quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Um Capixaba Caprichoso

Capoteiro e Estofador Capixaba faz Sucesso em Cabo Frio

Fernando é um Cara que chegou em Cabo frio vindo do Espírito Santo e que já demonstra várias características que apontam para um grande sucesso na Região dos lagos, profissionalismo, criatividade, pontualidade e bom preço.
Ele traz também novidades para este meio:  Puffs desmontáveis e em formato de Baú.
Fernando também faz capas externas para automóveis, tapetes, bancos de couro além de serviços náuticos,  aéreos, residenciais  e escritórios.
Vale a pena conhecer a arte deste capixaba que veio para ficar.
O endereço é Av. América Central, 745 São Cristovão, Cabo Frio, telefones: 9995-8172 e 9272-7818
Então fica a dica, precisou de um excelente estofador ou capoteiro fale com o Fernando, o Capixaba Caprichoso.





Baú Puff 






Interior do Baú Puff 






Reforma de Cadeiras







 Puff Baú Desmontável







Puff Baú Desmontado 


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Feira do Livro começa a ser montada em Cabo Frio

Começou a ser montada hoje, dia 27 de fevereiro, na Praça Porto Rocha, a Feira do Livro, que dará o ponta-pé inicial para a 22ª edição da Semana Teixeira e Sousa que acontece de 21 e 28 de março em Cabo Frio. A Feira do Livro começa na quinta-feira, dia 1º de março, e segue até o dia 30 do mesmo mês e é uma das manifestações comemorativas do bicentenário do escritor cabofriense e primeiro romancista brasileiro.
O evento contará com 12 boxes de diversos autores e editoras congregadas pela Associação Brasileira do Livro (ABL). As publicações serão comercializadas a preços populares, diariamente, das 9h às 21h. As livrarias locais ainda podem se inscrever para participar da Feira. Para isso, basta entrar em contato com a ABL, organizadora do evento a convite da Secretaria de Cultura de Cabo Frio. Os telefones para contato são: (21) 9947-8740, do presidente da ABL, Adenilson Cabral, ou (21) 9819-5889, do coordenador César.
Os escritores da Região dos Lagos também terão espaço especial na Feira do Livro. Para expor os trabalhos publicados eles devem se dirigir à Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, entre hoje (27/02) e amanhã, dia 28, das 8h às 18h, para realizar a inscrição. Os autores também devem levar edições de livros que serão expostos e comercializados. A participação para os escritores locais é gratuita. A Biblioteca funciona à Praça D. Pedro II, nº 47, Centro. Os telefones para contato são (22) 2646-5830 ou 2647-7440.


Viviane Teixeira

Cabo Frio Futsal participará de torneio em Petrópolis


A equipe do Cabo Frio Futsal, que representa a cidade em competições estaduais e está se preparando para o Campeonato Carioca, foi convidada pela equipe do Petrópolis para participar de um torneio que será realizado na próxima quarta-feira, dia 29, a partir das 19h, no ginásio da cidade anfitriã.
O torneio contará também com a participação da equipe do C.R. Vasco da Gama. A comissão organizadora do torneio divulgou a seguinte tabela:

19 h – Petrópolis x Cabo Frio Futsal
20h – Cabo Frio Futsal x C.R. Vasco da Gama
21h – Petrópolis x C.R. Vasco da Gama

Cada partida terá duração de 25 minutos. A delegação da equipe do Cabo Frio Futsal será formada pelos atletas: Higor, Davi, Alfredo, Leanderson, Rodriguinho, Davizinho, Roger,              Rafinha, Juninho, Lourival, Josenilton, Dawisson e Vitor. O elenco tem como treinador Rodrigo Barreto, supervisor Luiz Antônio (Totonho ) e roupeiro Minguinho.

Ascom SEMEL

Mais de 100 vagas de emprego, confira agora!

SINE oferece mais de cem vagas na semana

O carnaval acabou e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), agência Cabo Frio, inicia a semana – 27de fevereiro a 2 de março – com a oferta de 114 vagas de trabalho na Região dos Lagos. Entre os destaques estão os cargos no varejo, restaurantes, farmácias, hotéis e pousadas, entre outros.
A partir desta segunda-feira, dia 27, estão disponíveis vagas para vendedor do comércio varejista (18), operador de caixa (10), atendente de balcão (10), repositor de mercadorias (10), ajudante de farmácia (10), motorista de caminhão (6), ajudante de motorista (5), garçom (5), camareiro de hotel (4), operador de serviços gerais (3), auxiliar de linha de produção (3), balconista de farmácia (3), farmacêutico (2), copeiro (2), chapeiro (2), caixa de bar (2), nutricionista (1), entre outros.
Mais informações sobre o SINE e vagas de emprego podem ser obtidas através do site do Ministério do Trabalho www.mte.gov.br. A agência Cabo Frio fica à Av. Teixeira e Souza, n°1870, Centro (próximo à delegacia). Telefone: (22) 2647-2553.


Viviane Teixeira


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

1° Congresso da Família Restaurada, Não Perca!

Educação de Cabo Frio Promove Capacitação de Gestores

Secretaria de Educação realizará Encontro de Capacitação de Gestores

           A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Apoio ao Aluno, realizará no dia 8 de março, das 9h às 13h, na Escola Municipal Professor Edilson Duarte o Encontro de Capacitação de Gestores - Frequência Escolar 2012, referente ao Programa Bolsa Família.
 O programa é realizado pelo Governo Federal, em parceria com os municípios, e objetiva transferir renda diretamente para as famílias, como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde.
           Na capacitação, os diretores e secretários das escolas municipais e estaduais receberão orientações para o envio da frequência escolar dos alunos cadastrados, com a finalidade de diminuir o número de alunos ”não localizados” e sanar as dúvidas relacionadas ao Programa Bolsa Família.

Luciene Pinheiro

Inaugurado Centro Administrativo em Praia seca, Araruama

Praia Seca ganha Centro Administrativo
    A Prefeitura Municipal de Araruama entregou, no distrito de Praia Seca,  o Centro Administrativo Prefeito Armando da Silva Carvalho. A inauguração foi realizada no último dia 17, ainda em comemoração ao aniversário de 153 anos de emancipação de Araruama (festejados no dia 6), e contou com  participação da população local, familiares dos homenageados, secretários municipais, vereadores e funcionários municipais. Para animar o evento, a bateria do “Bloco Empurra que Vai” se apresentou fazendo a abertura do Carnaval de Praia Seca.  
O local recebeu obras de adaptação, modificação, construção e reforma que possibilitaram a instalação de um Posto de Saúde da Família, Subprefeitura, Núcleo da Defesa Civil, Posto dos Correios e base da Guarda Municipal.  O Centro Administrativo ficou com um total de 877 metros construídos que irão servir de referência para o atendimento da população de Praia Seca.
O Posto de Saúde da Família vai oferecer sala de espera, consultórios, salas administrativas, de enfermagem, plantão médico, repouso masculino, feminino e infantil,  almoxarifado, rouparia, refeitório, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e garagem coberta para ambulância.
As instalações da Subprefeitura são adequadas para o atendimento ao público administrativo, oferecendo mais conforto e agilidade. Na parte externa, o terreno possui estacionamento para viaturas e automóveis dos visitantes e parquinho para as crianças.
A Prefeitura homenageou além do Prefeito Armando da Silva Carvalho, diversas pessoas que também contribuíram para o desenvolvimento do distrito. A Subprefeitura recebeu o nome de Norival da Silva Carvalho, o PSF recebeu o nome de Armando Antunes e Geraldina Raposo Antunes, o Núcleo de Defesa Civil recebeu o nome dos irmãos, Manoel Nunes, Toninho Nunes e Célio Nunes e o Posto de Serviços recebeu o nome de José Revelles Júnior.
O Centro de Atendimento Odontológico do PSF, recebeu o nome de Antonio Raposo e Rosa Saraiva Raposo, o Posto da Guarda Municipal recebeu o nome de Renê Issa Antunes.  O prefeito André Mônica aproveitou a momento para homenagear o Dr. Zezinho Raposo, pelos 52 anos de trabalho como dentista, tendo prestado importantes serviços para comunidade.
- Construímos um importante Centro Administrativo em Praia Seca, pensando no grande desenvolvimento que está ocorrendo neste distrito, que possui forte potencial econômico e turístico. Esta estrutura permite amplo atendimento médico e irá funcionar 24 horas, oferecendo mais tranqüilidade para os moradores e turistas – explicou o prefeito André Mônica sobre a necessidade da obra.
O prefeito também falou sobre as importantes obras de cinturamento e revitalização da Lagoa de Araruama que estão impulsionado o crescimento de Praia Seca, valorizando os imóveis e fortalecendo o comércio e a pesca.
- Graças ao fato de termos colocado as contas do município em dia, estamos podendo fazer importantes parcerias com os governos federal e estadual que irão possibilitar que iniciemos ainda este ano as obras de saneamento básico em todo distrito de Praia Seca e pavimentação e de importantes vias de acesso – ressaltou o prefeito lembrando que também será lavada água para os bairros do distrito que ainda não possuem o abastecimento.
André Mônica também falou sobre o Programa Prodetur, do Governo do Estado, que irá em parceria com o Governo Municipal, urbanizar e revitalizar as orlas da Lagoa de Araruama e do mar de Praia Seca.
A última inauguração em comemoração ao aniversário de Araruama será no dia 2 de março, às 18h, quando será entregue a quadra de grama sintética para população do bairro Fazendinha.  

Jiu Jitsu em Cabo Frio tem seletiva

Seletiva de Jiu-jitsu acontece nesta sexta-feira, dia 24

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realiza nesta sexta-feira, dia 24, às 18h, no anexo do Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, uma seletiva de jiu-jitsu com a participação de atletas de diversas academias de artes marciais do município. O evento, aberto ao público, conta com a participação de competidores das modalidades masculina e feminina e tem como objetivo selecionar os desportistas que formarão a equipe de jiu-jitsu da cidade.
Segundo Eliseu Pombo, Secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, os atletas que forem selecionados representarão a cidade em competições estaduais em 2012:
- Convidamos todas as academias do município a participarem deste evento. Queremos, além de promover o esporte, formar uma excelente equipe de atletas com elevado nível técnico e que levará o nome de Cabo Frio a todo o estado. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, apóia o evento e disponibiliza aos atletas transporte, alimentação e os uniformes que serão usados pelos competidores.

Adriane Andrade

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Secretaria de Segurança de Araruama realiza ronda escolar



         A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araruama, em parceria com a Polícia Militar, está realizando ronda escolar nas escolas municipais. O trabalho está sendo feito por uma viatura da Guarda Municipal e uma da Polícia Militar, dando mais atenção as unidades onde foram identificados problemas de segurança.

Segundo o Major Marco Aurélio Vollmer, secretário Municipal de Segurança Pública, o objetivo e dar mais segurança para os pais, alunos e professores. Os policiais e guardas foram apresentados para os diretores, para que possa haver troca de informações.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prefeito de Cabo Frio decreta ponto facultativo entre os dias 20 e 22 de fevereiro



Considerando o período de festejos do carnaval e a intensa movimentação decorrente dos eventos programados em todo o município, o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, no uso de suas atribuições, publicou, na terça-feira, dia 14 de fevereiro, o decreto nº 4.605 de 13 de fevereiro de 2012, no qual fica estabelecido ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, respectivamente segunda-feira e terça-feira de carnaval e quarta-feira de Cinzas.
A medida é válida para todas as repartições públicas municipais. Contudo, serão mantidas, em sistema de plantões ou prontidão, as atividades essenciais do município: atendimentos médicos de urgência 24 horas da UPA, limpeza urbana e atividades a cargo da Secretaria de Ordem Pública, referentes às Guardas Municipal, Marítima e Ambiental e Defesa Civil.

Carolina Rocha 

Araruama reativa tradicional escola em Praia Seca


        A tradicional Escola Estadual Municipalizada Ponta do Capim foi reativada no último dia  10 pela Prefeitura de Araruama. Após muito tempo fechada, devido ao precário estado estrutural, o prédio foi reformado e ampliado, resgatando a história local e atendendo mais crianças do distrito. A reinauguração faz parte dos festejos de 153 anos de emancipação de Araruama, comemorados no último dia 6.

A escola recebeu quatro salas de aula, sala de professores, três banheiros, refeitório e cozinha. Durante a obra, foram instalados novos sistemas elétricos, hidráulicos, e de esgoto. Todos os revestimentos foram substituídos e a quadra de esportes recebeu novo piso de concreto, alambrado e equipamentos esportivos. Além disso, todo o terreno foi murado para garantir maior segurança para as crianças. A unidade funcionará em dois turnos, já tendo 70 alunos e matriculados e expectativa de mais inscrições para este ano.

- Estamos devolvendo para população um patrimônio que é dela – explicou o prefeito André Mônica, lembrando que as obras de cinturamento da Lagoa de Araruama também vão gerar benefícios diretos ao turismo e à pesca em Praia Seca. André Mônica revelou, ainda, que nos próximos dias o distrito também será contemplado com um Centro Social que reunirá o CRAS, o DPO e a subprefeitura e que Praia Seca, e receberá, em breve, o Programa Prodetur, do Governo do Estado, que em parceria com o Governo Municipal, vai urbanizar e revitalizar as orlas da Lagoa de Araruama e do mar de Praia Seca.

Além do prefeito André Mônica, participaram da inauguração a diretora da escola, Mônica Fernandes Raposo, alunos e responsáveis, além de moradores do distritos, familiares dos homenageados, a secretária municipal de Educação, professora Vera Pinto Figueiredo, e demais secretários municipais, vereadores e autoridades locais.

A história da Escola Ponta do Capim

A escola foi fundada pelo casal José Palhares e Cacilda Palhares, proprietários da Salina Ponta do Capim. Funcionava, inicialmente, em uma pequena salinha, que depois se tornou insuficiente para atender as demandas e foi transferida para uma sala mais ampla na casa da Sra. Rosa Maria da Conceição Silva, avó de Francisco Orlando, onde as aulas eram ministradas pelas professoras Marlene e Maria de Lourdes Ferreira Antunes.

Neste período a viúva do Sr. Leonardo Antunes, Rosa Antunes, juntamente com seus familiares, principalmente o industrial Abel Antunes, resolveram fazer a doação ao Estado do terreno da Salinas Marrecas, onde foi fundado o Grupo Escolar, com participação da professora Sonia Maria de Figueiredo. Também colaborou para história da escola, a Sra. Antonieta Soares de Sá, mãe do subprefeito de Praia Seca, Francisco Orlando.  

- A história do nosso município está ligada diretamente com as salinas e os moradores que estudaram nesta escola – ressaltou a professora Vera Pinto, secretária municipal de Educação, sobre a necessidade de reativar a escola.  





Em Cabo Frio Assistência Social abre inscrições para curso de Libras


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio abriu as inscrições para a  oficina de Libras - Língua Brasileira de Sinais - que serão realizadas, a partir do dia 6 de março, no Departamento de Apoio a Pessoa com Deficiência (Dapede).
Estão disponíveis 60 vagas para novos alunos e outras 45 para os que já cursaram a primeira etapa em 2011 e desejarem um aperfeiçoamento.
O curso de Libras, gratuito,  é considerado fundamental para servidores municipais que fazem o primeiro atendimento aos surdos que procuram as repartições públicas em Cabo Frio. As aulas,  ministradas ao longo do ano, estão marcadas para as terças e quintas-feiras, das 18h às 20h.
O Dapede está instalado na Avenida Victor Rocha, n° 100, no bairro Parque Burle, e atende no horário comercial, de segunda a sexta-feira. O telefone para outras informações é o (22) 2645-5674.

Osvaldo Ramos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Novela da Rede Globo será filmada em Cabo Frio

 
A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente de Cabo Frio (SEDESC), por meio da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente, emitiu autorização para a filmagem da novela “Avenida Brasil”, da TV Globo, no município, entre os dias 27 e 29 de fevereiro.
As cenas serão realizadas nas praias das Conchas e Peró, no período de 6h às 20h dos três dias. No entanto, para que a área seja devidamente respeitada, ficou acordado que só poderão ser utilizadas as trilhas já existentes no local, não podendo ser abertos novos acessos, e que a produção deverá cuidar da área de vegetação e não poderá lançar resíduos, nem mesmo deixar lixo no local.
Esta será a segunda produção televisiva gravada em Cabo Frio no período de quatro meses. Em novembro de 2011 foram filmadas cenas da minissérie “Rei Davi”, produção da TV Record.


Viviane Teixeira

Cabo Frio realiza abertura da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social


Cabo Frio hoje deu um grande passo na evolução da administração pública. Com o auditório da Ferlagos lotado de autoridades, representantes da sociedade civil organizada e estudantes da rede pública, o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves, realizou, por volta do meio-dia, a abertura da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Segundo ele, o evento é um mecanismo essencial para o desenvolvimento social e econômico do município.
- Hoje não se pode pensar em administração pública sem falar de transparência e, neste sentido, Cabo Frio dá um passo à frente para levantar idéias e fazer crescer a conscientização sobre ações que tornem a máquina pública em consonância com os anseios da população – disse ele.
No mesmo mote, o controlador-geral da Prefeitura, Ricardo Christo, abriu a explanação geral sobre o texto-base da Conferência. Abordou questões legais, como a Lei, esclarecendo o público sobre como participar efetivamente do evento e ressaltou ainda mais a importância da participação popular.
– A administração pública é um certame aberto. A população pode e deve participar. É com a participação popular que os recursos serão aplicados com maior eficiência – disse o controlador-geral.
O primeiro dia do Consocial foi uma apresentação do que vem a ser a transparência e o controle social das contas públicas e esclarecimentos. Amanhã, é a etapa prática da Conferência, quando haverá debates, formação de grupo de trabalhos, conselhos, eleição de delegados, referentes aos quatro eixos temáticos. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório da Ferlagos, que fica à Avenida Júlia Kubitschek, 80. As atividades acontecem de acordo com o eixo temático que cada participante está inscrito.
Os quatro eixos temáticos determinados pela Controladoria-Geral da União são:

- Promoção da transparência pública e acesso a informação e dados públicos;


- Mecanismo de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública;


- Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;


- Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Diogo Reis

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Prefeitura divulga dados sobre apreensão de animais para prevenção de acidentes em Cabo Frio


A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio fez uma avaliação das ações realizadas no ano de 2011. Entre os serviços prestados está o recolhimento de animais de grande porte, doentes, atropelados, ou que estejam atrapalhando as vias públicas.
A apreensão de animais de grande porte – equinos, caprinos e bovinos – é, atualmente, um dos mais importantes projetos de prevenção de acidentes envolvendo animais nas ruas e rodovias do município. No ano de 2011 foram apreendidos 97 equinos, 31 bovinos e cinco caprinos, totalizando 133 animais, dos quais 83 no Distrito de Tamoios.
A liberação dos animais apreendidos segue o rigor da lei 1.56277/2001, que prevê o pagamento de taxa de manutenção de R$100,00 para os proprietários que tiverem seus animais apreendidos pela primeira vez. No caso de reincidentes, o proprietário é multado em R$ 200,00, sob o risco real de perder o animal, no caso de uma terceira vez.
– Não é a única forma de conscientizar as pessoas, mas trata-se de uma medida que demonstra que o município não se omite diante de questões sérias, como é o caso de uma colisão com um cavalo. Para se ter uma idéia, nas rodovias federais o número de acidentes envolvendo animais chega à média de 600 casos por ano. A apreensão de animais de grande porte configura numa das mais relevantes ações da Prefeitura de Cabo Frio. Para cada animal apreendido, um acidente que poderia ter sido fatal é evitado, resguardando o cidadão e sua família - advertiu o Secretário de Agricultura, Carlos Roberto Nogueira.
Outras informações pelo número: (22) 2625-6162.

Isabella Azevedo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

1º Consocial acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro

 
Inscrições estão abertas no site oficial da Prefeitura

Será realizada entre os dias 13 e 14 de fevereiro, no auditório da Fundação Educacional da Região dos Lagos – Ferlagos, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. Elaborado pela Controladoria Geral da Prefeitura de Cabo Frio, com colaboração das Secretarias Municipais de Fazenda e de Administração, o evento tem como objetivo promover a transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. 
Com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, a conferência busca contribuir para um controle social mais efetivo e democrático, que garanta o uso correto e eficiente dos recursos da máquina pública. Para participar do evento, os interessados devem realizar uma pré-inscrição pelo site oficial da Prefeitura –www.cabofrio.rj.gov.br. As vagas são limitadas (200) e as cem primeiras serão divididas da seguinte forma: 60% para membros da sociedade civil; 30% para o poder público e 10% para integrantes de conselhos municipais.
No primeiro dia do encontro, que acontecerá das 12h às 17h, será feita a abertura dos trabalhos com a apresentação dos objetivos da conferência. No segundo dia, das 8h às 17h, serão realizadas oficinas para discussão e desenvolvimento das propostas, que farão parte do documento a ser apresentado pelo município na Conferência Estadual, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de março. 
Instituída pelo Governo Federal por meio de Decreto Presidencial, a 1ª Consocial acontecerá nos âmbitos municipal e estadual. Na ocasião, representantes dos governos, dos conselhos de políticas públicas e da sociedade civil se reunirão para discutirem questões referentes ao controle social. 
Posteriormente, na Etapa Nacional do Consocial, que será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de maio, todas as propostas apresentadas pelos municípios e estados brasileiros servirão como base para a elaboração do  Plano Nacional de Controle Social. Tais diretrizes poderão, ainda, se transformar em políticas públicas, projetos de lei e até compor agendas de governo em nível municipal, estadual e federal. 
Em todas as etapas, preparatórias e nacional, serão debatidos quatro eixos temáticos. São eles:

- Promoção da transparência pública e acesso a informação e dados públicos;
- Mecanismo de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para controle da gestão pública;
- Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
- Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Segundo o Controlador Geral do Município, Ricardo Christo, é de fundamental importância a participação de todos os segmentos da sociedade e do poder público: 
- O Consocial é um projeto da Controladoria Geral da União, com participação dos estados e municípios brasileiros, que objetiva a criação de uma proposta comum em nível nacional. Todas as reivindicações em termos de transparência e controle social serão contempladas ao fim do trabalho, viabilizando ações concretas por parte dos governos, garantindo que a sociedade civil, efetivamente, se torne um fiscalizador dos investimentos públicos – afirmou ele. 
A sociedade civil pode participar do processo debatendo os eixos temáticos, participando das conferências virtuais ou realizando conferências livres. Suas propostas poderão ser encaminhadas à Coordenação-Executiva Nacional, via portal da 1ª Consocial, para que sejam direcionadas aos municípios, estados e à etapa nacional. 


Cogecom PMCF 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Em Cabo Frio Cultura e Fundação Palmares firmam parceria

Secretaria de Cultura e Fundação Palmares firmam parceria cultural


Nesta última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, e o diretor de Cultura, Manoel Justino, estiveram em reunião na Fundação Cultural Palmares, no Rio de Janeiro, com o coordenador do Centro de Referência e Promoção da Cultura Afro-brasileira, Carlos Moura.
A reunião teve como objetivo o desenvolvimento da parceria entre a Secretaria de Cultura e a Fundação Palmares na Semana de 200 Anos de Teixeira e Sousa, que será realizada entre os dias 21 e 28 de março deste ano.
A Fundação patrocinará uma série de palestras sobre afro-descendência e Literatura no Brasil nos eventos da Semana Teixeira e Sousa, e também está estudando a viabilização da publicação de uma edição com crítica literária do primeiro romance do autor homenageado, “O Filho do Pescador”. Também foi firmado um termo de colaboração técnica entre a Fundação Palmares e a Secretaria de Cultura de Cabo Frio com o objetivo de elaborar a publicação das obras completas de Teixeira e Sousa ainda em 2012.

Viviane Rocha

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Em Cabo Frio Prazo para pagamento de IPTU com 7% de desconto termina dia 29 de fevereiro

 
A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Fazenda, informa que no dia 29 de fevereiro termina o prazo para os contribuintes pagarem o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 7% à vista. De acordo com o calendário divulgado pela Fazenda, a partir de 10 de março o imposto poderá ser pago com 5% de desconto. 
Este ano, foram distribuídos 84.609 carnês. Para os contribuintes que residem fora da cidade, os carnês foram entregues pelos Correios e, para os moradores locais, a entrega foi feita por uma empresa especializada. Somente na primeira etapa de pagamento, que terminou em 31 de janeiro e contemplou os contribuintes com 10% de desconto, foi arrecadado o valor de R$13.683.248,99, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Fazenda do município.
Segundo Clésio Guimarães, Secretário de Fazenda de Cabo Frio, os contribuintes têm aderido ao pagamento em cota única e a arrecadação prevista para o ano de 2012 é de aproximadamente R$ 30 milhões:
- Podemos sentir que houve uma grande procura por parte da população para o pagamento antecipado. A nossa expectativa é que também nas outras datas disponibilizadas os contribuintes aproveitem à vantagem do desconto – afirmou ele.
O Secretário ainda ressaltou a importância da arrecadação do imposto para a cidade:
- Embora este número não represente o montante relativo aos carnês distribuídos, a arrecadação do IPTU é fundamental para a manutenção das contas do município. É um recurso livre, que pode ser utilizado, por exemplo, na educação, na saúde e no pagamento da folha dos servidores estatutários.
A Secretaria de Fazenda informa que o contribuinte que necessitar obter a 2ª via do carnê do IPTU deve acessar o site da Prefeitura de Cabo Frio - www.cabofrio.rj.gov.br - ou retirar o documento pelo terminal de auto-atendimento, localizado na sede da secretaria, situada à Rua Major Belegard, nº 395, Centro.
O telefone de contato é (22) 2645-3000.

Adriane Andrade