sexta-feira, 30 de março de 2012

Assistência Social de Cabo Frio indica jovens para curso de mecânico de manutenção



Terá início na próxima segunda-feira, dia 2, o primeiro curso de mecânico de manutenção em Cabo Frio. Inicialmente para uma turma de 20 alunos indicados pela Secretaria de Assistência Social, o curso terá o total de 832 horas/aulas e será ministrado pelo Senai no centro profissionalizante da refinaria de sal Cisne.
As inscrições ficaram a cargo do SINE e o processo de seleção, por  sua vez, foi do Senai. Os 12 primeiros colocados no exame de seleção serão empregados pela  Cisne, com carteira assinada, e receberão meio salário mínimo para frequentar o curso.
Entre os aprovados encontram-se seis jovens do sexo feminino. A relação dos aprovados, em ordem de classificação, é a seguinte: Kevin Rodrigues Moreira, Julian Oliveira Tavares, Karla Pereira Olegário, Diego Fagundes Rodrigues, Ricardo Lopes Silva, Rafael Silva Barbosa, Aline Duarte Santos, Jhonatan Oliveira Tavares, Leticia de Oliveira Motta Bartholomeu, Glauber Peixoto dos Santos, Elton Ribeiro Vasconcelos, Gabriel Ferreira de Queiroz, Maryana Marinho de Almeida, Mauricio Mota de Moura, Lury Santos Nunes, Larissa Ferreira Alves, Erica Santos da Silva, Lucas Marques Alcântara, Maike Pires de Oliveira Marques e Fernanda Oliveira Martins de Aguiar.

Osvaldo Ramos

Semana Santa terá extensa programação religiosa em Cabo Frio



A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria Geral de Eventos, preparou uma extensa programação religiosa para Semana Santa no município. O feriado, que se inicia no dia 6, Sexta-Feira Santa, e vai até o dia 8, Domingo de Páscoa, contará com missas, vigílias, procissões e a tradicional encenação da Paixão de Cristo. 
Dia 6, sexta-feira, às 9h, acontece a Procissão do Encontro Nossa Senhora das Dores, saindo do Convento Nossa Senhora dos Anjos, e Senhor dos Passos, prosseguindo da Capela de Santa Izabel, com encerramento na Igreja Matriz Auxiliar às 15hCelebração da Paixão e Morte do Senhor, na Igreja Matriz Auxiliar; às 18h, a Procissão do Senhor Morto percorre a Avenida Nossa Senhora da Assunção e, às 20h, a Encenação da Via Sacra, no Largo de Santo Antônio.
Este ano a novidade fica por conta da Encenação da Paixão de Cristo que terá mais um palco, com mais uma passagem bíblica. Para Valtenci Silveira, responsável pela montagem do palco da Via Sacra, o espetáculo, que completa 24 anos de apresentação em Cabo Frio, atrai um público cada vez maior, todos os anos:
- Estrearemos um novo palco, totalizando sete cenas. Neste novo espaço, além da abertura do espetáculo, serão apresentadas as cenas das “Tentações dos Demônios a Jesus”, das curas e o texto do “Sermão da Montanha”. O evento, que já faz parte do calendário de nossa cidade, vem crescendo a cada ano. Em nossa última apresentação, recebemos um público de aproximadamente 30 mil espectadores. Atualmente, a encenação é feita apenas com artistas locais, a maioria amadores, mas já tivemos atores globais como Ângela Vieira, Carolina Dieckmann, Daniela Escobar, Leonardo Brício, Eduardo Moscovis, Murilo Benício e Marcos Frota, dentre outros – disse ele.
No dia 7, sábado, às 20h, acontece a celebração da Vigília Pascoal e Santa Missa da Ressurreição do Senhor, na Igreja Matriz Auxiliar; às 23h, os fiéis poderão acompanhar a Procissão de Jesus Ressuscitado e Louvor. Já no dia 8, Domingo de Páscoa, acontecem missas na Igreja Matriz Auxiliar, às 8h30, 18h e 20h.


Adriane Andrade

Cabo Frio futsal pega o Fla hoje


Cabo Frio Futsal enfrenta C.R. Flamengo nesta sexta-feira

O time adulto do Cabo Frio Futsal enfrenta o Flamengo pelo Campeonato Carioca. A partida acontece nesta sexta-feira, dia 30, às 20h, no Ginásio Poliesportivo de Duque de Caxias pela terceira rodada. A equipe praiana está em terceiro lugar da competição, com seis pontos.
O Cabo Frio Futsal recebe apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Liga de Futsal de Cabo Frio, e o Campeonato Carioca é organizado pela Federação de Futsal do Rio de Janeiro (FFSERJ).

Diogo Mesquita 

Alexandre Pires cantará em Cabo Frio em abril


 
Projeto Cabo Frio é Show o Ano Inteiro completa um ano e retorna com show de Alexandre Pires

Promovido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o Projeto “Cabo Frio é Show o Ano Inteiro” iniciará a temporada 2012 no próximo dia 13 de abril, às 23h, com a apresentação do cantor Alexandre Pires, na Praia do Forte, em palco montado próximo à Duna Boa Vista.
Saulo Mira, Coordenador Geral de Eventos de Cabo Frio, ressalta a importância do projeto:
- O “Cabo Frio é Show o Ano Inteiro” retorna agora em abril, justamente quando completa um ano de existência. Tivemos, ao longo de 2011, shows de grande repercussão como Ana Carolina, Maria Rita, Maria Gadú, Roupa Nova, Grupo Molejo, Diogo Nogueira, NX Zero, Revelação. Esperamos repetir o enorme sucesso do projeto, trazendo ainda mais diversão e entretenimento ao público – afirmou o Coordenador.
Alexandre Pires - O músico, que iniciou sua carreira em 1989 com o grupo Só Pra Contrariar (SPC), conquistou, em pouco tempo, não apenas os palcos nacionais, mas também internacionais. Em 1993, o SPC lançou seu primeiro álbum intitulado “Que Se Chama Amor”. Em 1997,  sucessos como "Depois do Prazer" e "Mineirinho" levaram o grupo a gravar um álbum em espanhol, conquistando, assim, os países hispânicos.
Em 2001, já consagrado como intérprete do SPC, Alexandre Pires partiu para a carreira solo com o disco “É Por Amor”, que têm versões gravadas em espanhol e português. No currículo do cantor, diversos prêmios e participações especiais. Alexandre Pires dividiu o palco com músicos como Glória Estefan, Alejandro Sanz, Netinho de Paula, Jorge Vercilo, além de receber o prêmio de “Melhor Artista do Ano”, em 2001, no Latin Music Award, e um Grammy, na categoria Engenharia de Som, em 2002.
                                                                                     


Adriane Andrade

quinta-feira, 29 de março de 2012

Empresários americanos visitam aeroporto de Cabo Frio


Comitiva dos Estados Unidos visita Aeroporto de Cabo Frio


Uma comitiva integrada por representantes da Prefeitura de Houston (EUA) e empresários americanos visitará, na manhã desta quinta-feira, dia 29 de março, a área do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A chegada da comitiva está marcada para as 10h30, em voo direto para Cabo Frio. O interesse americano é pela instalação de empresas na área do Complexo Logístico (CONLOG) a ser implantado. Na ocasião, a comitiva fará um sobrevoo por todo o entorno do aeroporto.
A visita objetiva a assinatura de um convênio de cooperação comercial entre as cidades de Houston e Cabo Frio, o Houston/Brasil – Gateway. Fazem parte da comitiva Andrew Icken, Chefe do Escritório da Prefeitura de Houston, diretamente ligado à prefeita local, Annise Parker, em visita ao Brasil – nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro – para o estabelecimento de diferentes tipos de relações comerciais, além de Jeff Moseley, President & CEO of GHP – Greater Houston Partnership (espécie de Câmara de Dirigentes Lojistas) e Mário Diaz, Diretor do Departamento de Aviação da Cidade de Houston e Gestor dos três aeroportos que compõem a cidade americana. Os membros da comitiva serão recebidos pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves, pelo Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Carlos Victor Mendes, e pelo Coordenador de Indústria Comércio, Trabalho e Pesca, Ricardo Azevedo.
O convênio de cooperação comercial tem foco na indústria de Petróleo e Gás no Brasil, mediante a oferta do Aeroporto Internacional de Cabo Frio e áreas adjacentes (CONLOG). A ideia é implantar em Cabo Frio empresas de Houston, especialmente as pequenas e médias, atraídas por facilidades como área de demonstração e teste de mercadorias (showroom), possibilidade de armazenagem de produtos em áreas alfandegadas promovendo as vendas no Brasil, entre outras oportunidades oferecidas pelo Aeroporto local.
O intercâmbio promete dar como retorno ao município fluminense, além da intensificação do comercial entre as duas cidades, vantagens como o aumento da arrecadação de impostos e geração de postos de emprego permanentes.



                                    Viviane Teixeira

102 vagas de emprego em Cabo Frio


BOM oferece 102 vagas de emprego esta semana


O Banco de Oportunidades Municipal (BOM) está oferecendo 102 vagas de emprego em Cabo Frio para esta semana. O interessado deve procurar um dos órgãos da Secretaria de Assistência Social para fazer a inscrição.  Para ter acesso às vagas, basta cadastrar o currículo pelo site (http://www.bomcabofrio.rj.gov.br).
O BOM é uma ferramenta que a Prefeitura de Cabo Frio coloca à disposição dos moradores visando o aumento de geração de renda e emprego. Trata-se de um classificado via internet, gratuito, onde estão disponibilizadas as ofertas de vagas de emprego para profissionais em geral. E, ainda, apresenta currículos de quem se oferece para serviços temporários ou fixos.
Os postos de atendimento estão instalados nos sete CRAS do município (Praia do Siqueira, Jacaré, Jardim Nautilus, Manoel Corrêa, Jardim Esperança, Monte Alegre e em Tamoios, no Segundo Distrito). E ainda no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), no Parque Central; no Centro de Convivência do Idoso, em São Cristovão; e na Secretaria de Assistência Social, no Braga.


Diogo Reis



terça-feira, 27 de março de 2012

Tribunal atesta contas de Chumbinho na câmara de São Pedro



   O suplente de deputado estadual Cláudio Chumbinho (PT) é o 1º pré-candidato apto a candidatar-se a prefeito de São Pedro da Aldeia nas eleições de 7 de outubro de 2012. Na quinta-feira, 22/03, Chumbinho teve suas contas aprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), tendo seus sete conselheiros e o Ministério Público Estadual votado a favor da aprovação de suas contas quando presidente da Câmara Municipal aldeense.

Cláudio Chumbinho marcou a história política aldeense ao ser o 1º presidente de câmara a devolver dinheiro aos cofres da prefeitura. Entretanto, um equívoco cometido pelo corpo instrutivo do TCE, ao avaliar as prestações de contas de 2007, acabou lhe acarretando uma falsa imputação de irregularidade.

Os técnicos do tribunal somaram em dobro os valores de remuneração dos vereadores e isso fez com que o valor final das despesas aumentasse em mais de R$ 80 mil reais. Esse erro gerou um acréscimo que superaria o limite máximo permitido pela Constituição Federal para os gastos com pessoal e, dessa forma, acarretaria uma presunção de irregularidade.

Ao ser constatado o erro, a assessoria jurídica de Chumbinho apresentou recurso ao TCE apontando o equívoco e requerendo que as contas fossem refeitas para sua correção. Diante dos argumentos levantados pelos advogados e pontualmente corrigidos pelo corpo técnico do Tribunal de Contas, as contas foram novamente apreciadas e declaradas regulares, sendo aprovadas.

O pleito eleitoral de 2012 promete ser o mais limpo de todos os tempos. Após a definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a incidência da Lei apelidada de "FICHA LIMPA" muitos pretensos candidatos viram frustradas suasintenções de buscar um lugar na disputa eleitoral de 2012. A lei tem por objetivo impedir que pessoas já condenadas por crimes graves contra a sociedade ou que foram gestores do dinheiro público e fizeram mal uso de seu cargo, possam vir a ocupar novamente uma vaga na administração pública.

Com grande repercussão da matéria na mídia, muitos pré-candidatos já sabem que terão que abrirmão da candidatura, caso não consigam resolver seus problemas com a Justiça.

Semana Teixeira e Sousa: Abel Silva será o palestrante desta terça-feira




A programação da Semana Teixeira e Sousa contará, mais uma vez, com a presença ilustre de Abel Silva. Dessa vez, o famoso compositor da música brasileira, cabofriense, ministrará palestra na terça-feira, dia 27, às 20h, na Casa de Cultura José de Dome - Charitas. Abel falará do assunto que domina com maestria: “A Poesia na MPB”.
A programação da terça-feira, entretanto, tem início às 10h com a Oficina Literária na Praça Porto Rocha. Neste dia, tanto a Oficina, como a Tenda (a partir das 14h), terão participação expressiva da Rede Municipal de Ensino. Os alunos exibirão maquetes, varal de poesias, esquetes, apresentações musicais, entre outras atividades. O reforço na parte da tarde fica por conta da presença da arquivista Meri Damaceno, que contará “causos” de Cabo Frio.
À noite, acontece a apresentação da banda Raizeira, no Corredor Cultural do Charitas. Logo após, tem início a palestra de Abel Silva.
Abel Silva - Ao longo de sua trajetória, Abel Silva escreveu grandes sucessos da MPB, tem parceiros renomados e foi “cantado” por grandes nomes de nossa música. Formado em Letras pela UFRJ, hoje é professor da mesma faculdade e também da PUC. Também foi professor da Escola de Comunicação e editor de cultura do seminário Jornal Opinião e da revista de cultura Anima, onde colaborou ao lado de nomes como João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Ronaldo Bastos, entre outros. Escreveu o seu primeiro romance, “O Afogado”, em 1971, e o primeiro livro de poesias, “Asas”, em 1979.
A carreira musical teve início a partir da amizade com Fagner, na década de 1970. Da parceria nasceram duas canções: Sangue Pudins e Asa Partida. A primeira música de grande sucesso estourou na voz da cantora Simone. “Jura Secreta” lançou a cantora baiana e foi feita por Abel em parceria com a sua mais constante companheira nas letras que viraram cifras: Suely Costa. 
Na lista de composições está a carnavalesca “Festa no Interior”, gravada por Gal Costa e traduzida para diversos idiomas, “Espírito Esportivo”, “Baldes do Maracanã”, “Bumerangu” e “Cidade dos Brasileiros”, todas em parceria com Moraes Moreira; “Brisa do Mar”, “Entre o sim e o não”, “Homem Feliz” e “Simples Carinho”, com João Donato; “Quando o Amor acontece” e “Desenho de Giz” , com João Bosco; “Água na Boca”, com Tunai; “Promessas, promessas”, com Francis Hime; “A família”, com Edu Lobo; “Asa Partida”,” Dúvida de Amor”, “Amor Escondido”, com Fagner, entre outras. Suas letras foram interpretadas por artistas como Elis Regina, Gal Costa, Simone, Ivan Lins, Zé Renato, Edu Lobo, Fagner, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Nara Leão, João Bosco, Zizi Possi, Emilio Santiago e muitos outros.
Como reconhecimento pela sua contribuição à literatura e à música brasileiras, Abel Silva foi três vezes indicado ao Prêmio Sharp, sendo agraciado com dois deles. Possui mais de 300 composições registradas em seu nome.

Viviane Teixeira

segunda-feira, 26 de março de 2012

Programação do Mês das Mulheres continua em Araruama



      O Dia Internacional da Mulher é oficialmente comemorado no dia 8 de março. Mas, em Araruama, a data é festejada durante todo o mês. Nesta sexta-feira (30), por exemplo, o Sindicato dos Servidores Municipais vai realizar o “Encontro das Rosas”, das 14h às 21h. O evento terá palestras e programação cultural na sede do sindicato, que fica na rua da Constituição, 569, Centro.
No sábado (31), é a vez da Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Política Social, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, realizar o “IV Encontro de Mulheres” na Praça Antonio Raposo, das 7h30 às 18h. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também estará participando do encontro.
O evento vai oferecer diversos serviços:  segunda via de documentos, exame preventivo e colesterol (para este último é preciso estar de jejum por 12 horas), emissão de Carteira de Trabalho, serviço de apoio jurídico e social para portadores de necessidades especiais, auto exame da mama, corte de cabelo, massoterapia, aplicação de flúor para as crianças, aferição de pressão, teste de glicose e limpeza de pele.
Durante o dia, as mulheres poderão contar com uma unidade móvel de atendimento da Delegacia da Mulher, que estará com um ônibus no evento. O esporte não vai ficar de fora, com a tradicional corrida rústica para ambos os sexos, às 8h, e apresentação de capoeira, às 18h. No mesmo dia haverá exposição de quadros e artesanatos com o Projeto Escola Interativa e apresentações musicais gratuitas.                                                  

Cabo Frio vai ganhar duas escolas municipais reformadas no Jacaré


 
Na próxima quarta-feira, dia 28 de março, a Prefeitura de Cabo Frio realizará as cerimônias de reinauguração das Escolas Municipais Prof.ª Cecília Machado Nogueira Guia, às 10h, e Prof.ª Lerinéa Figueiredo, às 15h. Ambas as unidades, localizadas no bairro Jacaré, receberam reformas de infraestrutura para adaptá-las às novas necessidades pedagógicas, melhorando o espaço comambientes apropriados para diversos tipos de atividades e uso.
         A Escola Municipal Prof.ª Cecília Machado Nogueira Guia está localizada à Avenida Wilson Mendes, s/n.º, em um  prédio com capacidade para atender 350 alunos  do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em sua estrutura física há seis salas de aula, salas para a direção, supervisão escolar e orientação educacional, secretaria e sala de arquivos, dos professores, de informática e de leitura, para atividades do Programa Mais Educação. Há ainda refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, dois depósitos de materiais, banheiros para alunos, para professores e funcionários, além de pátio, auditório e elevador para alunos com deficiência.
A Escola Municipal Prof.ª Lerinéa Figueiredo, situada à Rua do Pomar, s/nº, tem capacidade para atender a um total de 320 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A unidade, que foi totalmente reformada e ampliada, possui nove salas de aula, sala de informática, sala dos professores, secretaria, direção, quatro banheiros, almoxarifado, refeitório, cozinha e despensa.


Luciene Pinheiro

sábado, 24 de março de 2012

Dia de Combate à Tuberculose tem conscientização em Cabo Frio


Saúde de Cabo Frio promove ação de conscientização pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose


Para reforçar a importância do combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio (SMSCF), por meio do Programa de Tuberculose e Coordenação das Unidades Básicas de Saúde, vai realizar ação de conscientização pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A iniciativa, que acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 26, em todas as unidades de saúde do município, de 9h às 17h, vai orientar a população e distribuir material informativo sobre prevenção e identificação dos sintomas da doença.
Conhecida como ‘doença de boêmios’ ou ‘peste cinzenta’, a tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas e, no entanto, continua a afligir milhares de pessoas em todo o planeta. Em Cabo Frio, de 2008 a 2010, a incidência de tuberculose para cada grupo de 10 mil habitantes passou de 7,89 para 5,91, tendo o município registrado nesse período 355 casos.
O Programa de Tuberculose do município, coordenado há mais de vinte anos pelo médico tisiologista Ronaldo Azevedo, tem atualmente 24 novos casos em acompanhamento no município. O tratamento é garantido pelo SUS e o paciente recebe medicação e realiza exames, sempre com orientação médica. O tempo mínimo de tratamento é de seis meses, de acordo com cada caso.
- Um paciente curado tem as mesmas possibilidades de pegar novamente a doença que uma pessoa que nunca teve – informou o médico, acrescentando que o diagnóstico precoce auxilia no tratamento.
No Brasil, surgem 71 mil casos e são registradas 4.600 mortes em decorrência de tuberculose a cada ano. A data é uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local, com o objetivo de chamar atenção de todas as esferas de governo e setores da sociedade para buscar ações de controle e combate à doença.
O Brasil é um dos 22 países, priorizados pela OMS, que concentram 80% da carga mundial de tuberculose. Em 2009, foram notificados 72 mil casos novos, correspondendo a um coeficiente de 38/100.000 habitantes.  Esses indicadores colocam o Brasil na 19ª posição em relação ao número de casos. O Estado do Rio de Janeiro tem a taxa de incidência de 70,7/100.000 habitantes.
- É importante salientar que a tuberculose é uma doença curável, através de remédios fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde, e o tratamento não deve ser interrompido antes de completar o tempo determinado, geralmente de seis meses. Desta forma, evita-se o surgimento de microorganismos resistentes e adoecimento de novas pessoas – ressaltou a médica Lucy Pires, Superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.
Sobre a doença - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo Dr, Robert Koch. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch” e a transmissão ocorre através do ar, pela tosse de enfermos com tuberculose pulmonar que ainda não iniciaram o tratamento (bacilíferos), e que eliminam bacilos no ar ambiente, tossindo, falando ou espirrando.  Estes bacilos, ao serem inspirados por pessoas saudáveis, pode levá-las ao adoecimento, por isto a importância de se investigar os contatos próximos do doente.
Os principais sintomas da doença são tosse prolongada (mais de três semanas), febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos, como gânglios, ossos, rins e etc.
A população de maior risco de ser acometida por essa doença são as pessoas que residem em aglomerados ou em situação de extrema pobreza, pessoas privadas de liberdade, moradores de rua, povos indígenas, profissionais de saúde, idosos e indivíduos com HIV positivo. 

Nicia Carvalho

Semana Teixeira e Sousa: Programação no final de semana




A Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio, contará com atrações diversificadas no final de semana (dias 24 e 25 de março). A programação inclui a apresentação da Série Jovens Pianistas, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, sábado, às 19h, e a entrega de comendas e placas comemorativas no domingo, também no Teatro, às 20h. No dia 24, às 10h, tem Oficina Literária na Praça Porto Rocha com os escritores Paulo Orlando e Lindberg Britto e com o historiador e professor Rafael Peçanha. À noite, a série Jovens Pianistas conta com a presença das musicistas Gabriela Queiroz, no violino, e Marina Spoladore, no piano. A apresentação é gratuita.
No domingo, a programação tem como ponto alto a entrega de comendas e homenagens a pessoas que ajudaram a construir, ao longo do ano, o sucesso da Semana Teixeira e Sousa, além de ícones da cultura local. A noite contará, ainda, com a apresentação musical do compositor cabofriense e grande ícone da MPB, Abel Silva, acompanhado dos músicos Alvinho e Tanaka. Os três receberão a placa: “Nossos Valores a Gente Nunca Esquece”.

Segue, abaixo, a lista de homenageados:

Comendas
Manoel Justino
Hebe Cristina

Placas
Entidades:
Academia Cabofriense de Letras
Câmara Municipal de Cabo Frio
Universidade Veiga de Almeida
Ferlagos
Funcionários da Cultura (Zuleika Sant'Anna, Jeane Moreira, Helena
Guimarães, Carlos Ernesto)
Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART)
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
Fundação Cultural Palmares
Imprensa de Cabo Frio
Movimento Negro
Banda Musical Santa Helena

Personalidades
Prefeito Marcos da Rocha Mendes
José Correia
Milton Alencar
Guilherme Guaral
Gustavo Beranger
Elza Santa Rosa
João Felix
Nica Bonfim
Elicéia da Silveira
Nei Lopes
José Louzeiro
Célio Mendes
Walfredo Santos Silva
Rudnei Queiroz
Hasenclever
Ricardo do Carmo
Márcio Werneck (in memorian)
Anita Mureb (in memorian)
Antonio Pompeu
Ivo Saldanha

Nossos Valores a Gente Nunca Esquece
Abel Silva
Alvinho
Marcílio Lopes

Segunda-feira – Na segunda-feira, dia 26, a programação acontece no Centro e no bairro Jardim Esperança. Às 10h, tem Oficina Literária na Praça Porto Rocha, com a contadora de histórias, Regina Figueiredo, e sarau de poesia com a Cia. Teatral Curare. No mesmo horário, no Centro Cultural Anderson Gigabyte, acontece o relançamento do Anuário 2011 e apresentação do contador de histórias, Flávio Peixoto. Às 16h, tem Tenda Literária na Praça com o escritor Célio Mendes, Rosa Fonseca e com o presidente da Academia Cabofriense de Letras, Demócrito Azevedo.
A programação noturna está recheada de atrações. No Charitas, às 19h, tem a apresentação de bossa nova com a dupla Tom & Manu. Às 20h, acontece a palestra do poeta e escritor Affonso Romano de Sant”Anna com o tema: “Que País é Esse? – uma resposta em progresso”. O dia será encerrado com o show de voz e violão de Jorge Villas, no Teatro Municipal, em tributo a Abel Silva, às 21h.

Viviane Teixeira

sexta-feira, 23 de março de 2012

Em Cabo Frio, Busto de Teixeira e Sousa será inaugurado


Semana Teixeira e Sousa: busto do escritor será inaugurado em Tamoios

A programação da Semana Teixeira e Sousa amanhã, dia 23 de março, terá como destaque a cerimônia de inauguração do novo busto do escritor cabofriense na Biblioteca Municipal de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio, às 15h. O busto, em madeira, foi feito pelo escultor Gilmário Santana.
Em Tamoios, além da inauguração do busto, haverá o relançamento do Anuário 2011, produção da Secretaria de Cultura de Cabo Frio com a participação de diversos escritores e estudiosos locais, e a apresentação do esquete “Causos de Cabo Frio”, com direção de Meri Damaceno e atuação de Yuri Vasconcellos.
         A programação na região central da cidade tem início às 10h com a Oficina Literária na Praça Porto Rocha que contará com a participação da contadora de histórias, Regina Figueiredo, e sarau de poesia com a Cia. Cultural Curare, com poemas de Adélia Prado e Garcia Lorca. Às 14h, também na Praça, acontece a Tenda Literária com a presença do professor de História da Universidade Veiga de Almeida, Luis Guilherme Scaldaferri, que falará sobre o seu livro “Os índios na história da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio – séculos XVII – XIX”, escrito em parceria com o historiador Janderson Bax Carneiro. O autor também escreveu o mesmo artigo no Anuário 2011.
À noite, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas –, tem a apresentação da banda Primícia (rock clássico), às 19h. Em seguida, o antropólogo e autor de diversas teses sobre comportamento e cultura brasileira, Roberto da Matta, questiona: “O que faz o Brasil, Brasil?”, em palestra que será realizada às 20h. Da Matta já se dedicou a escrever sobre o carnaval, manifestações religiosas, costumes, esportes, entre outros temas, e seu último trabalho foi o livro “Fé em Deus e Pé na Tábua: como e porque você enlouquece dirigindo no Brasil”, de 2010, que trata sobre mortes no trânsito e o mau comportamento dos brasileiros na direção.  Além de sua obra em livro, ele tem centenas de artigos e ensaios em revistas científicas e coletâneas, bem como verbetes em dicionários e enciclopédias, no Brasil e no exterior.
A noite será encerrada às 21h com a peça “Teixeira e Sousa e todos os outros”, com direção de Anderson Macleyves. A peça conta, de forma bem leve, a trajetória profissional e a vida de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa.


Viviane Teixeira

-- 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Nelson Motta é grande atração do segundo dia



O segundo dia (quinta-feira, dia 22) da Semana Teixeira e Sousa em Cabo Frio terá como principal atração o jornalista, compositor e escritor Nelson Motta. Apresentando um dos temas de seus livros, “Tim Maia”, e com a propriedade de falar como ninguém sobre a MPB, assunto em que é especialista, Motta realiza palestra gratuita, às 20h, na Casa de Cultura José de Dome – Charitas.
A programação do dia, entretanto, tem início às 10h na Praça Porto Rocha. A primeira Oficina Literária da Semana Teixeira e Sousa contará com a presença do poeta Maurício Cardozo. Na ocasião, Maurício recitará poesias. O poeta retorna para a Tenda Literária, às 14h, para falar sobre seu livro em forma de latinha, o “Poesia na Lata – Volume 2”. Ao lado dele, Evangelos Pagalidis fala sobre o texto que escreveu para o Anuário 2011, sobre Antônio de Gastão.
A noite no Charitas tem início às 19h com música no Corredor Cultural. A apresentação do dia fica por conta da Orquestra Choro e Aconchego, formada por integrantes da Banda Santa Helena sob a regência do maestro Jessé, que apresentará arranjos inéditos compostos pelo grande artista Pixinguinha. O destaque fica para a inserção de violino e instrumentos de sopro, permitindo uma nova roupagem às músicas. Às 19h30, será inaugurada, também no Charitas, a exposição dos quadros produzidos durante a Gincana de Pintura, realizada no primeiro dia do evento, e que concorrerão a prêmios. Também estarão expostas as telas vencedoras de 2010 e de 2011.
Após a palestra de Nelson Motta, a noite será encerrada com a apresentação da Cia. Teatral Curare, Cia. de Dança Rosa Demarchi e Ballet Brenda Valentin, às 21h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
Outras informações sobre a Semana Teixeira e Sousa podem ser obtidas no site da Prefeitura de Cabo Frio: www.cabofrio.rj.gov.br.   

Nelson Motta - Nelson Motta é jornalista, compositor, escritor, roteirista e produtor musical. Entre suas publicações está o best-seller “Noites Tropicais”, que vendeu mais de 75 mil cópias. Motta já ministrou mais de cem palestras no Brasil e no exterior, com destaque para as realizadas em Harvard (na School of Brazilian Studies), em Madrid (na Casa de España) e em Oxford (Inglaterra), no Center for Brazilian Studies. O livro “Tim Maia”, tema da palestra de Nelson Motta em Cabo Frio, foi lançado em 2007, virou musical e é sucesso de público e crítica.

Serviço:

Casa de Cultura José de Dome – Charitas
End.: Avenida Assunção, n°855 – Centro, Cabo Frio
Tel.: (22) 2643-2784.

Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
Rua Anibal Amador do Vale, s/n° – Algodoal - Praia do Forte - Cabo Frio - (22) 2645-4472



Viviane Teixeira

Bolsa aluguel em Araruama


Câmara autoriza Prefeitura a conceder o “Bolsa Aluguel”

        A Câmara de Vereadores de Araruama aprovou, na sessão de ontem, o projeto da Prefeitura que cria o “Bolsa-Aluguel”, uma ajuda de custo a ser concedida para famílias vítimas de calamidades como enchentes, desabamentos e outras catástrofes. O projeto foi aprovado com seis votos a favor e três contra. Na defesa do voto, alguns vereadores lembraram que ele é preventivo e possibilitará que o Governo Municipal obtenha recursos nas esferas estadual e federal para atender a famílias vítimas de calamidades.

Saúde de Cabo Frio tem redução de 76% no número de notificações de casos suspeitos de dengue



            Diferente do Estado do Rio de Janeiro e da capital – onde a estatística de notificações da dengue cresce a cada semana – a doença em Cabo Frio parece seguir na contramão do aumento do número de casos. De acordo com a Superintendência de Saúde Coletiva de Cabo Frio, até o momento há 299 notificações de casos suspeitos de dengue e, ainda segundo o setor, o índice representa uma redução de 76% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram notificados 434 casos suspeitos de dengue.
            Para a Superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio, a médica Lucy Pires, essa redução reflete o trabalho desenvolvido pela secretaria de Saúde:
- Todas as ações de intensificação de combate a dengue estão sendo tomadas. No entanto, é parte fundamental do controle a participação da população vistoriando suas casas toda semana – afirmou a médica.
            A Superintendente ressalta, no entanto, que esta redução se deve também ao verão atípico que todo o país enfrentou, com poucas chuvas. A médica reforça que o período chuvoso do ano – que começa a partir do fim de março e pode se estender até maio – ainda está por vir, e se faz necessária a ampla adesão e controle da população eliminando possíveis recipientes criadouros do mosquito da dengue em casa e no ambiente de trabalho.
            - As equipes estão nas ruas visitando casas e monitorando os bairros de acordo com o indicado no Mapa de Risco do município. A população deve ficar atenta, principalmente com a chegada do período chuvoso, e monitorar as residências constantemente – alertou Paulo Campos, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Cabo Frio.
            Ainda de acordo com a Saúde Coletiva de Cabo Frio, esta semana será divulgado o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de março, que identifica os bairros com maior risco de aumento no número de casos. A partir do resultado do documento será construído novo Mapa de Risco de Epidemia de Dengue do município.
De acordo com o último LIRAa, realizado em outubro de 2011 e apresentou índice de infestação de 1,9%, alguns bairros da cidade tem potencial elevado da doença e ações prioritárias são destinadas a localidades como Unamar, Aquárius, Monte Alegre, Boca do Mato, Jardim Esperança, Jardim Peró e Reserva do Peró.

Nicia Carvalho

Araruama terá seletiva para o concurso “Beleza Infantil Mini Miss”

 Nesta sexta-feira, às 9 horas, o município de Araruama estará participando da seletiva do I Concurso Record de Beleza Infantil Mini Miss. Será no Ginásio da Escola Municipal Darcy Ribeiro, onde 20 candidatas, com idades entre 6 e 9 anos, representando 15 escolas da rede municipal, estarão disputando uma vaga para a etapa estadual. O concurso é realizado pelo Programa do Gugu, que estará presente filmando os bastidores da seletiva. As candidatas interessadas em participar devem chegar no Ginásio até ás 7h30 de sexta-feira acompanhadas dos responsáveis. Já os alunos que farão parte da torcida, serão transportados de ônibus, com saída das escolas a partir das 8 horas e retorno às 10h30.

Em Cabo Frio, Meio Ambiente realiza ações no Dia Mundial da Água


Amanhã, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente de Cabo Frio (Sedesc), por meio de sua Coordenadoria de Meio Ambiente, vai realizar fiscalizações no que diz respeito à água subterrânea e seu uso de forma correta.
As ações serão realizadas em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com o Consórcio Lagos São João e com a Prolagos, concessionária de água e esgoto local. As ações também envolverão a conscientização da população sobre o uso devido da água, fiscalização com o objetivo de verificar se os usuários estão devidamente licenciados e com a respectiva outorga de uso da água e se a exploração da água subterrânea se encontra dentro dos limites técnicos e legais. 
O Dia Mundial da Água tem por objetivo a celebração da importância do elemento para a vida no planeta. A água é um bem público, escasso, dotado de valor econômico e essencial à vida, conceitos já incorporados à legislação brasileira. A Lei também determina os usos múltiplos das águas nas bacias hidrográficas e o direito de acesso à água para todos, com prioridade para o abastecimento humano. As mais diversas atividades econômicas também dependem da mesma como insumo nos processos de produção, devendo utilizá-la com racionalidade e dentro dos padrões de qualidade estipulados pelas comunidades como aceitáveis para cada Bacia Hidrográfica.
De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Julio Cesar Calvo, também será discutida a revitalização de bacias e rios locais:
- Realizaremos uma reunião com o INEA para que possamos dar início ao trabalho de revitalização do Rio Gargoá e das Bacias do Rio Una e São João, com a finalidade de controlar assoreamentos e enchentes – finalizou ele.



Viviane Teixeira