sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Outubro de Prevenção ao câncer de mama em Cabo Frio


 A partir deste fim de semana os principais pontos turísticos de Cabo Frio ficarão cor de rosa. A estratégia faz parte da campanha Outubro Rosa, realizada mundialmente com o objetivo de chamar a atenção da população para o problema do câncer de mama. Na cidade, a nova iluminação, visível no Convento Nossa Senhora dos Anjos, Capela de Nossa Senhora da Guia, Igreja Nossa Senhora da Assunção, Forte São Matheus, Charitas e Ponte Feliciano Sodré, marcará, também, o lançamento da campanha Se Toca Cabo Frio, promovida pela agência Flash e grupo Amigas da Mama, com o objetivo de conscientizar e esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce e do auto-exame. A Ferlagos (Fundação Educacional da Região dos Lagos) é um dos parceiros desta campanha, que acontecerá durante todo o mês de outubro com uma série de atividades em vários pontos da cidade.
- Há muito tempo o câncer de mama deixou de ser um problema exclusivo da mulher, tornando-se uma preocupação de toda a sociedade, principalmente por conta dos números que revelam que, no Brasil, a cada ano, são diagnosticados 50 mil novos casos da doença, com cerca de 11 mil mortes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é, hoje, o que mais mata mulheres em todo o mundo. E a Ferlagos, por ser uma instituição educacional, tem a obrigação abraçar de campanhas como esta, comentou Mírian do Vale, diretora administrativa.
A participação da instituição será através de tendas itinerantes, que serão montadas na Praça Porto Rocha, Alfredo Castro (São Cristóvão), Praça do Jardim Esperança e em frente ao Posto de Saúde de Unamar.
- Nessas tendas estaremos trabalhando junto com outras instituições, como Amigas da Mama, por exemplo, oferecendo à população serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, taxa de glicemia, além da distribuição de material explicativo da campanha, comentou a diretora.
Na Praça Porto Rocha as tendas estarão atendendo a comunidade nos próximos dias 13, 14 e 15. Já em São Cristóvão o atendimento será nos dias 20, 21 e 22. No Jardim Esperança será nos dias 27 e 28, e em Unamar no dia 29. Em todos os pontos o trabalho de prevenção e conscientização será realizado por estudantes, promotores e médicos voluntários.
A campanha ganhou, ainda, a adesão de líderes religiosos, que trabalharão o tema Um Toque sem Preconceito junto aos fiéis. O esporte também será utilizado para este trabalho com a realização da Corrida Inter Bairros, no próximo dia 17. O evento será realizado pela AMACAF/ARCOLAGOS, com largada, às 9 horas, na Praça da Melhor Idade, e chega prevista para o meio-dia no mesmo lugar.
Entre os dias 18 e 22, todos os Postos de Saúde da Família, de Cabo Frio, estarão trabalhando em suas unidades com distribuição de material explicativo, palestras e apresentação de filmes, tudo gratuito. Já no dia 27, no Museu José de Dome (Charitas), haverá um recital de poesias com a Cia Teatral Curare, a partir das 19h30min. Mas, este não é o único atrativo cultural da campanha. Durante todo o mês de outubro, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos estará expondo o trabalho dos artistas Rogério Bedin, Flávio Pichiniti e Liana Turrini. A programação ainda prevê apresentação do Coral do Hospital de Mulher, capoeira feminina, atividades de beleza, caminhada e shows com artistas locais.
- Gostaríamos de convidar a comunidade a abraçar esta campanha. Só com o apoio de todos e muita informação é que teremos condições de frear novos casos e, conseqüentes, óbitos por conta do câncer de mama, convocou Mirian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário