sexta-feira, 6 de maio de 2011

Convite

MART inaugura exposição “Despertar de Almas e Sonhos” nesta sexta-feira, 6 de maio


O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) inaugura em Cabo Frio a exposição “Despertar de Almas e de Sonhos”, nesta sexta-feira, dia 6 de maio, às 14h. A exposição tem por objetivo valorizar a saga individual de moradores da favela, cujos depoimentos sobre o passado contribuem para a compreensão do presente, resultando em histórias de luta e de resistência cultural, com as quais grande parte da população brasileira se identifica. 
Idealizadora da exposição, a ONG Museu de Favela (MUF) se desdobra entre as comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, situadas entre Ipanema e Copacabana, além de ser gestora do primeiro museu territorial sobre memórias e cultura em favela do mundo. Visando transformar o “morro” em um “monumento turístico carioca”, conta a história da formação das favelas, das origens culturais do samba, da cultura do migrante nordestino, da cultura negra, das artes visuais e da dança. 
De acordo com um dos membros da direção da ONG, Sidney Silva, o Museu de Favela oferecerá uma oficina de grafite voltada para jovens e adultos, que acontece nos dias 6 e 7 de maio, no próprio MART, com palestra e dinâmica com grafiteiros convidados da cidade. 
- Em todas as exposições, nós presenteamos os museus com as obras resultantes do trabalho das oficinas de grafite realizadas. É uma forma de agradecermos a oportunidade de divulgar as nossas ações. E todos estes trabalhos costumam ficar expostos para o público posteriormente – afirmou Sidney.
Além isso, o MUF também fará uma dinâmica para o público infantil com o intuito de resgatar as antigas brincadeiras como bola de gude, bambolê, pipa e outras. Haverá ainda, na sexta-feira, sábado e domingo, a venda de obras e artigos produzidos pelos artesãos moradores das comunidades envolvidas no projeto como trabalhos feitos com jornais, renda, tricô e camisas temáticas.
As obras serão exibidas entre os dias 6 e 15 de maio, das 14h às 22h. O ingresso custa R$ 2,00, sendo que crianças até 10 anos, estudantes uniformizados e maiores de 65 anos não pagam. Nas quartas-feiras, o acesso é gratuito. Para escolas e grupos agendados, o MART promove visitas guiadas. 
O MART está situado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, Centro de Cabo Frio. Para outras informações, o Museu atende pelos números (22) 2643-6898, 2646-7340 ou, ainda, pelo email mart@museus.gov.br
MART está funcionando em novo horário - Desde o mês de abril, de terça à sexta-feira, o Museu abre às 10h e fecha às 17h, ficando aberto também durante o período de almoço. Aos sábados, domingos e feriados, o MART funciona das 13h às 17h.


Thuany Motta



Nenhum comentário:

Postar um comentário