quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mostra de Cinema na Ferlagos


          Que tal conhecer um pouco mais sobre o folclore brasileiro? Ou, quem sabe, participar de uma mostra de cinema em homenagem ao escritor José Saramago? Essas atividades fazem parte do projeto cultural que a Ferlagos (Fundação Educacional da Região dos Lagos) promove com o objetivo difundir a cultura não apenas no meio acadêmico mas, também, social. Organizada pela professora Hyléa Vale, a palestra acontece nesta segunda-feira (dia 23), a partir das 19 horas, no auditório da Ferlagos (Avenida Júlia Kubitscheck, 80 - Jardim Flamboyant).
- Ela será ministrada pelo professor Ricardo do Carmo, que é escritor, professor de Educação Artística, pós-graduado em Folclore e Teoria do Teatro pela UFRJ. Ele é autor de poemas, contos, letras de música e um romance premiado pela Biblioteca Nacional, e tem acumulado vários prêmios literários. Inclusive, este ano, na 13ª edição do Concurso Literário do Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro, ficou em 2º lugar com “Até Quinta-feira” (conto), e ganhou Menção Honrosa com “Atravessando os Arcos” (poesia), obras que fazem parte do livro "Servidor das Letras” – informou Hyléa, lembrando que o palestrante teve o poema “Chico Mendes” transformado em poesia visual, com grande sucesso na internet atualmente.
Podem participar da palestra todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o folclore a cultura brasileira. Para isso, basta que o interessado compareça ao auditório da Ferlagos. A entrada é gratuita.
- A gente só pede que as pessoas cheguem cedo porque o evento está sujeito à lotação do espaço.
Ao todo, será em torno de 1h30min de atividade. Mas para os universitários, Hyléa lembra que o evento contará como 5 horas de atividade complementar. Durante o evento professor também fará a divulgação de seu livro de poesia e CD "Amor de consumo", uma coletânea com 30 textos.
Já o cinematógrafo será no dia 28, das 8 horas ao meio dia, também no auditório da faculdade. Em exibição o filme “Ensaio sobre a cegueira", uma homenagem a José Saramago.
- Após a apresentação do filme, teremos um debate a respeito das questões abordadas na trama, e contamos com a presença de todo mundo que gosta de cultura e aprecia as obras de Saramago.
Assim como a palestra, Hyléa lembra que o evento é gratuito, também sujeito à lotação do auditório e contará como 10 horas de atividade completar para os universitários. Para mais informações, basta entrar em contato com Ferlagos pelo telefone (22) 2645-6100.


Nenhum comentário:

Postar um comentário