Para ministrar a aula-show foi selecionado um docente francês, nascido em Anjou, no oeste da França, região rica em frutas e embutidos. Formado na França, onde trabalhou com chefs renomados, Frédéric chegou ao Brasil em 2001 para ser souschef do Garcia e Rodrigues e desde 2004 tem seu próprio restaurante, o Brasserie Rosário, no centro do Rio de Janeiro.
Os interessados em participar da aula do chef Frédéric Monnier não precisarão fazer inscrição prévia. Basta chegar ao Largo de São Benedito, local de realização do Passagem Viva, , com 30 minutos de antecedência, e apresentar-se à equipe da empresa Infinity Eventos, responsável pela produção do projeto. A aula-show será gratuita.
Nesta edição, o Passagem Viva também ganhará mais charme colorindo-se de rosa e aderindo ao Projeto “Se Toca Cabo Frio”, numa ação solidária que contribuirá para a divulgação da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama, que é o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos que afetam a sexualidade e a própria imagem pessoal.


Eliane Ribeiro



Saborear a melhor casquinha de siri.... 




....curtindo a vista do Canal Itajurú...


...Só mesmo no Restaurante da Ponte, O Lugar Certo de Comer Peixe.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

559 Vagas de Emprego


BOM divulga 559 vagas de emprego


O Banco de Oportunidades Municipal – BOM Cabo Frio está com várias oportunidades de empregos esta semana. Para ter acessos às vagas, basta ao candidato cadastrar o currículo e candidatar-se pelo site. Também é possível entrar em contato direto com o empregador. O site para consulta das vagas é: http://www.bomcabofrio.rj.gov.br.
Seguem, abaixo, as oportunidades desta semana:

Açougueiro(a)
1
Administrador(a)
2
Agente de Viagens
1
Almoxarife
1
Analista de RH
1
Arquiteto(a)
1
Arrumador(eira)
3
Assistente de Produção
2
Atendente
155
Atendente de Telemarketing
8
Auxiliar Administrativo
5
Auxiliar de Cozinha
6
Auxiliar de Serviços Gerais
20
Babá
3
Balconista
5
Barman
2
Cabeleireiro(a)
2
Caixa
6
Camareiro (a)
14
Chapeiro
2
Confeiteiro(a)
1
Conferente
16
Consultor(a)
10
Contador(a)
1
Contábil/Financeira
1
Copeiro(a)
4
Corretor(a)  de Imóveis
2
Costureiro(a)
3
Cozinheiro(a)
6
Desenhista
3
Diarista
1
Doméstica
2
Educador(a)
1
Eletricista
1
Eletrotécnico
1
Engenheiro(a)
1
Entretenimento
11
Estofador(a)
9
Estoquista
4
Faxineiro(a)
1
Fiscal
2
Frentista
16
Garçom
24
Gerente de Compras
1
Gerente de venda
2
Instrutor(a)
2
Lavadeira
2
Manicure
5
Manobrista
3
Marketing e Publicidade
1
Mecânico(a) de automóveis
7
Moto Boy
1
Motorista
14
Office-boy
3
Padeiro(a)
3
Pedreiro
6
Podólogo(a)
1
Professor(a)
5
Profissional de Hotelaria
1
Programador(a)
1
Promotor de Vendas
11
Promotor(a) de Vendas
20
Recepcionista
8
Refrigeração
7
Repositor(a)
1
Serralheiro(a)
8
Supervisor(a)
1
Tecnólogo em Sistemas de Informação
1
Telefonista
1
Técnico em Contabilidade
3
Técnico em Eletrotécnica
2
Técnico em Telecomunicações
4
Técnico(a) em Informática
2
Transportador(a)
2
Vendedor(a)
58
Vigilante Patrimonial
10
Webdesigner
1

Total
559


Souza Leite

Pesquisadora Rose Fernandes descobre dados que mudam a biografia de Teixeira e Sousa



A pesquisadora Rose Fernandes, depois de muito trabalho, dedicação e interesse, descobriu, através de um documento encontrado no Arquivo da Arquidiocese de Niterói, que a data do nascimento de Teixeira e Sousa, primeiro romancista brasileiro a publicar um livro, “O Filho do Pescador”, não é dia 28 de março de 1812 e sim dia 30 de março do mesmo ano. Além disso, Teixeira e Sousa, segundo o documento, não era filho de pai português, mas sim de pais, ambos,  pardos forros (livres).
A pesquisadora descobriu esses dados no registro de batismo de Teixeira e Sousa (9 de abril de 1812), que equivalia, à época, à certidão de nascimento. O padrinho do escritor foi Antonio de Souza, do qual recebeu o nome, um costume muito comum na época. O padrinho não esteve presente à cerimônia, mas foi representado por procuração e foi batizado pelo padre coadjutor Caetano Pires Gameiro.
Ao fazer tal descoberta, Rose encaminhou ao secretário de Cultura, José Correia, uma cópia do documento transcrito para que fosse publicado:
- Teixeira e Sousa é hoje para Cabo Frio um ícone que além de ser reconhecido pela sua obra literária, foi um homem de conhecimento e cultura, tendo o privilegio de ocupar o cargo de escrivão da Primeira Vara de Juiz do Comércio da Corte, em 1855, aos 43 anos, pois ser escrivão, à época, era um dos cargos mais almejados e melhor remunerado, normalmente ocupado pelos brancos. Ele conquistou esse lugar graças à sua capacidade intelectual sim, mas também por influência de cabofrienses com certa influência política na Corte. A busca deste documento começou em 2010 e somente há uns 15 dias, consegui dar minha parcela de contribuição para as comemorações dos 200 anos de Teixeira e Sousa – afirma Rose.
Para o secretário de Cultura José Correia, essa descoberta vai gerar desdobramentos:
- Sugiro que a Semana Teixeira e Sousa, que acontece todo ano, de 21 a 28 de março, passe a ter mais dois dias de comemoração e só termine no dia 30 de março, dia em que o escritor nasceu e que viemos a saber agora, ao invés de terminar no dia 28 – afirmou.


Viviane Rocha

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Apelo de um Protetor de animais

Recebi este e-mail do amigo Mário Tiengo de São Pedro da Aldeia e se você puder, ajude!


Fotos: Mário Tiengo
"MEUS AMIGOS, DESCOBRI SEMANA PASSADA QUE UMA CADELA EM SÃO PEDRO DA ALDEIA,
BAIRRO CAMPO REDONDO TEVE 11 FILHOTES E 4 MORRERAM DE FOME, ESTOU OS
TRATANDO NO PRÓPRIO LOCAL, NUMA SERRARIA AONDE NASCERAM.
E ONTEM ME FALARAM QUE OUTRA CADELA NO MESMO LOCAL TEVE HÁ UMA SEMANA MAIS
12 FILHOTES.
PRECISAMOS CASTRAR AS CADELAS DO LOCAL E DOAR OS FILHOTES, POIS INCOMODAM O
TRABALHO DO PESSOAL E FICAM NO MEIO DE UM MONTE DE MADEIRA EMPILHADA.
Quem puder ajudar com ração filhotes é bem vindo.
PODEM ME LIGAR QUE LEVO NO LOCAL OU INDICO AONDE ESTÃO 
mariotiengo@uol.com.br tel. 22 9963-9963 22 9214-8666" 




Forlagos se reúne para decidir futuro do grupo



Será realizada amanhã, dia 24 de outubro, no cinema de Arraial do Cabo, a reunião ordinária do Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Forlagos, presidido pelo Coordenador de Indústria e Comércio, Trabalho e Pesca de Cabo Frio, Ricardo Azevedo. O encontro servirá para discutir o futuro do grupo de trabalho após as eleições municipais.
De acordo com Ricardo Azevedo, alguns municípios participantes continuarão com o mesmo governante, mas outros terão novos prefeitos e secretários, situação que exige uma transição que precisa ser discutida. Também será decidida na reunião uma data para eleição da nova diretoria que começará a trabalhar a partir de 2013.
Forlagos - Criado há mais de dois anos, o Forlagos abrange onze cidades: Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras e Silva Jardim e conta com a participação de instituições de ensino técnico e superior e do Sebrae.
O Fórum tem o objetivo de promover a integração e o fortalecimento dos municípios, visando alcançar o desenvolvimento sustentável, além de apoiar o poder público e a iniciativa privada, organizando um pólo diferenciado para atração de investimentos.


Viviane Teixeira

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Em Cabo Frio Meio Ambiente lança site



Com o objetivo de facilitar serviços, e ampliar a comunicação entre cidadãos, turistas e a Coordenadoria Geral de Meio Ambiente (Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente de Cabo Frio – SEDESC), entra no ar nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, a página virtual www.cabofriomeioambiente.com.br .
O site contará com notícias referentes à COGEPLA, os serviços realizados, fiscalização, fauna e flora locais, legislação ambiental, unidades de conservação, hidrografia do município, projetos, mapas, entre outras informações.
Na página também há um espaço especial para denúncias sobre crimes ambientais, com formulário para preenchimento de endereço e do crime que está sendo praticado, endereços onde podem ser encontradas as lixeiras para depósito do e-lixo (pilhas e baterias), informações sobre programas como arborização, poda de árvores, entre outros. Também há um espaço destinado ao projeto “Abrace uma Árvore”, em que o cidadão se responsabiliza pelo cuidado de uma das mudas plantadas no município.
Ainda como forma de comunicação, há espaço para inclusão de e-mail para recebimento de notícias, agenda da coordenadoria, formulário para contato e perguntas e respostas frequentes.


Viviane Teixeira

Secretaria de Cultura promove eleição para renovação do Conselho de Cultura



Da próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, até o dia 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura vai abrir as inscrições para a eleição de novos conselheiros para o Conselho de Cultura (gestão 2013/2014), visto que está terminando o mandato dos atuais 16 conselheiros que foram eleitos para a gestão 2011/2012. Dos 16 conselheiros, oito representam o governo municipal e oito representam os segmentos culturais da cidade.

As inscrições serão feitas em três pólos:
- Pólo de Tamoios: Biblioteca Municipal de Tamoios, de 2ª a 6ª, das 14h às 17h;
- Pólo de Jardim Esperança: Centro Cultural Giga Byte, na subprefeitura, de 2ª a 6ª, das 10h às 13h;
- Pólo do Centro: Museu José de Dome – Charitas – de 3ª a 6ª, das 15h às 18h.

Quem quiser participar, pode ser na qualidade de candidato ou eleitor. Em cada pólo haverá eleições para escolher um delegado de cada categoria cultural (música, dança, artesanato, artes plásticas, samba, literatura, movimentos negros e teatro). As eleições nos pólos serão:
Dia 13 de novembro – Jardim Esperança
Dia 14 de novembro – Tamoios
Dia 15 de novembro – Centro (de manhã) e à tarde haverá assembléia geral de proclamação dos novos conselheiros.

Quem quiser participar como conselheiro, deverá apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos com cópia:
- Currículo, focando sua experiência com a respectiva expressão cultural;
- Declaração de pessoas jurídicas – públicas e privadas – que comprove a atuação no respectivo segmento cultural realizada junto a elas, por pelo menos dois anos ou material publicitário ou institucional, com cópias de reportagens impressas ou audiovisuais, quaisquer deles fazendo devida menção ao candidato que deseja se inscrever, acompanhados de cópias de documento de identificação (documento com foto e comprovante de residência);
- Requerimento da inscrição com a indicação da área de atuação.

Quem quiser participar como eleitor, deverá apresentar:
- Comprovante de residência e documento oficial com foto;
- Apresentação de material publicitário ou institucional – cópias de reportagens impressas ou audiovisuais, quaisquer deles fazendo menção ao candidato que deseja ser qualificado ou comprovação de atuação do seu respectivo segmento cultural por mais de um ano:
- O Conselho de Cultura é um dos marcos legais da gestão cultural. Pela primeira vez, tivemos um conselho de cultura ativo durante dois anos e isso demonstra a maturidade cultural de Cabo Frio – afirma o Secretário de Cultura, José Correia.

Viviane Rocha

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cabo Frio inicia cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência



        

         A Prefeitura de Cabo Frio inaugurou nesta quarta-feira, 17 de outubro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o primeiro curso profissionalizante em toda a região dos lagos para pessoas com deficiência (PCD).
A ação inclusiva, fruto da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), trouxe para o município três cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): auxiliar de cozinha, aplicador de revestimento cerâmico e pintor de obras.
Quem pretende se qualificar em uma destas áreas e ampliar as chances da conquista do emprego deve se apressar porque restam poucas vagas que podem ser preenchidas por moradores de Cabo Frio e cidades vizinhas. São 72 oportunidades de profissionalização (24 para cada curso) destinadas inicialmente para pessoas com deficiência, porém estendidas a quem não a tem através da formação de turmas mistas.
Os cursos têm duração de três meses. Neste período os alunos terão aulas teóricas e práticas utilizando todos os equipamentos empregados em cada capacitação, inclusive os de segurança, receberão uniforme, lanche e passagem gratuitos e, ao final, o certificado do SENAI, que tem grande aprovação no mercado de trabalho.  
O primeiro curso a iniciar suas aulas foi o de auxiliar de cozinha com uma turma mista (50% dos alunos são PCD) composta por moradores de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. As aulas de aplicador de revestimento cerâmico e pintor de obras começam no próximo dia 22.
Para os interessados em ingressar nos cursos, as inscrições podem ser feitas na sede do DAPEDE (Departamento de Apoio a Pessoa com Deficiência), onde as aulas estão sendo ministradas. O DAPEDE está localizado na Avenida Vitor Rocha, nº 100, Parque Burle – próximo à UPA Cabo Frio. Para outras informações: (22) 2645-5674.


Souza Leite

SECAF adere ao projeto “Se Toca Cabo Frio”




O mês de outubro já é reconhecido mundialmente como o período de prevenção ao câncer de mama. Em Cabo Frio, o projeto recebe o nome de “Se Toca Cabo Frio” e já conta com monumentos iluminados e diferentes formas de ação de conscientização e prevenção à doença. Para identificar ainda mais o Outubro Rosa, o Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio – SECAF aderiu ao programa através de um de seus veículos de comunicação: o Jornal Mural.
Todo rosa, o Jornal Mural SECarte Outubro Rosa está distribuído em diferentes pontos do município: na Prefeitura; sede da SECAF no bairro São Francisco; Subprefeitura de São Cristóvão; galpão de funcionários do Portinho; na Subprefeitura do Braga; no Ginásio Esportivo Aracy Machado (Portinho) e, a partir da sexta-feira, dia 19, também poderá ser visto no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva (Distrito de Tamoios) e no galpão de funcionários do Jardim Esperança.
O Jornal conta com informações sobre a prevenção ao câncer de mama, dados da evolução da doença no Brasil, calendário das ações do “Se Toca Cabo Frio”, fotos ilustrativas, entre outras informações.


Viviane Teixeira

Superintendência de Defesa Sanitária do Estado proíbe a realização da XXII Expolagos




(18.10.12) – Por conta do recente diagnóstico da doença de Mormo no estado do Rio de Janeiro, a Superintendência Estadual de Defesa Sanitária proibiu, através de ofício, a realização da XXII Expolagos, evento que tradicionalmente acontece no mês de setembro mas que, este ano, por conta do período eleitoral, seria realizado nesta segunda quinzena de outubro.
- Fomos notificados desta proibição no dia 13 de agosto. Como, este ano, a Expolagos foi transferida para outubro por conta da lei eleitoral, achamos que até a data da realização, que seria nesta segunda quinzena, a situação estaria resolvida. Mas fomos informados de que a proibição continua mantida por tempo indeterminado – informou o prefeito André Mônica.
No documento, o chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Araruama (órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e à Superintendência de Defesa Sanitária do Estado), Waldyr Pessanha Júnior, pede que a Secretaria Municipal de Agricultura de Araruama tome as providências necessárias quanto ao cancelamento do evento, e solicita apoio do Ministério Público para garantir que todas as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas de forma a impedir a realização da Expolagos, “inclusive com utilização de força policial, se for o caso”, tendo em vista “mantermos a sanidade dos equinos em nossa região e ainda, a fim de evitarmos transtornos futuros”. A preocupação se dá pelo fato de que a doença de Mormo pode ser facilmente transmitida dos animais para os seres humanos.
Desde que foi diagnosticada, em julho, num haras em Teresópolis, a doença de Mormo foi responsável pelo cancelamento de vários outros eventos agropecuários em todo o Estado do Rio, entre eles em Aperibé, Cachoeira de Macacú, Duas Barras, Itaguaí e Campos dos Goytacazes. Em Minas Gerais, onde outros casos suspeitos surgiram, vários eventos também foram cancelados.

O que é a doença de Mormo?

O Mormo ou lamparão, é uma doença infecto-contagiosa dos eqüídeos, causada pelo Burkholdelia mallei, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Manifesta-se por um corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, pneumonia, etc. Os animais contraem o mormo pelo contato com material infectante do doente: pus, secreção nasal, urina ou fezes.
Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. A forma aguda é caracterizada por febre de 42ºC, fraqueza e prostração; pústulas na mucosa nasal que se transformam em úlceras profundas com uma secreção, inicialmente amarelada e depois sanguinolenta; intumescimento ganglionar e dispnéia. A forma crônica apresenta-se na pele, fossas nasais, laringe, traquéia, pulmões, porém de evolução mais lenta, pode apresentar também localização cutânea semelhante à forma aguda, porém mais branda.
A mortalidade dessa doença é muito alta, tanto em animais como em pessoas contaminadas. Por isso, aos primeiros sinais de Mormo, algumas medidas devem ser imediatamente tomadas:
• Notificação imediata à Defesa Sanitária (mesmo em caso de contaminação humana)
• Isolamento da área da infecção e isolamento dos animais suspeitos (o mesmo vale para contaminação de humanos)
• Sacrifício dos que reagiram positivamente à mesma prova repetida após dois meses
• Cremação dos cadáveres no próprio local e desinfecção de todo o material que esteve em contato com os mesmos
• Desinfecção rigorosa dos alojamentos
.