quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quer trabalhar ? veja estas vagas

SINE: mais de 500 vagas de emprego


No início da semana, o Sistema Nacional de Emprego (SINE), agência de Cabo Frio, divulgou o número de 400 vagas de trabalho para toda a Região dos Lagos. Nesta quarta-feira, dia primeiro de dezembro, o número de cargos disponíveis no mercado saltou para 526, com destaque para as áreas de restaurante, hotelaria, construção, saúde, beleza, educação, comércio em geral, entre outras.
O índice de vagas de emprego subiu em função de 140 vagas oferecidas para operador de supermercados. Em seguida, vêm os cargos para área de controlador de tráfego, com 100 vagas disponíveis. Também há empregos para vendedor (76), atendente de balcão (10), pedreiro (16), servente de obras (15), oficial de serviços gerais (12), garçom (7), cumim (2), ajudante de cozinha (8), sushiman (1), pizzaiolo (5), maitre em restaurante (4), manicure (8), esteticista (3), professor de inglês (6), ajudante de farmácia (5), operador de caixa (6), motoboy (5), monitor de vídeo (4), técnico de enfermagem (1), camareira de hotel (7), recepcionista em geral (6), vigia noturno (3), além atendente de mesa, cozinheiro, representante comercial, promotor, entre outros.
Os interessados nas vagas podem acessar o portal do Ministério do Trabalho através do endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br. No site, o candidato ao emprego deve preencher uma ficha e, após, identificar-se com login e senha. O empresário interessado em oferecer vagas de emprego deve proceder da mesma maneira.
O contato também pode ser feito diretamente na sede do SINE Cabo Frio que funciona à Avenida Teixeira e Souza, 1870, centro de Cabo Frio (próximo à delegacia). Horário de atendimento: 8h30 às 16h30. Telefone: (22) 2647-2553.


Viviane Teixeira

Seletiva Municipal de Judô em Cabo Frio acontece neste sábado, dia 3


Neste sábado, dia 3 de dezembro, será realizada, no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, a Seletiva Municipal de Judô, com o objetivo de formar uma equipe para representar Cabo Frio em competições realizadas pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ ) no ano de 2012. A cerimônia de abertura será às 9h.
A coordenação do evento estará sob a responsabilidade dos professores Robson Ferraz, Sérgio Lopes (técnico da LCD-DJ) e Bruno Rodrigues (supervisor e preparador físico da LCD-DJ).
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Cabofriense de Desporto (departamento de judô) e núcleo Costa do Sol.
Informações sobre inscrições, seus critérios e a relação das associações e agremiações convidadas para a seletiva devem ser adquiridas pelos números da Secretaria de Esporte e Lazer – (22)  2645-5318 e 2647-6522 - ou na sua sede situada nas dependências do Ginásio Aracy Machado, localizado à Avenida Henrique Terra, s/n°, Portinho.

Ascom SEMEL

Lei de fomento e divisão cultural é aprovada em Cabo Frio



A Câmara de Vereadores de Cabo Frio aprovou, por unanimidade, na terça-feira, dia 29 de novembro, a Lei de Fomento e Difusão Cultural que permitirá uma política pública de implantação da economia artística e criativa.
Com a Lei, 20% do orçamento anual da Secretaria Municipal de Cultura, que será de verba própria e obrigatória, será destinado para execução de abertura de editais de financiamento da atividade cultural e artística. Associações e grupos culturais e artistas autônomos poderão ter acesso a este programa, que vai permitir que se inicie, em Cabo Frio, uma nova política pública de implantação da economia artística e criativa:
- Foi um grande avanço para o financiamento público de editais, resultado de um trabalho de equipe que une os funcionários da Secretaria de Cultura, da Procuradoria, da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Cultura, além dos vereadores, que votaram no projeto – afirmou o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia.
Agora, a Lei voltará para o Executivo a fim de ser sancionada pelo Prefeito Marcos da Rocha Mendes, e depois será publicada em Diário Oficial.


Viviane Rocha

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PM prende na Região dos Lagos do RJ seis suspeitos de tráfico do Vidigal



Os homens foram presos em Saquarema por PMs do Batalhão de Choque.
Operação foi desencadeada após denúncias anônimas.

Do G1 RJ

Seis suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram presos nesta terça-feira (29), na localidade conhecida como Sampaio Correa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, por policiais do Batalhão de Choque (BPChq).

De acordo com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), que foi até o local em apoio aos PMs do Choque, os presos seriam suspeitos de tráfico do Vidigal, favela na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A comunidade é uma das três - além de Rocinha e Chácara do Céu - que foi pacificada no dia 13 de novembro pela Operação Choque de Paz.

A Polícia Civil informou que dois dos presos não seriam do Vidigal, e sim, da Rocinha. O Batalhão de Choque informou que dos levados para a delegacia, quatro permaneceram presos e o outros dois foram liberados.
Os presos já tinham sido denunciados pelo Ministério Público. Eles foram autuados por associação ao tráfico de drogas. De acordo com o Batalhão de Choque, a operação foi desencadeada após denúncias anônimas, recebidas ainda na noite de segunda-feira (28).

Os suspeitos foram levados para a 15ª DP (Gávea), onde o caso foi registrado.

Morre Hilton Massa, o Homem que trouxe o Rádio para Cabo Frio

Prefeitura de Cabo Frio decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Hilton Massa


O Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do advogado e escritor Hilton Massa, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 29 de novembro, por volta das 11h10. Pai do atual Secretário de Turismo de Cabo Frio, Paulo Machado Massa, Dr. Hilton faleceu aos 95 anos, na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o mês de maio deste ano.
Hilton Massa é considerado um dos precursores da comunicação na Região dos Lagos, tendo fundado a Rádio Cabo Frio AM. Também foi um dos fundadores do Clube do Canal, do Costa Azul Iate Clube e sócio jubilado do Tamoyo Esporte Clube, onde construiu um teatro e doou para o clube, além de ser membro da Irmandade de Santa Izabel. Também escreveu vários livros, como "Cabo Frio, Nossa Terra, Nossa Gente", "Cabo Frio Histórico Político" e "O Sonho de Tia Mexinga", entre outros".
A família Massa comunica que o velório será realizado no Tamoyo Esporte Clube, amanhã, dia 30 de novembro, a partir das 9h, e o sepultamento acontece no Cemitério Santa Izabel, às 16h30. Hilton Massa deixa a viúva Maria da Penha Machado Massa, oito filhos, 22 netos e 11 bisnetos:
 - Dr. Hilton Massa representa o historiador apaixonado pela sua pesquisa, o que só contribui para compreendermos melhor a história da formação da nossa cidade. Creio que seu último livro, "Sonhos de Tia Mexinga", é mais do que uma ficção, mas a história da formação da família cabofriense. Hilton Massa é um ícone para todos nós que amamos e estudamos nossa cidade - disse o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia.

Cogecom PMCF   
-- 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mato e sujeira na prolagos enfeiam centro de Cabo Frio




Andando pelo centro de Cabo Frio na tarde do último domingo me deparei com estas cenas lamentáveis de abandono e de descaso, onde antes funcionava o escritório da prolagos agora o mato e o lixo tomam conta.
E o pior é que isto é no centro da cidade e ao lado de uma confeitaria bastante conhecida.






Um espaço pequeno e fácil de cuidar, por isso esperamos  providências para que esta imagem de abandono e desleixo seja apagada rapidamente.
fotos : Ronaldo Macedo

Oportunidade única : Flat a venda em Araruama













Características: 
FLAT (tipo casa) em Araruama. Vista para a Lagoa de Araruama. Duplex, quarto, cozinha planejada, sala, dois banheiros, varanda, armário no quarto, dois botijões de gás, campo de futebol (grama), campo de vôlei (areia), 2 churrasqueiras, salão de festa, piscina, área recreativa infantil, área de jogos, sauna, garagem, guarita 24 horas, escritura definitiva, sem débitos.


Valor : 75.000 (setenta e cinco mil reais)


Contatos : através dos comentários do blog

Petrobras realiza treinamento em Cabo Frio



Em cumprimento à Resolução CONAMA 398 (11 de junho de 2008), a Petrobras vai realizar, na foz do Rio Una, na Praia Rasa em Cabo Frio, uma simulação de limpeza que visa avaliar a atuação da equipe em caso de acidentes ambientais. O treinamento acontecerá na quarta-feira, dia 30 de novembro, a partir das 9h30, e contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente do município.
Na operação-treino serão limpos dois quilômetros de areia da foz do Rio Una supostamente contaminada por pelotas de óleo produzidas através de um material biodegradável que não provoca danos ao meio ambiente.
A solicitação de treinamento foi feita através de ofício da Petrobras encaminhado ao Secretário Carlos Victor da Rocha Mendes no dia 11 último. O procedimento deverá ocorrer até a tarde de quarta-feira, dia 30.



Viviane Teixeira

Governo Municipal injeta R$ 45 milhões na economia em menos de um mês

Na manhã desta segunda-feira, dia 28 de novembro, o Prefeito Marcos da Rocha Mendes confirmou, para os dias 07, 14 e 22 de dezembro, os pagamentos referentes ao abono, 13° salário e ao salário do mês de dezembro, respectivamente. Desta forma, o Governo Municipal injetará cerca de R$ 45 milhões na economia cabofriense em menos de um mês, já que o salário do mês de novembro foi efetuado no último dia 25.
- Estou assumindo este compromisso com todo o funcionalismo público. Tenho certeza que, ao anunciar previamente estes pagamentos, o comércio local poderá se preparar melhor para atrair o consumidor – afirmou o prefeito.
O salário de dezembro dos servidores municipais será liberado cerca de 15 dias antes do que obriga a legislação trabalhista do Brasil, que garante o pagamento até o quinto dia útil do mês seguinte ao da jornada de trabalho.
Ao tomar esta atitude, a Prefeitura Municipal reforça o seu bom planejamento e o seu compromisso com o povo cabofriense. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Clésio Guimarães, esse montante é de grande importância para a economia da cidade por proporcionar uma melhor distribuição de renda.


Carolina Rocha

Vagas para quem quer trabalhar

SINE inicia a semana com 400 vagas de emprego


O Sistema Nacional de Emprego (SINE), agência de Cabo Frio, dispõe a partir desta segunda-feira, dia 28 de novembro, de 400 vagas de trabalho para o município e Região. São oferecidos cargos nas áreas de restaurante, hotelaria, construção, saúde, beleza, educação, comércio em geral, entre outras.
O maior número de vagas, divulgado pela Chefia do SINE para esta semana, está na área de controlador de tráfego, com 100 cargos disponíveis. Também há vagas para vendedor (75), atendente de balcão (20), pedreiro (15), servente de obras (15), oficial de serviços gerais (15), garçom (11), cumim (2), cozinheiro (2), ajudante de cozinha (2), ajudante de lanchonete (3), pizzaiolo (5), manicure (10), esteticista (2), professor de inglês (6), auxiliar de escritório (3), ajudante de farmácia (5), operador de caixa (5), frentista (3), motoboy (6), técnico de enfermagem (2), instalador de sistemas eletrônicos de segurança (3), instrutor de informática (3), camareira de hotel (6), consultor de vendas (3), além de babá, atendente de mesa, representante comercial, entre outros.
Os interessados nas vagas podem acessar o portal do Ministério do Trabalho através do endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br. No site, o candidato ao emprego deve preencher uma ficha e, após, identificar-se com login e senha. O procedimento também pode ser feito diretamente na sede do SINE Cabo Frio que funciona à Avenida Teixeira e Souza, n°1870, centro de Cabo Frio (próximo à delegacia). Horário de Atendimento: 8h30 às 16h30. Telefone: (22) 2647-2553.



Viviane Teixeira

sábado, 26 de novembro de 2011

Mau Tempo adia show de Gabriel Leite

A prefeitura de Cabo Frio acaba de comunicar que o show de Gabriel Leite foi adiado devido ao mau tempo.
O show que serviria para lançar em Cabo Frio o dvd do artista deve acontecer em dezembro.
De acordo com o comunicado, a programação de domingo também poderá ser cancelada, a definição será a partir do meio-dia.

Prefeitura de Cabo Frio participa de reunião sobre Projeto Estadual de Habitação Popular


Foi realizada na última quinta-feira, dia 24, em Armação dos Búzios, mais uma reunião do Projeto Estadual de Habitação Popular do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de viabilizar a construção de casas populares em toda a Baixada Litorânea, o evento contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas: do Secretário Estadual de Habitação, Rafael Picciani, do Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, do Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura de Cabo Frio, Eduardo Leal, do Prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlindo Filho, do Prefeito de Araruama, André Luiz Mônica e Silva e da Prefeita de Saquarema, Franciane Conceição Gago Motta.
Segundo Leal, Cabo Frio já reúne todos os pré-requisitos necessários para receber os recursos do Governo Estadual:
- Cabo Frio já designou algumas áreas para atender ao projeto e a nossa ideia é construir cerca de 500 casas populares para contemplar as famílias cabofrienses. Nem todos os municípios da Baixada Litorânea conseguiram cumprir as exigências do Governo do Estado – disse ele.
Ainda de acordo com o secretário, há exigências como: doação de terreno para implementação do projeto, criação de comissão de acompanhamento técnico, criação de fundo municipal de habitação, criação de conselho municipal de habitação aberto à participação da sociedade, apresentação de projeto arquitetônico e pesquisa de campo realizada por técnicos da Secretaria de Habitação do Estado.
No cronograma do projeto estão previstas novas reuniões com a presença dos prefeitos das cidades litorâneas que serão contempladas com a iniciativa do Governo do Estado. Além disto, no próximo encontro deverá ser formalizada a liberação dos recursos para dar início à licitação das obras em Cabo Frio.
Cabo Frio assina contrato com CEF para reestruturação do bairro Morubá - Na última quarta-feira, dia 23, a Prefeitura de Cabo Frio assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 2.029 milhões, para a implementação da reestruturação urbanística do bairro de Morubá.
Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, o Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura de Cabo Frio, Eduardo Leal, o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Messias Wanderlan de Paula e a Presidente da Associação de Moradores de Morubá, Ana Maria Bartholomeu Gusmão, além de vereadores e representantes da sociedade civil.
De acordo com Eduardo Leal, Secretário de Habitação do município, a doação destes recursos irá repercutir de forma positiva na vida dos moradores da localidade, que poderão contar com um bairro com uma excelente infraestrutura urbanística.
- É a primeira vez, na história de Cabo Frio, que a Prefeitura recebe recursos federais de fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de devolução posterior, para beneficiar o desenvolvimento social de nossa população. Estamos muito empenhados em ações que possibilitem uma melhor qualidade de vida para os moradores de nossa cidade, principalmente os menos favorecidos – afirmou o secretário, destacando que, em aproximadamente 90 dias, deverá ser iniciado o processo de licitação das empresas que participarão da obra prevista para ser iniciada em fevereiro do próximo ano.

                                                                                  Adriane Andrade

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Araruama recebe “Encontro de Motor Home”


        O Grupo de Campismo Amigos do Rio vai realizar, entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Encontro de Motor Home no Parque de Exposições, em Araruama. O evento começa às 12h do dia 2 e vai até às 17h do dia 4. O motor home, também conhecido como “motor casa”, é uma casa acoplada num veículo automotor, ou seja, uma casa sobre rodas. O objetivo do evento será unir pessoas interessadas em campings e  viagens com trailers.

- Nossa intenção é fazer encontros em diferentes municípios, divulgando o motor home, para que possamos incentivar a volta dos campings. Nós precisamos de locais que possam receber barracas, carretas barracas, trailers e motor homes incentivando este tipo de turismo – explicou Humberto Brandão, represente do Grupo de Campismo Amigos do Rio. O encontro conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araruama e a visitação é aberta para população.

Prefeitura convoca ambulantes da Praia do Forte, Peró e Conchas para recadastramento

 
         A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, convoca os ambulantes da Praia do Forte, Peró e Conchas para o recadastramento anual de licenças de trabalho.
A partir da próxima segunda-feira, dia 28, os ambulantes interessados devem procurar a sede da Fiscalização de Postura, localizada à Rua General Alfredo Bruno Martins, nº 11, no Braga, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, munidos de CPF, identidade, o último crachá e uma foto 3x4.
O Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, Eduardo Leal, ressalta que o recadastramento que se inicia na próxima semana será feito até o dia 15 de dezembro. Após esta data, haverá fiscalização nas praias e o ambulante que estiver irregular será proibido de trabalhar. O secretário informa, ainda, que o processo traz inúmeros benefícios aos ambulantes:
- O recadastramento de licenças é feito anualmente e coloca o trabalhador em condições de executar suas atividades durante todo o ano de 2012 na legalidade. Além disso, torna-se possível contabilizar o número de pessoas que atuam neste setor, o que é muito importante para o município.
Outras informações na sede da Fiscalização de Postura pelos telefones: (22) 2646-5973 e 2643-0229.

                                                                           Adriane Andrade

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Palestra de Marcos Cavalcanti na Ferlagos em Cabo Frio

Prefeitura de Cabo Frio e Caixa Econômica Federal formalizam assinatura de convênio para bairro Morubá

O Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, e o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Messias Wanderlan de Paula, assinaram no final da noite da última quarta-feira, dia 23, o documento que formaliza um convênio de R$ 2,029 milhões para implementação de um projeto de Requalificação Urbanística do bairro Morubá. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito, com a presença do Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves, do Secretário de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, Eduardo Leal, e da Presidente da Associação de Moradores do Morubá, Ana Maria Bartholomeu Gusmão, além de vereadores e representantes da sociedade civil.
Com uma contrapartida de R$ 450 mil do Governo Municipal, o projeto incluirá obras de troca de pavimento das ruas; implantação de rede separativa de esgoto e ampliação da rede de drenagem de águas pluviais com o objetivo de evitar enchentes na localidade; e reconstrução de 22 unidades habitacionais condenadas pela Defesa Civil, após estudo elaborado pelo poder público. Além disso, também constam regularização fundiária, inclusão dos moradores em programas sociais, recapacitação profissional e cursos de educação ambiental e sanitária.
- Vamos reconstruir um novo bairro, faremos uma revolução social em Morubá. Será uma nova localidade, oferecendo condições de vida mais dignas às pessoas que moram ali e que receberão desde ruas pavimentadas a cadastramento em nossos programas da assistência social criados para atender a toda a população – afirmou o Prefeito de Cabo Frio.
Segundo Eduardo Leal, após diversas reuniões realizadas com a presença da comunidade do Morubá para esclarecer dúvidas e ouvir a demanda dos moradores, foi possível elaborar um projeto que atenda as necessidades pontuais daquela localidade:
- Esta é a primeira vez, na história de Cabo Frio, que o município consegue recursos federais como este, a fundo perdido, e que transformará o bairro Morubá com uma estrutura sem precedentes. Os habitantes que terão sua moradias reformadas podem ficar tranqüilos, pois todos serão realocados com respeito e dignidade, recebendo todo o auxílio necessário do poder público – disse ele, destacando que, após a formalização do convênio na última quarta-feira, o próximo passo será a elaboração de um edital para licitação de empresas responsáveis pelos serviços:
- Entre 60 e 90 dias, devemos lançar o edital para contratar as empresas licitadas. A expectativa é que já em fevereiro de 2012 sejam iniciadas as obras para a reforma urbanística em Morubá – complementou Leal.
Comunidade situada entre o Braga e a Vila Nova, o Morubá abriga cerca de 1.500 pessoas em 11 mil m². Por meio de um recadastramento ocorrido entre junho e julho deste ano, foram identificadas 368 famílias que têm como forte característica serem chefiadas por mulheres e possuírem até três salários mínimos como renda mensal, dentre outros dados necessários ao projeto de reforma da localidade. O recadastramento dos habitantes foi feito por assistentes sociais que atualizaram, para a Prefeitura, informações obtidas há pouco mais de um ano e que ajudaram a identificar as principais carências do bairro. A Requalificação Urbanística do Morubá é um dos benefícios que o município de Cabo Frio receberá pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do Governo Federal.

Vanessa Campos/Carolina Rocha

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeitura e Caixa Econômica Federal assinam contrato para Requalificação Urbanística do Morubá

 
Assinatura será hoje no Gabinete do Prefeito


Às 17h desta quarta-feira, dia 23 de novembro, a Prefeitura Municipal de Cabo Frio e a Caixa Econômica Federal - Agência Cabo Frio assinarão, por meio de seus representantes – o Prefeito Marcos da Rocha Mendes e o Gerente Geral da instituição federal, Messias Wanderlan de Paula – o documento que disponibiliza o valor de R$ 2,029 milhões para implementação do projeto de Requalificação Urbanística do bairro Morubá.
Na ocasião, que acontecerá no Gabinete do Prefeito, também estarão presentes a Presidente da Associação de Moradores do Morubá, Ana Maria Bartholomeu Gusmão, e uma equipe da comunidade.
No projeto estão incluídas obras de troca de pavimento das ruas, implantação de rede separativa de esgoto, ampliação da rede de drenagem de águas pluviais e algumas melhorias habitacionais. Além disso, também constam regularização fundiária, inclusão em programas sociais, recapacitação profissional e cursos de educação ambiental e sanitária.
– Após diversas reuniões, realizadas também com a presença da comunidade do Morubá, conseguimos passar os principais pontos do projeto e esclarecemos as dúvidas dos moradores. Ao analisarmos todas as necessidades do local, percebemos a importância de não entrarmos apenas com o cimento, mas também com ações sociais – afirmou o Secretário Municipal de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, Eduardo Leal.
A Requalificação Urbanística do Morubá é um dos benefícios que o município de Cabo Frio receberá pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do Governo Federal. De acordo com a gestora municipal de Convênio do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) de Cabo Frio, Cláudia Magalhães, o início das obras dependia apenas da autorização da Caixa Econômica Federal:
- As obras do PAC são acompanhadas pela CEF, que faz a análise de documentos, medição das etapas da obra e liberação dos recursos por etapa aprovada. Desta forma, estávamos aguardando apenas o sinal verde para darmos início aos empreendimentos que irão beneficiar a população de Cabo Frio – afirmou Cláudia Magalhães.

Carolina Rocha

Araruama conquista medalhas no esporte

 O fim de semana foi de vitória para os atletas de Araruama, que participaram de campeonatos de Jiu Jitsu e Karatê e trouxeram medalhas para a cidade. Na Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, o município foi representado, no último domingo, na fase final do Campeonato Estadual de Karatê, onde o atleta e professor Gilberto Teixeira sagrou-se campeão estadual de Kumite (luta) e conquistou o 2° lugar em Kata (luta imaginária). O campeonato teve a participação de outros atletas de Araruama que também conquistaram medalhas:
Allan Ferraz - 1º lugar em kumite
Marcos Atila - 1º lugar em Kumite e em Kata
Fernanda Teixeira - 3° lugar em Kumite e 2º em kata
Juliana Teixeira - 3º lugar em kumite
Nelson Jr - 3º lugar em Kumite
Gabriel Souza - 2º lugar em kumite
Já os guardas municipais Paulo José da Silva e Marcos José Ceia dos Santos representaram o município na 6ª etapa do circuito Gonçalense de Jiu-Jitsu 2011. A competição aconteceu no ginásio do Clube Tamoio, em São Gonçalo, no último domingo, e os atletas conquistaram medalhas de ouro.
Representando a Academia "DDR JIU-JITSU", o guarda municipal Paulo José conquistou a medalha de ouro na categoria sênior "meio-pesado" e também na categoria "absoluto." Já o guarda municipal Ceia, representando a Academia "OF BROTHERS JIU-JITSU", mesmo lutando em uma categoria acima da sua, conquistou a medalha de ouro na categoria "super pesado."

Atores de Cabo Frio realizaram sarau em homenagem ao poeta mineiro Murilo Mendes


Na última segunda-feira, dia 20 de novembro, no Charitas, os atores José Antônio Mendes, Marta Sirimarco e Viviane Rocha realizaram uma leitura dramática de poesias em homenagem a Murilo Mendes, poeta mineiro que deixou marcas no modernismo.
Também estiveram presentes admiradores de poesia e literatura, como o Secretário de Cultura, José Correia, o poeta Maurício Cardozo e a jornalista Sylvia Matheus. A proposta é de realizar um sarau todo mês, homenageando um poeta diferente. A próxima leitura ficou marcada para janeiro, sem dia definido ainda.
Quem foi Murilo Mendes - Murilo Monteiro Mendes nasceu em Juiz de Fora, em 13 de maio de 1901, e morreu em Lisboa, em 13 de agosto de 1975. Foi um poeta brasileiro, expoente do surrealismo brasileiro. O artista foi telegrafista, auxiliar de contabilidade, notário, Inspetor do Ensino Secundário do Distrito Federal e escrivão da quarta Vara de Família do Distrito Federal, em 1946. De 1953 a 1955 percorreu diversos países da Europa, divulgando, em conferências, a cultura brasileira. Em 1957 se estabeleceu em Roma, onde lecionou Literatura Brasileira. Manteve-se fiel às imagens mineiras, mesclando-as às da Sicília e Espanha, carregadas de história.
Iniciou na literatura escrevendo nas revistas modernistas Terra Roxa, Outras Terras e Antropofagia. Os seus livros Poemas (1930), História do Brasil (1932) e Bumba-Meu-Poeta, escrito em 1930, mas só publicado em 1959, na edição da obra completa intitulada Poesias (1925–1955), são claramente modernistas, revelando uma visão humorística da realidade brasileira. Tempo e Eternidade (1935) marca a conversão de Murilo Mendes ao catolicismo. Nesse livro, os elementos humorísticos diminuem e os valores visuais do texto são acentuados. Foi escrito em colaboração com o poeta Jorge de Lima.
Nos volumes da fase seguinte, Poesia em Pânico (1938), O Visionário (1941), As Metamorfoses (1944) e Mundo Enigma (1945), o poeta apresenta influência cubista, sobrepondo imagens e fazendo o plástico predominar sobre o discursivo. Poesia Liberdade (1947), como alguns outros livros do poeta, foi escrito sob o impacto da guerra, refletindo a inquietação do autor diante da situação do mundo. Em 1954, saiu Contemplação de Ouro Preto, em que Murilo Mendes alterou sua linguagem e suas preocupações, reportando-se às velhas cidades mineiras e sua atmosfera. Daí por diante, o poeta lançou-se a novos processos estilísticos, realizando uma poesia de caráter mais rigoroso e despojado, como em Parábola (1946-1952) e Siciliana (1954–1955), publicados em Poesias (1925–1955). As características desse período atingem sua melhor realização no livro Tempo Espanhol (1959).
Em 1970, Murilo Mendes publicou Convergência, um livro de poemas vanguardistas. Murilo Mendes também publicou livros de prosa, como O Discípulo de Emaús (1944), A Idade do Serrote (1968), Livro de memórias e Poliedro (1972). Ao morrer, em Lisboa, deixou inéditas várias obras. Prêmios recebidos: Prêmio Graça Aranha, pelo livro Poemas, e Prêmio Internacional de Poesia Etna-Taormina, em 1972.

Viviane Rocha

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Araruama comemora Dia do Evangélico

  No próximo dia 30 de novembro a Prefeitura Municipal de Araruama, em parceria com o COPEMA (Conselho de Pastores Evangélicos do Município de Araruama),  vai comemorar o Dia do Evangélico. Para festejar será realizado show com o cantor Kleber Lucas e banda, às 19h30, na Praça da Bíblia, no Centro da cidade.
Durante todo dia serão oferecidos, gratuitamente, na Praça da Bíblia e nas sub-prefeituras dos distritos, aferição de pressão, teste de glicose, corte de cabelo, massoterapia, consultoria com advogados, posto do PROCON e o pré-cadastramento do Projeto Minha Casa Minha Vida. Também serão sorteados brindes para o público que prestigiar o show.
O Dia do Evangélico foi criado pelo projeto de Lei n°1.543, de autoria da vereadora Rosana Gardeazabal, com o objetivo de reconhecer a importância da Comunidade Evangélica e o trabalho social que realizam no município.

Luta contra a dengue mobiliza Araruama

 Moradores de Araruama, na Região dos Lagos, se reuniram, neste sábado (19) para participar da campanha “10 minutos contra a dengue”. Realizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado e Fiocruz, ela visa motivar a população a realizar, pelo menos uma vez por semana, a limpeza de locais onde o mosquito da dengue possa depositar seus ovos, evitando a proliferação do inseto e da doença.
Ao todo, foram registradas 23 manifestações de conscientização em diversos pontos da cidade. Além da Praça Antônio Raposo, de partiu uma passeata que percorreu as principais ruas do Cento da cidade, também foram realizadas atividades em 14 escolas e outros oito pólos espalhados por todos os distritos. Em todos os pontos, houve distribuição de material informativo sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ao longo desta semana o trabalho continuará sendo realizado em outros 27 colégios de Araruama.

Números em queda

Desde que foi lançada a primeira campanha contra a dengue, em maio deste ano, os números de notificações, em Araruama, estão em queda. Segundo Claudio Heleno dos Santos, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, o município, que já teve índice de infestação de 2,4% (estado de alerta), hoje está em 1,1%, bem próximo da condição satisfatória, que é 1%.
- O último levantamento, de 1º de julho a 30 de outubro, mostrou que tivemos 39 casos notificados. Ainda não temos o número de casos confirmados neste período, mas sabemos que parte dessas notificações não foram confirmadas. O bairro Fazendinha continua sendo o que concentra maior número de casos, mas esse número também está em queda. Antes da campanha chegamos a registrar 2% de infestação no bairro. Hoje baixamos para 1,4%, e esperamos reduzir ainda mais este número nos próximos meses – comentou.
Para alcançar a meta de menos de 1% de infestação em todo o município, Claudio lembrou que o Governo Municipal conta a importante ajuda das Associações de Moradores. “Hoje temos as associações da Pontinha, Iguabinha e Areal trabalhando ao nosso lado na fiscalização das residência e conscientização dos moradores. E estamos de portas abertas para outras associações e entidades que queiram se juntar a nós, nesta luta”.

Reforço na campanha

Outra boa notícia é que Araruama está buscando uma verba do Ministério da Saúde, no valor de R$ 88.810,58, para reforçar, ainda mais, as ações de combate à dengue. O primeiro passo para garantir o repasse já foi dado: a apresentação de um plano de contingência que já foi encaminhado ao Ministério da Saúde. “Agora, o material será analisado, e se aprovado, teremos um grande reforço na campanha contra a dengue, em nosso município”, comentou Cláudio.