segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prefeitura de Cabo Frio realiza ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco



            A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira, dia 31, de 9h às 14h, uma ação de conscientização, na Praça Porto Rocha, pelo Dia Mundial Sem Tabaco. Uma tenda será montada no local e cerca de dez pessoas, entre técnicos de enfermagem e profissionais do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, distribuirão material informativo e esclarecerão as dúvidas da população sobre tratamento e prevenção ao uso do tabaco.
A Associação dos Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma das maiores complicações decorrentes do uso do cigarro, também participará da ação tanto na panfletagem quanto com depoimentos:
            - É muito importante que as pessoas se conscientizem dos malefícios causados pelo fumo. Os prejuízos são inúmeros, principalmente vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares – afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Renata Moura.
Em Cabo Frio, o programa municipal, lançado em março deste ano, tem por objetivo a prevenção de doenças relacionadas ao consumo de produtos derivados do tabaco, além da promoção de ações que estimulem a adoção de hábitos saudáveis. Os interessados em participar devem se dirigir ao Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristovão, às segundas e terças-feiras, a partir das 13h, munidos de documento de identidade com foto e prontuário do PAM.
          Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por neoplasia. Apenas 6,7% dos casos de câncer de pulmão não estão relacionados ao cigarro, pois 90% ocorrem em fumantes, e 3,3% em fumantes passivos, pessoas que apenas convivem com a fumaça do cigarro
Dia Mundial Sem Tabaco – O dia 31 de maio, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial Sem Tabaco, é celebrado pelos 191 países membros da entidade. A data pretende sensibilizar população em geral sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco, divulgar e reforçar as leis que restringem o uso do mesmo em ambientes fechados, estimular os empregadores a converterem suas empresas em ambientes livres de tabaco, promover e divulgar o Programa Nacional para o Controle do Tabagismo e apoiar o desenvolvimento e a adoção da Convenção Quadro Internacional para o Controle do Tabaco, proposta pela Assembléia Mundial de Saúde.

Nicia Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário