terça-feira, 31 de maio de 2011

Inscrição para Festival Gospel é prorrogada

       
 Foi prorrogada até o dia 2 de junho a inscrição para o I Festival de Música Gospel de Araruama, que acontecerá nos cinco distritos do município tendo uma grande final no Centro da cidade, após as fases de audições e eliminatórias, que serão realizadas em São Vicente, Morro Grande, Praia Seca, Iguabinha e Centro. Promovido pela Prefeitura de Araruama, através de uma Comissão de Funcionários Evangélicos, o evento é destinado a todos os membros de igrejas evangélicas de Araruama. O regulamento está disponível no linkhttp://www.araruama.rj.gov.br/index.php/component/content/article/44-principal-foto-grande/385-i-festival-gospel-de-araruama

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Comunicado aos Amigos Leitores e Ouvintes


Quero dizer aos amigos que me acompanham que determinados fatos ventilados aqui e ali, serão esclarecidos no momento certo e da forma correta e justa. Quero deixar claro que continuarei firme em meus propósitos, não me curvarei ao mal, nem venderei meu caráter. 

"O Tempo é o Senhor da Razão"

Prefeitura de Cabo Frio realiza ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco



            A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira, dia 31, de 9h às 14h, uma ação de conscientização, na Praça Porto Rocha, pelo Dia Mundial Sem Tabaco. Uma tenda será montada no local e cerca de dez pessoas, entre técnicos de enfermagem e profissionais do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, distribuirão material informativo e esclarecerão as dúvidas da população sobre tratamento e prevenção ao uso do tabaco.
A Associação dos Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma das maiores complicações decorrentes do uso do cigarro, também participará da ação tanto na panfletagem quanto com depoimentos:
            - É muito importante que as pessoas se conscientizem dos malefícios causados pelo fumo. Os prejuízos são inúmeros, principalmente vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares – afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Renata Moura.
Em Cabo Frio, o programa municipal, lançado em março deste ano, tem por objetivo a prevenção de doenças relacionadas ao consumo de produtos derivados do tabaco, além da promoção de ações que estimulem a adoção de hábitos saudáveis. Os interessados em participar devem se dirigir ao Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristovão, às segundas e terças-feiras, a partir das 13h, munidos de documento de identidade com foto e prontuário do PAM.
          Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por neoplasia. Apenas 6,7% dos casos de câncer de pulmão não estão relacionados ao cigarro, pois 90% ocorrem em fumantes, e 3,3% em fumantes passivos, pessoas que apenas convivem com a fumaça do cigarro
Dia Mundial Sem Tabaco – O dia 31 de maio, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial Sem Tabaco, é celebrado pelos 191 países membros da entidade. A data pretende sensibilizar população em geral sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco, divulgar e reforçar as leis que restringem o uso do mesmo em ambientes fechados, estimular os empregadores a converterem suas empresas em ambientes livres de tabaco, promover e divulgar o Programa Nacional para o Controle do Tabagismo e apoiar o desenvolvimento e a adoção da Convenção Quadro Internacional para o Controle do Tabaco, proposta pela Assembléia Mundial de Saúde.

Nicia Carvalho

Artesãs de Cabo Frio participam de evento de moda internacional


A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio está participando, por meio do Departamento de Proteção Social Básica, da 18ª edição do Senac Rio Fashion Business, evento de moda internacional que está sendo realizado na Marina da Glória, apresentando trabalhos de artesanato do grupo “Arte em Ação”, de diversas oficinas criadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelo município.
O evento, organizado pelo Senac Rio, é considerado a maior bolsa de negócios de moda da América Latina e, este ano, está reunindo 310 expositores e 20 mil lojistas credenciados, dos quais mil são compradores considerados vip’s. Com o tema “Economia Criativa”, a exposição teve início no último dia 24 de maio e terminará na noite desta sexta-feira, dia 27.
A equipe da Assistência Social é formada por mulheres das comunidades carentes de Cabo Frio e que fazem parte do projeto “Qualificando para a Cidadania”.
- O objetivo é oferecer melhores condições de vida dando a essas mulheres novas opções para o mercado de trabalho - explicou a diretora do departamento, Cristina Mesquita, acrescentando que as artesãs buscam formas de produção de roupas e acessórios, como bolsas e calçados, que sejam de baixo impacto ao meio ambiente, desde a elaboração do fio, que tem como matéria-prima a garrafa PET, até o produto final.
O estande foi montado com trabalhos confeccionados utilizando linhas, lãs, botões, rejeitos de lycra, pedrarias e tecidos. O dinheiro arrecadado com a venda das peças é dividido entre as próprias artesãs.
A participação no SENAC Rio Fashion Business, além de abrir a possibilidade da geração de negócios para os expositores, através de contatos comerciais com compradores provenientes de diversos estados do Brasil e até do Exterior, contribui para que as regiões representadas pelos Núcleos Criativos também sejam beneficiadas e possam mostrar seu potencial cultural e econômico num evento de grande penetração no mercado nacional e com repercussão internacional.


Osvaldo Ramos

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prefeitura realizará seminário para finalizar diagnóstico sobre o PLHIS


A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Habitação e Serviços Públicos, realizará um seminário para técnicos e moradores, visando finalizar o diagnóstico sobre o PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social. O evento, marcado para as 10h do dia 2 de junho, quinta-feira, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, tem como objetivo finalizar o diagnóstico do setor habitacional cabofriense, abordando questões que são fundamentais para a compreensão do tema.
– A carência habitacional é muito grande, principalmente entre os moradores da periferia. Estamos imbuídos em diminuir essa defasagem, tarefa dificultada pelo crescimento populacional acentuado em nossa cidade. Queremos também moradias com qualidade, estrutura, acesso a bens públicos, transporte facilitado, entre outras necessidades – explicou o secretário municipal de Habitação e Serviços Públicos, Eduardo Leal, destacando que estarão presentes autoridades com a meta de contribuir no debate sobre os rumos da política habitacional de Cabo Frio, tendo como referência a política nacional de habitação e implantação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
De acordo com Elizabeth Peralta, coordenadora da equipe técnica local de projetos com recursos do FNHIS, a troca de experiências é fundamental.
– O seminário está previsto no cronograma do PLHIS e nesta etapa finalizaremos um diagnóstico do setor habitacional. É muito importante que todos os interessados, não apenas técnicos da área, mas também moradores de Cabo Frio, participem desse seminário.  Os palestrantes são especialistas no assunto e a troca de experiência com o público é fundamental para definirmos os rumos que a habitação cabofriense tomará – explicou ela.
Entres os palestrantes estão Fabrício Leal de Oliveira, arquiteto e urbanista, professor da Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal Fluminense (UFF); Maria de Lourdes Lopes, coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM); e Orlando Junior, sociólogo, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (PPUR/UFRJ). O seminário contará ainda com o Coordenador da Fundação Bento Rubião que está assessorando a equipe da Prefeitura de Cabo Frio na elaboração do PLHIS.

José do Carmo Filho

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Araruama vai participar do Dia do Desafio


 O município de Araruama participará, amanhã, do Dia do Desafio, uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas, que acontece todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o continente americano. O desafio acontecerá em vários pontos da cidade, começando pela Praça Antônio Raposo, a partir das 8 horas. Pelo regulamento, cada participante deverá fazer de 10 a 15 minutos de exercícios físicos. As atividades podem ser em grupo ou mesmo individuais. O evento é coordenado, no Estado do Rio de Janeiro, pelo Sesc Rio, e tem como objetivo mobilizar os cidadãos em uma competição entre as cidades, incentivando a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
- Vale fazer qualquer tipo de exercício: caminhada, ciclismo, corrida, aulas de dança, natação, ginástica, hidroginástica, artes marciais, dança, enfim. O importante é não ficar parado, e se movimentar por, no mínimo, 15 minutos – explicou o secretário municipal de Esportes, Claudio Peroca, o Peu, convocando toda a população de Araruama para participar de atividades físicas entre meia-noite e 21 horas de amanhã.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Para incentivar ainda mais a prática de esportes, existe uma competição entre as cidades: vence o desafio aquela que conseguir mobilizar o maior número de pessoas. Este ano Araruama vai competir contra a cidade Habana, em Cuba, que no ano passado conseguiu mobilizar 73% da população. O resultado será divulgado no site do Dia do Desafio (www.diadodesafio.com.br).

CRAS representa Cabo Frio no Senac Rio Fashion Business


O projeto CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi escolhido para representar Cabo Frio no Senac Rio Fashion Business, evento que começou na última terça-feira, dia 24, e vai até sexta-feira, 27 de maio, na Marina da Glória.
O CRAS, que hoje já possui seis núcleos divididos em diferentes bairros do município, consiste em oficinas de inclusão produtivas destinadas às famílias carentes e idosos de Cabo Frio. As atividades variam do artesanato à panificação e marcenaria.
O convite para a participação do CRAS foi feito pela Fecomércio-RJ, realizadora de um workshop local, no dia 27 de abril último, com o apoio da Coordenadoria Municipal de Indústria e Comércio, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente (Sedesc).
A participação no SENAC Rio Fashion Business, além de abrir a possibilidade da geração de negócios para os expositores, através de contatos comerciais com compradores provenientes de diversos estados do Brasil e até do Exterior, contribui para que as regiões representadas pelos Núcleos Criativos também sejam beneficiadas e possam mostrar seu potencial cultural e econômico num evento de grande penetração no mercado nacional e com repercussão internacional.

Viviane Teixeira

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jornais sem Classificados irritam consumidor

* Ontem em um bate papo fiquei sabendo que os jornais impressos não tem mais o caderno de classificados.
Estranho, me disseram que isto havia sido comunicado, mas e daí, o jornal tem que estar conforme estampado em seu interior, contendo todos os cadernos, isto no mínimo é desrespeito com o consumidor.
Por estas e outras que eu só leio jornal na internet, não sujo as mãos de tinta e ainda economizo.

* Parece que a questão da polêmica em torno do texto do Macleyves é pura politicagem, querem derrubar o cara, que é sério, para pegar o seu lugar, não adianta, tem gente que só tem competência para puxar tapetes...

* O Vasco parece que não vai  ser vice, desta vez o time da colina não vai nem para a final, no jogo de volta eu arrisco um 3 a 0 para o time treinado pelo Silas.

* Por falar em Silas, o irmão dele, Muller curtiu tudo e não guardou nada, foi só encerrar a carreira para começar a agonia.

* Tanta gente boa de fora e tanto F. D. P... botando o bloco na rua, não adianta, enquanto os Bons não se oferecem, os maus elementos continuarão transformando a política nisto aí... blargh...

* Maconha, Cocaína, Aids, Crack,  Oxi... as noites da juventude nunca foram tão emocionantes...

* E esta discussão em torno da Globo,  qualidade igual não há, a Record tenta imitar mas não consegue, podem até falar, mas é preciso ser  justo e verdadeiro.

* Bye, Bye...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curso de Fotografia

Atleta de Araruama é bronze no Brasileiro de Jiu Jitsu

Há 17 anos no esporte, o guarda municipal Paulo José da Silva subiu ao pódium, mais uma vez, levando o nome de Araruama. No último fim de semana ele foi medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Foram sete lutas na categoria faixa marrom, Sênior Meio Pesado.
Paulo é um colecionador de títulos: são quase 160, entre eles o de Campeão Sul Americano de 2010, conquistado em Santa Catarina. Em fevereiro, no Campeonato Aberto de Verão, ele foi medalha de ouro. E agora se prepara para a III Copa Grande Mestre Hélio Gracie, nos dias 11 e 12 junho.
- Se não fosse o apoio que recebo da Prefeitura de Araruama, e dos meus patrocinadores, não conseguiria resultados tão bons como esses. Por isso gostaria de agradecer ao prefeito André Mônica; ao secretário de Segurança, Major Vollmer; ao capitão Martins e ao comandante China, e a todas às empresas que continuam apostando em mim – comentou o atleta.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prefeitura Municipal investe na divulgação do destino Cabo Frio



A Secretaria de Turismo está programando desenvolver um intenso trabalho de apresentação do destino turístico Cabo Frio no circuito sul americano, inicialmente na Argentina e logo depois em outros países da América Latina, divulgando, principalmente, as belezas e a história de nossa cidade. Dando início a este trabalho será realizado no dia 18 de maio, no Hotel Pestana, em Buenos Aires, um café da manhã para agentes de viagens, operadores de turismo e imprensa local.
O evento tem a produção da SunTime Brasil que há quinze dias está na cidade de Buenos Aires desenvolvendo um trabalho de divulgação específico para o público alvo. Neste dia, a proposta é a de reunir cerca de 120 profissionais para o “1° Seminario de Presentación y Capacitación Cabo Frio y Arraial do Cabo”, capacitando, promovendo e divulgando as diferentes atrações e  produtos turísticos em Buenos Aires, capital da Argentina.
         - Este encontro será pioneiro. Estamos trabalhando em parceria com Arraial do Cabo, unindo esforços e vontade de potencializar a divulgação oficial de nossos destinos. Com esta ação teremos a oportunidade de ultrapassar fronteiras e mostrar para os nossos vizinhos hispanohablantes todas as belezas e atrativos de nossas cidades. A Associação de Hotéis e o Convention Bureau participarão dos eventos conosco e estarão juntos nesta proposta de união de poder público e iniciativa privada – declarou Paulo Massa, Secretário de Turismo de Cabo Frio.
         No dia 19, quinta-feira, Cabo Frio participará, na Embaixada Brasileira, do  Workshop  “O Rio é de Vocês”. O evento promove e divulga o turismo do nosso Estado e tem como objetivo principal aproximar o trade turístico (órgãos oficiais, entidades de classes, hotéis e operadoras) do  Rio com os agentes de viagens de mercados considerados estratégicos.
         É importante ressaltar que Buenos Aires, junto com sua área metropolitana é a segunda maior cidade da América do Sul e um dos maiores centros urbanos do mundo com 12 milhões de habitantes.


Eliane Ribeiro

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Errata - Vasco já possui o título de vice da Copa do Brasil




Como bem lembrou meu nobre amigo Blogueiro Luciano Silveira, o Vasco já possui o título de vice da Copa do Brasil, perderam para o Flamengo em 2006, (como eu pude esquecer isso ?) o que pode acontecer é o inédito Bi-vice da Copa do Brasil, assim como eles já possuem o Bi-vice mundial.
Perdão aos amigos vascaínos,  mas é tanto vice que a gente acaba se confundindo e esquecendo de alguns.

Vasco luta por título inédito

O Vasco está na semifinal da Copa do brasil.
Após 2 empates com o Atlético Paranaense o clube cruzmaltino manteve as esperanças de conquistar um título inédito, o de Vice-Campeão da Copa do Brasil. dá-lhe Vasco.

O TERRÍVEL HOMEM MAU

Nesta sexta-feira 13, o gênero trash, do escatológico diretor Anderson Macleyves vem à tona, com esta montagem sanguinária da Trupe os Piores do Mundo. Os cardíacos que se cuidem!

Diz a lenda que um certo coveiro roubou de um laboratório, das mãos do renomado Dr. Molok, o elixir da ressurreição dos mortos. Agora com um exército de cadáveres ambulantes, ninguém poderá detê-lo. Ninguém, se não fossem as bisbilhoteiras crianças, os irmãos Charlie e Suzy que vão tirar a paz deste coveiro no cemitério. A missão é tirar a limpo quem é o Terrível Homem Mau que anda assolando a cidade. Será o próprio coveiro ou o Dr. Molok, agora aprisionado num manicômio? Só quem pode ajudar a desvendar este mistério é o veterano Detetive Morris.

A Trupe os Piores do Mundo, orgulhosamente remonta “O Terrível Homem Mau”, adaptado da obra original do Diretor Anderson Macleyves, de 2006.
Trata-se de um espetáculo reduzido: Com média de 30min de apresentação, mas que valerá a diversão da noite de sexta-feira 13, num misto de comédia e terror para toda a família.

No elenco:

Anderson Macleyves, Rosano Rabelo, Wagner Cabral, Alexya Gomes, Reinaldo Mendes, além dos figurantes convidados do Curso de Interpretação Municipal do Teatro de Cabo Frio.

Texto & Direção: Anderson Macleyves

Sexta-Feira 13 de maio às 21h30min
Ingresso de valor único: R$6,66
Classificação Etária: 12 anos
Gênero: Terror/Comédia

Local: Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb
Info.: (22)2645-4472 e 9951-7331

quarta-feira, 11 de maio de 2011

População tem até sexta-feira, dia 13, para se vacinar contra a gripe



            Esta é a última semana para a população se prevenir contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação, que começou dia 25 de abril, será encerrada na sexta-feira, dia 13, e os grupos desta fase – profissionais de saúde, crianças de seis meses a dois anos incompletos, idosos e gestantes – que ainda não se imunizaram devem comparecer a um dos postos de saúde espalhados pelo município, de 9h às 16h, para se protegerem contra a doença.
            A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas sejam vacinadas nesta etapa e a meta é alcançar 80% em cada grupo. Em Cabo Frio, até o momento, os idosos, prioridades da campanha, alcançaram 48,26% de cobertura enquanto o grupo das crianças está com 47,44%.
            - Apesar do bom desempenho destes grupos precisamos que as pessoas continuem procurando os postos de saúde para se protegerem. Só assim mantemos a doença sob controle. Só temos até sexta-feira para vacinar – disse Ivete Pinto, coordenadora de Imunização do município.
            Causada pelo vírus A, a influenza é uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa para pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Confira, abaixo, a relação de postos de vacinação: 

- PAM Santo Antônio: Avenida Beira Mar, s/nº - Segundo Distrito;

- Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos: Estrada Velha Caminho de Búzios, s/nº - Jardim Esperança;

- Centro de Saúde Oswaldo Cruz: Rua Florisbela Roza da Penha, s/nº - Bairro Braga;

– Posto de Saúde do Itajurú: Rua Copacabana, s/nº;  

- Posto de Saúde Praia do Siqueira: Rua Rondônia, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;

- Posto de Saúde Unamar: Rodovia Amaral Peixoto, km 133 - Unamar - Segundo Distrito;

- P.S.F. Boca do Mato: Rua Rosalina C. da Fonseca, nº 200 - Bairro Boca do Mato;

- P.S.F. Caminho de Búzios: Quadra 07, Lote 37: Rua Hortência - Bairro Caminho de Búzios;

- P.S.F. Gamboa: Rua José Veiga, s/nº - Bairro Gamboa;

- P.S.F. Jacaré: Rua do Pomar, nº 23 - Bairro Jacaré;

- P.S.F. Jardim Caiçara: Rua Inglaterra, nº 478 - Bairro Jardim Caiçara;

- P.S.F. Jardim Náutilus: Rua Guiana, s/nº - Bairro Jardim Náutillus;

- P.S.F. Manoel Corrêa: Rua 07, nº 33 - Bairro Manoel Corrêa;

- P.S.F. Maria Joaquina: Rua Harmonia, s/nº - Bairro Maria Joaquina;

– P.S.F. Praia do Siqueira: Travessa Amapá, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;

- P.S.F. Tangará: Rua Castro Alves, s/nº - Bairro Tangará;

- P.S.F. Vila do Sol: Rua 3, nº 246 - Bairro Vila do Sol;

– P.S.F. Porto do Carro: Avenida Rosalina Cardoso da Fonseca, s/nº - Bairro Porto do Carro;

– P.S.F. São Jacinto: Estrada de Campos, s/n - Bairro São Jacinto;

– P.S.F. Nova Califórnia: Rua das Pacas, 381, Loteamento Quadra B – Gravata II - Bairro Nova Califórnia;

– P.S.F Jardim Peró: Rua Amazonas, s/nº - Jardim Peró;

– P.S.F. Vila Nova: Avenida Teixeira e Souza, 632 – Vila Nova;

 – Praça da Melhor Idade: Avenida do Contorno, s/nº - Passagem.


Nicia Carvalho

Resposta do Macleyves

Queridos irmãos (independente de credo, raça ou casta),

Venho dizer de coração que (somente alguma alma em trevas – e que não me conheça – poderia definir e interpretar minha opinião em ensaio sobre “autopreconceito racial” como maldosa ou desrespeitosa – E entendo que se eu discorrer sobre o assunto, estarei a tentar reinterpretar para os que por ocasião não entenderam que não há destrato ou racismo algum no texto. Objetivava dizer que a desigualdade social é a maior vítima de preconceito. E que é triste ver o negro que é preconceituoso com a própria raça. No entanto não quero ser indelicado com ninguém, deixo sim, sinceras desculpas se não fui muito claro. Sou parceiro. E sou parceiro por minha livre e espontânea vontade. Um homem em primeiro lugar deve ser avaliado por suas ações e não por palavras mal interpretadas. Curvo-me diante da necessidade de esclarecimento a meus irmãos nesta Terra.
Para tanto deixo a quem de interesse contactar uma parte das pessoas as quais citarei aqui – Estes podem falar por mim, sabem bem do carinho que tenho pelas pessoas:

Sr. Miltão – Presidente da Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio – O qual tenho imenso carinho, respeito e amizade. Para mim este camarada vai ser o Barack Obama do samba em Cabo Frio (que aliás também sou fã do Barack);

Sr. Jorge Coutinho – Um amigo em potencial. – Um dos fundadores do PMDB, Líder de Movimento Negro e Presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro – Parceiro em muitas atividades sociais, o qual sabe bem o trabalho que faço;

Dra. Margareth – Superintendente de Igualdade Racial – Uma amiga desde o tempo em que eu já era amigo de seu pai, Sr. Plínio, por ocasião de uma denominação religiosa;

Sr. Carlos Ernesto – Superintendente da Morada do Samba – Um amigo, já de tempo da Cultura;

Dois grandes amigos – Os vereadores Fabinho da Saúde e Rogério do Laboratório;

Entre tantos outros.

Sendo eu fã de Martin Luther King (que aliás indicou Thich Nhat Han – um dos maiores nomes do budismo ao Prêmio Nobel da Paz) da escola Interser da qual sou seguidor;
Tendo uma secretária negra, uma supervisora negra e meus maiores amigos negros e tendo começado a carreira como ator interpretando “Orfeu Negro”; namoradas negras e vindo de família paterna de negros e índios;

Apoiando iniciativas dos “Movimentos” – à receber evento em prol da Igualdade Racial vindo do Governo do Estado – Reservando em especial e homenagem a Zumbi dos Palmares, o dia 20 de novembro como data Oficial para o Prêmio Rosa Negra no Teatro Municipal de Cabo Frio;
Além de que o próprio Teatro Municipal realizando um Concurso de Beleza Negra, além de sediar outro por parte da Secretaria de Educação;
E acima de tudo, representando um governo dos que mais fizeram pelo Movimento Negro.

Conduzindo um grupo teatral formados por todas as raças, inclusive também coordeno um Projeto que realizará filme em homenagem aos 200 anos de Teixeira & Sousa;

Estando no processo de seleção do Curso de Teatro Municipal onde selecionamos quase 60% de alunos da raça negra;

Sendo uma pessoa espiritualizada, cristão-budista, adepto da Compaixão, seguidor da filosofia religiosa e educacional de Sathya Sai Baba...

Como posso ser eu adverso e preconceituoso? Não há cabimento.

O meu temor não é dos homens de bem, mas dos detratores da palavra.

Fiquem na Paz, meus irmãos! Sejamos pela União, jamais pela divisão!


Anderson Macleyves

Anexo minha foto com o Sr Presidente do SATED sr. Jorge Coutinho

Cliente bem Tratado, O Blog Agradece.

Amigos,
segue relato que, no meu entendimento, deve ser divulgado pois trata-se de um belo exemplo de como uma empresa deve tratar seus clientes. Sintam-se a vontade para publicar o texto, caso julguem pertinente, pois creio que devemos valorizar e ressaltar essas condutas.

    Usei os serviços da Ricamar Pneus, em Cabo Frio e tive um ótima experiência. Os funcionários são qualificados e o atendimento é excelente. Acompanhei todo o serviço e pude constatar pessoalmente o cuidado que esta empresa tem com seus clientes. Para complementar, uma semana após ter feitos os serviços, recebi em telefonema, do setor responsável pelo pós venda da empresa, me consultando se eu estava satisfeito com os serviços pretados. Não tive outra alternativa se não parabeniza-los pelo atendimento e manifestar minha total satisfação como resposta a consulta efetuada.
    Este é um exemplo que deveria ser seguido por todos!
    Parabéns à Ricamar e toda a equipe de funcionários da loja de Cabo Frio !
        Artur Tollendal


   

terça-feira, 10 de maio de 2011

O Joio, O Trigo e um Problema Matemático.

* Infelizmente ao que parece, o vereador Aires Bessa, acho que sem saber, se sentou ao lado de uma pessoa metida em situações  complicadas, na política isso sempre acontece. Fazer trato com gente de índole duvidosa em troca de apoio é extremamente perigoso.
Na última campanha, no ano passado vi candidatos fazendo tratos com cada figura, em troca de apoio, em troca de votos e até para conseguir entrar em determinadas comunidades. A gota d'água foi ver candidatos que em seus lares falam de Deus, receberem em suas propriedades bandidos procurados pela polícia.
Fazer pacto com pessoas de vida errônea  para crescer pode significar alguns votos de cabresto, mas também pode significar uma enorme dor de cabeça e até a morte.
Como evitar isso ?  na minha humilde opinião, impossível, o joio e o trigo neste caso andam colados.
Mas não dá para sentar ao lado de determinadas figuras para jantar e principalmente em locais públicos.
Não dá para dar atenção para uma pessoa sem ao menos procurar saber com alguém de confiança se aquela pessoa irá somar ou dividir.
É preciso ficar atento.
Saber que perder às vezes é ganhar.
Chato é deixar tudo acabar.
Sair de repente de cena.
Não ter tempo para compreender que a morte às vezes chega, mesmo se o endereço estiver...Errado.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Araruama - Limpeza de Rios e Adesivação de Carroças.




Prefeitura realiza mutirão para limpeza de rios

(09.05.11) – A Prefeitura Municipal de Araruama deu início a um mutirão de limpeza dos rios de Araruama. A ação, em parceria com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Concessionária Águas de Juturnaíba, começou sexta-feira num trecho do Rio Mataruna, hoje passou pelo Rio do Limão, e a previsão é de que se estenda para outros rios da cidade, retirando de gigogas, lixo e outros materiais poluentes, que em dias de chuva acabam provocando o alagamento de diversos pontos.
Para a ação, a Concessionária Águas de Juturnaíba cedeu uma cavadeira mecânica, o Inea enviou caminhões para transportar o material retirado, a Secretaria Municipal de Obras disponobilizou máquinas para retirada de materiais e a Defesa Civil direcionou sua atuação na orientação da população.
- É importante que as pessoas se conscientizem de que, independente deste mutirão, elas não devem jogar lixo, galhos, móveis, nem qualquer outro tipo de material nos rios porque isso causa assoreamento, ou seja, uma obstrução que reduz a passagem da água e causa alagamentos em dias de chuva – explicou o secretário de Defesa Civil, tenente coronel Carlos Alexandre Carneiro da Rosa.





Campanha de adesivação de carroças continua em Araruama

(09.05.11) – Carroceiros de Araruama que ainda não colocaram faixas reflexivas em seus veículos, devem procurar a sede da Guarda Municipal da cidade, no Parque de Exposições, o mais rápido possível. Segundo a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Araruama, Sueli Souza Lima, uma Lei, aprovada recentemente pela Câmara Municipal da cidade, determina que nenhum veículo de tração animal circule pelo município sem o uso de faixas reflexivas, sob pena da carroça ser apreendida. Por conta disso, no último fim semana, o Conselho Comunitário, em parceria com a Prefeitura e a Universidade Cândido Mendes, deu início à campanha de adesivação.
- Cerca de 15 carroceiros compareceram no Parque de Exposições neste fim de semana, para colocação dos adesivos. O número é pequeno, tendo em vista que esperávamos 100 carroças. Mas, o saldo não foi de todo ruim, porque descobrimos que Araruama possui uma Associação de Carroceiros. Já estamos em contato com eles, pedindo que mobilizem todos os associados, porque a adesivação é mais do que uma determinação da Lei: é uma questão de segurança pública. Precisamos trabalhar na prevenção de acidentes  envolvendo os carroceiros – comentou Sueli, lembrando que a adesivação acontece de forma gratuita.


logoprefeitura.jpg
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br 
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter:
 www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook:
 araruama ofic
Youtube:
 www.youtube.com/araruamaoficial

Dança no Teatro em Cabo Frio

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Audiência pública sobre o PLHIS acontece no dia 2 de junho



No próximo dia 2 de junho, a partir das 14h, a Secretaria Municipal de Habitação e Serviços Públicos promove uma audiência pública no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb para tratar doPlano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) no município de Cabo Frio e demais assuntos relacionados à pasta.
De acordo com o secretário municipal de Habitação e Serviços Públicos, Eduardo Leal, durante o encontro, serão divulgados todos os parâmetros já concluídos do PLHIS e os próximos passos para a população cabofriense, com palestrantes especialistas na área de habitação e representantes do poder público.
- Esta aproximação com os cidadãos permitirá que os mesmos se integrem ao que o poder executivo tem feito em relação às melhorias na cidade, com foco no Plano. Além disso, serão apresentados todos os projetos que vêm sendo feitos pela própria secretaria – destacou Leal.  
O Plano Local de Habitação de Interesse Social  – coordenado pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação – tem como objetivo orientar o planejamento local do setor habitacional, para as áreas urbana e rural.
A construção do PLHIS na cidade tem a função de ser uma atividade participativa, contando com a colaboração dos setores públicos, privados, técnicos e demais lideranças comunitárias, juntamente com o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social que tem a missão de contribuir na formulação de políticas públicas para o setor de Habitação, tendo a participação pública como característica fundamental, obrigatória e assegurada federalmente para a continuação do projeto.
Além disso, a implantação do Plano em Cabo Frio prevê uma solução para diminuir o déficit populacional – fator que se refere à quantidade de cidadãos sem moradia adequada em uma determinada região –, totalizando 4.500 moradias em todo o município.
O Plano busca ainda a captação de fundos dos Governos Estadual e Federal e órgãos internacionais como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a construção de moradias, remoção de famílias de área de risco, regularização fundiária e urbanização.
Segundo a coordenadora municipal do Plano, Beth Peralta, esta característica participativa do projeto vem acontecendo desde o fim de 2010:
- No dia 13 de dezembro do ano passado, fizemos a primeira reunião com os setores públicos, privados e a população. Ainda para maio, já está fechado o cronograma que inclui dois encontros no 1° Distrito e mais dois no 2° Distrito. Quanto à audiência no Teatro, servirá para reiterarmos tudo o que já foi apresentado e esclarecermos quaisquer dúvidas que possam surgir à frente, tendo a ideia de oferecer um debate no fim do encontro entre os palestrantes e o público presente – afirmou Beth.
O primeiro encontro com a comunidade para tratar do PLHIS está marcado para acontecer no dia 9 de maio, no bairro Jardim Peró. No dia 14, o encontro será na Fazenda Campos Novos. Já no dia 16, será a vez do bairro Tangará. O cronograma será finalizado no dia 29, em Unamar. Todas as reuniões acontecerão às 14h.
Os cidadãos que desejarem participar da audiência pública no Teatro Municipal poderão fazer suas inscrições por um link que será disponibilizado em breve no Portal da Prefeitura de Cabo Frio – endereço: www.cabofrio.rj.gov.br. O número de vagas será o correspondente à capacidade física do Teatro.


Thuany Motta

Terror em Cabo Frio

Convite

MART inaugura exposição “Despertar de Almas e Sonhos” nesta sexta-feira, 6 de maio


O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) inaugura em Cabo Frio a exposição “Despertar de Almas e de Sonhos”, nesta sexta-feira, dia 6 de maio, às 14h. A exposição tem por objetivo valorizar a saga individual de moradores da favela, cujos depoimentos sobre o passado contribuem para a compreensão do presente, resultando em histórias de luta e de resistência cultural, com as quais grande parte da população brasileira se identifica. 
Idealizadora da exposição, a ONG Museu de Favela (MUF) se desdobra entre as comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, situadas entre Ipanema e Copacabana, além de ser gestora do primeiro museu territorial sobre memórias e cultura em favela do mundo. Visando transformar o “morro” em um “monumento turístico carioca”, conta a história da formação das favelas, das origens culturais do samba, da cultura do migrante nordestino, da cultura negra, das artes visuais e da dança. 
De acordo com um dos membros da direção da ONG, Sidney Silva, o Museu de Favela oferecerá uma oficina de grafite voltada para jovens e adultos, que acontece nos dias 6 e 7 de maio, no próprio MART, com palestra e dinâmica com grafiteiros convidados da cidade. 
- Em todas as exposições, nós presenteamos os museus com as obras resultantes do trabalho das oficinas de grafite realizadas. É uma forma de agradecermos a oportunidade de divulgar as nossas ações. E todos estes trabalhos costumam ficar expostos para o público posteriormente – afirmou Sidney.
Além isso, o MUF também fará uma dinâmica para o público infantil com o intuito de resgatar as antigas brincadeiras como bola de gude, bambolê, pipa e outras. Haverá ainda, na sexta-feira, sábado e domingo, a venda de obras e artigos produzidos pelos artesãos moradores das comunidades envolvidas no projeto como trabalhos feitos com jornais, renda, tricô e camisas temáticas.
As obras serão exibidas entre os dias 6 e 15 de maio, das 14h às 22h. O ingresso custa R$ 2,00, sendo que crianças até 10 anos, estudantes uniformizados e maiores de 65 anos não pagam. Nas quartas-feiras, o acesso é gratuito. Para escolas e grupos agendados, o MART promove visitas guiadas. 
O MART está situado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, Centro de Cabo Frio. Para outras informações, o Museu atende pelos números (22) 2643-6898, 2646-7340 ou, ainda, pelo email mart@museus.gov.br
MART está funcionando em novo horário - Desde o mês de abril, de terça à sexta-feira, o Museu abre às 10h e fecha às 17h, ficando aberto também durante o período de almoço. Aos sábados, domingos e feriados, o MART funciona das 13h às 17h.


Thuany Motta



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quem Matou o Vereador Aires Bessa ?

                  Perguntas que não irão cessar :

* O alvo dos assassinos era o vereador
 ou o seu segurança ?

* Qual o motivo do crime ?

* Se o alvo era o vereador, quem tinha interesse em sua morte ?

* Se o alvo era o segurança, qual o motivo de tamanha frieza ?

Com a palavra, a polícia civil, responsável pelas investigações que levarão aos assassinos e ao(s)  mandante(s) do crime.
O vereador estava jantando em uma pizzaria, em Unamar, seu principal reduto eleitoral.
O que se conclui é que  se trata de execução, pois os atiradores dispararam 9 vezes contra  o segurança. Pelo que se sabe até agora é que um único tiro matou o vereador ao perfurar seus pulmões e causar hemorragia.
Neste momento o corpo do vereador, que tinha 71 anos e estava cumprindo seu sétimo mandato seguido, está sendo velado no ginásio poliesportivo Aracy Machado.
O último vereador assassinado em Cabo Frio havia sido Leaquin Shuindt, o Russo, alvejado no Jardim Esperança, crime que até hoje foi mal explicado.

Prefeitura decreta luto de três dias pelo falecimento do vereador Aires Bessa



Lançamento do Cartão Social do Cidadão foi suspenso


         O Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, decretou luto oficial de três dias, nesta quarta-feira, dia 4 de maio, pelo falecimento do vereador Aires Bessa, na noite da última terça-feira, dia 3, em Unamar, Distrito de Tamoios. Em função do ocorrido, o evento de lançamento do Cartão Social do Cidadão e do site BOM, que seria realizado na noite desta quarta-feira, foi adiado, com nova data a ser definida posteriormente.
         O vereador Aires Bessa de Figueiredo faleceu após ser alvejado com um tiro no ombro, por dois homens em uma moto, em um estabelecimento comercial de Unamar, na noite de terça-feira, dia 3. Bessa estava acompanhado por um assessor, que também não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O crime ocorreu por volta das 23h e o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Cabo Frio investiga o caso.
         Aires Bessa tinha 70 anos e deixa esposa e dois filhos. Com grande expressão política na cidade, cumpria o sétimo mandato como vereador, tendo sido, na última eleição, o segundo vereador mais votado pelo PSBD, partido ao qual pertencia. O corpo do vereador está, neste momento, sendo velado no Ginásio Poliesportivo Aracy Machado, de onde segue, às 15h, para a Câmara Municipal, onde ocorrerá uma sessão solene em memória do político. O sepultamento está marcado para as 16h30, no Cemitério Santa Izabel.


Vanessa Campos


-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social
(22) 2646.4889