segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RESULTADOS DO 9º FET - CABO FRIO

9º FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO DE CABO FRIO
INDICADOS e VENCEDORES

MELHOR ATRIZ

BÁRBARA BOY (ENTRE PAREDES) (Escola de Artes de São Pedro D’Aldeia) VENCEDORA

TAINÁ LASMAR (FABULAMENTE) (Escola Sagrado Coração de Jesus)

CAMILA TEODORO (A MENINA, A VELHA E O LOBO) (C. M. Elza Maria Bernardo)

------------------------------------------------------------------------------------------------

MELHOR ATOR

JONATHAN SÁ (A MENINA, A VELHA E O LOBO) (C. M. Elza Maria Bernardo)

ENZO VILASBOAS (ENTRE PAREDES) (Escola de Artes de São Pedro D’Aldeia)VENCEDOR

PATRICK FIGUEIREDO (III CONVENÇÃO ANUAL DOS SERES ENCANTADOS) (Escola Canto dos Pássaros)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

MELHOR FIGURINO

BENTO, QUE BENTO É O FRADE? (C. M. Elza Maria Bernardo) VENCEDOR

III CONVENÇÃO ANUAL DOS SERES ENCANTADOS (Escola Canto dos Pássaros)

A MENINA, A VELHA E O LOBO (C. M. Elza Maria Bernardo)

------------------------------------------------------------------------------------------------

MELHOR MAQUIAGEM

III CONVENÇÃO ANUAL DOS SERES ENCANTADOS (Escola Canto dos Pássaros)

A MENINA, A VELHA E O LOBO (C. M. Elza Maria Bernardo) VENCEDOR

ENTRE PAREDES (Escola de Artes de São Pedro D’Aldeia)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

SONOPLASTIA

BENTO, QUE BENTO É O FRADE? (C. M. Elza Maria Bernardo) VENCEDOR

ENTRE PAREDES (Escola de Artes de São Pedro D’Aldeia)

O MONÓLOGO DA AZEITONA (Curso Técnico Singular)

----------------------------------------------------------------------------------------------

CENÁRIO

O MONÓLOGO DA AZEITONA (Curso Técnico Singular)

FABULAMENTE (Escola Sagrado Coração de Jesus) VENCEDOR

BENTO, QUE BENTO É O FRADE? (C. M. Elza Maria Bernardo)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

ESPETÁCULO: VENCEDORES

3º LUGAR – FABULAMENTE (Escola Sagrado Coração de Jesus)

2º LUGAR – A MENINA, A VELHA E O LOBO (C. M. Elza Maria Bernardo)

1º LUGAR – ENTRE PAREDES (Escola de Artes de São Pedro D’Aldeia)

------------------------------------------------------------------------------------------------

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI – VIVER MELHOR  (E. M. Teixeira e Sousa)

400 vagas de emprego em toda a Região dos Lagos

SINE: mais de 400 vagas na semana

Hotelaria, restaurantes e bares iniciam contratação para alta temporada


O Sistema Nacional de Emprego (SINE) – posto Cabo Frio - inicia a semana com mais de 400 vagas disponíveis para oportunidades em toda a Região dos Lagos. O destaque fica por conta dos cargos destinados à hotelaria, restaurantes e bares. O comércio em geral também oferece vagas para vendedor e uma rede de supermercados tem disponíveis 140 vagas para operador.
No ramo da hotelaria estão disponíveis cargos para recepcionista, camareira (6) e governanta (2). Já os restaurantes e bares oferecem cargos para garçom (8), cozinheiro (5), ajudante de cozinha (9), operador de caixa (2), atendente de balcão (9), barman (8), caixa (4), atendente de lanchonete (8), entre outros.  No ramo comercial se destacam as vagas para vendas: são 18 para vendedor interno, cinco para vendedor de serviços, 12 para vendedor no comércio de mercadorias, 14 para promotor de vendas, cinco de estoquista, 10 para vendedor no comércio de mercadorias e cinco para atendente de telemarketing.
Além desses, estão disponíveis cargos para instalador de antenas de TV (10), fiscal de loja (24), costureiro (5), coletor de lixo (3), pintor de casas, açougueiro, chapeiro, pedreiro, serralheiro, panfleteiro, mecânico, auxiliar de corte, garçom, motoboy, forneiro de pizzaria, caseiro, instalador de sistemas de segurança, eletricista, entre outros.
Os interessados nas vagas podem acessar o portal do Ministério do Trabalho através do endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br. No site, o candidato ao emprego deve preencher uma ficha e, após, identificar-se com login e senha. O procedimento também pode ser feito diretamente na sede do SINE Cabo Frio que funciona à Avenida Teixeira e Souza, n° 1870, centro de Cabo Frio (próximo à delegacia). Horário de atendimento: 8h30 às 16h30. Telefone: (22) 2647-2553.



Viviane Teixeira

sábado, 29 de outubro de 2011

Vidraçaria Dutrevo em Cabo Frio, opção de economia verdadeira




No conhecido trevo da volks em Cabo Frio há uma opção  real de economia e confiança para você comprar  molduras, espelhos e vidros de todos os tipos, inclusive temperados, Vidraçaria Dutrevo, vale a pena conferir.
A direção é do meu amigo José Cláudio, um cara sério e excelente profissional.
Esta citação é gratuita, não é um comercial, é apenas uma sugestão confiável para você leitor deste blog.
Vidraçaria Dutrevo - Tel : 2645-6426, confira.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Parentes encontram carnavalesco morto a facada em Macaé


Polícia não tem pistas do autor do crime

Policiais da Delegacia de Macaé (123ª DP), no norte do Estado do Rio de Janeiro, investigam o assassinato do carnavalesco Carlos Magno, o Maguinho da Princesinha do Atlântico. O corpo dele foi encontrado em casa por parentes na manhã desta sexta-feira (28).
Segundo a polícia, ele foi morto a facadas durante a madrugada. Maguinho, de 38 anos, morava sozinho.
A casa do carnavalesco, no bairro Aeroporto, foi periciada na manhã desta sexta-feira. Os investigadores não descartam a possibilidade de crime passional, mas ainda não há pistas sobre o autor do crime.
A Escola de Samba Princesinha do Atlântico foi campeã do grupo 1 do Carnaval de Macaé este ano.

Do R7

Domingo tem caminhada rústica em Iguabinha


 Depois do sucesso da I Caminhada Rústica da Terceira Idade, no Centro (23), neste domingo (30) será a vez do distrito de Iguabinha receber o evento. Realizada pela Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, a caminhada tem o objetivo de incentivar a terceira idade a praticar atividades físicas, evitando, desta forma, problemas de saúde como diabetes e hipertensão. A concentração está prevista para às 7h, na orla.
Todos os idosos participantes receberão camisa, medalha e certificado de participação. O idoso “mais experiente” receberá troféu pela participação. Ao todo, serão 5km de caminhada. Na edição realizada no Centro de Araruama, 160 pessoas, entre idosos e jovens, participaram do evento. A expectativa é de que em Iguabinha o número de “atletas” seja parecido.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Atleta de Araruama fatura bronze nos Jogos Pan-Americanos


 A atleta araruamense, Geisa Coutinho chegou em 3° lugar na final dos 400 m rasos, disputados ontem durante os Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, no México.

-  Fui no meu limite. Eu estava com uma pequena dor me incomodando já faz um tempo. Mas isso não era motivo para eu fracassar. Fui vitoriosa e lutei até o fim. Esperava por uma medalha e ela veio, independentemente se fosse de primeiro, segundo ou terceiro. O que eu queria mesmo era o meu lugarzinho lá no pódio. Estou muito feliz por isso. Vou receber essa medalha como uma vitória muito grande, como se eu fosse a campeã da prova - afirmou Geisa, sem esconder o cansaço.

A velocista, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Araruama, ficou atrás da  colombiana Yenifer Padilla e da cubana Daysiurami Bonne. Geisa acumula conquistas estando na equipe ganhadora do bronze no 4x400 m no PAN disputado em Santo Domingo (2003) e também recebeu três medalhas de ouro nos Jogos Militares, sendo considerada a melhor atleta da competição.  

Luto - Morre Luiz Mendes, o comentarista da palavra fácil


O Rádio Brasileiro está mais triste


                                                                
                                                                        1924 - 2011

9° Festival Estudantil de Teatro acontece de 26 a 30 de outubro no Teatro Municipal


O 9° Festival Estudantil de Teatro (FET), evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, acontecerá de 26 a 30 de outubro com a participação de sete unidades escolares participantes escolhidas e que apresentarão oito peças teatrais. 
Na quarta-feira, dia 26, às 15h, a Escola Municipal Teixeira e Sousa apresenta a peça “Viver Melhor”, e, às 20h, a “III Convenção Anual dos Seres Encantados” será apresentada pela Escola Canto dos Pássaros. Na quinta-feira, dia 27, às 15h, o Colégio Municipal Elza Maria Bernardo participa do festival com a peça “Bento, que Bento é o Frade?”, e, às 20h, a Escola Artes de São Pedro D’Aldeia encena “Entre Paredes”.  Na sexta-feira, dia 28, às 15h, a peça “A Menina, a Velha e o Lobo” encerra a participação do C. M. Elza Maria Bernardo no festival; às 20h, o Curso Técnico Singular apresenta a peça “o Monólogo da Azeitona”. No último dia de festival, o Curso Básico Interpretação (TEMIAM) participa como não concorrente, com a peça “Álbum de Família – Fragmentos – Profeta Tricolor”, às 15h, e, às 20h, a Escola Sagrado Coração de Jesus encerra o festival com “Fabulante”.       
O evento tem o objetivo de estimular, entre os estudantes de escolas públicas e privadas, o interesse pelas artes cênicas; promover o intercâmbio cultural entre as cidades da região; proporcionar o entretenimento participativo e incentivar a competição saudável entre os jovens, ressaltando a importância da questão cultural no desenvolvimento do alunado. Segundo o diretor de teatro, Anderson Macleyves, o festival é um incentivo à produção teatral, formação de profissionais das artes cênicas e formação de platéia.
A divulgação dos resultados do 9° FET será no domingo, dia 30 de outubro, às 20h, quando serão premiados os melhores trabalhos. Haverá premiações para as categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Cenografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Sonoplastia e Melhor Esquete com temática Teixeira e Souza. Os 1°, 2° e 3° lugares receberão prêmios em dinheiro: R$ 1.000,00, R$ 500,00 e R$ 300,00, respectivamente, e, ainda, o melhor da categoria Esquete receberá um prêmio de R$ 500,00.
O 9° Festival de Teatro Estudantil tem entrada gratuita e é aberto ao público, porém a visitação de grupos deve ser agendada previamente com a administração do teatro. O Teatro Municipal de Cabo Frio fica situado à Rua Aníbal Amador Vale, s/n°, bairro Algodoal.
Mais informações pelo telefone (22) 2645-4472, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo e-mail: teatromunicipaldecabofrio@gmail.com. 

Isabella Azevedo






terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nota de desaparecimento





Desaparecido: Adriano da Silva

Morador do bairro Fazendinha - Araruama

Data do desaparecimento: 15 de outubro

Contato: (22)2673-8837 – Cris ou (22)9983-9746 – Rosemere

Araruama firma convênio com o "Minha Casa, Minha Vida"


 O prefeito de Araruama participou ontem da assinatura do termo de adesão ao programa "Minha Casa, Minha Vida 2", que contou com a presença de outros prefeitos da região no auditório da Superintendência Regional da Caixa Econômica, em Niterói.  Destacando a importância da parceria com a Caixa, André Mônica determinou que os projetos da cidade sejam  encaminhados o mais rápido possível para a avaliação da CEF.
- Há poucas semanas tivemos a confirmação oficial, através do Anuário de Finanças dos Municípios, de que Araruama nunca cresceu tanto em tão pouco tempo: um aumento de 800% nos investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade. Agora, entendemos que chegou a vez de investir em moradia para nossa população – comentou o prefeito.
Além de Araruama, o evento reuniu outras 18 prefeituras da região centro leste fluminense que se enquadram na faixa 1 do Programa, destinada a famílias com renda de até R$ 1.600. O Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Raimundo Célio Augusto Macedo, observou que os valores para cada município vão depender dos projetos apresentados pelas prefeituras, dos investimentos da iniciativa privada e de outros fatores.  Assegurou, no entanto, que eles devem ser expressivos, pois somente o déficit habitacional de 70 mil moradias na região, a ser coberto pelo Minha Casa, Minha Vida 2, poderá chegar a R$ 4,2 bilhões.
A Gerente Regional de Governo da CEF, Valéria Telles, enfatizou a importância das prefeituras para uma avaliação objetiva dos projetos a serem apresentados para análise da Caixa, e lembrou que uma integração entre as secretarias municipais de habitação e de promoção social contribuirá para que os projetos aprovados pela Caixa venham atender exatamente as camadas alvos dos programas sociais do governo federal.

Servidores públicos terão feriado na próxima sexta-feira, dia 28



Considerando o artigo 158 da Lei nº 380, de 29 de outubro de 1981 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, que consagra o dia 28 de outubro ao Servidor Público do município, o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, estabelece a próxima sexta-feira como feriado para todos os órgãos públicos municipais.
Serão mantidas apenas, em sistema de plantões ou prontidão, as atividades essenciais do município, tais como os atendimentos médicos de urgência 24 horas da UPA, limpeza urbana e atividades a cargo da Secretaria de Ordem Pública, referentes às Guardas Municipal, Marítima e Ambiental e Defesa Civil.


Cogecom PMCF 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Baile dos Professores de Cabo Frio acontece no próximo dia 26


A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará no próximo dia 26, quarta-feira, a partir das 20h, no Costa Azul Iate Clube, o tradicional baile dos professores, em homenagem ao mês comemorativo da categoria.
São esperados cerca de três mil professores de 84 unidades escolares municipais e quatro Casas do Aluno, cadastrados pela SEME, e que deverão estar munidos de identidade, contracheque e pulseiras numeradas. Segundo a Secretária de Educação, Laura Barreto, o evento é muito esperado pelos profissionais da área, pois se trata de um momento de confraternização e descontração de todos:
- O nosso baile é um pedido dos próprios professores para celebrarem a alegria da categoria, além de ser um momento de reconhecimento pelo trabalho realizado pela SEME. As pulseirinhas, que servem como ingresso no evento, serão enviadas para os diretores das escolas que distribuirão aos professores – disse ela.
A festa será animada pela banda Anjos da Noite, com repertório eclético. Durante a festa, haverá, ainda, sorteio de prêmios como aparelhos celulares, tablets, computadores e televisores de LCD.


Cogecom PMCF

Cabo Frio é destaque no salão estadual de turismo




                        Salão Estadual de Turismo é sucesso de público e de crítica
O Salão Estadual de Turismo, realizado neste fim de semana, na Praia de Copacabana, conquistou o público e garantiu comentários elogiosos do trade turístico que acompanhou a movimentação de cerca de 20 mil pessoas diariamente na estrutura de 3.200m2, montada especialmente para o evento.

A abertura oficial do Salão aconteceu na última sexta-feira, dia 21, às 19 horas, para autoridades, trade turístico e imprensa. Na ocasião, foi lançado pelo Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, o Programa de Turismo Consignado, que vai beneficiar 490.195 servidores públicos estaduais, com a venda de pacotes e serviços turísticos descontados em folha. O programa permite aos funcionários descontos de até 50% nas diárias, além de linhas de financiamento pela Caixa Econômica Federal com parcelamento em até 10 vezes.
Durante a solenidade aconteceram ainda mais três lançamentos. O presidente da Loterj, Sergio Ricardo Martins de Almeida, apresentou a Raspadinha Turística, que dará prêmios de até R$ 20 mil e tem imagens do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Arcos da Lapa e Calçadão de Copacabana. O Secretário de  Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, anunciou que o programa de turismo rural estará em execução em 30 dias, e o Superintendente do Sebrae-RJ, Cesar Vasquez, lançou a cartilha “Empreendedores Individuais de Turismo”.
Para o público em geral, o Salão foi aberto às 10 horas de sábado, dia 22 de outubro, com intensa visitação de cariocas e pessoas de diversos estados brasileiros e do exterior em busca de informações sobre as possibilidades turísticas do estado do Rio de Janeiro.
A grande tenda foi decorada com espaços definidos para as regiões turísticas do estado. A Secretaria M. de Turismo de Cabo Frio participou ativamente, com sua equipe, no balcão da Região da Costa do Sol, com distribuição do novo material institucional produzido recentemente, com tradução para o inglês e o espanhol e, também, do Calendário de Eventos para 2012.

Além do institucional, a SECTUR também distribuiu folheteria do Convention Bureau e da Associação de Hotéis e Pousadas, dando continuidade à parceria com estas entidades.

- É muito importante este estreitamento na relação da SECTUR com o Convention e a Associação de Hotéis e Pousadas porque estamos desenvolvendo uma parceria de sucesso e cooperação entre o poder público e a iniciativa privada. Nessas feiras nos aproximamos dos hoteleiros e de outros empresários da área e nos conhecemos melhor, além de trocarmos experiências e discutirmos sugestões para melhorar ainda mais a nossa atuação, ressaltou Paulo Massa - Secretário M. de Turismo de Cabo Frio.

O balcão de Cabo Frio também foi visitado por estudantes da área, hoteleiros, Ana Cláudia e Ronald do SEBRAE, Vereador Fernando do Comilão, Ernesto Gallioto, jornalistas do Rio de Janeiro, de Cabo Frio e de Búzios.
E para divulgar ainda mais o destino, numa parceria com o Convention Bureau, foi sorteado um fim de semana em um dos hotéis credenciados ao Convention. O felizardo foi William Batista Valladão, da cidade de Magé.
O Salão Estadual de Turismo ficou aberto ao público nos dias 22 e 23, das 10h às 22h, com intensa programação cultural e foi encerrado pelo grupo de show da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atenção usuários e familiares vítimas das drogas

Secretaria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio promove II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas


A Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio realizará, entre os dias 27 e 28 de outubro, o II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, campus Perynas.
Com o objetivo de promover a reflexão dos participantes sobre o consumo de drogas pela população infanto-juvenil, bem como estimular a articulação entre os diversos setores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) do município de Cabo Frio para a construção de uma política de enfrentamento ao problema, o seminário será aberto aos estudantes, educadores, profissionais da área de saúde e ao público em geral.
O primeiro dia do evento será das 8h às 17h com a presença do Prefeito da cidade, Marcos da Rocha Mendes, que fará a abertura do seminário. A seguir, haverá apresentação musical das crianças do projeto CRIA – Centro de Referência da Infância e do Adolescente. Dando prosseguimento à programação, a advogada Alice Gonzáles Garcia Cubello Cardoso ministrará a palestra “O ECA e a política de atendimento à criança e ao adolescente”. A seguir, o psiquiatra Dr. Daniel Cruz Cordeiro falará sobre o tema “O consumo do crack e outras drogas por crianças e adolescentes e as consequências bio-psicossociais”. Fechando o dia, a psicóloga Isabel Ferreira da Silva falará sobre “As diretrizes para o tratamento da dependência química e a apresentação de boas práticas no atendimento de crianças e adolescentes”.
No último dia do seminário, que acontecerá das 8h às 13h, haverá palestra ministrada pela psicóloga e mestre em Serviço Social, Roberta Pompêo de Camargo Carvalho, com o tema “Considerações sobre o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)”. Finalizando o encontro, a plenária “Aspectos relevantes para o enfrentamento do problema no Município” pretende levar todos os presentes a uma reflexão.
Segundo o Secretário Municipal da Criança e do Adolescente, Luís Antônio de Melo Cothias, o evento será uma oportunidade de conscientização e discussão sobre os temas abordados:
- O II Seminário de Prevenção e Enfrentamento às Drogas  traz para o nosso município renomados palestrantes da área, principalmente no que se refere ao crack. São especialistas em dependência química da Universidade Federal de São Paulo, que discutirão formas de desenvolver projetos voltados às crianças e adolescentes com ações mais organizadas e planejadas. Somado a isto, a Secretaria da Criança e do Adolescente, por meio do Centro de Referência da Infância e do Adolescente e do  “Programa Vivendo e Aprendendo”, vem realizando atendimentos preventivos, acompanhamentos e internações (quando necessário) de adolescentes em uso ou abuso de drogas. Também  presta  apoio aos  familiares, através de uma equipe multidisciplinar, especializada, visando, desta forma, proporcionar novos hábitos na busca por uma vida mais saudável e criativa. Assim, o Seminário contribuirá para a qualidade do “Programa Vivendo e Aprendendo”, ampliando suas ações e colaborando para a diminuição do consumo de drogas em Cabo Frio – disse ele.

Adriane Andrade

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

II Simpósio de Meio Ambiente e VIII Semana de Biologia


Palestras, mini-cursos e concursos vão agitar a programação

 De segunda a sexta-feira (24 a 28) a Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) estará realizando o II Simpósio de Meio Ambiente e a VIII Semana de Biologia, eventos organizados pela faculdade, pelo Colégio de Aplicação Professor Renato Azevedo (CAp Ferlagos), pelo Instituto Superior de Educação e pelo curso de Licenciatura em Biologia.
 O evento acontecerá no auditório da Ferlagos (Avenida Júlia Kubitscheck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio), e tema deste ano será “A Natureza e Suas Químicas”, uma homenagem à Marie Curie e Charles Darwin, dois grandes cientistas cujas descobertas influenciam, até hoje, a vida humana.
Voltado para alunos de graduação e pós graduação na área Ambiental (Biologia, Engenharia Ambiental, Oceanografia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Química Ambiental), e estudantes do ensino técnico em Meio Ambiente (IFF, Ferlagos e outros), o evento será oficialmente aberto nesta segunda-feira (24), às 18h20, com entrega do material aos participantes.
- Será um evento muito interessante e importante porque todas as questões discutidas serão utilizadas pelos alunos, principalmente no que diz respeito ao projeto de monografia e à linha de pesquisa que recorrerão após a conclusão da faculdade – explicou o professor Luciano Rapagnã.
Às 19h30 acontece a primeira palestra do simpósio: será com o professor Bernardo Dunley (Ienea/Ferlagos), e o tema: “A botânica e a Gestão Ambiental em Nossa Região”. Às 20h10 será a vez da apresentação dos ex-alunos, professores Stefano Delazieri (PUC) e Daniela Braine (UFRJ). E às 20h50, encerrando a primeira noite, um coquetel será servido aos participantes do concurso de fotografia e banner, uma outra atividade que acontece dentro do II Simpósio de Meio Ambiente e a VIII Semana de Biologia.
- Na verdade, vamos realizar uma série de atividades ao longo de toda a semana. Além das palestras e deste concurso de fotografia, teremos, ainda, mini-cursos sobre diversos assuntos ligados ao tema do evento, entre eles Contaminação Ambiental, Biologia de Répteis, Apresentação de Trabalhos Científicos e Introdução à Química Ambiental entre outros. Mas só poderá participar quem fizer a inscrição – lembrou professor Luciano. A inscrição para o evento custa R$ 30, e para os mini-cursos, R$ 15, e podem ser feitas, das 8 às 22 horas, na secretaria do CAp, que fica anexo ao prédio da Ferlagos). Todos os participantes receberão certificado ao final do evento, que contará como hora estágio: 50 horas para alunos que entregarem relatório, e 30 para quem não entregar. Confira o restante da programação.

3ª Feira (dia 25)
18h20 – Mini-cursos
19h40 – Palestra com o dr. Wanderson Carvalho  (Ferlagos/IEAPM)
Tema: “Autotróficos: a origem”
20h30 –  coffee break (concurso de fotografia e banner)
20h50 – Palestra com a dra. Rosa e Souza (Laboratório de Genética da Marinha e Evolução – UFF)
Tema: “Da Zooaqueologia a Bioinvasão”

4ª Feira (dia 26)
18h20 – Mini-cursos
19h40 – Palestra com o professor Paulo Roberto Marques (Cap Ferlagos/Ferlagos)
Tema: “Curso Técnico em Meio Ambiente”
20h30 –  coffee break (concurso de fotografia e banner)
20h50 – Palestra com a professora dra. Hyléa Valle e com a professora Mariana Alves Marroig (ambas Cap Ferlagos/Ferlagos)
Tema: “Interdiciplinaridade Química-Língua Portuguesa”

5ª Feira (dia 27)
18h20 – Palestra com o professor Gabriel Lima (UFRJ)
Tema: “Fontes alternativas de energia e seus avanços tecnológicos”
19h50 – Apresentação dos ex-alunas, professoras Bruna Pozzebon (IEAPM) e Monique Gago (PAC)
20h40 –  coffee break (concurso de fotografia)
21h00 – Palestra com os professores Bruna Vasconcelos e Gabriel Lima (UFRJ)
Tema: “Respostas Celulares a Diferentes Situações de Estresse Nutricional em Isochrysis Galbana”

6ª Feira (dia 28)
18h20 – Palestra com o Professor Paulo Lopes (Engenheiro) instrutor de mergulho, proprietário da PL-Divers, primeira operadora de mergulho do Brasil a organizar e participar de uma expedição a Antártica, a bordo do navio Paraty 1 (Barco do Amir Klink)
Tema: Geoquímica Marinha
19h10 – Apresentação dos ex-alunos, professores Valdir Brás (UFRJ), Judson da Rocha Cruz (IEAPM) e Júlio César (IEAPM)
20h30 – Mesa Redonda com o professor mestre Luciano Rapagnã  (UFF/Geociências/Ferlagos) e professor Manuel Botero (UFF/Geociências)
Temas: "Ressurgência em Cabo Frio” e “Elevação do nível do mar no Holoceno”
21h30 – Divulgação dos vencedores dos concursos de fotografia e banner

Projeto “Começar de Novo” acontece em edição especial na Praça São Benedito



Será realizada neste sábado, dia 22, a partir das 21h, a edição especial do Projeto “Começar de Novo”, que, tradicionalmente, faz a alegria de visitantes e moradores da cidade com a famosa seresta no bairro da Passagem. Excepcionalmente neste sábado, o evento será realizado na Praça São Benedito, localizada no mesmo bairro, devido às obras de revitalização da Praça da Bandeira. 
A banda do projeto “Começar de Novo” é composta por sete integrantes que, há seis anos, apresentam-se todos os sábados, a partir das 21h, com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio desde o início da sua idealização.
Mais informações sobre o projeto e a tradicional seresta pelo número (22) 9841-5962. 

Isabella Azevedo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cabo Frio participa da ABAV 2011


Cabo Frio está no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2011, realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Riocentro - Rio de Janeiro.
A Feira das Américas – ABAV 2011 é atualmente o evento que reúne de maneira mais completa todo o trade turístico nacional, integrando todas as regiões do Brasil, sendo uma importante oportunidade para se manter em contato com todo o mercado de turismo nacional e latino americano, apresentando o destino Cabo Frio. O evento permite abordagem dos agentes de viagens de forma diferenciada e ao mesmo tempo informativa, com todo o material institucional produzido pela Secretaria de T urismo e pelos parceiros como Convention Bureau e Associação de Hotéis e Pousadas. 

- A ABAV é um dos maiores eventos do mercado de turismo do Brasil e possibilita a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na área, tanto por entidades públicas, quanto por empresas do setor. Por isto a importância de Cabo Frio se fazer presente com estande próprio e recebendo como convidados o Convention Bureau, a Acia e a Associação de Hotéis e Pousadas. A proposta do governo municipal é este trabalho integrado para fortalecermos nosso destino, declarou Paulo Massa - Secretário de Turismo de Cabo Frio.

A ABAV 2011 tem presença confirmada de mais de 40 países e consolida sua posição de maior evento de turismo das Américas, atraindo cerca de 24 mil visitantes e 800 expositores.
  

COMUNICADO DA DEFESA CIVIL DE ARARUAMA



A cidade encontra-se em estado de ALERTA!
A Defesa Civil do Município de Araruama informa que a cidade encontra-se em estado de alerta devido às chuvas que caem em todas as regiões. A previsão é de chuvas moderadas ao longo da semana.
O órgão recomenda que as pessoas que residem próximas as margens dos Rios Mataruna, Limão, Salgado, Cortiço e das Moças, locais onde há probabilidade da ocorrência de enchentes por transbordamento dos mesmos, que façam contato com parentes e amigos que residam mais afastados, para que se abriguem em caso de necessidade.
Informamos também que se houver necessidade, a Defesa Civil ativará abrigos municipais para acolher desabrigados e desalojados.
O Sistema Municipal de Defesa Civil de Araruama está de prontidão, e em caso emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, priorizando os casos de enchentes e abalos estruturais em imóveis.
Por fim, a Defesa Civil informa que tal situação de alerta cessará, tão logo as atuais condições metereológicas se normalizem.
  
Araruama, em 19/10/2011