quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campeonato de Futebol em Araruama


Municipal de Futebol reúne 32 times a partir deste domingo


 Começa neste domingo, a partir das 13 horas, a edição 2011 do Campeonato Municipal de Futebol de Araruama, evento tradicional que deixou de ser realizado no último governo, e retorna este ano, em grande estilo, com a participação recorde de 32 equipes divididas nas categorias adulto e juniores. Pela chave A, jogam, neste domingo, pela primeira rodada, Araruama x Engenho Grande, Flamenguinho x XV de Novembro, Clube dos Engenheiros x Areal e Laguna x Litrão. Pela chave B jogam Soubara x Unidos, São Vicente x Radar, Mataruna x Rio do Limão e Praia Seca x Morro Grande. Folgam, nesta rodada, Social e Tupy.
Segundo o diretor do departamento de eventos da Secretaria Municipal de Esportes, Ocimar Soares de Carvalho, a Prefeitura está dando total apoio ao evento, arcando com despesas de bola, uniformes e arbitragem.
- Ao todo serão quatro meses de competição, que antes era organizada pela Liga de Desportos de Araruama, e agora é pela prefeitura, tendo em vista que a Liga não existe mais. Cada jogo acontecerá num campo diferente, com os juniores fazendo o jogo que antecede o adulto – explicou Ocimar, lembrando que o campeonato vai reunir algo em torno de 900 atletas e 180 diretores de clubes.
Pela tabela, Araruama x Engenho Grande jogam no campo no BNH (Fazendinha), Flamenguinho x XV Novembro no campo de Bicuíba, Clube dos Engenheiros x Areal no campo de Zé Mineiro (Fazendinha), e Laguna x Litrão no campo de Boa Vista. Soubara, São Vicente, Mataruna e Praia Seca jogam em seus respectivos campos. A premiação prevê troféu para os dois primeiros colocados do juniores e adulto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Remadores de Cabo Frio chegam ao Havaí para disputar 40ª Corrida de Canoas Havaianas



Cabo Frio terá representantes na 40ª Corrida de Canoas Havaianas “Queen Lili´uokalani”, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de setembro, em Big Island, no Havaí. A equipe cabofriense, formada por oito atletas do Cabo Frio Outrigger Club (Associação Cabofriense de Canoas Havaianas), chegou ao local no último domingo, dia 28 de agosto, para disputar a tradicional competição que reúne competidores de todo o mundo em busca de aventura e adrenalina nas águas do Pacífico.
Os atletas cabofrienses disputarão provas na categoria OC6 masculina a convite do clube havaiano Kamehameha, que não só recebeu os atletas nos EUA, como cedeu as canoas para a competição, evitando despesas com o transporte e a hospedagem dos equipamentos.
Alexandre Batista, treinador da equipe e um dos pioneiros do esporte na Região dos Lagos, acredita que a participação dos atletas cabofrienses na competição será um divisor para a prática da modalidade no município:
- Nossa cidade apresenta condições ideais para a canoagem havaiana e tem se destacado nas competições brasileiras. Nossas equipes (masculinas e femininas) estão entre as melhores do país e muitos de nossos atletas jamais estiveram no Havaí. O contato com os precursores da modalidade certamente nos ajudará a aprimorar a técnica e o ensino da canoa havaiana em Cabo Frio - disse Alexandre.
As canoas havaianas chegaram ao Brasil há pouco mais de dez anos e ganharam adeptos em todo o país.  Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina despontam no ranking nacional.  Em Cabo Frio, o esporte é praticado há cerca de seis anos. A cidade possui uma competição anual da modalidade e já conta com três clubes. 
Em julho, alunos do Projeto Novo Cidadão, da Prefeitura de Cabo Frio, conquistaram o primeiro lugar na Copa Brasil de Canoas Havaianas, mostrando que o futuro deste esporte é promissor, como afirma o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Eliseu Pombo:
 - Temos incentivado a prática de várias modalidades esportivas no município de Cabo Frio, como futsal, basquete, vôlei, natação e artes marciais em geral, por meio do projeto social Novo Cidadão e do apoio a eventos e atletas amadores e profissionais. A canoagem havaiana ainda é uma novidade, mas o ritual e a plasticidade do esporte atraem moradores e turistas - disse o secretário.
A prova de longa distância (18 milhas), que será disputada pelos atletas de Cabo Frio no Havaí, é uma homenagem à última monarca do Reino do Havaí, antes da incorporação deste aos EUA.  A rainha teria ajudado a preservar aspectos essenciais da poética tradicional do lugar e é lembrada pelos nativos por sua generosidade e preocupação com os mais necessitados.
A equipe de Cabo Frio viajou para o Havaí com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, das lojas Píer e da CVT Turismo. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Shows e exposições na programação da XXI Expolagos Araruama





Trazendo a Arca, Pixote, Michel Teló e Zé Ramalho entre a atrações

 Quem gosta de música e está em busca de um agito, não pode perder a XXI Expolagos Araruama, evento organizado pela Prefeitura Municipal, e que acontecerá entre os dias 15 e 18 de setembro, no Parque de Exposições Manoel Marinho Leão, em Araruama. A programação reserva espaço para todo tipo de público, com música gospel, pagode, sertanejo e MPB com grandes nomes no palco principal, além de shows diversos no palco alternativo, e exposições agropecuárias.
A abertura oficial do evento será no dia 15 (quinta-feira), com show do grupo gospel Trazendo a Arca. No mesmo dia acontece a final do Festival de Música Gospel de Araruama. Ao todo, 20 artistas locais participam da competição, que tem representantes de todos os cinco distritos da cidade: 10 na categoria música inédita (com gravação de um CD pela gravadora Line Records para o campeão) e 10 na categoria música consagrada (com uma moto 0km para o primeiro colocado), além de muitos outros prêmios como notebooks e projetores.
Na sexta-feira (16) quem sobe ao palco principal é grupo Pixote, que promete esquentar a festa com muito pagode. No sábado (17) é a vez do sertanejo, com o cantor Michel Teló, e no domingo, encerrando a programação, o melhor do MPB com Zé Ramalho. Todos os shows são gratuitos.
Além de música, o público da XXI Expolagos também terá acesso à exposição de ovinos e gados Tabapuã (espécie sem chifres e que é considerado um dos gados mais mansos), de cavalos Manga Larga Marchador, de aves exóticas, além de provas de hipismo rural, quarto de milha, concurso leiteiro, julgamento de gado argola e rodeios. Mas estas não são as únicas atrações do evento.
- Quem gosta de adrenalina, poderá assistir a uma prova de supercross com os melhores pilotos. Também teremos praça de alimentação, feira de artesanato e uma série de outras atrações – explicou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Francisco José Ferreira de Mello, Zeco.
logoprefeitura.jpg

Projeto desperta o desejo pelo esporte entre os jovens de Cabo Frio


Projeto Novo Cidadão surpreende no número de atendimentos cadastrados


O projeto municipal Novo Cidadão vem ganhando mais adeptos com o passar dos anos. Com objetivo de desenvolver atividades sócio-esportivas, tendo crianças e adolescentes de 7 a 18 anos como público-alvo, já foi ultrapassada a marca de 6.200 atendimentos cadastrados até agosto de 2011. Desta forma, foram superadas as marcas dos anos anteriores, com o registro de 3.510 atendimentos em 2010 e 3.400 em 2009.
As modalidades inseridas no projeto, como atletismo, ballet, basquete, capoeira, futebol de campo, futsal, handebol, judô, jiu-jitisu, karatê, muay-thai, musculação, natação, remo, surf, vela e voleibol, são desenvolvidas por profissionais de educação física com Certificado Regional de Educação Física (CREF), estagiários, funcionários de apoio e assistentes sociais. Dessa forma, o Novo Cidadão contribui, também, para a geração de empregos.
- Este projeto é desenvolvido em mais de trinta bairros e já temos solicitações de associações de moradores para desenvolvê-lo em outros bairros, inclusive no Ginásio Poliesportivo de Tamoios, que está para ser inaugurado. Estamos muito felizes com o interesse que o Novo Cidadão tem despertado – afirmou o Secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Eliseu Pombo.
O Projeto Novo Cidadão é registrado no Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), no qual é inserido o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FUNCRIA). A doação feita para o projeto - pessoa física ou empresa - é dedutível do imposto de renda. 
As Secretarias Municipais de Educação, Saúde, da Criança e Adolescente e de Assistência Social são parceiras deste projeto.


Carolina Rocha/Ascom SEMEL

domingo, 28 de agosto de 2011

Araruama perde na final da copa da tv


Araruama é vice na Copa Inter TV de Futsal

 A seleção de Araruama disputou, hoje à tarde, a final da Copa Inter TV de Futsal pela área Alto Litoral. O jogo, contra a seleção de Rio das Ostras, foi um dos mais disputados e emocionantes de toda a competição, e aconteceu no Ginásio Poliesportivo Darcy Ribeiro, em Araruama. Num jogo onde só a vitória interessava a uma das equipes, o time da casa, que chegou à final como favorita (após a desclassificação do Macaé), com apenas um derrota, começou perdendo pelo placar de 4 x 2, mas terminou empatando em 4 x 4, levando a decisão para os pênaltis: perdeu por 5 x 4, e conquistou o segundo lugar na competição.
- Foi um resultado muito bom. Fantástico. Principalmente se levarmos em consideração que entramos na competição completamente desacreditados porque sequer tínhamos um time montado. Como tivemos problemas no ano passado, achávamos que ficaríamos de fora da Copa Inter TV este ano. Na semana da competição, quando todas as equipes já estavam formadas, é que fomos avisados de que também participaríamos. E mesmo com um time montado há dois dias do início do torneio, conseguimos chegar nesta final de forma impressionante, com um resultado fantástico. Somos vice na tabela, mas no coração, somos todos campeões – comemorou o prefeito André Mônica, que agilizou a agenda de inaugurações e eventos programados para este sábado para prestigiar a final do campeonato.
O público também compareceu, e fez bonito na arquibancada. A cada jogada, a torcida sacudia o Ginásio, com direito à marchinha e tudo mais. A alegria ficou sob o comando da banda dos moradores do distrito de Iguabinha. Uma festa bonita, onde foram arrecadados quase 100 quilos de alimentos não-perecíveis.
- Cada pessoa que doou alimento, ganhou um cupom, e participou de sorteio de diversos brindes, numa ação social promovida, em conjunto, pelas Secretarias de Política Social, Trabalho e Habitação, e de Esporte – lembrou o secretário de Esportes, Luiz Claudio Peroca, o Peu. “Os alimentos arrecadados serão doados a famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura” – completou a secretária de Política Social, Paula Pegas.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Festival de Teatro em Cabo Frio


Remadores de Cabo Frio participam de competição no Havaí



Cabo Frio terá representantes na 40ª Corrida de Canoas Havaianas “Queen Lili´uokalani”, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de setembro, em Big Island, no Havaí.  A tradicional prova reúne competidores de todo o mundo, que buscam aventura e adrenalina nas águas do Pacífico.
A equipe cabofriense, formada por oito atletas do Cabo Frio Outrigger Club (Associação Cabofriense de Canoas Havaianas), disputará provas na categoria OC6 masculina a convite do clube havaiano Kamehameha, que não só receberá os atletas nos EUA, como cederá as canoas para a competição, evitando despesas com o transporte e a hospedagem dos equipamentos.
Alexandre Batista, treinador da equipe e um dos pioneiros do esporte na Região dos Lagos, acredita que a participação dos atletas cabofrienses na competição será um divisor para a prática da modalidade no município:
- Nossa cidade apresenta condições ideais para a canoagem havaiana e tem se destacado nas competições brasileiras. Nossas equipes (masculinas e femininas) estão entre as melhores do país e muitos de nossos atletas jamais estiveram no Havaí. O contato com os precursores da modalidade certamente nos ajudará a aprimorar a técnica e o ensino da canoa havaiana em Cabo Frio - disse Alexandre.
As canoas havaianas chegaram ao Brasil há pouco mais de dez anos e ganharam adeptos em todo o país.  Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina despontam no ranking nacional.  Em Cabo Frio, o esporte é praticado há cerca de seis anos. A cidade possui uma competição anual da modalidade e já conta com três clubes. 
Em julho, alunos do Projeto Novo Cidadão, da Prefeitura de Cabo Frio, conquistaram o primeiro lugar na Copa Brasil de Canoas Havaianas, mostrando que o futuro deste esporte é promissor, como afirma o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Eliseu Pombo:
 - Temos incentivado a prática de várias modalidades esportivas no município de Cabo Frio, como futsal, basquete, vôlei, natação e artes marciais em geral, por meio do projeto social Novo Cidadão e do apoio a eventos e atletas amadores e profissionais. A canoagem havaiana ainda é uma novidade, mas o ritual e a plasticidade do esporte atraem moradores e turistas - disse o secretário.
A prova de longa distância (18 milhas), que será disputada pelos atletas de Cabo Frio no Havaí, é uma homenagem à última monarca do Reino do Havaí, antes da incorporação deste aos EUA.  A rainha teria ajudado a preservar aspectos essenciais da poética tradicional do lugar e é lembrada pelos nativos por sua generosidade e preocupação com os mais necessitados.
A equipe de Cabo Frio viaja para o Havaí neste sábado, dia 27, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, das lojas Píer e da CVT Turismo. 

Cogecom PMCF

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ofertas de Emprego


SINE tem mais de cem vagas disponíveis esta semana


Desde que foi repassado à administração municipal, o posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Cabo Frio tem registrado, semanalmente, mais de cem vagas de trabalho. Nesta semana, desde segunda-feira, dia 22 de agosto, 137 postos estão disponibilizados no Sistema, de acordo com a chefia local.
Os dados são encaminhados semanalmente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente. Para esta semana, estão disponíveis vagas nas mais diversas áreas, entre elas: consultor de vendas, recepcionista de hotel, telefonista, vendedor, gerente de loja, técnico em informática, açougueiro, motoboy, mecânico, pintor, área administrativa, entre outros.
Os interessados nas vagas podem acessar o portal do Ministério do Trabalho por meio do endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br O interessado acessa o site, preenche uma ficha e, após, identifica-se com login e senha. Caso haja vaga disponível para a sua área de atuação, ele deverá se dirigir à sede do SINE que fica à Avenida Teixeira e Souza, n°1870, centro de Cabo Frio (próximo à delegacia), para ser encaminhado ao posto de trabalho disponível. Horário de atendimento: 8h30 às 16h30. Telefone: (22) 2647-2553.


Viviane Teixeira

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Araruama vai ganhar Associação de Catadores


O projeto foi apresentado durante o I Fórum Coleta Seletiva Solidária

 No próximo dia 30 a Secretaria Municipal do Ambiente reunirá os catadores de lixo de Araruama para a assembléia de criação da primeira Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município. O projeto foi apresentado durante o I Fórum de Coleta Seletiva Solidária, realizado na última semana, no Teatro Municipal. Segundo o secretário de Ambiente, Leonildo da Costa e Silva, o objetivo do evento, que era envolver a sociedade na discussão sobre o fim do lixão e a implantação do projeto sócio-ambiental de coleta seletiva, foi alcançado com sucesso.
- Conseguimos reunir pessoas de diversos segmentos como empresários, clubes de serviços, entidades, comerciantes... Pelos nossos cálculos, reunimos algo em torno de 400 pessoas no Teatro Municipal. E o mais importante é que conseguimos fazer com que essas pessoas entendessem que a questão do lixo é coletiva e não política – comentou o secretário, lembrando que “o Fórum também serviu para integrar os catadores com a sociedade, trazendo-os para o nosso meio”.
A previsão é de que o lixão de Araruama seja extinto em dezembro deste ano. Com isso, o espaço, que há anos envergonhava a cidade, seja pelos danos ambientais, ou pelas condições desumanas de trabalho para diversas famílias, será substituído pelo Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS), uma iniciativa do Governo Municipal que ganhou o importante apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e que foi lançado durante o Fórum.
Além da fundação da primeira Associação de Catadores de Araruama, o projeto também prevê a reforma dos galpões (já em andamento) onde será instalado o Centro de Triagem de Recicláveis (no Loteamento Monte Belo II e em local próximo ao atual lixão), e a reforma do caminhão de coleta, que será cedido para a futura associação.
Embora a extinção do lixão só aconteça em dezembro, o secretário lembra que o Programa de Coleta Seletiva Solidária começa a funcionar já a partir do mês que vem. E todo cidadão poderá ajudar neste importante processo para a preservação ambiental do nosso município: basta adotar atitudes simples, como separar todo o lixo doméstico e comercial: numa lixeira, por exemplo, coloca-se o chamado lixo seco (papel, papelão, embalagens Tetrapak, vidro, PET e plásticos em geral), que é lixo reciclável, e em outra o chamado lixo úmido.
- A gente sabe que o hábito de separar o lixo não é uma tarefa simples como parece, por isso mesmo precisamos adotar essa prática desde já, para que nossos filhos sejam adultos mais conscientes e responsáveis com a questão da preservação ambiental – explicou o prefeito André Mônica, que faz questão de acompanhar de perto todo este processo.

Clean Up the World 2011: inscrições já estão abertas em Cabo Frio



No dia 17 de setembro será realizado, em todo o mundo, o “Clean Up the World”, evento que tem o objetivo de tornar o planeta mais limpo. Em Cabo Frio, os interessados em participar da limpeza das praias já podem se inscrever para a coleta que promete reunir cerca de 35 milhões de voluntários de 125 diferentes países.
As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria Geral de Meio Ambiente (Cogema), que fica localizada à Rua Itajuru, nº 131 (próximo ao Convento Nossa Senhora dos Anjos), todas as terças-feiras, a partir das 16h. A inscrição dá direito à distribuição de material e camiseta alusiva ao evento.
De acordo com o Coordenador Geral de Meio Ambiente, Julio Cezar Rodriguez, o principal objetivo do evento mundial é “a conscientização da população sobre a importância de manter as praias, rios, lagos, lagoas e os mares limpos e livres do microlixo, formado por pontas de cigarros, canudos, tampas de garrafas, cotonetes, entre outros”.
A expectativa é que sejam recolhidas, em todo o Brasil, mais de 40 toneladas de lixo. No país, o trabalho simultâneo será realizado, além de Cabo Frio, nas cidades de Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo e Florianópolis.
Mais informações sobre o Clean Up the World em Cabo Frio podem ser obtidas pelo número: (22) 2645-3131 (Cogema), no horário das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Viviane Teixeira

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Organização do Festival Internacional de Dança convida para o Projeto Escola

Cia.  Jovem do Palácio das Artes, Belo Horizonte-MG
Foto : Mário Veloso


A Prefeitura de Cabo Frio realiza, entre os dias 7 e 11 de setembro, a sétima edição do Festival Internacional de Dança, com organização da Secretaria Municipal de Turismo e do Ballet Márcia Sampaio. O evento, que tem entrada franca, acontecerá no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado.
No dia 6, terça-feira, a partir das 14h, a organização do Festival oferecerá a alunos e educadores o Projeto Escola, que objetiva proporcionar a estudantes e  educadores um espetáculo  especialmente elaborado com fins educativos e culturais.
Projeto Escola: O Projeto Escola é um viés do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio e acontece desde a primeira edição do evento, no ano de 2005. Durante as seis últimas edições contou com a presença de várias escolas e estudantes que tiveram a oportunidade de assistir  a belos espetáculos apresentados por bailarinos de diversos lugares do país.
O Projeto Escola já se firmou como uma referência dentro do Festival, inclusive apresentando coreografias elaboradas por algumas escolas públicas da região.

Programação

Abertura: 14h

1. Ballet Márcia Sampaio (Cabo Frio/RJ) - 5’
O Ballet Márcia Sampaio completa 27 anos de existência na cidade de Cabo Frio. Atualmente está sediado no Tamoyo Esporte Clube, atuando no ensino do ballet clássico sob a direção de Márcia Sampaio, organizadora do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio.
Coreografia: Quadro de Degas
Coreógrafo: Heron Nobre

2. Ballet Márcia Sampaio (Cabo Frio/RJ) -7’50”
Coreografia: La Vivandière
Coreógrafo: Arthur Saint-Léon

3. Grupo de Danças Populares Brasileiras - GRIOT construindo saberes (Cabo Frio/RJ)- 4’
Composto por crianças do 1° segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Catharina da Silveira Cordeiro
Coreografia: Maracatu e coco
Professora: Márcia Fonseca
Colaboração: Andréia Fernandes

4. Oficina de Dança do Programa Mais Educação (Cabo Frio/RJ) - 5'40" 
Composto por crianças e adolescentes do 1.º segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Themira Palmer
Coreografia: Dancin' Days
Coreógrafa: Danielli de Azevedo Campos

5. FUNSAG- Projeto Turma do Sítio (Cabo Frio/RJ) -5’
A Turma do Sítio atende a 360 crianças da zona rural, em São Jacinto. Oferece diversas oficinas, entre elas a de dança afro e capoeira.
Coreografia: Dança Afro
Professores: Juliana Pinto e Jubiabá

6. Ballet Márcia Sampaio (Cabo Frio/RJ) - 6’39”
Coreografia: Amigas de Clara
Coreógrafo: Marius Petipa

7. Ballet Márcia Sampaio (Cabo Frio/RJ) - 5’48”
Coreografia: A Cor do Blues
Coreógrafo: Henrique Talmah

8. Cia. Jovem do Palácio das Artes (Belo Horizonte/MG) - 23`
O Ballet Jovem Palácio das Artes é um projeto da Diretoria de Ensino e Extensão da Fundação Clóvis Salgado e tem o objetivo de preencher um espaço vazio existente entre a formação e a inserção do bailarino no mercado. Conta com um corpo de dança jovem formado por bailarinos com idade a partir de 15 anos que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro.
Coreografia: “Impromptu”
Coreógrafo: Tíndaro Silvano


Eliane Ribeiro

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Araruama vence Arraial e se classifica para a final da Copa Inter TV



 Araruama x Rio das Ostras se enfrentam neste sábado, às 15 horas, pela final da Copa Inter TV de Futsal. O jogo acontece no Ginásio Darcy Ribeiro, na Praia do Hospício. Depois de duas vitórias e uma derrota, que colocaram a equipe em segundo lugar na chave 2, a seleção araruamense conquistou a vaga ao vencer, neste sábado, por 4 x 2, a seleção de Arraial do Cabo. Já o Macaé, que era favorito para ir à final com o Araruama por ser a única equipe com 100% de aproveitamento na competição, escorregou na semifinal e perdeu para o Rio das Ostras por 3 x 1. De todas as seleções da área da Inter TV Alto Litoral, a equipe de Araruama foi a única a entrar na competição desacreditada.
- No ano passado, devido à ausência num dos jogos, fomos banidos da competição, e este ano deveríamos ficar de fora. Mas, há uma semana do início dos jogos, a comissão decidiu pelo perdão e nos colocou na competição. E aí surgiu um novo problema: como estávamos banidos, nem nos preocupamos em montar um equipe, e tivemos que correr contra o tempo. Nosso time foi oficialmente montado há dois dias do início da Copa, e para nossa alegria, chegamos à final com um saldo positivo de três vitórias, uma derrota (para o Macaé, na penúltima rodada) e nenhum empate – comemora o secretário municipal de Esportes, Luiz Claudio Peroca.
Para marcar a boa fase da seleção, uma campanha de arrecadação de alimentos será realizada no Ginásio Darcy Ribeiro, numa parceria das Secretarias de Esporte e de Políticas Públicas.
- Quem quiser assistir aos jogos, poderá doar um quilo de alimento não perecível em troca de um cupom, que dará direito ao sorteio de diversos brindes – explicou a secretária Paula Pêgas, convidando todo mundo para prestigiar a seleção da cidade.

9° Festival de Esquetes de Cabo Frio acontece entre os dias 23 e 27



Começa nesta terça-feira, dia 23 de agosto, e vai até o próximo sábado, dia 27, o 9° Festival de Esquetes de Cabo Frio, que acontecerá no Teatro Municipal. A programação contará com oficinas gratuitas de fotografia, técnicas circenses e oficinas teatrais.
Confira, abaixo, as datas de realização e o conteúdo das oficinas. As informações completas sobre o evento podem ser obtidas pelo endereço:http://festivaldeesquetesdecabofrio.blogspot.com/

Oficina Fotográfica Fesq
Instrutor: Alexis Malabi
Dias: 23 e 24 (Bridge e DSRL) - 25 e 26 (câmeras compactas/iniciantes)
Horário: 13h30 às 15h
Certificado de participação (impresso)
Apostila digital de curso fotográfico (via e-mail)

Oficina de técnicas circenses
Instrutora: Maria Paula
O trabalho envolve o estudo de técnicas simples no tecido e lira, explorando também o improviso e percepção. 
Dias: de 23 a 26
Horário: 13h30 às 15h30
Público: A partir de 16 anos
Roupas: Calça ou meia calça de ginástica maleável que cubra o joelho. Aconselhável malha inteira ou colant para proteger abdômen e costas. Não é necessária nenhuma experiência prévia, apenas muita disposição.
Certificado de participação (para no mínimo de 75% de participação).

Oficina teatral – O ator visceral – Uma abordagem do solo narrativo
Instrutora: Mariana Jacques
Dias: 23 e 24 (turma 01) - 25 e 26 (turma 02)
Horário: 13h30 às 16h30 - 16 vagas por turma
Desenvolver a fabulação por meio da utilização do que cada ator possui de próprio e o que tem adquirido ao longo da vida, que podem contribuir para o processo de construção da narrativa. Tal proposta consiste em narrar interpretando todos os personagens e estabelecendo um pacto de cumplicidade com a platéia, para que ela imagine, por meio do vocabulário mímico (imagens, gestos e máscaras) e sonoro (palavras, ruídos, onomatopéias), toda a trama que se passa.



Viviane Rocha

Livro Catálogo da Exposição “Wolney Teixeira: o Sal da Terra” será lançado nesta terça-feira, dia 23 de agosto



O livro catálogo da exposição “Wolney Teixeira: O Sal da Terra” será lançado nesta terça-feira, dia 23 de agosto, às 17h, no proscênio do Teatro Nélson Rodrigues do Centro Cultural da Caixa Econômica Federal. A exposição também vai até o dia 23, acompanhando o lançamento do livro.
Na ocasião do lançamento, será realizada uma palestra que contará com a presença de Warley Sobroza, filho de Wolney; dos historiadores Yone Nogueira e João Henrique de Oliveira Christóvão, dos professores e críticos Tadeu Messias Capistrano, da pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ e de Mauro Trindade, curador da mostra.
Os livros serão vendidos nas livrarias do Rio de Janeiro, São Paulo e Cabo Frio, e conta com 120 páginas, sendo que 40 são dedicadas a artigos a respeito de Wolney, escritos pelo professor João Henrique Cristóvão, Yone Nogueira e Mauro Trindade: 
- A Secretaria de Cultura está participando da exposição de Wolney, que marca um momento importante da ação cultural de Cabo Frio. Em contrapartida a esse patrocínio, a Secretaria distribuirá os livros por todas as bibliotecas das escolas municipais e estaduais de Cabo Frio – disse o secretário José Correia. 
O Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural fica localizado à Av. Almirante Barroso, n°25, Centro – Rio de Janeiro. Tel: (21) 2544-4080 e 2544-1099.


Viviane Rocha

domingo, 21 de agosto de 2011

País Estranho, Povo Conformado, Justiça Corrompida...





Tudo bem, eles realmente tem que  estar presos, estão pagando por seus erros...








...Mas porque os maiores ladrões, aqueles que roubam o 
dinheiro do remédio, 
da merenda escolar e  
do saneamento 
continuam soltos ?








...Brasil, País do carnaval, do futebol e da maracutaia.












                
         2012, ano de eleições, é hora de votar certo.





As eleições estão chegando, reflita lendo este texto de Rui Barbosa

SINTO VERGONHA DE MIM, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o ‘eu’ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro.
Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo!
‘De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto’.
Rui Barbosa

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeitura de Cabo Frio promove audiência pública para discutir edital de Cultura



A Prefeitura de Cabo Frio vai promover, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, uma audiência pública para discutir, de forma inédita, o edital de cultura. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, às 14h, no auditório da Prefeitura.
Os editais são meios democráticos para promover, apoiar e incentivar a atividade cultural no município, além de serem uma política permanente em que se vai contemplar qualquer produtor, artista ou atividade cultural por meio da chamada pública para seleção de projetos, de acordo com a implantação do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural, que será orientado pelas diretrizes saídas da última Conferência Municipal de Cultura.
O objetivo é informar como anda o processo para o lançamento do edital. A audiência contará com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, do Conselho Municipal de Cultura, da Procuradoria, da Secretaria de Fazenda e do Departamento de Controle Interno.
A Secretaria de Cultura vai disponibilizar R$ 100 mil - o que corresponde a 20% do orçamento anual da Secretaria - nas áreas de música, literatura, dança, artesanato e folclore, artes plásticas, escolas de samba, movimento negro e artes cênicas e teatro. Um dos objetivos da audiência é dialogar com os segmentos culturais da cidade sobre o edital:
- Será a primeira vez que a Secretaria de Cultura lançará um projeto de Edital. Somos um dos poucos municípios do Rio de Janeiro e o único da Região dos Lagos que está ingressando na utilização do edital como política pública de investimento na cultura. Nós temos uma equipe formada para trabalhar unicamente com o processo do edital – disse o secretário de Cultura, José Correia.

Viviane Rocha

Cia Italiana de Teatro e Ópera faz apresentação gratuita em Araruama



 Neste domingo (21), às 19 horas, Araruama estará recebendo, pela primeira vez, o projeto Palco Itália Itinerante, com apresentação gratuita do Gruppo Amarcord - Cia. Italiana de Teatro e Ópera. Com músicos profissionais e cantores de alta categoria, o Amarcord conquista novos públicos para a música lírica em todo o mundo, com apresentações emocionantes. Patrocinada pela Concessionária CCR ViaLagos em parceria com a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Educação e Cultura, o espetáculo será apresentado na Praça Antônio Raposo.
O Gruppo Amarcord faz da ópera uma experiência dinâmica com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, a comédia e o melodrama. O grupo italiano apresenta a seleção de algumas das mais conhecidas árias de óperas e canções tradicionais da Itália, com uma linguagem musical diferente e inovadora e o único objetivo de emocionar os espectadores. Nasce, assim, o ‘Cabaret Lírico’ ou a ‘Ópera Comédia’.
O grupo é formado por Giuliano Brusiani na bateria e Andrea Terenziani no baixo, Claudio Mattioli no teclado e acordeon, Gentjan Llukaci no violino, a soprano brasileira Susie Georgiadis, o tenor Massimiliano Barbolini, que foi aluno de Luciano Pavarotti, e intervenções cênicas com a atriz Barbara Zanasi. Desde a sua fundação no ano 2000, o Amarcord vem se apresentando com enorme sucesso de público e crítica na Itália e em países como Espanha, França, Portugal, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Noruega, Republica Tcheca, Hungria, Rússia, Estados Unidos e Japão. Após Araruama, o Palco Itália Itinerante leva o Gruppo Amarcord para cidades de São Paulo. Outras informações no site www.festivalpalcoitalia.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Morre menino que se afogou no Riala

Lamentavelmente informamos que morreu o menino de 9 anos que se afogou no parque aquático Riala e chegou a ser socorrido.
Aos pais desejamos força e conforto em Deus.
Esperamos que haja bom senso no uso desta notícia.
Guerra política tem limites.

domingo, 14 de agosto de 2011

Pais Maus...

Quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado e dizer ao dono: “Nós pegamos isto ontem e queremos pagar”.
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração. Mais do que tudo: Eu os amei o suficiente para dizer-lhes“não”, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso, e alguns momentos até me odiaram. Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.
Estamos contentes, vencemos! Porque no final vocês venceram também!
E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães; quando eles lhes perguntarem se seus pais eram maus, meus filhos vão lhes dizer: “Sim, nossos pais eram maus. Eram os pais mais malvados do mundo.”
As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer pão, frutas e vitaminas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne e legumes. E eles nos obrigavam a jantar à mesa, bem diferente dos outros pais que deixavam seus filhos comerem vendo televisão.
Eles insistiam em saber onde estávamos à toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Papai insistia para que lhe disséssemos com quem iríamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos.
Nós tínhamos vergonha de admitir, maseles “violavam as leis do trabalho infantil”. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho que achávamos cruel. Eu acho que eles nem dormiam à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer. Eles insistiam sempre conosco para que disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos.
A nossa vida era mesmo chata. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde. O papai, aquele chato, levantava para saber se a festa foi boa só para ver como estávamos ao voltar.
Por causa de nossos pais, nós perdemos imensas experiências na adolescência: Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. Foi tudo por causa deles.
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo de tudo para sermos “PAIS MAUS”, como os nossos foram.

Texto - Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra.


                               Feliz Dia dos Pais !!!!