quinta-feira, 31 de maio de 2012

Araruama prepara Semana de Prevenção às Drogas



Assunto foi debatido durante a sétima reunião do GGI

 Entre os dias 25 e 29 de junho acontece, em Araruama, a Semana de Prevenção às Drogas. A programação será finalizada durante reunião no próximo dia 13 com membros do Gabinete de Gestão Integrada do município, que se reuniram hoje pela manhã, na Câmara de Vereadores, para avaliação dos trabalhos realizados na área da segurança pública durante este mês de maio, e discussão de assuntos que vão integrar o calendário de atividades do mês de junho. Além da Semana de Prevenção às Drogas, também entraram na pauta a próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança da cidade, agendada para a próxima segunda-feira (dia 4), a programação de Corpus Christi, com proposta de alteração de trânsito em algumas ruas do centro de Araruama por conta da procissão e do tapete de sal, e a reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), programada para o próximo dia 14.
As primeiras reuniões para definição da programação da Semana de Prevenção às drogas aconteceram neste mês de maio. A primeira, no dia 11, definiu o grupo de trabalho que ficará à frente da ação, e iniciou as discussões em torno da programação. A segunda, no último dia 25, deu continuidade ao planejamento das atividades previstas para a ação.
- Foram reuniões bastante produtivas, com muitas ideias. Agora vamos finalizar as propostas para fechar a programação e iniciar a divulgação junto às escolas e à população em geral – comentou o Secretário Municipal de Segurança de Araruama, Coronel Marco Aurélio Vollmer, que também ocupa o cargo de Secretário Executivo do GGI do município. Ele lembrou, ainda, que embora as reuniões do Gabinete aconteçam sempre na última quarta-feira do mês, a de junho não acontecerá. “A última quarta-feira de junho será dia 27, e estaremos em pleno vapor com as atividades da Semana de Prevenção às Drogas. Além disso, ainda tem a programação da Rio + 20, que acontecerá nesta mesma semana, e terá a participação de todas as autoridades ligadas à segurança pública de todo o Estado do Rio de Janeiro. Por isso, nossa próxima reunião será no dia 25 de julho” – esclareceu o secretário.

Últimos dias para apreciar a exposição de Fnax no Charitas



Quem ainda não viu a exposição de desenhos e guaches de Fnax, que está no Charitas desde o início de maio, ainda tem mais uma semana para apreciá-la. A exposição, com entrada franca, vai até o dia 5 de junho, terça-feira.
No dia 10 de junho entrará a exposição de Foureaux e sua mulher, Cássia F:
         - O artista Fernando Nascimento (Fnax) consegue explorar situações e técnicas como ninguém. Traz na oxigenação de seus trabalhos uma certa nostalgia de outras épocas . Na retrospectiva do artista percebemos que sua maturidade já se faz de longa data. Brinca com técnicas e estilos, confundindo o espectador – explicou o curador da exposição de Fnax, José Antônio Mendes.
Sobre Foureaux e Cássia F. - Tendo passado por vários países, Carlos Alberto Foureaux começou a pintar óleo sobre tela em 1975 e, a partir daí, não parou mais. Participou de vários salões e gincanas de arte e também recebeu vários prêmios, além de ter sido curador de muitas exposições. Casou com Cássia F., que também pinta óleo sobre tela e ministra aulas de técnicas de pintura em seu atelier.

Viviane Rocha

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Campanha contra a gripe imuniza 60% do público alvo



 Prestes a ser encerrada em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu, até ontem, cerca de 66% do público alvo em todo o país. No Estado o Rio, a cobertura chegou a 69%, e em Araruama a 60%. Os números são considerados abaixo da expectativa para o Ministério de Saúde, que decidiu prorrogar a campanha em uma semana, prazo que termina nesta sexta-feira, dia 1º de junho.
Desde o dia 5 de maio, quando foi oficialmente lançada, até ontem, Araruama imunizou cerca de 57,76% das crianças na faixa etária de seis meses a dois anos incompletos. Os profissionais de saúde também fazem parte do público alvo (83,42% foram imunizados), assim como os idosos com mais de 60 anos (60,17% já tomaram a vacina). Mas são as gestantes quem mais preocupam: apenas 46,57% foram imunizadas até agora.
- As pessoas que fazem parte do público alvo precisam se conscientizar de que esta vacina é importante para evitar as complicações causadas pela gripe, principalmente a H1N1. E as gestantes devem ter mais consciência ainda, porque carregam dentro si uma outra vida que precisa de cuidados especiais - comentou a coordenadora de imunização do Departamento de Saúde Coletiva, Aurora Vicente.
Até sexta-feira, a vacina contra a gripe está disponível em todos os Postos de Saúde da Família de Araruama, e também no Centro Integrado Materno Infantil, que além das gestantes, também está imunizando os idosos.


Feira Forte 2012: quase tudo pronto para o evento


 
A estrutura da Feira Forte 2012, evento que acontece de 6 a 10 de junho em Cabo Frio, já chama a atenção no Espaço de Eventos. A lona já foi erguida e o piso está em fase final de instalação. De acordo com a organização, ainda nesta terça-feira, dia 29, começa a ser colocado o carpete que cobrirá os mais de 8 mil m² do evento.
Há oito dias do início da feira, restam pouquíssimos stands disponíveis para o varejo, uma vez que o evento também contará com espaços institucionais dos patrocinadores, entre eles a Prefeitura de Cabo Frio, representada pelas Secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Assistência Social (CRAS). A praça de alimentação e a área externa já estão todas vendidas. A previsão é de que, já na segunda-feira, dia 4 de junho, os expositores possam preparar seus stands e encaminhar as mercadorias para o local.
Neste ano, serão 240 stands em toda a Feira Forte, sendo 13 na praça de alimentação, que contará com 1500 m², 300 mesas e 1200 cadeiras. Além disso, a Feira Forte 2012 oferece ao visitante mais de mil vagas de estacionamento.
No total, o evento terá mais de 20 diferentes segmentos comerciais divididos em vestuário (feminino, masculino, unissex, infantil, moda praia, fitness, sportwear e teen), calçados, bolsas e acessórios, cosméticos, joias e bijuterias, informática, internet, construção, alimentação, segurança, recreação, automóveis e motos, aviões, náutica, publicidade, hotelaria, decoração e acessórios para o lar, eletrodomésticos e móveis, maquinário e ar-condicionado, saúde e institucionais.
A nona edição da Feira conta com a realização e organização da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA), e tem o apoio institucional da Prefeitura de Cabo Frio, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), do SEBRAE/RJ e do CDL/Cabo Frio.

Serviço: Feira Forte 2012
Data: 6 a 10 de junho
Local: Espaço de Eventos – Estrada de Perynas, s/n° – Cabo Frio- RJ.
Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 14h às 23h. Domingo, das 12h às 21h.
Entrada: R$3,00 – ficam isentos do pagamento menores de 12 anos e idosos com mais de 60.

Viviane Teixeira

Portadores de necessidades especiais ganham cadeiras de roda em Araruama


Secretária Paula Pêgas e o cadeirante José Fernando da Silva
Foto: Renato Seixa

 A Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Renda de Araruama (Sepol) atendeu, esta semana, um novo grupo portadores de necessidades especiais. Eles receberam das mãos da secretária e primeira dama, Paula Pêgas, cadeiras de roda e cadeiras higiênicas. Ao todo foram oito cadeiras de cada modelo, que vão levar mais dignidade à vida dos beneficiados: Adenaldo Espíndola, Maria de Jesus, Ulisses Gomes, Severina Gomes da Silva, Milton Batista Ramos, Dilma de Mello Moura, Aríades Silva e José Fernando da Silva. A doação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e segundo Paula, já está sendo agendada a entrega de novas cadeiras, próteses e órteses, pernas mecânicas, muletas, andadores e aparelhos auditivos.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cabo Frio já vacinou 50% do público alvo contra a gripe



No país o percentual é de 47%, enquanto no estado é de 37%


            A uma semana do término da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe – que vai até sexta-feira, dia 25 – os índices alcançados até agora não são muito animadores, nacionalmente. Em todo o país, apenas 47% da população procurou as unidades de saúde e, no estado, a marca chega a 37%. Já em Cabo Frio, a situação é melhor que a média nacional e a cidade já vacinou 50% do público alvo. A meta, porém, do Ministério da Saúde é alcançar 80% em todos os grupos.
Até o momento, as crianças representam 59% de imunizados, enquanto as gestantes e os idosos registram 49%, cada. Trabalhadores de saúde somam 53%. A Superintendência de Saúde Coletiva do município alerta que até o momento não há perspectivas de prorrogação da campanha contra a influenza.
- Não sabemos ainda se o prazo será estendido, então convocamos as pessoas dos grupos alvo a procurarem a unidade de saúde mais próxima da residência para se protegerem – destacou a médica Lucy Pires, Superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

1 - PAM Santo Antônio: Avenida Beira Mar, s/nº - Tamoios;

2 - Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos: Estrada Velha Caminho de Búzios, s/nº - Jardim Esperança;

3 - Centro de Saúde Oswaldo Cruz: Rua Florisbela Roza da Penha, s/nº - Bairro Braga;

4 - Posto de Saúde Praia do Siqueira: Rua Rondônia, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;

5 - Posto de Saúde Unamar: Rodovia Amaral Peixoto, km 133 - Unamar - Tamoios;

6 - P.S.F. Boca do Mato: Rua Rosalina C. da Fonseca, nº 200 - Bairro Boca do Mato;

7 - P.S.F. Cajueiro: Rua Machado de Assis, s/nº - Bairro Cajueiro;

8 - P.S.F. Caminho de Búzios: Quadra 07, Lote 37: Rua Hortência - Bairro Caminho de Búzios;

9 - P.S.F. Gamboa: Rua José Veiga, s/nº - Bairro Gamboa;

10 - P.S.F. Jacaré: Rua do Pomar, nº 23 - Bairro Jacaré;

11 - P.S.F. Jardim Caiçara: Rua Inglaterra, nº 478 - Bairro Jardim Caiçara;

12 - P.S.F. Jardim Náutilus: Rua Guiana, s/nº - Bairro Jardim Náutillus;

13 - P.S.F. Manoel Corrêa: Rua 07, nº 33 - Bairro Manoel Corrêa;

14 - P.S.F. Maria Joaquina: Rua Harmonia, s/nº - Bairro Maria Joaquina;

15 - P.S.F. Monte Alegre: Rua Dr. Cardoso da Fonseca, s/nº - Bairro Monte Alegre;

16 - P.S.F. Tangará: Rua Castro Alves, s/nº - Bairro Tangará;

17 - P.S.F. Vila do Sol: Rua 3, nº 246 - Bairro Vila do Sol;

18 – P.S.F. Porto do Carro: Avenida Rosalina Cardoso da Fonseca, s/nº - Bairro Porto do Carro;

19 – P.S.F. São Jacinto: Estrada de Campos, s/n° - Bairro São Jacinto; 20 – P.S.F. Botafogo: Rodovia Amaral Peixoto, km 121 - Bairro Botafogo;

21 – P.S.F. Nova Califórnia: Rua das Pacas, n°381, Loteamento Quadra B – Gravata II - Bairro Nova Califórnia;

22 – P.S.F. Vila Nova: Avenida Teixeira e Souza, n°632 - Vila Nova;

23 – P.S.F. Angelim: Estrada do Angelim, s/n° - Angelim;

24 – P.S.F. Araçá: Estrada do Araçá, s/n° - Araçá.


Nicia Carvalho

Caminhada contra o abuso sexual será nesta sexta


 
Atividade seria realizada no último dia 18 mas foi adiada devido ao mau tempo

 Está confirmada para esta sexta-feira (dia 1º) a caminhada pelo Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil, comemorado no último dia 18 com várias atividades na Praça da Bíblia, no Centro de Araruama. No entanto, a caminhada, que aconteceria no mesmo dia, acabou sendo adiada por conta do mau tempo.
Organizada em parceria pela Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação de Araruama (através do CREAS), Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (NACA), Fundação para Infância e Adolescência (FIA) e Secretaria Municipal de Educação, a caminhada terá concentração a partir das 15 horas na Praça da Bíblia, e saída às 16 horas, seguindo em direção à sede da Prefeitura Municipal, na Avenida John Kennedy.
- Gostaríamos de contar com a presença de todo mundo nesta caminhada, que é uma forma de nos mobilizarmos e mostrarmos que em Araruama estamos todos juntos na luta pela defesa de nossas crianças e adolescentes – comentou a secretária de Política Social e primeira dama da cidade, Paula Pêgas.
Além da caminhada, o dia 1º também marcará o encerramento da “roda de bate papo” que acontece todos os dias, desde o último dia 18, mobilizando alunos do ensino fundamental e segundo segmento em 16 escolas do município.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e é considerado uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Apesar de sua natureza hedionda, até hoje é um crime impune.
Para facilitar o trabalho de denúncia o Governo Federal criou o “Disque 100” que possibilita que o cidadão denuncie os casos de violação dos direitos humanos contra crianças e adolescentes. Em Araruama, as denúncias também podem ser encaminhadas ao Ministério Público (22) 2665-1134; Conselho Tutelar (22) 2665-5775; CREAS (22) 2665-5642 e NACA (22) 2665-1717. O atendimento é gratuito e a denúncia poderá ser feita de forma anônima.


Cabo Frio realiza ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco


 
    A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Saúde Coletiva e do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, realiza uma ação de conscientização pelo Dia Mundial Sem Tabaco, nesta quinta-feira, dia 31 de maio, na Praça Porto Rocha, Centro da cidade. As atividades serão realizadas das 9h às 14h.
            Na mobilização haverá distribuição de panfletos educativos e informações sobre o programa de tabagismo de Cabo Frio. A iniciativa conta, ainda, com a participação da equipe do Programa de Controle do Tabagismo do município, com médicos e psicólogos, do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), da Associação Brasileira de Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e de estudantes de enfermagem.
            - Em um ano de programa temos muito boa aceitação no município, com resultados positivos. Até o final do ano novos pontos de atendimento serão espalhados pela cidade – disse Renata Moura, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, acrescentando que também serão fornecidas informações sobre o mesmo.

Serviço
Programa Municipal de Controle do Tabagismo
PAM: Rua Fagundes Varela, s/n° – São Cristóvão
Funcionamento: segundas e terças-feiras a partir das 13h.


Nicia Carvalho


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Feira Forte 2012: varejo apresenta segmentos variados em mais de 200 stands



Público feminino, que representa 60% na feira, terá atenção especial


A Feira Forte 2012, evento que acontece de 6 a 10 de junho em Cabo Frio, contará, em sua nona edição, com um mix especial na área do varejo. Além de prezar pela variedade, tem como pontos fortes a qualidade dos produtos e os descontos que podem chegar a até 70%. Nos mais de 200 stands da feira o visitante poderá encontrar um pouco de tudo, de roupas a materiais de informática, de utensílios para o lar a carros e peças, de joias e bijuterias a motos aquáticas, lanchas e aviões.
O público feminino, que de acordo com pesquisas organizadas durante os eventos anteriores bate a média de 60% dos visitantes, merece atenção especial. Por isso, mais de 50% das empresas presentes se dedicará às mulheres. Roupas, entre elas os segmentos de moda praia, moda íntima, fitness, casual e festiva, são o destaque, seguidas por bolsas, calçados, acessórios, joias, bijuterias, decoração, utensílios para o lar, móveis e eletrodomésticos.
Ao todo, e até o momento, são 148 stands dedicados ao ramo do vestuário; doze no ramo de calçados, bolsas e acessórios; 15 de decoração e acessórios para o lar; joias e bijuterias, nove stands; outros nove na área de informática e internet, além dos segmentos de maquinário em geral, saúde, publicidade, construção, entre outros.
A praça de alimentação do evento contará com mais de 1500 m² em meio aos 8 mil m² de área coberta. No total, serão 300 mesas e 1200 cadeiras disponíveis para o público e os stands deste local comercializarão desde bebidas diversas a lanches e refeições especiais. Na praça também será realizada a programação cultural e musical da Feira Forte 2012.
O espaço externo do evento vai contar com a área náutica, área de exposição de pequenos aviões, a exemplo do girocóptero, e espaço para automóveis e peças automotivas. Nesse local também ficará a recreação infantil.
A Feira Forte 2012 conta com a realização e organização da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA), também tem o apoio institucional da Prefeitura de Cabo Frio, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), do SEBRAE/RJ e do CDL/Cabo Frio.


Serviço: Feira Forte 2012
Data: 6 a 10 de junho
Local: Espaço de Eventos – Estrada de Perynas, s/n° – Cabo Frio- RJ (atrás da antiga Sendas).
Horário de funcionamento: De quarta a sexta-feira, das 14h às 23h. Domingo: das 12h às 21h.
Entrada: R$3,00 – ficam isentos do pagamento menores de 12 anos e idosos com mais de 60.


Viviane Teixeir

terça-feira, 22 de maio de 2012

Prefeitura e Câmara vão homenagear enfermeiros




 Nesta quarta-feira (23) a Prefeitura Municipal de Araruama e a Câmara de Vereadores promoverão o evento Profissional Destaque da Enfermagem, uma homenagem criada através da resolução nº 002, de 27 de abril de 2012, de autoria da vereadora Marizete Ramos, por conta do dia do enfermeiro, comemorado no último dia 12. O evento acontecerá às 19h30, no Teatro Municipal de Araruama, localizado na Praça Antonio Raposo, no Centro da cidade, com entrega de Certificado de Congratulações a diversos profissionais de enfermagem que atuam no município, entre outras atividades.

A origem da data

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.

Saúde de Cabo Frio promove ação de conscientização para prevenção à dengue em Tamoios


  
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Saúde Coletiva e equipe de funcionários da Vigilância Sanitária/Educação em Saúde, realiza amanhã, dia 23, apresentação com teatro de fantoches na escola Jardim de Infância, em Aquárius, no Segundo Distrito, sobre prevenção e combate à dengue. A ação acontece a partir das 14h para crianças de 2 a 6 anos de idade.
Segundo a Superintendência de Saúde Coletiva, o objetivo é alertar pais e crianças - de maneira lúdica através de bonecos de fantoche - sobre os perigos e formas de se proteger contra a dengue.

Sobre a doença
Sintomas: Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica: Febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica: Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.


Nicia Carvalho 
Fonte: Ministério da Saúde

domingo, 20 de maio de 2012

Escola é homenageada com Moção de Aplausos




    A Câmara Municipal de Vereadores de Araruama homenageou, esta semana, a diretora da Escola Municipal Parati, Valdinéia Macedo Santana, e toda a equipe, com Moção de Aplausos pelo projeto “Educar é preparar para a vida”, que promove palestras sobre relacionamento escolar e familiar, para pais, alunos e professores. A iniciativa de homenagear a escola pelo projeto partiu da presidente da Câmara, a vereadora Marizete Ramos de Andrade, que destacou a importância desta ação.
Além da diretora, também foram homenageados Alcenira Maria de Oliveira, Alessandra Teles Ramalho, Aline Lima Santos, Ana Paula Baaz da Silva, Cláudia de Miranda Bragonte, Carla Castellati d’Alvear, Carmem Lucia Assaf Guimarães, Claudinete dos Santos Barbosa,  Daniele Correa Pinheiro, Débora de Morais Martins,  Flávia Marinho Conceição,  Graziele Coutinho Figueiredo,  Gersonita de Lima Coutinho dos Santos,  Iranilso da Costa Ferreira, Leci Souza e Silva, Luciana Velasco de Oliveira, Luiz Henrique Santana Matos, Marcelo Sena Peroba, Marcos Vinícius Gomes,  Rafaela Marinho Mendes, Regina Maria Roldão da Silva, Sandra Amaral da Costa e Vilma Maria Moraes Salgueira.

Alunos e Profissionais da Educação se preparam para o Dia do Desafio



No dia 30 de maio, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais de Cabo Frio participarão do “Dia do Desafio”, evento durante o qual alunos e profissionais realizarão uma série de atividades participando da campanha mundial de incentivo à prática regular de exercícios físicos em benefício da saúde e do bem-estar individual e coletivo. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras no dia 30 e pratiquem, durante 15 (quinze) minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
O Dia do Desafio acontece no Brasil desde 1995, sendo organizado pelo SESC-SP, e é realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio quando comunidades de todo o continente americano promovem atividades diversificadas, tais como: caminhadas, trabalho no campo, seresta, cavalgada, passeio ciclístico, ginástica laboral, atividades recreativas para crianças e adultos, dança de salão, atividades de limpeza e arrumação, gincanas, aulas de dança, artes marciais, jogos, brincadeiras etc.
Sabe-se que a prática regular de exercícios físicos vem acompanhada de inúmeros benefícios como fortalecimento dos ossos e das articulações, perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora de diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o colesterol “bom”). Com o hábito de exercícios físicos, acontecem, ainda, regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora do fluxo de sangue para o cérebro, redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão, melhora da autoestima, além de exercer efeitos no convívio social do indivíduo tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Simone Obrecht

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cabo Frio é divulgado em Buenos Aires no workshop "O Rio é de Vocês"


Foto e texto: Eliane Ribeiro



Cabo Frio esteve presente, na última terça-feira, dia 15 de maio, no workshop “O Rio é de Vocês”, realizado no hotel Pestana, em Buenos Aires. O encontro teve início às 15h, com rodada de negócios seguida de exibição de vídeo sobre a preparação da capital fluminense para os eventos esportivos internacionais, que acontecerão nos próximos anos, e sorteios de brindes e viagem para os agentes e operadores de turismo.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das belezas do estado do Rio de Janeiro, que é considerado a principal porta de entrada para o turismo internacional em nosso país. A mesa de negócios da Secretaria de Turismo de Cabo Frio foi muito procurada pelos profissionais da área que sempre se encantam com as belezas naturais e os atrativos históricos da cidade. Um dos operadores afirmou que, para quem busca uma cidade praiana, “Cabo Frio é um destino que cobre todas as expectativas”.
- Convidamos as 40 principais operadoras argentinas para participarem da rodada de negócios, com o objetivo de promover o relacionamento direto com os expositores do estado do Rio. Com isso, facilitamos o intercâmbio comercial entre o trade fluminense e as empresas especializadas – afirmou Erli de Jesus, assessor de imprensa do evento.  
O workshop “O Rio é de Vocês” vem sendo realizado há 22 anos com objetivo de promover, comercializar e divulgar com exclusividade os produtos turísticos fluminenses nos principais centros exportativos de turistas para o estado do Rio de Janeiro. Nesta edição, o evento contou com a presença de 180 agentes e operadores de turismo.
O trabalho da equipe da Secretaria de Turismo, em Buenos Aires, terá continuidade nesta quarta-feira, dia 16, com o “Seminário Capacitación y Presentación Cabo Frio y Arraial do Cabo”, com um café da manhã, também no hotel Pestana, a partir das 08h30.

Escritor Alberto Leal lança o livro “Cabo Frio - 1503” nesta sexta-feira, dia 18 de maio



A Secretaria de Cultura de Cabo Frio convida para o lançamento do livro “Cabo Frio - 1503”, do escritor Alberto Leal, que será realizado nesta sexta-feira, dia 18 de maio, no Museu José de Dome – Charitas, a partir das 19h.
Resultado da ampla pesquisa realizada pelo autor, a obra descreve a epopéia da cidade de Cabo Frio, iniciada com a semente lançada por Dom Manuel I, “O Venturoso” rei de Portugal, com suas expedições exploratórias e colonizadoras enviadas ao Novo Mundo.
A obra narra ainda a fixação dos portugueses na terra e como defenderam a integridade da futura nação contra o assalto às suas riquezas por parte dos franceses e holandeses primitivos. Mostra também os costumes dos índios que aqui viviam e descreve ainda como os portugueses, com o auxílio de tribos silvícolas aliadas e dos primeiros brasileiros natos, deram o merecido fim às aventuras contra a terra brasileira. No ápice do interesse, entretanto, está a surpreendente revelação do posicionamento do primeiro assentamento colonial da América do Sul, qual seja o legendário forte fundando por Américo Vespúcio em 1503.


Viviane Rocha

Cabo Frio comemora Dia do Gari com festa



A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Secaf – autarquia responsável pela limpeza da cidade –, realiza no próximo sábado, dia 19, uma festa em homenagem ao Dia do Gari, comemorado hoje, dia 16 de maio.  Cada convidado, funcionário do setor municipal, terá direito a levar companheiros e filhos. Na entrada, o participante receberá um cartão numerado para concorrer ao sorteio de eletrodomésticos.
A festa terá apresentação de uma banda de forró local; área de lazer para crianças; churrasco, água, refrigerante e cerveja liberados. O evento acontece no Bosque Clube, à Avenida Wilson Mendes, nº 600, Porto do Carro.


Diogo Reis

Araruama: Mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual contra a Criança e o Adolescente



             Na próxima sexta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso contra a Criança e o Adolescente. Em Araruama será realizada mobilização durante todo o dia na Praça da Bíblia, no Centro, com distribuição de material de conscientização. Como parte da programação será realizada passeata às 16h, saindo da Praça da Bíblia em direção a Prefeitura.
O evento está sendo organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação, através do CREAS, o Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (NACA), a Fundação para Infância e Adolescência (FIA)  e a Secretaria Municipal de Educação.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e é considerado uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Apesar de sua natureza hedionda, até hoje é um crime impune.
Para facilitar o trabalho de denúncia o Governo Federal criou o “Disque 100” que possibilita que o cidadão denuncie os casos de violação dos direitos humanos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Idosos, gestantes e cadeirantes terão lugar reservado em show do cantor Milton Nascimento



Cantor se apresenta na Praia do Forte nesta sexta-feira, às 22h


“Cabo Frio é Show o Ano Inteiro”. O projeto da Prefeitura Municipal, organizado pela Coordenadoria de Eventos da cidade, traz o cantor Milton Nascimento para uma apresentação às 22h da próxima sexta-feira, dia 18, na Praia do Forte. Desta vez, a novidade é que idosos, gestantes, cadeirantes e seus acompanhantes terão um espaço reservado só para eles.
Após uma reunião, realizada na noite da última segunda-feira, dia 14, entre o Prefeito Marcos da Rocha Mendes e o Coordenador de Eventos, Saulo Mira, ficou decidido que serão disponibilizadas 100 cadeiras para idosos e gestantes, além de seus respectivos acompanhantes, que estarão distribuídas em frente ao palco. Cadeirantes também terão acesso a esta área.
- Nós temos observado que a presença dos idosos tem sido muito significativa durante os shows que trouxemos para Cabo Frio com este projeto. Por isso pensamos em uma maneira de atendê-los da melhor maneira possível e disponibilizar este espaço para eles foi, com certeza, uma decisão acertada – afirmou o coordenador Saulo Mira.
Para garantir um lugar nesta área reservada, os interessados ou acompanhantes deverão comparecer à sede da Coordenadoria de Eventos, situada no Píer de Transatlântico, localizado à Avenida Assunção, s/n°, a partir desta terça-feira, dia 15, até o dia do evento, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para o cadastro, é necessário estar munido do documento de identidade de ambos.
No dia do show do cantor Milton Nascimento haverá um representante da Coordenadoria de Eventos na entrada da área reservada a fim de conferir os documentos registrados. Estando tudo de acordo, os beneficiados receberão uma pulseira de identificação.
Estrutura e trânsito – A estrutura do palco onde o cantor Milton Nascimento se apresentará no dia 18 de maio começou a ser montada na segunda-feira, dia 14, e deve ficar pronta nesta quinta-feira, dia 17. No dia do show, em função do grande fluxo de veículos e pedestres em direção ao evento, algumas ruas próximas ao palco estarão interditadas temporariamente.
Quem vier da Passagem em direção à orla da Praia do Forte encontrará a Avenida do Contorno bloqueada nos dois sentidos, até a altura da Duna Boa vista. A opção para o motorista é retornar pela Rua Antônio Feliciano de Almeida, em direção ao Centro da cidade. Já o motorista que trafegar pela orla, deverá fazer o retorno em direção ao Centro pela Avenida Nilo Peçanha. A liberação das vias interditadas será feita a partir das 12h de sábado, dia 19.


Carolina Rocha

Feira Forte 2012: reunião com expositores acontece amanhã




A organização da Feira Forte 2012 reúne amanhã, dia 16 de maio, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA), os expositores para uma reunião de trabalho e entrega do manual que rege o evento deste ano. O café da manhã terá início às 8h e será conduzido pela Comissão Organizadora da Feira. Estão sendo esperados para o encontro mais de 70 empresários que já confirmaram a participação na nona edição da Feira Forte.
O evento 2012, que será realizada no feriado de Corpus Christi, de 6 a 10 de junho, contará com mais de 8 mil metros quadrados de área coberta, mais de 200 stands no setor do varejo, 13 na praça de alimentação, além da área reservada ao setor náutico e de automóveis. Haverá também o espaço destinado à recreação infantil. Na Feira, serão comercializadas roupas em geral – feminina, masculina, infantil, moda praia, íntima e fitness –, além de calçados, bolsas e acessórios, joias, móveis e utensílios para o lar, colchões, eletrodomésticos, cosméticos, entre outros produtos com preços promocionais.
Os empresários que ainda desejam participar da Feira Forte 2012 devem procurar a direção da ACIA em sua subsede que fica à Rua Major Belegard, 409, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Informações também poderão ser obtidas através do telefone: 2647-6333.
A Feira Forte 2012 é uma realização da ACIA com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Serviço:
Auditório da ACIA – Rua Bento José Ribeiro, 18, 3º andar, Centro de Cabo Frio.
Feira Forte 2012 – 6 a 10 de junho - Espaço de Eventos, em Perynas, s/nº (atrás da antiga Sendas).



Viviane Teixeira